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Motor parado há 2,5 anos - Problemas?![Clio]

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    Motor parado há 2,5 anos - Problemas?![Clio]

    Boas pessoal, a minha dúvida é a seguinte:

    Vou comprar (ou o meu pai, uma de nós fica com ele) um clio 1.9D comercial de 1999 que é de uma pessoa de confiança, mecânico, que o tem parado à cerca de dois anos e meio.
    O motivo desta paragem foi tê-lo comprado para dar uma ajeitadela e vender depois, mas a verdade é que por falta de tempo foi arrastando e só agora pegou nele (porque eu pressionei disse que o comprava).
    O carro tem 79000km, foi todo pintado de novo, e antes de me ser entregue vai ser totalmente revisto, trocar correias, bomba de agua...a revisão dos 90000km completa!
    A questão é:

    Será que dois anos e meio parado não poderá ter trazido problemas ao motor?! Ou se for bem lubrificado e se ele tiver cuidado na montagem e a coloca-lo a trabalhar não tem qualquer problema?!

    Tenho a certeza que não me querem enganar...mas quero saber aquilo que estou a comprar!!

    ;)

    #2
    Se a revisão também levar oleo, verificação dos niveis e dos filtros, não haverá problema. Se calhar convem é andarem devagar com ele durante uns tempos

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Suarez

      Se a revisão também levar oleo, verificação dos niveis e dos filtros, não haverá problema. Se calhar convem é andarem devagar com ele durante uns tempos
      A revisão é geral...incluindo discos, calços...o que for necessário!!
      ;)

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        #4
        o melhor é capaz de ser fazer um novo período de rodagem, como se fosse novo, nos primeiros milhares de kms!

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por eL niNo

          o melhor é capaz de ser fazer um novo período de rodagem, como se fosse novo, nos primeiros milhares de kms!
          Pois...são capazes de ter razão!!

          Faço uns 2000km sem me esticar!! ;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ManymilesR

            Boas pessoal, a minha dúvida é a seguinte:

            Vou comprar (ou o meu pai, uma de nós fica com ele) um clio 1.9D comercial de 1999
            [:0][:0]

            :D

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por 3com

              citação:Originalmente colocada por ManymilesR

              Boas pessoal, a minha dúvida é a seguinte:

              Vou comprar (ou o meu pai, uma de nós fica com ele) um clio 1.9D comercial de 1999
              [:0][:0]

              :D

              Voçês não perdoam!! [}];)

              Comentário


                #8
                Quanto ao carro, problemas crónicos:

                -apoio do motor
                -valvula do avanço
                -polia do alternador
                -termoestato
                -puchadores da porta que se racham com facilidade


                Quanto ao resto, é colocar gasoleo e andar.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por 3com

                  Quanto ao carro, problemas crónicos:

                  -apoio do motor
                  -valvula do avanço
                  -polia do alternador
                  -termoestato
                  -puchadores da porta que se racham com facilidade


                  Quanto ao resto, é colocar gasoleo e andar.
                  Apoio é crónico nos 1.9D
                  Puchadores é crónico nos renault todos!!:D

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                    citação:Originalmente colocada por 3com

                    Quanto ao carro, problemas crónicos:

                    -apoio do motor
                    -valvula do avanço
                    -polia do alternador
                    -termoestato
                    -puchadores da porta que se racham com facilidade


                    Quanto ao resto, é colocar gasoleo e andar.
                    Apoio é crónico nos 1.9D
                    Puchadores é crónico nos renault todos!!:D
                    Os da geração seguinte são mais robustos

                    Comentário


                      #11
                      Rodagem?

                      Esteve MESMO parado este tempo ou foi rolando de vez em quando?

                      Se estiver tudo ok basta ter óleo/filtro novo e andar 100 a 150km a rotações moderadas. A partir daí é dar-lhe a utilização normal.

                      No estado em que o bloco deve estar (se calhar já com alguma oxidação) o mais correcto seria desarmar o mesmo e colocar bronzes e segmentos novos. Os vedantes de válvulas tb já devem ter ido desta para melhor. Assim é que era uma boa revisão, mas cara.

                      Ou seja, é um carro que antes dos 100.000km PODE vir a consumir óleo em excesso.

                      É que o "mito" do "carro parado estraga-se na mesma", não é mentira.

                      Comentário


                        #12
                        mudar os fluidos todos, verificar o escape completo e travões!

                        verificar correias, borrachas!;)

                        de resto penso não existirem problemas de maior!



                        Comentário


                          #13
                          Eh pá a melhor maneira desse carro não ter problemas é mesmo ter estado parado, a sério!!!

                          É dar gás nisso antes que ele se arrependa!!! ( o motor é claro)

                          Comentário


                            #14
                            O carro esteve efectivamente parado 2.5 anos...ainda está! Só vai começar a andar lá para meio do próximo mês!

                            Quem mo vai vender muda tudo o que for necessário!!

                            Comentário


                              #15
                              O meu Barchetta esteve parado 3 anos.
                              Quando o comprei, mudei o óleo do motor e dos travões e todos os filtros.
                              Comprei com 22037 km e agora tem 24400 km. Ah, já levou uns esticanços e não se queixou. Mas é melhor bater na madeira.:D

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                Boas pessoal, a minha dúvida é a seguinte:

                                Vou comprar (ou o meu pai, uma de nós fica com ele) um clio 1.9D comercial de 1999 que é de uma pessoa de confiança, mecânico, que o tem parado à cerca de dois anos e meio.
                                O motivo desta paragem foi tê-lo comprado para dar uma ajeitadela e vender depois, mas a verdade é que por falta de tempo foi arrastando e só agora pegou nele (porque eu pressionei disse que o comprava).
                                O carro tem 79000km, foi todo pintado de novo, e antes de me ser entregue vai ser totalmente revisto, trocar correias, bomba de agua...a revisão dos 90000km completa!
                                A questão é:

                                Será que dois anos e meio parado não poderá ter trazido problemas ao motor?! Ou se for bem lubrificado e se ele tiver cuidado na montagem e a coloca-lo a trabalhar não tem qualquer problema?!

                                Tenho a certeza que não me querem enganar...mas quero saber aquilo que estou a comprar!!

                                ;)
                                Vamos por as coisa de uma maneira simples.
                                Que efeito tem a água no metal? Corrosão certo?
                                Se o motor esteve parado dois anos e meio com água tambem parada lá dentro é capaz de ser mau não?!
                                Eu pessoalmente não arriscava.
                                A menos que consigas um grande negócio e a diferença de preço dê para pagar um motor novo no caso de este não estar bom.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                                  O meu Barchetta esteve parado 3 anos.
                                  Quando o comprei, mudei o óleo do motor e dos travões e todos os filtros.
                                  Comprei com 22037 km e agora tem 24400 km. Ah, já levou uns esticanços e não se queixou. Mas é melhor bater na madeira.:D
                                  Folgo em vêr que há mais casos identicos cá no forum!!

                                  O clio 1.9 D não é carro de grandes esfregas...a gente bem tenta, mas ele para esfregar é o camandro!![}][}][}][}][}][}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                    Folgo em vêr que há mais casos identicos cá no forum!!
                                    Também comprei um que parece que esteve parado ou quase parado uns 3 anos, só que andava com água da torneira, óleo de travões não deve ter visto novo nos últimos 6 anos (ou mais? [8)]), e por aí fora com esse tipo de inexistência de manutenção, com excepção do óleo e filtro que parecem novos tal como o filtro de ar (nem tudo é mau... :D).

                                    De maneira que está assim:


                                    Tubos metálicos (todos)




                                    Tubos de borracha (só os mais grossos)




                                    Radiador (lixo! todo podre)




                                    E isto já após 3 lavagens e utilização de um aditivo de limpeza de ferrugem e calcário!





                                    Claro que não é nada do outro mundo e, com muita calma, põe-se quase como novo. Ainda por cima esse "teu" está nas mãos de um mecânico conhecido e que se prontifica a colocar tudo em ordem (não esquecer de rever todo o sistema de travagem, todo mesmo, inclusive as pinças da frente).

                                    Comentário


                                      #19
                                      acalma o bicho nos primeiros tempos, e está atento a problemas (principalmente de refrigeração)....anda a olhar para o ponteiro da temperatura ao invés do Ponteiro do gasoleo(pq este mal mexe ) !!!

                                      ou então, muda a tubagem toda só naquela,e vê se o radiador está em "ordem"!!!

                                      de resto acho que não vais ter grandes problemas (a não ser que os tambores tenham "colado":D mas ai mal arrancas...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                        acalma o bicho nos primeiros tempos, e está atento a problemas (principalmente de refrigeração)....anda a olhar para o ponteiro da temperatura ao invés do Ponteiro do gasoleo(pq este mal mexe ) !!!

                                        ou então, muda a tubagem toda só naquela,e vê se o radiador está em "ordem"!!!

                                        de resto acho que não vais ter grandes problemas (a não ser que os tambores tenham "colado":D mas ai mal arrancas...)
                                        hehe...ele vai rever os travões da frente e de trás!
                                        Quanto aos tubos DL, esse é o meu maior medo!!;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

                                          citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                          acalma o bicho nos primeiros tempos, e está atento a problemas (principalmente de refrigeração)....anda a olhar para o ponteiro da temperatura ao invés do Ponteiro do gasoleo(pq este mal mexe ) !!!

                                          ou então, muda a tubagem toda só naquela,e vê se o radiador está em "ordem"!!!

                                          de resto acho que não vais ter grandes problemas (a não ser que os tambores tenham "colado":D mas ai mal arrancas...)
                                          hehe...ele vai rever os travões da frente e de trás!
                                          Quanto aos tubos DL, esse é o meu maior medo!!;)
                                          hehe...ele vai rever os travões da frente e de trás!
                                          Quanto aos tubos DL, esse é o meu maior medo!!

                                          PS-utilizei o nick do meu irmão!! Sorry!![8]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por BrunoTRF


                                            hehe...ele vai rever os travões da frente e de trás!
                                            Quanto aos tubos DL, esse é o meu maior medo!!;)
                                            Explica lá essa afirmação, sff.;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por JGTB

                                              citação:Originalmente colocada por BrunoTRF


                                              hehe...ele vai rever os travões da frente e de trás!
                                              Quanto aos tubos DL, esse é o meu maior medo!!;)
                                              Explica lá essa afirmação, sff.;)
                                              Desculpa...mas queres que explique o quê?![}][}][}][}];)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

                                                Quanto aos tubos DL, esse é o meu maior medo!!;)
                                                Não é medo nenhum, aquilo tira-se, olha-se e ou está bom ou não está. Se não está é só comprar novos e substituir. Se ele te fizer uma revisão séria, certamente que não descurará este aspecto tão importante.

                                                E repara que os meus estão assim (ou estavam, porque já comprei os mais urgentes, um deles - esse metálico - só desmontei ontem e vi que estava muito lastimoso, quase indescritível...) porque o anterior dono (e os "mecânicos" onde ele eventualmente iria, se é que ía a algum lado...) deixou aquilo andar apenas com água da rede durante não sei quantos anos. Se esse Clio, embora inactivo, estiver com anticongelante de razoável qualidade, então o sistema de arrefecimento e o interior do motor estarão bons.

                                                Se o "teu" reservatório de expansão estiver muito melhor que este:



                                                então não há grande motivo para receios sob este aspecto.


                                                Medo, mas medo mesmo, é o que não se consegue ver! O interior do bloco, cabeça, camisas, as zonas de assentamento das camisas... mas haja fé no Senhor! :D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso é uma grande bronca tive um Jetta parado 3 anos e o sistema de refrigeração,, tudo comido.
                                                  Meti liquido de limpeza, depois limpei o sistema com agua a pressão e depois mudei tudo o que era mangueira.
                                                  na mudança de oleo usei um oleo fino 5W 40W e ao fim de 500 quilometros mudei novamente o oleo e filtro.
                                                  Ficou 5 estrelas,,,,, quer dizer +- passado 5 mil quilometros a bomba de agua pifou.
                                                  Posteriormente tive problemas na bomba de gasolina e tubagens, ao que parece a gasolina ficou demasiado acidae andou ali a comer borrachas e vedantes.
                                                  Boa sorte

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nem sei para que se perde tempo a escrever neste fórum... é igual ao litro... :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Olha outro Clio de uma pessoa de confiança![}][}]


                                                      Tambem tem livro de revisões na marca? ou está dentro do carro?[}][}][}][}][}]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os pneus devem estar lindos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                          Os pneus devem estar lindos...
                                                          Aparentemente estão bons! Porque não estavam no carro! Estavam guardados juntamente com as jantes!! ;)

                                                          Quanto a ser de confiança...é!! Posso ter azar...como qualquer carro novo ou usado! mas é de confiança!
                                                          Não me importo muito com livros de revisões...valem o que valem!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            eu comprei o meu ClioI à 3 anos e meio por 250€ e estava parado há cerca de ano e meio. Uma bateria, 5 litros d gasolina, dar um bocado à chave para fazer chegar a gasolina ao motor e voilá.

                                                            Na revisão levou óleos todos novos, filtros, 2 pneus novos à frente, bombitos de travão e pronto.

                                                            Desde essa altura fiz cerca de 35 mil Km's e levou um radiador e uma bobine d ignição.

                                                            Comentário

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