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Ajuda, situação estranha... Opel Astra

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    Ajuda, situação estranha... Opel Astra

    Hoje ao pelas 4 fui ao dentista, e sai de lá por volta das 5H, para meu espanto quando cheguei ao carro vi umas pequenas manchas pretas no chão espreitei para de baixo do carro e não vi nada de anormal...Pensei ser de outro carro... Quando cheguei a casa fui ver o nível do óleo, já não está cheio, também já tem 23 mil km, e também achei normal... depois decidi espreitar para a parte inferior do carro, quando para meu espano vejo um tipo de caixa preta de plástico preto, do lado do pendura, um pouco mais atrás do nível do pneu com uma parte suja, dá a sensação de ter escorrido algo por ai... Mas o que me faz confusão é que a mancha no chão era do lado do condutor ao nível da porta quase na extremidade do carro... Alguém saberá o que se poderá estar a passar?



    Fui tirar agora umas fotos para observar se reparava em algo, e deparo-me com isto:

    Esta do lado esquerdo, onde reparei na tal caixa...


    E esta do lao direito, onde eu encontrei a mancha no chão:




    O que será isto? Alguém consegue-me explicar?

    #2
    vai á opel!

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      #3
      Amanhã sem falta!!! Mas têm alguma ideia do que possa ser?

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        #4
        Sinceramente, não sei...mas que é bastante esquisito, é...[:0]

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          #5
          Vedantes do cárter, muito provavelmente...

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            #6
            A do lado do passageiro é uma fuga na junta do cárter ao bloco do motor.

            A do lado do condutor é uma fuga de valvulina da caixa de velocidades.

            Ambos requerem atenção relativamente urgente e não necessáriamente por parte da Opel.

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              #7
              ciber007, Como não necessáriamente por parte da Opel?

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                #8
                Isto são tudo suposições...para escorrer oleo das duas tres...

                Ou oleo do motor...ou oleo da caixa...ou oleo dos travoes...ou da direcção...

                Se for do lado do condutor, eu confesso que não estou a perceber muito bem pelas fotos, acredito que seja da direcção.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por samuel18

                  ciber007, Como não necessáriamente por parte da Opel?
                  Podes recorrer a outra oficina qualquer sem ser obrigatoriamente o concessionário oficial ;).

                  Isso não deve ser nada de muito grave pois a caixa sem valvulina não funcionava e o motor muito menos. De qualquer forma ele está a perder e convém ver isso.

                  Em relação ao cárter, pode estar a escorrer mais de cima pois as fotos não são muito claras. Não dá para ter certezas.

                  Comentário


                    #10
                    Atenção que o que me parece ser a bomba/motor da direcção assistida (a que tem o símbolo da GM na 1ª foto) está com uma cor amarelada esquisita que aparenta ser óleo.

                    Vai á Opel e faz barulho, tanta fuga é perfeitamente inadmissível num carro novo com 23 mil kms.[8)]

                    Comentário


                      #11
                      Andamos a arranhar alcatrão!!

                      Quanto às manchas, suponho que esteja na garantia portanto Opel com ele.
                      A sua origem, eles é que têm que identificar, mas parecem fugas nas juntas vedantes.
                      Como já disse o ciber à esquerda óleo do motor e à direita valvolina.
                      À esquerda, olhando por cima do motor percebes se escorre mais acima ou se é mesmo no carter?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Vanquish

                        Atenção que o que me parece ser a bomba/motor da direcção assistida (a que tem o símbolo da GM na 1ª foto) está com uma cor amarelada esquisita que aparenta ser óleo.

                        Vai á Opel e faz barulho, tanta fuga é perfeitamente inadmissível num carro novo com 23 mil kms.[8)]
                        Pois a mim tambem me parece ;) Vê-se isso o mais cedo que puderes....se for isso...ficas sem direcção de repente.

                        Comentário


                          #13
                          Hummm eu tou é mais preocupado com uns arranhões que por aí vejo... não raspaste com o carro num passeio ou assim?
                          Anyway vai á opel e logo ves o que poderá ser, se fosse algo de grave deduzo que o carro já tenha CB e que te avisasse.

                          Comentário


                            #14
                            Peugeot sales, quando tu me falas-te na caixa de velocidades, eu associei ao facto de quando mudo de 1 para 2ª, as vezes sentir um certo arranho... Mas como dizem por aqui ser normal. Nem liguei... Mas amanhã de manhã estou na opel... E não sai de lá sem o carro, arranjado... Vamos ver o que me dizem...

                            Ciberoo7, o carro está na garantia... Por isso vai a opel... Se não estivesse ponderava outra oficina...

                            Comentário


                              #15
                              Neruson, sim logo nos primeiro dias de carta e carro raspei por baixo em terra batida... Mas isto há 9 meses... Será que vão implicar com isso?

                              Comentário


                                #16
                                Na primeira foto, claramente a junta do carter do motor está a verter óleo e tem de ser substituida.

                                É bom também verificar se a bomba da direcção assistida também não está a verter (como já foi aí falado).

                                Na outra foto, penso que é uma pequena fuga de valvolina da caixa de velocidades, que se esta estiver a nível de origem (portanto cheia), não será muito problemática ainda.
                                Mas num carro novo não pode estar já assim!

                                Portanto Opel com ele.

                                Atenção que esse carro já bateu de certeza por baixo, porque apresenta sinais disso.

                                O 1.3 CDTI não é blindado (com um resguardo) por baixo na zona do motor?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por samuel18

                                  Peugeot sales, quando tu me falas-te na caixa de velocidades, eu associei ao facto de quando mudo de 1 para 2ª, as vezes sentir um certo arranho... Mas como dizem por aqui ser normal. Nem liguei... Mas amanhã de manhã estou na opel... E não sai de lá sem o carro, arranjado... Vamos ver o que me dizem...

                                  Ciberoo7, o carro está na garantia... Por isso vai a opel... Se não estivesse ponderava outra oficina...
                                  Pede para verificarem isso...agora atenção...se eles suspeitam que alguma das fugas que podes ter, pode ser do carro ter batido por baixo.....esquece lá a cobertura da garantia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o oleo for pouco expesso, penso ser normal, sair algum pelas juntas. O meu punto 16v acontece isso na tampa das valvulas. Quando tinha um oleo mais expesso, isso n acontecia. Mas como cada caso é um caso, pode ser normal, ou n! ;)

                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19

                                      Boas,


                                      Curiosamente ainda ontem fui alinhar a direcção do meu Astra e estive debaixo do carro onde pude constatar que com 24000 km's não tenho uma unica fuga do que quer que seja! Aliás considero que assim é que é normal para um carro com tão poucos km's e tão pouco tempo!

                                      No caso do Samuel...algo está mal e carece de análise imediata! Estas coisas não se devem deixar prolongar...


                                      Samuel...vê lá se não terás dado alguma "porrada" mais violenta por baixo...és sempre tu que conduzes o carro???


                                      Cumpts e votos de rápida resolução deste problema!

                                      JC_STILO

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                                        #20
                                        Pode ter só uma fuga, mas com o carro a andar ela espalha-se para tras, e pode vir tambem de cima. Pode parcer uma pergunta estupida mas a tampa por onde se poe o oleo está bem apertada? è que já me aconteceu uma vez e eu andei bem assustado para descobrir de onde vinha a tal fuga.[8)][8)][8][8]

                                        Comentário


                                          #21
                                          jumta do carter ou da cambota, e o que pareçe ser ,se esta na garantia forca com isso,
                                          nao vejo riscos no carter, por isso nao tem problemas ,mas como e em portugal nao sei nao ,
                                          aqui nao havia de certeza

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                                            #22
                                            Djmllp, a tampa do óleo está bem apertada...
                                            Jc_stilo, só eu que conduzo sempre o carro... E a única coisa que aconteceu foi o que já referi, mas não foi nada de mais, eu simplesmente ao estacionar entre a estrada e uma parte de descampado roçou... Mas foi ao de leve... Pressuponho que o problema não derive dai, e isto ocorreu à 9 meses… Acho que se fosse disso já teria dado problemas…

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Peugeot_Sales

                                              citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                              Atenção que o que me parece ser a bomba/motor da direcção assistida (a que tem o símbolo da GM na 1ª foto) está com uma cor amarelada esquisita que aparenta ser óleo.

                                              Vai á Opel e faz barulho, tanta fuga é perfeitamente inadmissível num carro novo com 23 mil kms.[8)]
                                              Pois a mim tambem me parece ;) Vê-se isso o mais cedo que puderes....se for isso...ficas sem direcção de repente.
                                              A direcção é eléctrica, logo não tem bomba.

                                              Comentário


                                                #24


                                                Ainda à coisa de um ano atras coloquei aqui uma imagem parecida a esta, da tal caixa, babada de óleo, o carro em questão era e é um opel vectra A de 1989, já andei à procura desse tópico mas não o encontro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Gavela

                                                  Na primeira foto, claramente a junta do carter do motor está a verter óleo e tem de ser substituida.

                                                  É bom também verificar se a bomba da direcção assistida também não está a verter (como já foi aí falado).

                                                  Na outra foto, penso que é uma pequena fuga de valvolina da caixa de velocidades, que se esta estiver a nível de origem (portanto cheia), não será muito problemática ainda.
                                                  Mas num carro novo não pode estar já assim!

                                                  Portanto Opel com ele.

                                                  Atenção que esse carro já bateu de certeza por baixo, porque apresenta sinais disso.

                                                  O 1.3 CDTI não é blindado (com um resguardo) por baixo na zona do motor?
                                                  O meu pelo menos veio assim, falatará lá alguma coisa?

                                                  Comentário


                                                    #26


                                                    Esta do lado esquerdo, onde reparei na tal caixa...



                                                    Já reparam no tubo de escape? É normal ele ter aquela cor?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Nuno Pratas

                                                      citação:Originalmente colocada por Peugeot_Sales

                                                      citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                                      Atenção que o que me parece ser a bomba/motor da direcção assistida (a que tem o símbolo da GM na 1ª foto) está com uma cor amarelada esquisita que aparenta ser óleo.

                                                      Vai á Opel e faz barulho, tanta fuga é perfeitamente inadmissível num carro novo com 23 mil kms.[8)]
                                                      Pois a mim tambem me parece ;) Vê-se isso o mais cedo que puderes....se for isso...ficas sem direcção de repente.
                                                      A direcção é eléctrica, logo não tem bomba.
                                                      Só se a do 1.3CDTI for diferente de todas as outras versões de motorizações no Astra!

                                                      Trata-se de uma:

                                                      Direcção Assistida Electro-Hidráulica (Electro Hydraulic Power Steering, EHPS)
                                                      Bomba hidráulica economizadora de energia activada por um motor eléctrico, que entra em
                                                      funcionamento só quando necessário.

                                                      Nas versões mais potentes é controlada por um microprocessador (modelos Astra 1.7 CDTI de 100 cv,
                                                      1.9 CDTI, 1.8, 2.0 Turbo e Astra 1.6 com suspensão desportiva). Os parâmetros mais
                                                      importantes são a velocidade do veículo e a velocidade a que ocorre a alteração do
                                                      ângulo da direcção, ou seja, a rapidez com que se vira o volante. Estas variáveis
                                                      optimizam a assistência à direcção em todas as situações de condução.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por samuel18

                                                        citação:Originalmente colocada por Gavela

                                                        Na primeira foto, claramente a junta do carter do motor está a verter óleo e tem de ser substituida.

                                                        É bom também verificar se a bomba da direcção assistida também não está a verter (como já foi aí falado).

                                                        Na outra foto, penso que é uma pequena fuga de valvolina da caixa de velocidades, que se esta estiver a nível de origem (portanto cheia), não será muito problemática ainda.
                                                        Mas num carro novo não pode estar já assim!

                                                        Portanto Opel com ele.

                                                        Atenção que esse carro já bateu de certeza por baixo, porque apresenta sinais disso.

                                                        O 1.3 CDTI não é blindado (com um resguardo) por baixo na zona do motor?
                                                        O meu pelo menos veio assim, falatará lá alguma coisa?
                                                        No 1.3CDTI não sei, se calhar é mesmo assim! ;)
                                                        A minha 1.7CDTI Cosmo trás resguardo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por samuel18



                                                          Esta do lado esquerdo, onde reparei na tal caixa...



                                                          Já reparam no tubo de escape? É normal ele ter aquela cor?
                                                          Qual cor e em que zona do escape é que estás a falar? Não estou a perceber nem a ver nada de anormal...

                                                          A caixa que tu falas, deve ser aquilo preto que é o carter do motor onde fica guardado o óleo do motor quando este não está a funcionar.
                                                          E é essa junta (junta do carter) que aparentemente está a deixar sair o óleo, que parece até já estar a "atingir" um pouco a zona da correia mais à esquerda.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            2 fugas (pelo menos) são visíveis: junta do carter e retentor da caixa de velocidades, convém corrigires isso o quanto antes.

                                                            Comentário

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