A experiência de 17 mil consumidores
Em paralelo com a análise que fizemos junto da Mondial Assistance Portugal, a própria Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) divulgou um estudo sobre a fiabilidade automóvel, resultante de inquéritos feitos a uma população alargada de 17 mil condutores portugueses, espanhóis, franceses, italianos e belgas. Os seus resultados não fogem à regra e, no caso específico dos portugueses, colocam-se os japoneses da Toyota, Mazda, Honda e Suzuki no topo da preferência dos consumidores. Seguem-se a Hyundai, a BMW e a Volvo. No pólo oposto quedaram-se a Land Rover, Fiat, Lancia e Seat, enquanto VW, Opel e Renault tiveram, também, resultados pouco animadores no que à fiabilidade dizem respeito.
Ao nível de modelos, os que menos visitam a oficina são os Toyota Yaris, RAV4 e Corolla, deixando nas ruas da amargura as versões mais antigas de modelos como o Fiat Punto, Opel Corsa e Renault Mégane.
No cruzamento de dados entre os níveis de fiabilidade e os custos de manutenção, o estudo da DECO elege a Toyota como a marca mais fiável e menos cara na visita às oficinas (média de 190 euros/ano). A Rover e a Seat, para além de serem caras na manutenção (300 euros/ano), têm um índice de fiabilidade baixo. A BMW e a Mercedes são apresentadas com as revisões mais caras (500 euros/ano).
Em paralelo com a análise que fizemos junto da Mondial Assistance Portugal, a própria Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) divulgou um estudo sobre a fiabilidade automóvel, resultante de inquéritos feitos a uma população alargada de 17 mil condutores portugueses, espanhóis, franceses, italianos e belgas. Os seus resultados não fogem à regra e, no caso específico dos portugueses, colocam-se os japoneses da Toyota, Mazda, Honda e Suzuki no topo da preferência dos consumidores. Seguem-se a Hyundai, a BMW e a Volvo. No pólo oposto quedaram-se a Land Rover, Fiat, Lancia e Seat, enquanto VW, Opel e Renault tiveram, também, resultados pouco animadores no que à fiabilidade dizem respeito.
Ao nível de modelos, os que menos visitam a oficina são os Toyota Yaris, RAV4 e Corolla, deixando nas ruas da amargura as versões mais antigas de modelos como o Fiat Punto, Opel Corsa e Renault Mégane.
No cruzamento de dados entre os níveis de fiabilidade e os custos de manutenção, o estudo da DECO elege a Toyota como a marca mais fiável e menos cara na visita às oficinas (média de 190 euros/ano). A Rover e a Seat, para além de serem caras na manutenção (300 euros/ano), têm um índice de fiabilidade baixo. A BMW e a Mercedes são apresentadas com as revisões mais caras (500 euros/ano).
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