Não era mal pensado ;)
Hoje tive que fazer mais de 300 Km, num Corsa B Sport, equipado com esse consagrado motor. Como vinha numa toada económica, vim a pensar com os botões: "Não era mal pensado este motor equipado com toda a tecnologia XPTO diesel actual".
Imaginei-o assim:
- um turbo de geometria variável, para compensar alguma falta de fulgor a baixas rotações, fruto de alguma carga inercial que este motor está incutido. Por outro lado, garante uma progressão com fulgor até ao red line.
- uma cabeça multiválvulas para uma melhor aspiração do ar de admissão pós turbo. Duas válvulas de escape para a limpeza do ciclo ser mais efectivada.
- um intercooler, para aumentar o rendimento do ciclo termodinâmico
- uma injecção directa common rail, para garantir uma melhor disponibilidade e economia
- uma gestão electrónica do motor.
- uma reformulação do sistema de refrigeração.
- uma caixa curta de 6 relações.
Resultados:
Mantendo a proporção do irmão 1.7 CDTI teria 2 níveis de potência 90 e 110 CV.
O que acham desta idealização?
Comentário