Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sistema GERTRUDE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sistema GERTRUDE

    citação:O Sistema de Regulação de Tráfego GERTRUDE começou por ser instalado em duas zonas da cidade (Praça do Comércio e Restauradores), na década de 80, acabando por se estender a quase toda a cidade, totalizando hoje 12 zonas. Trata-se de um sistema (designado "Gestion Electronique de Règulation en Temps Réel pour l'Urbanisme, les Déplacements et l'Environnement" - GERTRUDE) que, através dos dados fornecidos por dispositivos de detecção (mais de 1400), permite aferir os fluxos de tráfego e, em tempo real, reagir às situações através do comando semafórico.

    Assim, pode-se intervir segundo a segundo para impedir bloqueamentos de trânsito nos cruzamentos e regular as acções dos semáforos em função das vias excedentárias e das vias deficitárias em tráfego, gerindo os tempos de verde em cada cruzamento, por forma a facilitar o escoamento do tráfego e adaptando o sistema às suas permanentes flutuações.

    A Central de Controlo de Tráfego da Câmara Municipal de Lisboa, onde está localizado o "cérebro" do sistema GERTRUDE, na Avenida Alexandre Herculano, dispõe da sofisticada tecnologia e dos meios humanos que permitem recolher e analisar em tempo real as informações enviados pelos sensores de tráfego instalados sob os pavimentos e intervir de imediato quando a situação o exige. É uma verdadeira central de comando, com os seus mapas sinópticos, quadros electrónicos de balanços, ecrãs gráficos e de visualização vídeo de diversos artérias e cruzamentos da cidade e quadros estatísticos.
    http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=6924&id_categoria=11

    Este sistema funciona mesmo, lembro que foi super inovador na altura e até me lembro nos anos 80 de ver um documentário estrangeiro a falar da implementação deste sistema em Lisboa.

    #2
    Que eu saiba esse sistema está um pouco por toda a lisboa já à alguns anos. Como por exemplo em toda a Av da República.

    Abraço
    ME

    Comentário


      #3
      Será que os veículos prioritários ja tem um dispositivo próprio GPS que emite a sua posição e tempo para o Centro de Controlo, conferindo assim a máxima prioridade que pretendiam dar a estes veículos? Ainda nao sei se esta função foi implementada, mas era uma medida a apoiar para facilitar certos nós que se criam.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X