Hoje, como é meu costume, desloquei-me em Lisboa de táxi.
Para variar dos MB, apanhei um Toyota Avensis novinho em folha. Tinha 2.000 km.
Mas não estou aqui para falar do Toyota, mas sim dos consumos instântaneos que na consola do mesmo vi aparecerem.
Mesmo sendo um carro a gasóleo, em qualquer arranque em 1ª os c.i. saltavam para os 31 litros e por aí acima. Contudo, sempre que havia uma desaceleração caíam num segundo para a marca 0 L.
Constatei, assim, que variava com uma grande rapidez.
Devo dizer que estranhei, pois no meu carro as coisas não se passam assim. Passo a explicar: no meu belo "beículu" há um limite minímo de 2 L e máximo de 25 L...
Na foto que exibe os 2 L, circulava eu em 5ª, numa descida acentuada, sem acelerar. O referido Toyota, teria circulado com o c.i. a 0 L. Ora daqui tem que resultar tudo menos uma leitura precisa dos consumos. Acresce que, os consumos do meu carro demoram imenso a cair para o minímo, isto apesar de não vir a acelerar...
Depois verifiquei outro aspecto. Quando coloco o meu carro em ponto morto (o que só posso fazer até aos 40 km/h) e o deixo rolar devagarinho, o c.i. vai aumentando.
Por exemplo, nesta foto ia a 20 km/h em ponto morto a "gastar" 12L...
Ou seja, no meu caso, só me dá consumo nulo quando está parado ao ralenti...o que também não é verdade, que não esteja a gastar...
Resumindo: tenho muitas razões para duvidar muito das leituras do meu CB.
Há por aí alguma situação parecida?
Para variar dos MB, apanhei um Toyota Avensis novinho em folha. Tinha 2.000 km.
Mas não estou aqui para falar do Toyota, mas sim dos consumos instântaneos que na consola do mesmo vi aparecerem.
Mesmo sendo um carro a gasóleo, em qualquer arranque em 1ª os c.i. saltavam para os 31 litros e por aí acima. Contudo, sempre que havia uma desaceleração caíam num segundo para a marca 0 L.
Constatei, assim, que variava com uma grande rapidez.
Devo dizer que estranhei, pois no meu carro as coisas não se passam assim. Passo a explicar: no meu belo "beículu" há um limite minímo de 2 L e máximo de 25 L...
Na foto que exibe os 2 L, circulava eu em 5ª, numa descida acentuada, sem acelerar. O referido Toyota, teria circulado com o c.i. a 0 L. Ora daqui tem que resultar tudo menos uma leitura precisa dos consumos. Acresce que, os consumos do meu carro demoram imenso a cair para o minímo, isto apesar de não vir a acelerar...
Depois verifiquei outro aspecto. Quando coloco o meu carro em ponto morto (o que só posso fazer até aos 40 km/h) e o deixo rolar devagarinho, o c.i. vai aumentando.
Por exemplo, nesta foto ia a 20 km/h em ponto morto a "gastar" 12L...
Ou seja, no meu caso, só me dá consumo nulo quando está parado ao ralenti...o que também não é verdade, que não esteja a gastar...
Resumindo: tenho muitas razões para duvidar muito das leituras do meu CB.
Há por aí alguma situação parecida?
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