Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Responsabilidade de acidente: Velocidade ou Peão ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Responsabilidade de acidente: Velocidade ou Peão ?

    Considerem uma rua tipo Avenida da República em Lisboa, com 3 faixas de rodagem em cada sentido. Um peão que não tinha nenhum local de atravessamento a menos de 100 metros, atravessa a avenida e é colhido mortalmente na faixa da esquerda (já tinha atravessado 5/6 da distância) a 80 km/h morrendo.

    De quem é a responsabilidade do acidente e o que deveria acontecer ao condutor ?

    #2
    Face á falta de elementos de análise, esta pergunta nem parece formulada por ti.

    - Era dia ou noite?
    - O trânsito era intenso?
    - O piso estava seco ou molhado?
    - O peão estava visível ou atravessou pela frente de outros veículos?
    - O condutor viu o peão antecipadamente e não tomou precauções?

    Enfim, uma série de factores que podem não afastar a responsabilidade do condutor mas farão certamente a diferença entre a responsabilidade criminal e a mera negligência.;)

    Comentário


      #3
      Nada, porque a responsabilidade é do peão.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Fred Simões

        Nada, porque a responsabilidade é do peão.
        Isso não é assim tão linear.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Vanquish

          Face á falta de elementos de análise, esta pergunta nem parece formulada por ti.

          - Era dia ou noite?
          - O trânsito era intenso?
          - O piso estava seco ou molhado?
          - O peão estava visível ou atravessou pela frente de outros veículos?
          - O condutor viu o peão antecipadamente e não tomou precauções?

          Enfim, uma série de factores que podem não afastar a responsabilidade do condutor mas farão certamente a diferença entre a responsabilidade criminal e a mera negligência.;)
          Embora entrando em considerações jurídicas, a meu ver, as questões levantadas pelo Vanquish têm razão / pertinência de ser. ;)

          Comentário


            #6
            A culpa é do condutor......pois além de não poder passar os 50 km/h de velocidade, também tem que ir prevenido, pois o peão é o elemento de maior fragilidade da via pública....

            PS1 : Não são faixas, são vias de trânsito ou filas.

            PS2 : Quem achar que a culpa é somente do peão, que vá aprender o código...

            Comentário


              #7
              Claro que é do condutor!
              Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
              Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
              Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.

              Comentário


                #8
                A culpa será, em primeira análise, do condutor, porque circulava em excesso de velocidade. Em segunda, do peão, porque se calhar não tomou as devidas precauções, Em terceira da departamento rodoviário da câmara municipal, porque não projectaram zonas de atravessamento dos peões.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                  Claro que é do condutor!
                  Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
                  Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
                  Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.
                  E se o condutor fosse a 50 e o acidente tivesse as mesmas consequências. Quem consideras ser culpado?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Nafs

                    citação:Originalmente colocada por JGTB

                    Claro que é do condutor!
                    Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
                    Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
                    Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.
                    E se o condutor fosse a 50 e o acidente tivesse as mesmas consequências. Quem consideras ser culpado?
                    Eu estava a ser irónico, pois já todos conhecemos o modo como são feitos estes tópicos.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Nafs

                      citação:Originalmente colocada por JGTB

                      Claro que é do condutor!
                      Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
                      Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
                      Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.
                      E se o condutor fosse a 50 e o acidente tivesse as mesmas consequências. Quem consideras ser culpado?
                      Mesmo a 50, o condutor tem que ir prevenido... e a 50 é pouco +rovável que não consiga avistar o peão a atravessar a via... ainda assim, se acontecesse , a culpa acho que já seria do peão...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por JGTB

                        citação:Originalmente colocada por Nafs

                        citação:Originalmente colocada por JGTB

                        Claro que é do condutor!
                        Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
                        Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
                        Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.
                        E se o condutor fosse a 50 e o acidente tivesse as mesmas consequências. Quem consideras ser culpado?
                        Eu estava a ser irónico, pois já todos conhecemos o modo como são feitos estes tópicos.
                        Queres então dizer que a culpa é do peão ?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                          citação:Originalmente colocada por JGTB

                          citação:Originalmente colocada por Nafs

                          citação:Originalmente colocada por JGTB

                          Claro que é do condutor!
                          Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
                          Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
                          Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.
                          E se o condutor fosse a 50 e o acidente tivesse as mesmas consequências. Quem consideras ser culpado?
                          Eu estava a ser irónico, pois já todos conhecemos o modo como são feitos estes tópicos.
                          Queres então dizer que a culpa é do peão ?
                          Não.

                          O que eu quero dizer é não é em tópicos com meia-duzia de dados que se tiram conclusões.
                          Além disso, já sabemos a obsessão que o João Dias tem pela velocidade excessiva.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por JGTB

                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            citação:Originalmente colocada por JGTB

                            citação:Originalmente colocada por Nafs

                            citação:Originalmente colocada por JGTB

                            Claro que é do condutor!
                            Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
                            Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
                            Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.
                            E se o condutor fosse a 50 e o acidente tivesse as mesmas consequências. Quem consideras ser culpado?
                            Eu estava a ser irónico, pois já todos conhecemos o modo como são feitos estes tópicos.
                            Queres então dizer que a culpa é do peão ?
                            Não.

                            O que eu quero dizer é não é em tópicos com meia-duzia de dados que se tiram conclusões.
                            Além disso, já sabemos a obsessão que o João Dias tem pela velocidade excessiva.
                            Ah, tá bom.

                            De facto, se as condições do piso forem adversas, assim como as condições climatéricas, o condutor perde alguma culpa...mas claro está... a 50 km/h é uma coisa... a 80 é outra.

                            Comentário


                              #15
                              Ainda há bem pouco tempo, ia atropelando uma pessoa numa passadeira porque:
                              a passadeira está colocada a seguir a uma cruzamento que faz uma curva;
                              não tem iluminação;
                              era de noite;
                              a pessoa era preta;
                              eu não sabia que havia ali uma passadeira;
                              estava a olhar para a direita, para ver se vinham carros;

                              Por sorte, consegui desviar-me e não aconteceu nada. Se, por acaso, tenho atropelado a pessoa, era logo apredejado porque, de certeza, que ia em excesso de velocidade. Sim, porque as pessoas nem sabem distinguir excesso de velocidade de velocidade excessiva.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                citação:Originalmente colocada por JGTB

                                citação:Originalmente colocada por Nafs

                                citação:Originalmente colocada por JGTB

                                Claro que é do condutor!
                                Se ele fosse a 50 km/h, não atropelava o peão.
                                Claro que as condições climatéricas, a hora do dia, o estado da via ou a intensidade de tráfego não interessam para nada!
                                Afinal de contas, a velocidade tem as costas largas.
                                E se o condutor fosse a 50 e o acidente tivesse as mesmas consequências. Quem consideras ser culpado?
                                Eu estava a ser irónico, pois já todos conhecemos o modo como são feitos estes tópicos.
                                Queres então dizer que a culpa é do peão ?

                                então devias pensar em tirar o codigo de novo

                                ir a 50 não quer dizer que não atropeles, imagina so

                                vens a 30, vens na faixa da esquerda, mas vem um autocarro a 10, olha imagina que ja vens a meio do autocarro e te aparece um peão da frente do autocarro, pois ja não travas

                                Comentário


                                  #17
                                  Há pessoas que se mandam verdadeiramente para a estrada não vendo se vem lá alguém.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Indigo

                                    Há pessoas que se mandam verdadeiramente para a estrada não vendo se vem lá alguém.
                                    lá está... nesses casos nem a 20km/h se evita um atropelamento! agora provar que a culpa é do peao é que é complicado...

                                    normalmente o condutor é sempre culpado... mas tb n temos que conseguir adivinhar a imbecilidade dos outros! Eu tb sou peao, e nunca, mas nunca me atravesso numa passadeira sem ter a certeza que os condutores já me viram e começaram a reduzir a velocidade.

                                    Por outro lado há aqueles condutores que nunca olham para os passeios, nunca reduzem a velocidade e fazem ultrapassagens em cima das passadeiras, etc...

                                    enfim... a selva do costume!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu ia atropelando uma miuda e vinha a pouco mais de 20, o problema foi que ela saiu de trás de uma carrinha de caixa e nem olhou para o lado, simplesmente atravessou. Tivemos os dois sorte!

                                      Claro que a miuda depois levou nas orelhas da mãe por atravessar assim à balda...

                                      Comentário


                                        #20
                                        numa recta sem passadeiras, os carros não têm que dar passagem aos peões.
                                        no entanto, a maneira como ele atropela a pessoa pode ser maldosa, e passível de ser acto criminoso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                          Eu ia atropelando uma miuda e vinha a pouco mais de 20, o problema foi que ela saiu de trás de uma carrinha de caixa e nem olhou para o lado, simplesmente atravessou. Tivemos os dois sorte!

                                          Claro que a miuda depois levou nas orelhas da mãe por atravessar assim à balda...
                                          um miudo ja chegou mesmo a por as maos no meu capot (para nao se aleijar) por causa de uma situaçao do genero. Ja nao me lembro a que velocidade ia (nao mais que 20 seguramente) e de repente sai um miudo lancadissimo da parte da frente de uma camioneta estacionada (da parte da frente mesmo, nao era da porta). nunca tive uma reacçao tao rapida. e ainda bem. ele ficou extremamente assustado e penso que isso vai ser uma enorme liçao para ele. se eu viesse mais depressa nem quero pensar. a minha namorada nem queria acreditar na situaçao, acho que ela ainda ficou pior que o miudo. sao situaçoes deveras dificeis. bastava eu estar a olhar para o lado naquele momento ou a mexer nalgum comando do carro que mesmo apesar da baixa velocidade iria ser grave. e o miudo tambem ouviu das boas da mae.
                                          quanto a situaçao em questao realmente pouco dados sao acrescentados para se poder analisar melhor. mas tambem confesso que nao sou nenhum expert nesta materia para poder emitir uma opiniao 100% valida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            "...atravessa a Avenida e é colhido mortalmente na faixa da esquerda (já tinha atravessado 5/6 da distância)"

                                            Acho que esta parte é a fundamental, mais do que a velocidade absoluta em si. Significa isso desatenção por parte do condutor ao não ter visto uma pessoa a atravessar toda a largura de uma avenida com óptima visibilidade (a essa velocidade não há outros carros nas outras duas faixas a circular muito mais devagar de forma a poder esconder o peão) ou então velocidade excessiva para actuar em conformidade com a situação e evitar o atropelamento.

                                            Penso portanto que o condutor deverá ser responsabilizado por tal conduta (se bem que essa velocidade seja até banal face ao que lá se pratica quando as condições de tráfego e atmosféricas o permitem...), agora quanto à questão criminal já não sei. Possivelmente poderá ser acusado de homicídio por negligência, mas não sei...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho para mim que o peão (ou seja, o ser humano, como todos nós) é
                                              a entidade que detém, à partida, toda a prioridade, com base numa
                                              premissa muito simples: o direito à vida.
                                              Por outras palavras, devemos sempre salvaguardar a integridade alheia
                                              (e a nossa) para não nos tornarmos assassinos.

                                              Partindo desse corolário, pauto-me sempre por respeitar ao máximo os
                                              peões, ainda que se encontrem em situação irregular, como no caso
                                              relatado nesta "poll". Claro que devez em quando prego um cagaço aos
                                              que se armam em carapaus de corrida, mas isso são outros quinhentos :D

                                              Não obstante, há aqui uma lacuna de dados que seriam importantes para
                                              concluir sobre a natureza do acidente pois, ainda que o peão detenha
                                              a prioridade derradeira, a ausência de uma passagem devida implica
                                              que este esteja em transgressão, bem como o condutor se circular
                                              acima dos 50Km/h. Mas isso são actos isolados e distintos entre si,
                                              pois o atropelamento podia dar-se a 30Km/h, situação em que o condutor
                                              não estaria a incorrer em qualquer infracção.

                                              Mas o mais complicado é aferir o que levou o peão a estar nessa
                                              situação em primeiro lugar. Foi rápido e prudente ao atravessar?
                                              Expôs-se a fim de ser visto a uma distância segura? Ou saiu de trás
                                              de algum carro ou outro obstáculo visual? Quereria suicidar-se?

                                              Com a falta de informação premente, diria que a culpa seria repartida,
                                              se tal for concebível. Tratar-se-ia de homicídio negligente, porventura.
                                              Mas não atribuíria à velocidade a causa da morte. A culpa seria
                                              tanto do condutor, que não reparou no peão, nunca pensou em ver
                                              ali alguém a atravessar e não estava preparado para tal, como do peão
                                              que atravessou fora da passadeira e sem garantir que tinha caminho
                                              livre até ao outro lado da estrada. A percentagem de culpa a atribuir
                                              a cada uma das partes seria "calculada" com base em factores mais
                                              subjectivos e difíceis de apurar, como o grau de atenção do condutor
                                              e do peão, a segurança de que o peão se revestiu ao tomar a iniciativa
                                              de atravessar ou o facto de o condutor estar mais ou menos preparado
                                              para um imprevisto destes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por DL

                                                "...atravessa a Avenida e é colhido mortalmente na faixa da esquerda (já tinha atravessado 5/6 da distância)"

                                                Acho que esta parte é a fundamental, mais do que a velocidade absoluta em si. Significa isso desatenção por parte do condutor ao não ter visto uma pessoa a atravessar toda a largura de uma avenida com óptima visibilidade (a essa velocidade não há outros carros nas outras duas faixas a circular muito mais devagar de forma a poder esconder o peão) ou então velocidade excessiva para actuar em conformidade com a situação e evitar o atropelamento.

                                                Penso portanto que o condutor deverá ser responsabilizado por tal conduta (se bem que essa velocidade seja até banal face ao que lá se pratica quando as condições de tráfego e atmosféricas o permitem...), agora quanto à questão criminal já não sei. Possivelmente poderá ser acusado de homicídio por negligência, mas não sei...
                                                Discordo. Já passei aí mais do que muitas vezes com carros a tricotarem
                                                o trânsito e a passarem pela minha direita a abrir, tal como já andei
                                                aí em trânsito compacto a mais de 50Km/h formando um horizonte de
                                                carros que torna impossível ver a berma do lado direito seja a que
                                                distância for.
                                                Além do mais, o texto deixa margem para ambuguidades e alguma dúvida.
                                                O peão pode ter atravessado a correr por entre alguns carros e,
                                                assim, ter surgido à frente do condutor sem hipótese de fugir, e sem
                                                que o condutor o pudesse ver sequer a meio da estrada devido à
                                                presença dos outros carros. Enfim, não é fácil apanhar pessoas a
                                                atravessar ali fora da passadeira sem apanhar uns sustos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O condutor tem a obrigacao de evitar a colisao com o peao(ou qq outro objecto), apesar deste estar fora da passadeira.
                                                  Se o atropelou , so saía do incidente sem responsabilidade se nao houvesse hipotese de evitar o acidente sem causar outro.
                                                  Foi assim que me ensinaram...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Neste caso acho que o condutor deve ser responsabilizado. Isto porque em condições chamadas "normais" um peão para atravessar 3 faixas de rodagem irá fazê-lo no caso de não haver trânsito. Presumo que tenha avançado para a travessia assegurando-se que nao viriam carros pelo menos nas 2 primeiras faixas de trânsito, dando espaço de manobra e visibilidade suficiente para o condutor na 3ªfaixa abrandar ou alterar de faixa.

                                                    Outra coisa concordo, que os peões têm muitas vezes tendências suícidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso é muito complicado de avaliar...Por isso nem digo nada para não dizer asneiras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se não há passadeiras a 50 metros, o peão pode atravessar. Se já ia na faixa da esquerda, o condutor já tinha mais que a obrigação de ter visto o peão. Ao circular a 80km/h, vai a desrespeitar bastante o limite de velocidade, o que aumenta muito a distância de reacção e de travagem. Neste caso, parece-me que a culpa seja do condutor, embora eu, como peão, não me atrevesse a atravessar assim a av. da Republica...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por João Dias

                                                          Considerem uma rua tipo Avenida da República em Lisboa, com 3 faixas de rodagem em cada sentido. Um peão que não tinha nenhum local de atravessamento a menos de 100 metros, atravessa a avenida e é colhido mortalmente na faixa da esquerda (já tinha atravessado 5/6 da distância) a 80 km/h morrendo.

                                                          De quem é a responsabilidade do acidente e o que deveria acontecer ao condutor ?
                                                          Se o carro ia a 80 Km/h numa avenida onde a velocidade máxima é de 50 km/h não me parece que a culpa seja apenas do peão .......

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Partilho a opinião do Vanquish, de que há demasiados dados em falta para se poder analisar devidamente as CAUSAS do acidente.
                                                            Ergo, não opino

                                                            "V"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X