Anúncio

Collapse
No announcement yet.

legalizar carro como emigrante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    legalizar carro como emigrante

    estou na suiça e pretendo regressar este ano definitivamente a portugal, tenho a possibilidade de levar o meu carro, e por conseguinte o legalizar.
    o que pretendo saber,é que o que devo e onde fazer logo que chegue a portugal, sou do distrito de braga, gostaria …

    #2
    Questão emigrante vem de vez e traz um carro pode vende-lo logo ?ajuda plz !

    Boas

    Será que me poderiam ajudar, tenho um familiar que vem pro ano de vez para Portugal e eu queria comprar um carro e aproveitava a isenção que ele vai ter, a minha duvida é, posso comprar novo ?quanto tempo tem de estar em nome dele cá ?e se for usado no caso de novo não dar para vender logo, agradecia a ajuda obrigado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Batmaxx Ver Post
      Boas

      Será que me poderiam ajudar, tenho um familiar que vem pro ano de vez para Portugal e eu queria comprar um carro e aproveitava a isenção que ele vai ter, a minha duvida é, posso comprar novo ?quanto tempo tem de estar em nome dele cá ?e se for usado no caso de novo não dar para vender logo, agradecia a ajuda obrigado.
      O teu familiar tem de comprar o carro um ano antes de vir, e só o pode vender um ano depois de chegar.
      Só pode trazer 1 carro de dez em dez anos.
      Está tudo aqui:
      http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt...V_isen_res.htm

      Comentário


        #4
        Carros e emigração. Dúvidas!

        Tenho algumas dúvidas relacionadas com legalização automóvel na UE.

        A primeira tem a ver com um familiar, que trabalha em Espanha à cerca de 1 ano e em breve (próximo ano) vai precisar de carro. A dúvida é: tendo um carro com matrícula portuguesa e legalizando-o em Espanha (colocando matrículas espanholas e abatendo a matrícula portuguesa actual) conhecem os valores envolvidos nesta operação (impostos, etc)?
        E se daqui por uns anos quizer trazer o mesmo carro de volta para Portugal voltando-o a matricular tem de pagar algum imposto (como se fosse importado) ou apenas a burocracia para a nova matrícula?
        Também ouvi dizer que um emigrante voltando para Portugal tem direito a trazer consigo um carro com 6 meses ou mais livre de impostos após legalização. É verdade?

        Para terminar a última dúvida, ao lado do tópico; acabei de ser informado por um administrativo das finanças que um emigrante é obrigado a declarar anualmente quanto ganha lá fora...acho isto demasiado estúpido para ser verdade, mas alguém confirma (se tiverem decreto de lei era 6*)?

        cumprimentos

        Comentário


          #5
          Quanto 'as questoes das ex/importacoes, nao te sei responder, mas tenho a certeza que nao precisas de declarar nada em Portugal caso nao tenhas nenhuns rendimentos ai' auferidos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            Também ouvi dizer que um emigrante voltando para Portugal tem direito a trazer consigo um carro com 6 meses ou mais livre de impostos após legalização. É verdade?
            É meia verdade, a outra meia são mais 6 meses, ou seja, se tiveres um automovel em teu nome por periodo minimo de 12 meses podes legaliza-lo em Portugal sem ter que pagar o imposto. Isto só é limitado a um único automovel.

            Comentário


              #7
              Mais ou menos:

              (a) as transferências de residência dentro da EU feitas por motivos laborais (livre circulação de trabalhadores) isentam o cidadão que exerce a liberdade de pagar quaisquer impostos. Portanto, o teu familiar não tem que pagar qualquer imposto sobre matrícula ou veículos. Tem unicamente que pagar as despesas de registo do veículo (vulgo emolumentos).

              (b) Se o teu familiar regressar a Portugal com o mesmo veículo, aplica-se o disposto na alínea anterior.

              (c) se o teu familiar adquirir um veículo novo no exterior não tem que pagar ISV aquando da transferência de residência para Portugal. Todavia, para evitar situações fraudulentas, as finanças impõem que o veículo tenha mais de 6 meses desde a data da primeira matrícula para evitar uma fraude ao IVA (ou seja, comprar um veículo novo no estrangeiro para transferir para Portugal sem pagar o IVA nem ISV em nenhum dos países).

              (d) a prova do vencimento anual serve para comprovativo da existência de contrato de trabalho no exterior (e assim evitar residências falsas, como acontece quem tem familiares no exterior e se regista lá como residente para comprar lá um veículo e transportar para Portugal).

              Mais informações: Lei nº.22-A/2007. Podes consultá-la aqui: http://suotempore.blogspot.com/2007/...el-lei-22.html

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZorbaJones Ver Post
                É meia verdade, a outra meia são mais 6 meses, ou seja, se tiveres um automovel em teu nome por periodo minimo de 12 meses podes legaliza-lo em Portugal sem ter que pagar o imposto. Isto só é limitado a um único automovel.
                Pensei que isso actualmente já não seria possível. Pelo menos foi o que me indicaram..

                Comentário


                  #9
                  Muito obrigado pelas respostas

                  Comentário


                    #10
                    Legalizar veículo estrangeiro de emigrante

                    Boas.
                    Tenho um familiar emigrante na UE que adquiriu um veículo lá e pretende legalizá-lo cá.
                    Tenho uma ideia de que terá de o ter pelo menos 1 ano registado lá e só depois o poderá legalizar e que a legalização a nível de impostos fica muito mais barata pelo facto de trabalhar e residir lá.
                    Gostava de saber o que deve ele fazer para legalizar cá o veículo, ter uma ideia do valor de impostos que irá pagar (trata-se de um veículo com 2500cc turbodiesel de 2000), se há um limite de veículos que ele pode legalizar, etc.
                    Também gostava de saber se é verdade que um familiar directo pode conduzir o veículo por cá sem problemas.
                    Podem indicar um site onde possa encontrar estes e mais esclarecimentos sobre este tipo de assuntos?
                    Desde já obrigado pela ajuda que possam dar .

                    Comentário


                      #11
                      eu fui ao ACP e esclareceram tudo na hora, foram impecaveis.

                      o carro tem que ser teu à pelo menos 1 ano e tens que estar de regresso a PT permanentemente, se bem que dás bem a volta à 2ª situação.
                      - tens que ter um papel da embaixada/consulado a comprovar o dia em que saiste do pais e a comprovar quanto tempo lá tiveste.
                      - com esse papel, dirijes-te à junta de freguesia em Portugal e dizes que a partir do dia X estás a morar lá, e pedes o papel a comprovar isso.
                      - documentos do veiculo
                      - tens que ter ir à marca e pedir que vejam se o carro tem homologação em Portugal. tens que ter atenção porque se o modelo não for exactamente igual ou mesmo que tenha equipamentos ou cores que não sairam cá, eles mt provavelmente vão dizer que não tem.
                      - se não tiver, tens que pedir uma homologaçao especial (tem outro nome qqr que não me lembro). nem o ACP nem a marca me souberam informar mt bem do que é que acontece aqui.
                      - depois disto, vais a uma inspecçao tipo B, onde ele veem se o carro está conforme a homologação.
                      se não tiver, repete o processo todo de novo. se tiver, entregas a papelada toda e esperas pela aprovação, que demora o tempo que lhes apetecer e podem-te por entraves "porque sim".

                      no total são uns 800€, já nivelado por cima, caso tenhas os papeis todos em ordem.
                      no meu caso ainda poupo a modica quantia de 34200€ sobre o processo normal (isto num carro que nem 5000€ vale.......), mas sai-me mais barato e menos problematico mante-lo registado no estrangeiro, mesmo estando o carro "permanentemente" em Portugal.

                      Comentário


                        #12
                        Elise, sabes se isto também funciona para estudantes que regressam ao seu país? Isto porque somos considerados não-residentes... Já liguei para a embaixada N vezes mas nunca respondem, dizem que ligam de volta e depois chapéu... Um dia perco a paciência e vou a Washington pessoalmente.
                        Editado pela última vez por RPM; 27 April 2009, 23:59.

                        Comentário


                          #13
                          Epah, queres ver que ainda levo o P11 para Portugal!?!!
                          Só pode ser 1 veículo?

                          E posso vender depois?

                          Será que passa num IPO tipo B?!

                          Comentário


                            #14
                            Só pode ser um carro de cada vez, deve dar para pôr cá um carro de 2 em 2 anos ou assim. não sei se há alguma restricção à venda/uso do carro dps de legalizado...mas como não faz sentido haver restricção, é provavel que haja :D

                            RPM, duvido que dê para estudantes já que eles pedem prova de trabalho para te darem como residente. se fores trabalhador-estudante já deve dar na boa
                            liga para outra embaixada ou consulado! é igual para todos

                            Comentário


                              #15
                              IA

                              Boa noite, antes de tudo.
                              Como já devem ter reparado, sou novo aqui.
                              A minha questão é a seguinte.
                              O meu pai tem um automóvel em Luxemburgo, como vou fazer 18 anos ele esta a pensar dar me o automóvel dele, mas este esta com matricula luxemburguesa, para eu ter-lo aqui em Portugal o meu pai vai ter de pagar o IA de volta ou algo assim?
                              Basicamente o que vamos fazer é mudar o nome do dono do carro e traze-lo para Portugal.

                              Rover 25 VI 1.8, Gasolina 2001.
                              Espero que não tenham colocado uma questão relativa a este assunto.
                              Obrigado ;)
                              Editado pela última vez por Bloodshot; 09 August 2009, 22:52.

                              Comentário


                                #16
                                Tens residência em Portugal ou no Luxemburgo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Em Portugal, Lisboa.
                                  Editado pela última vez por Bloodshot; 10 August 2009, 02:30.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bloodshot Ver Post
                                    Boa noite, antes de tudo.
                                    Como já devem ter reparado, sou novo aqui.
                                    A minha questão é a seguinte.
                                    O meu pai tem um automóvel em Luxemburgo, como vou fazer 18 anos ele esta a pensar dar me o automóvel dele, mas este esta com matricula luxemburguesa, para eu ter-lo aqui em Portugal o meu pai vai ter de pagar o IA de volta ou algo assim?
                                    Basicamente o que vamos fazer é mudar o nome do dono do carro e traze-lo para Portugal.

                                    Rover 25 VI 1.8, Gasolina 2001.
                                    Espero que não tenham colocado uma questão relativa a este assunto.
                                    Obrigado ;)
                                    Sendo que vão trocar de nome, passando tu a ser o novo proprietário terás de pagar IVA, ou seja, neste caso tudo se passa como de uma simples importação se tratasse.

                                    Só assim não seria, se o teu pai regressasse definitivamente para Portugal e ai não pagaria IVA.

                                    P.S: Sê bem-vindo

                                    Comentário


                                      #19
                                      ok

                                      muito obrigado
                                      Ora viva

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou com uma grande dúvida e pedia opiniões sábias e sérias por favor. Quero adquirir o meu primeiro carro em condições e como tal gostaria de ter ou um 320d ou um insígnia ou um audi a4 ou se possível ainda um classe c. Contudo, só tenho dinheiro para o comprar na Alemanha e não para o legalizar. Como tenho imensos tios emigrados, um deles que se da como um irmão com o patrão do restaurante disse me que eu podia comprar um carro lá à minha escolha que ele arranjava-me um contrato de trabalho de 12 meses aos fins de semana e eu voltaria para Portugal e poderia prosseguir os estudos normalmente pois é um contrato de fim de semana e que me anexava à casa dele lá (imei ou uma coisa do género que não entendi). Ao fim desse tempo que legalizaria o carro sem parar o imposto. Gostaria que alguém que estivesse a par do assunto me esclarecesse esta dúvida e até que ponto isto é possivel! Obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais um tópico a colocar a mesma tramóia??

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não será mais rápido e eficaz passar num stand e roubar um?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não são tramoias, são formas de fugir ao preço ridículo das legalizações! Burros são aqueles que não tentam fugir ao imposto! Se estamos na comunidade europeia deveria de existir a livre circulação automóvel, algo que não se verifica! E não é tramoia nenhuma, segundo a lei estaria a entregar toda a documentação requisitada! Só pedi opiniões de gente que entenda do assunto e que me possa ajudar...se não é para ajudarem não precisam de se dar ao trabalho de responder...obrigado na mesma, cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não tens € para a legalização do carro e vais ter para suportar a manutenção?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                  Não tens € para a legalização do carro e vais ter para suportar a manutenção?
                                                  Isso depois logo se vê...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nelmafon Ver Post
                                                    Estou com uma grande dúvida e pedia opiniões sábias e sérias por favor. Quero adquirir o meu primeiro carro em condições e como tal gostaria de ter ou um 320d ou um insígnia ou um audi a4 ou se possível ainda um classe c. Contudo, só tenho dinheiro para o comprar na Alemanha e não para o legalizar. Como tenho imensos tios emigrados, um deles que se da como um irmão com o patrão do restaurante disse me que eu podia comprar um carro lá à minha escolha que ele arranjava-me um contrato de trabalho de 12 meses aos fins de semana e eu voltaria para Portugal e poderia prosseguir os estudos normalmente pois é um contrato de fim de semana e que me anexava à casa dele lá (imei ou uma coisa do género que não entendi). Ao fim desse tempo que legalizaria o carro sem parar o imposto. Gostaria que alguém que estivesse a par do assunto me esclarecesse esta dúvida e até que ponto isto é possivel! Obrigado.
                                                    Ora vamos cá a ver: o amigo não tem dinheiro mas quer comprar um chanato para fazer vistaça aos amigalhaços lá do café, quando vierem as dores de cabeça logo se vê. na minha terra chama-se comer sardinha e arrotar a camarão. Só para ver no que se vai meter, em 18 meses, no meu 220cdi, já investi mais de 3000€ só em peças, sem contar com mão de obra.....e tudo coisas que podem ser consideradas peças de desgaste: um turbo e colectores de admissão, amortecedores, vários casquilhos de suspensão, barra estabilizadora.......e por aí adiante!


                                                    Pense bem, o 1º mês é tudo muito giro, depois disso é mais uma lata na estrada

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nelmafon Ver Post
                                                      Burros são aqueles que não tentam fugir ao imposto!
                                                      E assim se vai percebendo como os isaltinos da vida são reeleitos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                        E assim se vai percebendo como os isaltinos da vida são reeleitos...
                                                        Concordo plenamente contigo, porem num pais que a décadas anda a ser governado por corruptos e onde nao se avizinham melhoras estas a espera de que?

                                                        E triste eu sei, mas e a realidade do nosso pais infelizmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Com o part time junto dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas da viatura e o meu pai ja me deu a segurança que se for necessario ele dá me uma maozinha na manutençao...não vejo onde seja corrupçao (iria estar a cumprir os requisitos todos pedidos no regulamento) o maior problema do português é que não se ajuda e aposto fielmente que se aqueles que deram opinioes de chacha tivessem esta oportunidade fariam o mesmo sem olhar para trás...como não têm botam abaixo os que podem...desculpem se estou a tentar cumprir um sonho , um sonho que me está a ser roubado porque temos um país que não é auto sustentavel e suficientemente capaz de competir com o estrangeiro e tem preços absurdos em todo o lado...até na merd* dos combustiveis.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nelmafon Ver Post
                                                            Com o part time junto dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas da viatura e o meu pai ja me deu a segurança que se for necessario ele dá me uma maozinha na manutençao...não vejo onde seja corrupçao (iria estar a cumprir os requisitos todos pedidos no regulamento) o maior problema do português é que não se ajuda e aposto fielmente que se aqueles que deram opinioes de chacha tivessem esta oportunidade fariam o mesmo sem olhar para trás...como não têm botam abaixo os que podem...desculpem se estou a tentar cumprir um sonho , um sonho que me está a ser roubado porque temos um país que não é auto sustentavel e suficientemente capaz de competir com o estrangeiro e tem preços absurdos em todo o lado...até na merd* dos combustiveis.
                                                            O teu sonho é comprar um A4 ou um Insignia...? Epá que raio de ambições...
                                                            Dá para perceber a raiva que tens com o teu país... Se calhar o melhor é comprares o automóvel e ficares lá com ele.

                                                            Conselho: junta mais algum dinheiro e compras o tal carro de consciência tranquila e sem esquemas malucos. Conta também com possiveis problemas após compra.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X