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E se o 1.5 TD (ISUZU) virasse 1.5 CDTI?!

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    E se o 1.5 TD (ISUZU) virasse 1.5 CDTI?!



    Não era mal pensado ;)

    Hoje tive que fazer mais de 300 Km, num Corsa B Sport, equipado com esse consagrado motor. Como vinha numa toada económica, vim a pensar com os botões: "Não era mal pensado este motor equipado com toda a tecnologia XPTO diesel actual".

    Imaginei-o assim:

    - um turbo de geometria variável, para compensar alguma falta de fulgor a baixas rotações, fruto de alguma carga inercial que este motor está incutido. Por outro lado, garante uma progressão com fulgor até ao red line.

    - uma cabeça multiválvulas para uma melhor aspiração do ar de admissão pós turbo. Duas válvulas de escape para a limpeza do ciclo ser mais efectivada.

    - um intercooler, para aumentar o rendimento do ciclo termodinâmico

    - uma injecção directa common rail, para garantir uma melhor disponibilidade e economia

    - uma gestão electrónica do motor.

    - uma reformulação do sistema de refrigeração.

    - uma caixa curta de 6 relações.

    Resultados:

    Mantendo a proporção do irmão 1.7 CDTI teria 2 níveis de potência 90 e 110 CV.

    O que acham desta idealização?

    #2
    Só vês Opel à frente?

    É isso que acho [8][8][8]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por K2000

      Só vês Opel à frente?

      É isso que acho [8][8][8]

      Xii...que azedice [}];)

      ó monica, isso é um projecto muito á frente! [}][}][}]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por K2000

        Só vês Opel à frente?

        É isso que acho [8][8][8]

        Achas mal. E muito mal.

        Olha o 1.3 CDTI até é mais Fiat do que Opel.
        E o 1.5 até é Isuzu.

        Portanto meu caro, estás enganado.

        Esperava era um comentário à questão e não uma consideração que não acrescentou nada ao que se tenta debater.

        Comentário


          #5
          monica, estás basicamente a falar de criar um motor novo...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por monicamelo

            Não era mal pensado ;)

            Imaginei-o assim:

            - um turbo de geometria variável, para compensar alguma falta de fulgor a baixas rotações, fruto de alguma carga inercial que este motor está incutido. Por outro lado, garante uma progressão com fulgor até ao red line.

            - uma cabeça multiválvulas para uma melhor aspiração do ar de admissão pós turbo. Duas válvulas de escape para a limpeza do ciclo ser mais efectivada.

            - um intercooler, para aumentar o rendimento do ciclo termodinâmico

            - uma injecção directa common rail, para garantir uma melhor disponibilidade e economia

            - uma gestão electrónica do motor.

            - uma reformulação do sistema de refrigeração.

            O que acham desta idealização?

            É tão absurda essa ideia que até já há um grande fabricante mundial a pô-la em prática, simplesmente a base de trabalho não é essa mas outra igualmente muito sólida e fiável:




            Claro que o resultado final será um motor inteiramente novo apenas aproveitando algumas peças do motor original.

            Comentário


              #7
              Julgo que esse motor já tem intercooler...ou não?

              Como diz o Luis Capelo, só fica o bloco!
              Mas a ideia não é má...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                monica, estás basicamente a falar de criar um motor novo...
                Vá não é assim tanto.

                Limitei-me a incluir algumas tecnologias Diesel actuais.
                Também não estou a ser muito original, pois o irmão 1.7 é basicamente o resultado destas actualizações.

                Depois como o 1.5 TD tem alguma relevância historica, achei que o devia recuperar um pouco. Quanto mais não seja, a nível imaginário. ;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                  monica, estás basicamente a falar de criar um motor novo...
                  Quase…. fica o bloco, que apesar de ser o mais barato de tudo é o mais pesado e que ocupa mais volume. E nem ficaria todo, visto ela querer alterar a cabeça e provavelmente seria em alumínio, um pouco mais leve.

                  Quem sabe, mas para isso o 1.3 cdti deixaria de existir, não era pior.

                  Comentário


                    #10
                    Grande parte dos elementos que idealizei são peças exteriores ao motor em sí: o turbo, o intercooler, o sistema de refrigeração, a caixa...

                    O mais complexo seria realmente a injecção common rail, a cabeça multivávulas e a gestão electrónica.

                    Mas era engraçado! ;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por xicos

                      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                      monica, estás basicamente a falar de criar um motor novo...
                      Quase…. fica o bloco, que apesar de ser o mais barato de tudo é o mais pesado e que ocupa mais volume. E nem ficaria todo, visto ela querer alterar a cabeça e provavelmente seria em alumínio, um pouco mais leve.

                      Quem sabe, mas para isso o 1.3 cdti deixaria de existir, não era pior.
                      Ainda sobram alguma coisas: êmbolos, bielas, manívelas, cambota, volante, camisas...

                      No fundo, a ideia seria aplicar todas as vantagens que a tecnologia diesel actual permite, aliado a uma boa robustez deste bloco.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por DL

                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                        Não era mal pensado ;)

                        Imaginei-o assim:

                        - um turbo de geometria variável, para compensar alguma falta de fulgor a baixas rotações, fruto de alguma carga inercial que este motor está incutido. Por outro lado, garante uma progressão com fulgor até ao red line.

                        - uma cabeça multiválvulas para uma melhor aspiração do ar de admissão pós turbo. Duas válvulas de escape para a limpeza do ciclo ser mais efectivada.

                        - um intercooler, para aumentar o rendimento do ciclo termodinâmico

                        - uma injecção directa common rail, para garantir uma melhor disponibilidade e economia

                        - uma gestão electrónica do motor.

                        - uma reformulação do sistema de refrigeração.

                        O que acham desta idealização?

                        É tão absurda essa ideia que até já há um grande fabricante mundial a pô-la em prática, simplesmente a base de trabalho não é essa mas outra igualmente muito sólida e fiável:




                        Claro que o resultado final será um motor inteiramente novo apenas aproveitando algumas peças do motor original.
                        Será possível facultar mais algumas informações sobre esse projecto?

                        Comentário


                          #13
                          Não se pode chamar 1.5Dci?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            citação:Originalmente colocada por DL

                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            Não era mal pensado ;)

                            Imaginei-o assim:

                            - um turbo de geometria variável, para compensar alguma falta de fulgor a baixas rotações, fruto de alguma carga inercial que este motor está incutido. Por outro lado, garante uma progressão com fulgor até ao red line.

                            - uma cabeça multiválvulas para uma melhor aspiração do ar de admissão pós turbo. Duas válvulas de escape para a limpeza do ciclo ser mais efectivada.

                            - um intercooler, para aumentar o rendimento do ciclo termodinâmico

                            - uma injecção directa common rail, para garantir uma melhor disponibilidade e economia

                            - uma gestão electrónica do motor.

                            - uma reformulação do sistema de refrigeração.

                            O que acham desta idealização?

                            É tão absurda essa ideia que até já há um grande fabricante mundial a pô-la em prática, simplesmente a base de trabalho não é essa mas outra igualmente muito sólida e fiável:




                            Claro que o resultado final será um motor inteiramente novo apenas aproveitando algumas peças do motor original.
                            Será possível facultar mais algumas informações sobre esse projecto?
                            http://www.austin-rover.co.uk/index.htm?powertrainf.htm

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por monicamelo
                              No fundo, a ideia seria aplicar todas as vantagens que a tecnologia diesel actual permite, aliado a uma boa robustez deste bloco.
                              e a "robustez" seria suficiente para 110cv? ou mesmo 90?
                              achas mesmo que podes aumentar assim a potencia sem mudar praticamente todas as peças móveis?

                              Comentário


                                #16
                                Mónica, já reparaste que estarias a manter apenas e só isto:


                                E é preciso que nos lembremos de uma coisa.
                                Se a Isuzu não usou o bloco 1.5 foi por alguma razão, razão essa suficientemente forte para abandonar este bloco inteiro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esse bloco era fiavel e robusto por um lado por uma boa relação entre cv e cilindrada, e depois porque não consagra características "exigidas" aos motores actuais, como as reduções de vibrações, o menor barulho do motor e, claro, as normas de poluição.

                                  A verdade é esta: não existe nenhuma "formula mágica" para a fiabilidade. Senão ela seria aplicada em todos os motores.

                                  Os motores são fiáveis em consequência das suas próprias características, e uma alteração dessas mesmas características levaria quase por certo à redução da sua fiabilidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                    Grande parte dos elementos que idealizei são peças exteriores ao motor em sí: o turbo, o intercooler, o sistema de refrigeração, a caixa...

                                    O mais complexo seria realmente a injecção common rail, a cabeça multivávulas e a gestão electrónica.

                                    Mas era engraçado! ;)
                                    Não sabemos a carga e o conjunto de novas pressões a que o bloco e os seus vários componentes que dizes não mudar (presumo que sejam êmbolos, válvulas etc), pressões estas se calhar em demasia para a estrutura do bloco original.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                      citação:Originalmente colocada por monicamelo
                                      No fundo, a ideia seria aplicar todas as vantagens que a tecnologia diesel actual permite, aliado a uma boa robustez deste bloco.
                                      e a "robustez" seria suficiente para 110cv? ou mesmo 90?
                                      achas mesmo que podes aumentar assim a potencia sem mudar praticamente todas as peças móveis?
                                      Aí os meus conhecimentos já começam a ficar escassos. ;)
                                      Não vou garantir realmente aquilo que não sei.
                                      Mas provavelmente ter-se-iam que realizar alterações muito mais profundas. ;)
                                      Isto é só um concept

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                        Mónica, já reparaste que estarias a manter apenas e só isto:


                                        E é preciso que nos lembremos de uma coisa.
                                        Se a Isuzu não usou o bloco 1.5 foi por alguma razão, razão essa suficientemente forte para abandonar este bloco inteiro.
                                        Bom não deve esse mesmo :D

                                        Uma das razões do abandono do 1.5 era a sua concepção antiga, ele é ainda anterior ao 1.7, e devido às questões ambientais. Por outro lado, sendo o 1.7 mais recente a Isuzu / Opel preferiu evoluir este motor em vez do 1.5. Assim em vez de dois, foi apenas um. Esta é a minha opinião.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Lukin

                                          Esse bloco era fiavel e robusto por um lado por uma boa relação entre cv e cilindrada, e depois porque não consagra características "exigidas" aos motores actuais, como as reduções de vibrações, o menor barulho do motor e, claro, as normas de poluição.

                                          A verdade é esta: não existe nenhuma "formula mágica" para a fiabilidade. Senão ela seria aplicada em todos os motores.

                                          Os motores são fiáveis em consequência das suas próprias características, e uma alteração dessas mesmas características levaria quase por certo à redução da sua fiabilidade.
                                          Existem questões técnicas que podem garantir mais ou menos fiabilidade. E essas são fáceis de aferir / determinar: rotações, pressões, velocidades, cargas, etc.

                                          Agora a grande mais valia que pode proporcionar mais fiabilidade e robustez é a concepção (produção) e a qualidade dos materiais utilizados. E isso também pode ser aferido. ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mónica, tens mesmo a certeza que o 1.7 actual é uma evolução do anterior?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                              Mónica, tens mesmo a certeza que o 1.7 actual é uma evolução do anterior?
                                              O bloco é o mesmo também.
                                              Agora o nível de alterações, em profundidade, não sei muito bem.
                                              A cilindrada exacta é a mesma. Curso e diametro são os mesmos. Por exemplo um dado muito simples, a taxa de compressão, já pode ser diferente. Acredito que algumas peças sejam rigorosamente identicas. Não sei e sinceramente não tenho conhecimentos para fundamentar. ;)

                                              Falta aparecer o especialista em Isuzu. Talvez ele ajude. ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Motor 1.7 e 1.5 de origem Isuzu é EXACTAMENTE o mesmo assim como o mesmo processo de funcionamento, limitando-se apenas ao maior curso de pistão no 1.7. (Não confundir com o CDTI, pois ja é bem mais evoluido)

                                                O 1.7 apenas foi alvo de avanço para as novas soluções tecnológicas "common-rail" etc e ainda o continua a ser.


                                                O 1.5 D e TD foi criado para o Isuzu Gemini GLD e GLTD e mais tarde usado no Corsa A e soluções do Grupo GM.

                                                Gemini GLD 50cv



                                                Gemini GLTD 67cv



                                                As novas necessidades Isuzu nos seus futuros modelos levaram o 1.7 Diesel, que agora ainda hoje é contruido e pensado para o Futuro.

                                                NOTA: Estes motores nos veiculos Isuzu levavam menos Oleo no Carter que os Corsa por exemplo, assim como os componentes electricos etc, são diferentes.;)


                                                1.5 Diesel : 4EC1
                                                1.5 Turbo Diesel : T4EC1
                                                1.7 Diesel : 4EEC1
                                                1.7 Turbo Diesel : T4EEC1

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                                                  #25
                                                  Quanto a questão da Monicamelo é um pouco interrogatoria é um facto, mas para "eles" a aposta continua deve ser o 1.7, devido as ja avaliadissimos testes sempre efectuados nesse motor e as soluções positivas que tem mostrado e apostado, talvez...!

                                                  A Isuzu vai produzir novos motores de baixa cilindrada para a Toyota juntamente com as novas soluções hibridas da ultima e ai deve ser o Futuro que eles esperam explorar. Agora se vai ser distribuido para outros, é que não se sabe...;)

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                                                    #26
                                                    Muito engraçado o velho perkins com common rail, 16v e 160cv. E uma espécie de DSG feita pela Antonov...


                                                    Com o fecho da Rover perdeu-se mais um hipótese de diversidade no mundo automóvel. Assim compra tudo o mesmo com logotipos diferentes.

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                                                      #27
                                                      o 1.7 turbodiesel não será 4EE2-TC ???

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Gavela

                                                        o 1.7 turbodiesel não será 4EE2-TC ???
                                                        Não tenho certezas, mas penso que esse ja é o CDTI.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por RedPower

                                                          citação:Originalmente colocada por Gavela

                                                          o 1.7 turbodiesel não será 4EE2-TC ???
                                                          Não tenho certezas, mas penso que esse ja é o CDTI.
                                                          É o 1.7 DTI de 75cv.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Gavela

                                                            citação:Originalmente colocada por RedPower

                                                            citação:Originalmente colocada por Gavela

                                                            o 1.7 turbodiesel não será 4EE2-TC ???
                                                            Não tenho certezas, mas penso que esse ja é o CDTI.
                                                            É o 1.7 DTI de 75cv.
                                                            e o CDTI como o teu como é?

                                                            (são tantos codigos que não fixo todos:D)

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