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Abastecer com motor ligado

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    Abastecer com motor ligado

    Boas ppl,

    Há algum problema em abastecer o carro com motor ligado? Uma vez que o carro em questao depois de desligado, só pega de empurrao..[8)] :D

    #2
    nunca experimentei, o meu só dá para abastecer desligado pois preciso da chave para abrir o deposito...

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      #3
      Acho que não deve haver problema,eu também já abasteci com o carro ligado porque esqueci-me de o desligar e o homem da bomba não disse nada.Alem disso,o combustivel só é inflamado já no motor...
      cumps

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        #4
        Tinha a ideia de que o carro podia explodir se assim fosse....

        Será mais um mito ?? antigamente os sistemas de combustível do motor tinham menos segurança... vai na volta...

        Comentário


          #5
          uma vez estava com uns amigos e um com um 530d esqueceu-se de desligar o motor, so demos por ela a meio do abastecimento.
          Aquilo nao foi tudo pelos ares... agora se ha mais perigo ou nao... nao sei.

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            #6
            Penso que será mais perigoso com gasolina do que com gasóleo, uma vez que é mais fácil provocar a ignição na gasolina.

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              #7
              Basta darem-se ao trabalho de ler as indicações que estão escritas junto ou mesmo nas bombas. É uma questão de bom senso evitar qualquer situação que possa provocar a inflamação dos vapores de gasolina.

              Porque é que acham que desapareceram os travões dos gatilhos das mangueiras?










              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por LM

                Basta darem-se ao trabalho de ler as indicações que estão escritas junto ou mesmo nas bombas. É uma questão de bom senso evitar qualquer situação que possa provocar a inflamação dos vapores de gasolina.

                Porque é que acham que desapareceram os travões dos gatilhos das mangueiras?

                Uma das razões é para que as pessoas não voltem a entrar no carro e deste modo obterem uma carga de electricidade estática, que ao voltar a pegar na pistola acontece a descarga eléctrica e consequentemente uma possível inflamação e explosão.

                Já agora, ainda se vêm muitos postos de abastecimento em que as referidas "pistolas" ainda tem os tais "gatilhos".

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                  #9
                  Assisti na semana passada na Galp da Vasco da Gama um sujeito a queixar-se que não tinha conseguido atestar o depósito porque a bomba parou. A empregada então explicou que tinham sido eles que tinham desligado a bomba visto ele estar a falar ao telemóvel.

                  O pesssoal esquece-se que os vapores da gasolina não são visíveis, mas são altamente inflamáveis e estão presentes em quantidade junto oa carro durante o abastecimento.

                  É como parar o carro numa zona de mato seco, não é o primeiro nem será o último que fica sem o carro.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por LM

                    Basta darem-se ao trabalho de ler as indicações que estão escritas junto ou mesmo nas bombas. É uma questão de bom senso evitar qualquer situação que possa provocar a inflamação dos vapores de gasolina.


                    Porque é que acham que desapareceram os travões dos gatilhos das mangueiras?



                    Mas isso fazia muita falta.
                    Quando se quer atestar dá muito jeito

                    Comentário


                      #11
                      Se tiveres um carro "normal" aquilo atesta rapido, se tiveres algum Camiao, é q pode ser mais complicado.

                      Comentário


                        #12
                        e sempre recomendado desligar o motor antes de abastecer. mas conheco kem ja tenha abastecido com o motor ligado por lapso e nd de anormal

                        Comentário


                          #13
                          Os cuidados durante o abastecimento são normas de procedimento para evitar comportamentos que possam provocar riscos desnecessários, não quer dizer que cada vez que não se cumpra uma norma rebente tudo.

                          Comentário


                            #14
                            Abastecer com o motor ligado será certamente muito mais perigoso para quêm abasteça com gasolina do que com gasóleo!

                            Comentário


                              #15
                              Eu já abasteci várias vezes com o motor ligado, pois o meu carro tem abertura do depósito pelo interior e geralmente abasteço numa bomba que tem um funcionário a fazer o serviço, razão pela qual muitas vezes esqueço-me de desligar....e até agora nada de mal.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por pmblourenco

                                Eu já abasteci várias vezes com o motor ligado, pois o meu carro tem abertura do depósito pelo interior e geralmente abasteço numa bomba que tem um funcionário a fazer o serviço, razão pela qual muitas vezes esqueço-me de desligar....e até agora nada de mal.
                                Há carros com abertura interior em que é impossível abrires o depósito sem primeiro desligares o motor

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por LM

                                  Assisti na semana passada na Galp da Vasco da Gama um sujeito a queixar-se que não tinha conseguido atestar o depósito porque a bomba parou. A empregada então explicou que tinham sido eles que tinham desligado a bomba visto ele estar a falar ao telemóvel.

                                  O pesssoal esquece-se que os vapores da gasolina não são visíveis, mas são altamente inflamáveis e estão presentes em quantidade junto oa carro durante o abastecimento.
                                  isso é um mito urbano, de tal forma propagado que já toda a gente pensa que é verdade.
                                  quando fores abastecer de noite pede aos senhores da bomba para desligar a música e as luzes, não vão eles provocar um incêndio com os "perigosos vapores de combustível" [}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pode acontecer de esquecer de desligar o carro, mas convém sempre evitar essa situação...não vá estarmos num dia de azar! [:0]
                                    O meu abre a tampa do desposito sem chave, mas desligo sempre, inconscientemente logo que chego ás bombas desligo. ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por LM

                                      Assisti na semana passada na Galp da Vasco da Gama um sujeito a queixar-se que não tinha conseguido atestar o depósito porque a bomba parou. A empregada então explicou que tinham sido eles que tinham desligado a bomba visto ele estar a falar ao telemóvel.
                                      Já foi provado que o falar ao telemóvel durante o abastecimento, não constitui nenhum perigo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        a mim disseram-me que tiraram os gatilhos, para evitar que aquelas pessoas que gostam de abusar, deixem os carros a abastecer e vão tomar um cafézinho.[^]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Que eu me lembre houve uma série de Astras que foram recolhidos para alterar a montagem do tubo de entrada de combustível pois havia descarga de electricidade estática entre a pistola da bomba e o carro. Aliás, há muitos casos conhecidos de acidentes durante o abastecimento por este motivo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por LM

                                            Assisti na semana passada na Galp da Vasco da Gama um sujeito a queixar-se que não tinha conseguido atestar o depósito porque a bomba parou. A empregada então explicou que tinham sido eles que tinham desligado a bomba visto ele estar a falar ao telemóvel.

                                            O pesssoal esquece-se que os vapores da gasolina não são visíveis, mas são altamente inflamáveis e estão presentes em quantidade junto oa carro durante o abastecimento.
                                            Não desminto a presença de vapores de gasolina, mas é altamente ignorante a proibição de usar telemóveis visto ser quase impossível (sem deliberadamente curto circuitar o telemovel e aí ele já não trabalharia) produzir uma faísca com um telemóvel.... muito menos uma que seja capaz de provocar ignição.

                                            Há tantos aparelhos electrónicos por aí... porque se foram lembrar dos telemoveis? E posso ouvir radio? e posso usar uma maquina de barbear electrica e posso usar uma calculadora??

                                            Comentário


                                              #23
                                              Que eu saiba os formula 1 que usam gasolina hiper-explosiva não desligam os motores ao abastecer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por mazda3csport

                                                Que eu saiba os formula 1 que usam gasolina hiper-explosiva não desligam os motores ao abastecer.
                                                Tem tudo a ver com o dia-a-dia. [8)][8)]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas de vez em quando há um mecânico que se queima estou-me a lembrar de alguns acidentes desse género.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu tenho de o fazer varias vezes pois os carros no stand normalmente não têm nem bateria nem gasolina para chegar onde quer que seja por isso, encosto na bateria siga para a bomba para meter 5 euritos, acham que vou desligar o carro???? Claro que não!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                      citação:Originalmente colocada por mazda3csport

                                                      Que eu saiba os formula 1 que usam gasolina hiper-explosiva não desligam os motores ao abastecer.
                                                      Tem tudo a ver com o dia-a-dia. [8)][8)]
                                                      Pois nisso tens razão não tem nada a ver com a dia a dia, felizmente porque um abasticimento na F1 é bem mais perigoso que os do dia a dia e mesmo assim raramente acontecem acidentes.
                                                      Eles aconselham a desligar o motor para minorizar ainda mais os riscos de acidente, não custa nada desligar o carro e é menos um risco que se corre mesmo sendo uma hipotese remota não vale a pena arriscar devesse jogar pelo seguro.
                                                      Quanto aos gatilhos que se falou atras penso que a razão pela qual os removeram foi que existiam pessoas que depois de abastecer não "desarmavam" o gatilho e quem vinha a seguir para abastecer se o operador da caixa desse ordem de abastecimento antes de a pistola esta intruduzida no carro aquilo começava logo a deitar cumbustivel para onde estava virado, aumentando aí os riscos de acidente por ex. com a gasolina se esta atingir os discos de travão que geralmente estão com teraturas muito elevadas ao o escape existe uma possibilibade grande de se inflamar para além de sujar quem estava a abastecer de combustivel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em termos de consequências directas no carro derivado desta acção, e que eu tenha verificado há apenas um, pelo menos na VW - o ponteiro indicador da quantidade de combustivel fica um pouco baralhado. A ideia que me dá é que o sensor que dá a informação da quantidade de combustivel no deposito para o mostrador, precisa de um reset (desligar o carro) para actualizar a quantidade dps do enchimento. O que verifiquei é k dps de abastecer com o carro ligado por distração, o fenómeno foi engraçado: quanto mais andava, mais o ponteiro da gasolina subia (a tal actualização) até chegar ao valor da altura :P

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por ChaosAmeD

                                                          Em termos de consequências directas no carro derivado desta acção, e que eu tenha verificado há apenas um, pelo menos na VW - o ponteiro indicador da quantidade de combustivel fica um pouco baralhado. A ideia que me dá é que o sensor que dá a informação da quantidade de combustivel no deposito para o mostrador, precisa de um reset (desligar o carro) para actualizar a quantidade dps do enchimento. O que verifiquei é k dps de abastecer com o carro ligado por distração, o fenómeno foi engraçado: quanto mais andava, mais o ponteiro da gasolina subia (a tal actualização) até chegar ao valor da altura :P
                                                          Hum, curioso isso. ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por acaso às vezes dá jeito não desligar o motor enquanto se abastece, no caso das AE em que não damos tempo suficiente ao turbo para arrefecer.

                                                            E quer seja gasolina ou gasoleo, acho muito estranho que haja qualquer perigo ... a combustão está a ser feita no lado oposto do carro e para além disso esta combustão é feita numa zona estanque do motor!

                                                            Comentário

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