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Bola de Reboque

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    Bola de Reboque

    Quem tem bola de reboque, e se tiverem o que é que costumam rebocar?
    (Ex:Mota, Barco, etc.)

    Se montaram depois de comprar o carro, digam também onde foi e se possivel o preço.

    Abraço Nuno [8D].

    #2
    Eu não tenho mas estou a pensar em colocar para rebocar uma moto 4.

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      #3
      Eu não, o meu pai sim: para rebocar o semi-rigido, o preço de uma peça original e já montada para rebocar anda por volta dos 250 euros

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        #4
        No R5 e no R19 tivemos para puxar uma autotenda mas depois vendemos a autotenda e portanto o Rover já não tem. Foi montado em Coimbra e custou cerca de 30contos à quase 15 anos

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          #5
          Não se esqueçam é de desmontar a porra da bola de reboque quando não a usam!

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            #6
            Eu tenho no Rover e vou colocar uma na Volvo!

            [u]Preço:</u>
            -200 euros em 2005

            [u]Local:</u>
            Serralharia de Serralves no Porto com montagem incluída

            [u]Tipo de bola:</u>
            não homologadas logo quando não estou a rebocar tenho a bola guardada.

            [u]Utilização:</u>
            - Quando estive a acampar no parque de campismo de Pedrogrão (Leiria) levei um atrelado tenda

            - Reboquei atrelado com moto4 até Esmoriz para participar numa prova de TT

            - Todos os fins-de-semana durante o verão serviu para colocar e retirar as motas de água na marina da Póvoa de Varzim

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              #7
              vamos lá desenterrar um tópico de 11 anos.

              estou a pensar montar uma bola de reboque, na S-Max, para colocar um suporte de bicicletas, daqueles que levam 3 bicicletas, deste género: https://www.acessorios-ford.pt/trans...-max&year=2015

              recomendam a montagem só na marca, ou as casas "especializadas" são boas na mesma, e não se perde garantia? Há pelo menos 2 perto de onde moro (Algés)

              Comentário


                #8
                Grande desenterranço!
                Eu tenho "bola de reboque" nos 2 carros lá de casa. Num, optei por instalar aftermarket, no outro, optei por instalar de origem.
                A diferença que tenho, é que no aftermarket, os sensores de estacionamento/proximade não se desactivam automaticamente aquando da utilização do reboque.
                Já o de origem, bem mais caro, desactiva os sensores de estacionamento/proximidade bem como activa automaticamente a câmara de marcha atrás no modo "reboque" ajudando assim a realização da manobra.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  vamos lá desenterrar um tópico de 11 anos.

                  estou a pensar montar uma bola de reboque, na S-Max, para colocar um suporte de bicicletas, daqueles que levam 3 bicicletas, deste género: https://www.acessorios-ford.pt/trans...-max&year=2015

                  recomendam a montagem só na marca, ou as casas "especializadas" são boas na mesma, e não se perde garantia? Há pelo menos 2 perto de onde moro (Algés)
                  Boa tarde JDEM

                  Coloquei a bola de reboque na minha Peugeot 508 SW pela necessidade de transportar o atrelado da Moto4 e também porque substitui as barras de tejadilho e o respetivo suporte de bicicleta por um suporte de bicicletas (2+1) idêntico ao que indicou ligado à bola de reboque.

                  Na altura pedi na Peugeot orçamento para instalação da bola de reboque e respetiva instalação elétrica e o valor foi de 950€.
                  Optei pela instalação numa casa em Algés (muito provavelmente uma que indica) e fiquei satisfeito com o resultado, não foi fácil no inicio pela questão elétrica uma vez que optei inicialmente pelo kit universal mas acabei por ter que colocar a cablagem original (não oficial da Peugeot) que no fim me obrigou a ter que ir à Peugeot (pagar 1h de mão de obra) para ativarem a “nova” ligação na Centralina da carrinha.
                  Com esta cablagem ganhei varias funcionalidades que não tinha com o kit universal, exemplo:
                  Os sensores traseiros ficam automaticamente inativos quando se liga o cabo (atrelado ou suporte de bicicletas)
                  A Luz de nevoeiro traseira da carrinha não liga, fica a funcionar apenas a do atrelado ou suporte bicicletas.

                  Deve ter atenção ao seguinte,
                  Os suportes de bicicletas apenas estão homologados para circularem em PT se tiverem todas as luzes (marcha atras, luz de nevoeiro) , ou seja obriga ter um suporte com ligação de 13 pinos assim como o carro tem que ter instalação elétrica de 13 pinos não pode ser a de 7 pinos.

                  Em relação ao suporte que indicou, está a um preço astronómico.

                  Eu tenho um ATERA, aconselho-o a visitar esta loja, atendimento 5 estrelas e bons preços.
                  http://www.futuraline.pt/reboque.htm

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                    Grande desenterranço!
                    Eu tenho "bola de reboque" nos 2 carros lá de casa. Num, optei por instalar aftermarket, no outro, optei por instalar de origem.
                    A diferença que tenho, é que no aftermarket, os sensores de estacionamento/proximade não se desactivam automaticamente aquando da utilização do reboque.
                    Já o de origem, bem mais caro, desactiva os sensores de estacionamento/proximidade bem como activa automaticamente a câmara de marcha atrás no modo "reboque" ajudando assim a realização da manobra.
                    O desenterranço é para não criar outro tópico

                    Muito obrigado pelo feedback, estou aguardar orçamento da Ford, mas deve ser para cair para o lado

                    Comentário


                      #11
                      Bola de Reboque

                      Originalmente Colocado por nmen Ver Post
                      Boa tarde JDEM

                      Coloquei a bola de reboque na minha Peugeot 508 SW pela necessidade de transportar o atrelado da Moto4 e também porque substitui as barras de tejadilho e o respetivo suporte de bicicleta por um suporte de bicicletas (2+1) idêntico ao que indicou ligado à bola de reboque.

                      Na altura pedi na Peugeot orçamento para instalação da bola de reboque e respetiva instalação elétrica e o valor foi de 950€.
                      Optei pela instalação numa casa em Algés (muito provavelmente uma que indica) e fiquei satisfeito com o resultado, não foi fácil no inicio pela questão elétrica uma vez que optei inicialmente pelo kit universal mas acabei por ter que colocar a cablagem original (não oficial da Peugeot) que no fim me obrigou a ter que ir à Peugeot (pagar 1h de mão de obra) para ativarem a “nova” ligação na Centralina da carrinha.
                      Com esta cablagem ganhei varias funcionalidades que não tinha com o kit universal, exemplo:
                      Os sensores traseiros ficam automaticamente inativos quando se liga o cabo (atrelado ou suporte de bicicletas)
                      A Luz de nevoeiro traseira da carrinha não liga, fica a funcionar apenas a do atrelado ou suporte bicicletas.

                      Deve ter atenção ao seguinte,
                      Os suportes de bicicletas apenas estão homologados para circularem em PT se tiverem todas as luzes (marcha atras, luz de nevoeiro) , ou seja obriga ter um suporte com ligação de 13 pinos assim como o carro tem que ter instalação elétrica de 13 pinos não pode ser a de 7 pinos.

                      Em relação ao suporte que indicou, está a um preço astronómico.

                      Eu tenho um ATERA, aconselho-o a visitar esta loja, atendimento 5 estrelas e bons preços.
                      http://www.futuraline.pt/reboque.htm
                      muito obrigado pelos conselhos!
                      a minha ideia de um suporte com bola é para ficar legal, há uns a 200€ na Amazon presos no portão traseiro, mas penso que serão ilegais, pelas razões que apontas.

                      já agora a bola de reboque deve/pode ficar fixa, ou deve ser amovível.

                      imagino que colocado fora da marca, não perca a garantia.

                      já agora tenho sensores traseiros e camera traseira...
                      Editado pela última vez por JDEM; 18 June 2018, 21:29.

                      Comentário


                        #12
                        sim, esses suportes presos à traseira do carro com cintas são ilegais por diversos motivos entre os quais porque tapam a matricula e luzes...
                        Reforço o cuidado na compra do suporte, confirmar que têm as luzes todas, pode ter uma ficha de 13 pinos mas se não tiver todas as luzes pode ser multado uma vez que não está de acordo com a regulamentação. No site que indiquei anteriormente tem lá toda a informação necessária sobre este assunto.

                        Em relação à bola de reboque , existiam no meu caso 3 tipos diferentes;
                        A mais barata, com chapa visível no para-choques mesmo depois de retirada a bola, visto em carros mais antigos.
                        Outra opção intermédia, completamente invisível quando retirada a bola de reboque, mas a sua colocação/remoção necessita de chaves de fendas.
                        A opção mais cara, optei por esta e é praticamente igual à anterior mas a sua colocação/remoção é feita através de uma chave. Permite tirar e colocar em menos de 10 segundos.

                        Não faz nenhum sentido a perda de garantia, mas o melhor é confirmar junto da marca.

                        No seu caso e de forma a ficar mais integrado com o seu carro (sensores, camera) não aconselho o uso de kit universais, opte sempre pela cablagem original ou similar.
                        Editado pela última vez por nmen; 18 June 2018, 18:42.

                        Comentário


                          #13
                          Bola de Reboque

                          Originalmente Colocado por nmen Ver Post
                          sim, esses suportes presos à traseira do carro com cintas são ilegais por diversos motivos entre os quais porque tapam a matricula e luzes...
                          Reforço o cuidado na compra do suporte, confirmar que têm as luzes todas, pode ter uma ficha de 13 pinos mas se não tiver todas as luzes pode ser multado uma vez que não está de acordo com a regulamentação. No site que indiquei anteriormente tem lá toda a informação necessária sobre este assunto.

                          Em relação à bola de reboque , existiam no meu caso 3 tipos diferentes;
                          A mais barata, com chapa visível no para-choques mesmo depois de retirada a bola, visto em carros mais antigos.
                          Outra opção intermédia, completamente invisível quando retirada a bola de reboque, mas a sua colocação/remoção necessita de chaves de fendas.
                          A opção mais cara, optei por esta e é praticamente igual à anterior mas a sua colocação/remoção é feita através de uma chave. Permite tirar e colocar em menos de 10 segundos.

                          Não faz nenhum sentido a perda de garantia, mas o melhor é confirmar junto da marca.

                          No seu caso e de forma a ficar mais integrado com o seu carro (sensores, camera) não aconselho o uso de kit universais, opte sempre pela cablagem original ou similar.
                          Ainda aguardo orçamento da Ford, entretanto amanhã vou passar por uma das casas especialistas de Algés
                          Muito obrigado novamente.

                          Já agora aproveito para questionar se o suporte traseiro faz muito barulho aerodinâmico (as barras fazem bastante sozinhas, e com bicicletas pior).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            Ainda aguardo orçamento da Ford, entretanto amanhã vou passar por uma das casas especialistas de Algés
                            Muito obrigado novamente.

                            Já agora aproveito para questionar se o suporte traseiro faz muito barulho aerodinâmico (as barras fazem bastante sozinhas, e com bicicletas pior).
                            Vantagens,
                            Nao faz resistencia ao ar e em sequencia disso menor consumo em viagens grandes.
                            Nao faz nenhum ruido aerodinamico mesmo com a(s) bicicleta(s).
                            Permite entrar em garagens ou passar por sitios mais baixos como por exemplo arvores.
                            Facilidade de colocação das bicicletas.


                            Desvantagem,
                            Em dias de chuva a bicicleta e respetivo suporte ficam sujos com bastante facilidade.
                            Obriga a ter espaço livre onde deixar o suporte.

                            Comentário


                              #15
                              Não faz ruído?

                              Já andei num carro com suporte atrás e ouvia-se ruído com os vidros abertos.

                              Com os vidros fechados era imperceptível, mas isso também são as minhas barras

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Não faz ruído?

                                Já andei num carro com suporte atrás e ouvia-se ruído com os vidros abertos.

                                Com os vidros fechados era imperceptível, mas isso também são as minhas barras
                                As barras ouve-se bem!
                                Tenho umas Thule xpto aerodinâmicas e ouvia-se um zumbido, mesmo de vidros fechados! Não posso usá-las porque já não tenho o carro lol , mais uma desvantagem das barras

                                Essa é uma das razões que queria optar por suporte traseiro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho bola de reboque no carro e uso bastante (para a mota, para lenha, azeitona...).

                                  Sei que não devo, mas costumo andar com ela lá (uma espécie de mini "mata-vacas" traseiro), embora dê para retirar com uma simples chave, tipo a de um cadeado.

                                  Já agora, as bolas de reboque mais caras/melhores são as elétricas: têm um comando no interior do carro que faz com que "apareçam"/"desapareçam", sendo completamente escamoteáveis. Além disso, o próprio ESP do carro vem "calibrado" e deteta a existência do reboque... escusado será dizer que apenas algumas marcas têm este acessório e o preço é mesmo salgado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nmen Ver Post
                                    sim, esses suportes presos à traseira do carro com cintas são ilegais por diversos motivos entre os quais porque tapam a matricula e luzes...
                                    Reforço o cuidado na compra do suporte, confirmar que têm as luzes todas, pode ter uma ficha de 13 pinos mas se não tiver todas as luzes pode ser multado uma vez que não está de acordo com a regulamentação. No site que indiquei anteriormente tem lá toda a informação necessária sobre este assunto.

                                    Em relação à bola de reboque , existiam no meu caso 3 tipos diferentes;
                                    A mais barata, com chapa visível no para-choques mesmo depois de retirada a bola, visto em carros mais antigos.
                                    Outra opção intermédia, completamente invisível quando retirada a bola de reboque, mas a sua colocação/remoção necessita de chaves de fendas.
                                    A opção mais cara, optei por esta e é praticamente igual à anterior mas a sua colocação/remoção é feita através de uma chave. Permite tirar e colocar em menos de 10 segundos.

                                    Não faz nenhum sentido a perda de garantia, mas o melhor é confirmar junto da marca.

                                    No seu caso e de forma a ficar mais integrado com o seu carro (sensores, camera) não aconselho o uso de kit universais, opte sempre pela cablagem original ou similar.
                                    Tenho um suporte de cintas, e não tapa nem as luzes, e muito menos a matrícula. Passei diversas vezes pela polícia, e até a data, não tive problemas. As bicicletas não saem fora da carroçaria, incluindo espelhos. Agora, está-me a arranhar demasiado a pintura, e a amolgar a mala, pelo que um dia que pinte o carro, pondero seriamente comprar um suporte de bicicletas que encaixe numa bola de reboque.

                                    Comentário


                                      #19
                                      orçamento em casa especualizada para bola que desmonta com chave, entrada 13 pins (incluí todas as luzes legais): 495€ com tudo
                                      orçamento para suporte de bola para 3 bicicletas: 540€

                                      Falta o orçamento da Ford...

                                      não me safo de 1.000€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        orçamento em casa especualizada para bola que desmonta com chave, entrada 13 pins (incluí todas as luzes legais): 495€ com tudo
                                        orçamento para suporte de bola para 3 bicicletas: 540€

                                        Falta o orçamento da Ford...

                                        não me safo de 1.000€
                                        Já vi online o suporte de bicicletas a quase metade do preço...

                                        Vê aqui:

                                        http://portabicicletas.pt/porta-bici...icicletas_para

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                          orçamento em casa especualizada para bola que desmonta com chave, entrada 13 pins (incluí todas as luzes legais): 495€ com tudo
                                          orçamento para suporte de bola para 3 bicicletas: 540€

                                          Falta o orçamento da Ford...

                                          não me safo de 1.000€
                                          Pois, o problema das "casas especializadas" é que de certeza que não te fazem a codificação da centralina. A codificação, serve para como informaram em cima, para quando activares a bola de reboque, o ESP e ajudas ao estacionamento estarem de acordo com o transporte do reboque.
                                          Na BMW E61 da minha mulher, optei pela instalação numa "casa especializada" ali prós lados do Museu de Serralves, e na minha CLS optei pela instalação de origem...bem mais cara na Mercedes, mas também com todas as "ajudas" devidamente "actualizadas" para a acção do reboque.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                            As barras ouve-se bem!
                                            Tenho umas Thule xpto aerodinâmicas e ouvia-se um zumbido, mesmo de vidros fechados! Não posso usá-las porque já não tenho o carro lol , mais uma desvantagem das barras

                                            Essa é uma das razões que queria optar por suporte traseiro.
                                            O suporte traseiro dá para qualquer carro? Ou há suportes para SW, liftback, hatchback, etc?

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              O suporte traseiro dá para qualquer carro? Ou há suportes para SW, liftback, hatchback, etc?
                                              O que tenho dá para qualquer tipo de carro. Aquilo é ajustável. Mas digo-te, coloca aquilo apenas se não tiveres grande amor ao carro. Acaba por arranhar a pintura e amolgar a chapa. Já coloquei no alfa 166, e na 159 SW, sem problema. Depois pintei a carrinha e quando saio com as bicicletas o sacrificado é o 166, que tem a mala pior que o chapéu de um pobre...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                O suporte traseiro dá para qualquer carro? Ou há suportes para SW, liftback, hatchback, etc?
                                                se fôr de bola de reboque à partida é universal

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                                                  #25
                                                  Boa tarde JDEM
                                                  Também tenho uma S-max (2017) e coloquei gancho de reboque no mês passado (custo na vizinhança dos 650€). A instalação foi na Ford e a utilização (montagem, desmontagem da bola do reboque) é fácil e intuitiva, o que para mim é importante pois todos os fim-de-semanas utilizo o reboque para transportar a minha bicicleta. O meu suporte é da Atera (capacidade para 3 bikes), que apesar de não ter a mesma qualidade de construção da Thule, são, na minha opinião, mais versáteis e seguros no agarre, o que é importante para transportar 3 bicicletas. Ter atenção à geometria dos quadros.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Siarom Ver Post
                                                    Boa tarde JDEM
                                                    Também tenho uma S-max (2017) e coloquei gancho de reboque no mês passado (custo na vizinhança dos 650€). A instalação foi na Ford e a utilização (montagem, desmontagem da bola do reboque) é fácil e intuitiva, o que para mim é importante pois todos os fim-de-semanas utilizo o reboque para transportar a minha bicicleta. O meu suporte é da Atera (capacidade para 3 bikes), que apesar de não ter a mesma qualidade de construção da Thule, são, na minha opinião, mais versáteis e seguros no agarre, o que é importante para transportar 3 bicicletas. Ter atenção à geometria dos quadros.
                                                    Obrigado pelo feedback!

                                                    Infelizmente o orçamento da Ford para o meu caso, é de 1.500€... não sei se terá a ver com a versão: ST-LINE.
                                                    O conselho do senhor da marca foi ir a um especialista, em Alges

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      As barras ouve-se bem!
                                                      Tenho umas Thule xpto aerodinâmicas e ouvia-se um zumbido, mesmo de vidros fechados! Não posso usá-las porque já não tenho o carro lol , mais uma desvantagem das barras

                                                      Essa é uma das razões que queria optar por suporte traseiro.
                                                      Dá uma olhadela nas barras da Whispbar(superiores às Thule). Dão praticamente para todos os carros, pois se quiseres montar noutro carro só precisas de comprar outro encaixe reutilizando a mesma barra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                        Dá uma olhadela nas barras da Whispbar(superiores às Thule). Dão praticamente para todos os carros, pois se quiseres montar noutro carro só precisas de comprar outro encaixe reutilizando a mesma barra.
                                                        Confesso que não adorei a experiência com as barras.
                                                        Além do ruído já falado, não permite sair e entrar da garagem com as bicicletas no topo.

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                                                          #29
                                                          Aproveito o tópico já que estou a pensar colocar bola de reboque num Yaris para o respectivo suporte de bicicletas que é este:
                                                          https://www.bike-discount.de/en/buy/...ke-rack-328231
                                                          É barato e bom, colegas meus usam este e estão muito satisfeitos. Chega bem para as duas bikes que tenho ou se quiser levar alguém com a respectiva bicicleta.
                                                          Quanto ao engate em si, é para colocar num Yaris comercial de 2007, é preciso averbar alguma coisa no DUA?
                                                          Já vi engates a rondar os 300€, alguém conhece alguma casa que venda/monte os engates na zona de Mafra?

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                                                            #30
                                                            Já agora vou aproveitar o tópico para colocar uma duvida. Tenho um Fiat Bravo 1.6 105cv já com bola de reboque instalada ( comprei usado). Acham que este carro é suficiente para rebocar outro em cima de atrelado. No livrete diz 1.300kg peso maximo rebocavel com travão. Mas ás vezes com o carro cheio e bagageira cheia parece que vai em esforço.
                                                            O mesmo vai acontecer se tiver que puxar um atrelado (400kg +-) e o carro em cima (800kg+-), o que dá um peso total de 1200kg, perto do limite do peso máximo rebocavel.
                                                            Imagino se tiver que fazer alguma subida mais ingreme e o carro não aguenta.

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