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Aumentos estacionamento à superfície chega a 100%

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    Aumentos estacionamento à superfície chega a 100%

    "A nova tabela de preços para todas as zonas de estacionamento à superfície tarifado (parquímetros) de Lisboa entra hoje em vigor. Apesar de o novo regime já ter sido ontem aplicado a algumas áreas da capital, como é o exemplo da Rua de Campolide. Assim, quatro horas, tempo máximo de permanência no lugar, passam a custar cinco euros, equivalente a um aumento, em alguns casos, a 100%.

    A equipa de fiscalização foi também reforçada com mais 50 fiscais da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), actualmente ainda em formação. O objectivo é que no próximo dia 15 de Fevereiro esteja tudo a postos para que estes agentes possam começar a multar e rebocar os veículos estacionados em cima dos passeios e em segunda fila.

    A actualização de tarifários - aprovada a 23 de Outubro de 2006 em plenário da Assembleia Municipal - dita que a cobrança seja feita ao minuto, após o primeiro quarto de hora, tal como já acontece nos parques de estacionamento daquela empresa municipal. O sistema foi uniformizado deixando de existir um tarifário de duas tabelas para o estacionamento à superfície. Até hoje, a cidade dividia-se em dois escalões: o A, correspondente ao eixo central, mais caro e com um tempo máximo de permanência de três horas (dois euros), e o B, que abrangia a área periférica, e cujo preço para quatro horas era de 2,50 euros.

    Aumentos

    Assim, os 15 minutos iniciais têm a partir de hoje um custo de 25 cêntimos (ver infografia). O preço vai-se agravando consoante o tempo de permanência, atingindo um máximo de cinco euros, por quatro horas. Contas feitas, e tendo como exemplo oito horas de estacionamento na Avenida da Liberdade, o custo ao final do mês é de, pelo menos, 220 euros (22 dias úteis).

    É o custo da utilização do espaço público, até porque "o espaço ocupado por um automóvel tem um preço e uma conservação", explicou ao DN Marina Ferreira, vereadora da Mobilidade. Numa altura em que o estacionamento praticado na capital é caótico, a actualização do regime regulador da tarifa, que não era feita há 12 anos, tem o objectivo de "condicionar fortemente o número de automóveis no interior da cidade", sublinhou a também presidente da EMEL. A autarca sublinha que este aumento de tarifas visa "promover uma melhor organização do espaço público urbano que queremos que seja utilizado por residentes e utilizações de curta duração". Até porque, frisa, "o estacionamento de longa duração deve ser feito em parques de estacionamento".

    Quanto aos aumentos, Marina Ferreira explica que os novos preços foram calculados com base num estudo comparativo entre os preços dos parques de estacionamento e dos transportes públicos. "Chegámos à conclusão de que o estacionamento à superfície era mais barato e portanto quisemos inverter essa tendência". Mas, apesar dos aumentos, Lisboa continua a ser uma das cidades europeias com o estacionamento à superfície mais barato. Em Londres, uma hora de estacionamento custa cerca de sete euros.

    Multas

    As coimas para quem exceder o tempo de estacionamento permitido ou não possuir ticket são as estipuladas no Código da Estrada. Segundo o artigo 50, a multa pode ir dos 30 aos 150 euros. Se o pagamento for voluntário a coima aplicada será sempre referente ao valor mínimo e sem acréscimo de custas. Se o infractor decidir não pagar a decisão caberá à Direcção-Geral de Viação.

    À coima acrescem, se for caso disso, as despesas inerentes ao bloqueamento, remoção e depósito em parque da viatura (ver infografia). O desbloqueamento da viatura (ligeiro) tem um custo de 30 euros, caso seja rebocada acrescem 50 euros e por cada 24 horas no parque o condutor paga dez euros. Mais. Se o reboque já se encontrar no local será cobrada a taxa de remoção mesmo que a operação não se inicie. Os preços em vigor estão regulamentados pela Portaria n.º 1424/2001 de 13 de Dezembro.

    Fiscalização

    É já a partir de dia 15 de Fevereiro que os fiscais da EMEL passam a poder multar e rebocar viaturas estacionadas ilegalmente. Para já, a prioridade vai para os carros parados em segunda fila, em cima do passeio e em lugares reservados a deficientes junto às zonas tarifadas. Durante o ano o sistema será aplicado a toda a cidade. "É inaceitável que quem fiscaliza o estacionamento tarifado não fiscalize também o em segunda fila ou em cima do passeio", diz a presidente da EMEL. Quanto às multas, estipuladas no Código da Estrada, terão o mesmo valor judicial que uma coima da PSP."

    in: http://dn.sapo.pt/2007/01/05/cidades...uperficie.html

    Comentem

    #2
    Só tenho uma coisa a dizer:

    Ainda bem que já não vivo em Lisboa!!!!

    E diga-se de passagem que não tenciono lá voltar a morar ou trabalhar!

    A Câmara de Lisboa está virada numa empresa de condominios de luxo (com administradores com salários e regalias equivalentes) e quem paga são os municipes...

    [:0][:0][:0][:0]

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      #3
      Só lhes falta a pistola para o roubo ser total.

      Cambada de ladrões.[8]

      Comentário


        #4
        LOL, passam a poder multar os carros em segunda fila e aproveitam logo para aumentar os preços á descarada! 100% de aumento? 0,25€ para 15m? Antes 0,30 davam meia hora!!

        E para quando máquinas a aceitar notas como manda a lei? Ou a dar troco como manda a lei? Pois é... Isso já não interessa.

        Neste pais há um conjunto de empresas que fazem as suas leis e regras. A EMEL e a Brisa são 2 delas.

        Comentário


          #5
          [xx(] Eu bem vi hoje os preços, até fiquei parvo! [:0]

          Comentário


            #6
            ganda roubo!!!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              LOL, passam a poder multar os carros em segunda fila e aproveitam logo para aumentar os preços á descarada! 100% de aumento? 0,25€ para 15m? Antes 0,30 davam meia hora!!

              E para quando máquinas a aceitar notas como manda a lei? Ou a dar troco como manda a lei? Pois é... Isso já não interessa.

              Neste pais há um conjunto de empresas que fazem as suas leis e regras. A EMEL e a Brisa são 2 delas.
              Essa é que é essa ... infelizmente

              Comentário


                #8
                Qualquer dia cobram para se entrar com o carro em Lisboa.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Gugul

                  Qualquer dia cobram para se entrar com o carro em Lisboa.
                  Já faltou mais;)



                  Meus amigos não "habia nexexidade" eu dizer o que vou dizer, mas tem que ser:

                  Levar o carro num futuro próximo não é para quem quer, mas para quem pode[}]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Gugul

                    Qualquer dia cobram para se entrar com o carro em Lisboa.
                    n falta muito

                    Comentário


                      #11
                      isto deve ser a resposta ao facto das maquinas "pedirem" 31 centimos por meia hora mas nao aceitarem moedas de menos de 5 centimos:D

                      é ilegal, mas a EMEL é toda ela ilegal desde que foi criada, ha que manter a tradiçao.

                      ja pra nao falar na eterna discussao...quando alguem estaciona, a partir de que momento é que eles podem multar?
                      é que casos de gente que foi multada (e nao se safou) enquanto ia buscar o ticket nao faltam.

                      o desrespeito é muito bonito...e até é de lei!

                      Comentário


                        #12
                        QQ dia estamos ao preço de Paris... 2€ por hora (2,5 € nalgumas zonas) !!

                        Dasse !

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por hpventura

                          QQ dia estamos ao preço de Paris... 2€ por hora (2,5 € nalgumas zonas) !!

                          Dasse !
                          e em londres...2.5€ por 15m à porta do Harrods por exemplo.

                          a grande diferença é que HA ALTERNATIVAS! e muitas!

                          quando é que começa a haver transportes publicos em lisboa que se possam considerar "alternativa" para a maioria dos que "escolhem" andar de carro?
                          os transportes publicos servem uma minoria, e pelas ultimas alteraçoes...a ideia é servirem cada vez menos.

                          Comentário


                            #14
                            Sim, Londres e Paris (especialmente Londres) têm redes de transportes mt boas...

                            Em Lx já vão estando melhores, mas em termos de cobertura ainda deixa mt a desejar nalgumas zonas...embora noutras até já exista uma cobertura bem porreira...

                            Comentário


                              #15
                              tens o metro e o electrico.
                              quem nao vive com uma estaçao de metro à porta, está sujeito aos devaneios dos autocarros da carris.

                              e o electrico até funcionava bem, não fosse o eterno desrespeito por tudo e por todos que ja nos tornou famosos. o pessoal SABE que ha um electrico e continua a estacionar em plena faixa de rodagem!
                              à porta das escolas entao é ridiculo...
                              mais engraçado é que ja vi um carro estacionado em cima da linha do electrico...e bloqueado:D é pra ter a certeza que fica MESMO TUDO congestionado, sem falhas!

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                tens o metro e o electrico.
                                quem nao vive com uma estaçao de metro à porta, está sujeito aos devaneios dos autocarros da carris.

                                e o electrico até funcionava bem, não fosse o eterno desrespeito por tudo e por todos que ja nos tornou famosos. o pessoal SABE que ha um electrico e continua a estacionar em plena faixa de rodagem!
                                à porta das escolas entao é ridiculo...
                                mais engraçado é que ja vi [u]um carro estacionado em cima da linha do electrico...e bloqueado:D é pra ter a certeza que fica MESMO TUDO congestionado, sem falhas!</u>

                                :D:D:D

                                Resolve-se facilmente.... o eléctrico desvia-se !!!! :D

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                  tens o metro e o electrico.
                                  quem nao vive com uma estaçao de metro à porta, está sujeito aos devaneios dos autocarros da carris.

                                  e o electrico até funcionava bem, não fosse o eterno desrespeito por tudo e por todos que ja nos tornou famosos. o pessoal SABE que ha um electrico e continua a estacionar em plena faixa de rodagem!
                                  à porta das escolas entao é ridiculo...
                                  mais engraçado é que ja vi um carro estacionado em cima da linha do electrico...e bloqueado:D é pra ter a certeza que fica MESMO TUDO congestionado, sem falhas!

                                  Deve ter sido um fiscal da EMEL que o bloqueou...

                                  [8)]

                                  :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois é, desculpem lá ser de opinião contrária à generalidade das pessoas, mas eu até vejo estes aumentos com bons olhos, e até vou dizer mais - Podiam ser muito superiores.

                                    Pode ser que assim as pessoas comecem a utilizar mais os transportes públicos e menos o carrito privado.

                                    Pode ser que assim as pessoas deixem de estacionar em segunda e terceira fila apenas porque já não têm a capacidade de andar mais que 50 metros, entre o local onde estacionaram e o local para onde vão.

                                    Pode ser ainda que também resolva grande parte dos problemas de tranaportesque são originados pelo estreitamento das vias (por causa do mau estacionamento e da falta de civismo).

                                    Se este aumento resolver pelo menos um destes problemas, então eu ficarei feliz da vida e proponho que em vez de 5€/4 horas, que se passe a pagar 5€/ por hora.

                                    E quem não gostar que passe a vir de transportes públicos ........


                                    PS: também não vejo a hora de finalmente imporem portagens para entrar no centro da cidade (pelo menos desde que esse centro seja bastante alargado e que não fique confinado ao centro histórico)

                                    Comentário


                                      #19
                                      um dia em q como em londres eu entre numa estação de alverca ou povoa d santa iria no comboio e passado 40min esteja a sair na boca do metro no saldanha sem nunca ter levantado o cu da cadeira podem fazer estas coisas. Assim é querer emitar as grandes cidades mas so no q interessa e da lucro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Zero

                                        Pois é, desculpem lá ser de opinião contrária à generalidade das pessoas, mas eu até vejo estes aumentos com bons olhos, e até vou dizer mais - Podiam ser muito superiores.

                                        Pode ser que assim as pessoas comecem a utilizar mais os transportes públicos e menos o carrito privado.

                                        Pode ser que assim as pessoas deixem de estacionar em segunda e terceira fila apenas porque já não têm a capacidade de andar mais que 50 metros, entre o local onde estacionaram e o local para onde vão.

                                        Pode ser ainda que também resolva grande parte dos problemas de tranaportesque são originados pelo estreitamento das vias (por causa do mau estacionamento e da falta de civismo).

                                        Se este aumento resolver pelo menos um destes problemas, então eu ficarei feliz da vida e proponho que em vez de 5€/4 horas, que se passe a pagar 5€/ por hora.

                                        E quem não gostar que passe a vir de transportes públicos ........


                                        PS: também não vejo a hora de finalmente imporem portagens para entrar no centro da cidade (pelo menos desde que esse centro seja bastante alargado e que não fique confinado ao centro histórico)
                                        É preciso é ter um bom sistema de transportes públicos ... de preferência sem as greves no metro, cp, carris e afins ... [8][8] A medida justifica-se sendo complementada por uma boa rede de transportes públicos, o que infelizmente não acontece.

                                        Saudações ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Até não me choca estes aumentos.
                                          Mas como já se disse, não existem alternativas viáveis ao automóvel.
                                          A rede de transportes de Lisboa é claramente "curta" e ineficiente.

                                          Se calhar precisamos de soluções alternativas...
                                          Transporte publico individual???

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Pode ser que assim as pessoas comecem a utilizar mais os transportes públicos e menos o carrito privado.
                                            citação:E quem não gostar que passe a vir de transportes públicos ........
                                            EXCELENTE!

                                            como é que ninguem se lembrou disto antes?

                                            ah pois...é que A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇAO NAO TEM TRANSPORTES PUBLICOS COMO ALTERNATIVA MINIMAMENTE VALIDA!
                                            e nem falo a nivel financeiro, falo de tudo o resto que (pelo menos para mim), é de importancia bem maior..

                                            claro, se achas que "alternativa" é fazer em 2h um percurso que de carro demora 30m, pagar mais e nao ter garantias nenhumas da existencia do serviço (autocarros que nao param, etc), entao sim, o que nao falta sao alternativas.

                                            nos paises mais atrasados a nivel mental, ja se chegou à conclusao que não é o simples aumento dos preços que faz mudar certas atitudes. dai poderes por parques a QUINHENTOS euros POR HORA...e sem risco de perderes clientes! basta que continues com as "alternativas" que tens agora.
                                            esses paises atrasados investiram em transportes publicos! CRIARAM VERDADEIRAS ALTERNATIVAS AO CARRO!!! espantoso :D

                                            citação:Pode ser ainda que também resolva grande parte dos problemas de tranaportesque são originados pelo estreitamento das vias (por causa do mau estacionamento e da falta de civismo).
                                            a estupidez e falta de respeito imperam. NAO VARIAM CONFORME AS MULTAS PASSADAS NEM CONFORME O PREÇO DAS MESMAS.

                                            é um problema de CIVISMO, FALTA DE RESPEITO, nao de dinheiro. no teu mundo a cura pro cancro é um antigrippine, so pode.

                                            Comentário


                                              #23
                                              ...ou então compra-se uma pequena moto...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ó Zero,

                                                Eu pagava para ver, nem que fosse dois dias apenas, o pessoal todo que entra diáriamente em lisboa a vir de transportes públicos...

                                                Era uma cena digna de uma qualquer greve geral....

                                                O governo (autarquias) esquecem-se que o salário mínimo nacional são agora 403€....


                                                Cump.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Zero

                                                  Pois é, desculpem lá ser de opinião contrária à generalidade das pessoas, mas eu até vejo estes aumentos com bons olhos, e até vou dizer mais - Podiam ser muito superiores.

                                                  Pode ser que assim as pessoas comecem a utilizar mais os transportes públicos e menos o carrito privado.

                                                  Pode ser que assim as pessoas deixem de estacionar em segunda e terceira fila apenas porque já não têm a capacidade de andar mais que 50 metros, entre o local onde estacionaram e o local para onde vão.

                                                  Pode ser ainda que também resolva grande parte dos problemas de tranaportesque são originados pelo estreitamento das vias (por causa do mau estacionamento e da falta de civismo).

                                                  Se este aumento resolver pelo menos um destes problemas, então eu ficarei feliz da vida e proponho que em vez de 5€/4 horas, que se passe a pagar 5€/ por hora.

                                                  E quem não gostar que passe a vir de transportes públicos ........


                                                  PS: também não vejo a hora de finalmente imporem portagens para entrar no centro da cidade (pelo menos desde que esse centro seja bastante alargado e que não fique confinado ao centro histórico)
                                                  Infelizmente há quem não tenha dinehiro para ter carro, e tenha mesmo de vir de transportes! Os trasportes andam lotados á hora de ponta! Se querias que todos os que fossem de carro fossem de trasnportes, os tempos de espera que já são gigantescos ficavam ainda piores.

                                                  Já aqui meti um caso concreto. DE casa de minha namorada a antiga faculdade são 22KM! Eram precisos 1 autocarro, 1 comboio e depois ou + 1 autocarro ou ir a pé. O tempo médio do "transporte" nunca era inferior a 1h30. Chegando a passar as 3h!!! Os passes juntos somavam quase 100€!

                                                  Ou seja um gajo que tem aulas as 8h da manha tinha de sair de casa as 6h ou seja acordar as 5h!! E sai das aulas as 17h e chega a casa as 19h!! E para isto ainda paga 100€
                                                  De carro bastam 30 a 45m (sim tb há transito). E o cosnumo? 7L/100 de diesel x 44km x 22 dias = Não chega a 70€!!

                                                  Ok, é preciso o carro e outros desgastes, mas a comodiade é 10x melhor, há milhares de mais opções, é mais seguro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por hpventura

                                                    QQ dia estamos ao preço de Paris... 2€ por hora (2,5 € nalgumas zonas) !!

                                                    Dasse !
                                                    Em Estocolmo dentro da cidade pagas entre 5 a 7 euros à hora.

                                                    Estes aumentos em Lisboa só teriam sentido se houvesse uma rede de transportes públicos eficiente que servisse toda a população. Ou seja, mais uma vez quem fica prejudicado é o contribuinte.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Que raio, mas como é que podemos ter uma rede de transportes eficiente (falo apenas de rede rodoviária, pois considero o metro ume excelente meio de transporte) quando não temos corredores de BUS em número suficiente e que não terminem abruptamente?

                                                      Quando é que temos policiamento atento ao desrespeito pela utilização exclusiva das faixas BUS? Quando é que vamos deixar de ter condutores a não dar prioridade aos transportes públicos?

                                                      E quanto ao dinheiro (ou à falta dele) comecem a olhar para o carro do lado e, durante o vosso trajecto de casa ao trabalho e vice-versa, contabilizem o número de viaturas que levam mais que uma pessoa. Podemos fazer o seguinte (agora que está frio) - vamos todos bater palmas (para aquecer as mãos) sempre que passem por uma viatura com mais que uma pessoa. Quase que aposto que vão chegar com as mãos frias ao destino ......

                                                      Isto é como uma pescadinha de rabo na boca, uns dizem que só vão deixar de andar de carro quando houver tranmsportes públicos à altura, outros dizem que enquanto não desentupirem as estradas que dificilmente haverá hipoteses de termos transportes públicos à altura.

                                                      Sá mais uma coisa, temos o exemplo do comboio na ponte 25 de abril. Quantos carros retirou o comboio da ponte? Alguém sabe responder?
                                                      As pessoas não deixam de andar de carro com melhores transportes públicos, as pessoas só vão deixar o carro em casa quando lhes começar a pesar na carteira.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                                                        Já aqui meti um caso concreto. DE casa de minha namorada a antiga faculdade são 22KM! Eram precisos 1 autocarro, 1 comboio e depois ou + 1 autocarro ou ir a pé. O tempo médio do "transporte" nunca era inferior a 1h30. Chegando a passar as 3h!!! Os passes juntos somavam quase 100€!

                                                        Ou seja um gajo que tem aulas as 8h da manha tinha de sair de casa as 6h ou seja acordar as 5h!! E sai das aulas as 17h e chega a casa as 19h!! E para isto ainda paga 100€
                                                        De carro bastam 30 a 45m (sim tb há transito). E o cosnumo? 7L/100 de diesel x 44km x 22 dias = Não chega a 70€!!

                                                        Ok, é preciso o carro e outros desgastes, mas a comodiade é 10x melhor, há milhares de mais opções, é mais seguro.
                                                        Provavelmente as contas ficariam mais correctas se te lembrasses de afectar ao custo do teu transporte individual, parte do custo de aquisição da viatura e parte dos custos de manutenção.

                                                        As contas são simples de fazer basta que tenhas consciência do tipo de utilização que dás ao carro. (Lazer% + Trabalho% + Outros%)=100% de utilização

                                                        Também poderemos entrar aqui com os custos da poluição, mas isso já serão outras contas e outras conversas.

                                                        Como vez o custo de utilização do teu transporte privado não ficará nos 70€ (ficará concerteza bem mais caro que 100€).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por ice

                                                          Ó Zero,

                                                          Eu pagava para ver, nem que fosse dois dias apenas, o pessoal todo que entra diáriamente em lisboa a vir de transportes públicos...

                                                          Era uma cena digna de uma qualquer greve geral....

                                                          O governo (autarquias) esquecem-se que o salário mínimo nacional são agora 403€....


                                                          Cump.
                                                          isso era lindo, nem digo todos os q andam de automovel digo apenas 20%, sim porque se com as pessoas q normalmente andam d transportes publicos é uma balburdia, bastavam mais uns quantos para ser um caos.
                                                          é o q digo, ataca se o problema pelo cu e pela parte facil. Qualquer parolo sobe o preço das coisas

                                                          fica este exemplo aqui ao pe d mim, fica tao caro o bilhete de autocarro num percurso de 4km como fica um de 35km ate lisboa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Zero

                                                            Pois é, desculpem lá ser de opinião contrária à generalidade das pessoas, mas eu até vejo estes aumentos com bons olhos, e até vou dizer mais - Podiam ser muito superiores.

                                                            Pode ser que assim as pessoas comecem a utilizar mais os transportes públicos e menos o carrito privado.

                                                            Pode ser que assim as pessoas deixem de estacionar em segunda e terceira fila apenas porque já não têm a capacidade de andar mais que 50 metros, entre o local onde estacionaram e o local para onde vão.

                                                            Pode ser ainda que também resolva grande parte dos problemas de tranaportesque são originados pelo estreitamento das vias (por causa do mau estacionamento e da falta de civismo).

                                                            Se este aumento resolver pelo menos um destes problemas, então eu ficarei feliz da vida e proponho que em vez de 5€/4 horas, que se passe a pagar 5€/ por hora.

                                                            E quem não gostar que passe a vir de transportes públicos ........


                                                            PS: também não vejo a hora de finalmente imporem portagens para entrar no centro da cidade (pelo menos desde que esse centro seja bastante alargado e que não fique confinado ao centro histórico)
                                                            Então vejamos eu para vir de perto da Merceana tinha de apanhar um autocarro ás 6h da matina(não há outro antes) fazer uns 10km até alenquer(inclui voltinhas pelas terrinhas) depois apanhar um autocarro para Lisboa para aí perto das 7h e rezar para ainda assim nos cerca de 36km não apanhar transito para chegar a horas ao emprego e se ainda assim acrescentar os preços que a Boa Viagem cobra pelo passe mensal... [8] só para alenquer o bilhete deve andar nos 2€ e qq coisa para uns 10km.

                                                            Comentário

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