Anúncio

Collapse
No announcement yet.

+/- dos 2000cc de 4 ou 6 cilindros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    +/- dos 2000cc de 4 ou 6 cilindros?

    Boas,

    Hoje surgiu-me esta duvida.

    Em carros da mesma cilindrada, por exemplo 2000cc, quais as vantagens e desvantagens de optar por um 6 cilindros em vez de um 4 cilindros.

    Existem vantagens a nivel de potencia? Binário? As curvas (de potencia e binário) dos mesmos?

    Assim de repente lembro-me dos BMW e36 2000cc (6 cilindros) com 150cv, os actuais e90 2000cc (4 cilindros) com os mesmo 150Cv.

    #2
    No meio é que está a virtude.

    5 cilindros :D


    Um 4 cilindros deve ser um motor mais rotativo, um 6 cilindros aguenta-se melhor mas é menos rotativo.

    Mas isto sou eu que digo, e não percebo nada disso.

    Comentário


      #3
      Acho que se no meio estivesse a virtude, mais marcas optariam pelos 5 cilindros.

      Comentário


        #4
        não sei se um motor mais rotativo será o de 4 cilindros nessa cilindrada.
        Normalmente, cilindradas unitárias mais baixas permitem maior rotatividade.
        2000cc 4 cil = 500cc unitários
        2000cc 6 cil = 333cc unitarios

        Já agora, a escolha recai sobretudo em 4 cilindros, por ser um motor mais simples e barato de se fazer. Sempre são menos peças... :D

        Comentário


          #5
          Mas, se fores pensar por outro lado, os blocos de 4 cilindros tem menos componentes, logo são mais leves, e isso ajuda também na rotatividade, pois o virabrequim tem que girar apenas 4 pistões ao invés de 6.

          Comentário


            #6
            prefiro um carro com 150 cvs e 6 cilindros que um de 170 e 4 cilindros,sei que não tem mt a ver com o tópico mas era só para deixar opinião.

            Comentário


              #7
              Numa generalidade, para a mesma capacidade cilíndrica, mais cilindros significa maior rotatividade.
              Lembro-me há uns anos andar num V6 de 2.0L 143cv e as rotações faziam-se muito depressa e bem.

              Comentário


                #8
                Eu prefiro o de 6 cilindros!

                Comentário


                  #9
                  6 cilindros nem que seja só por ser um motor naturalmente equilibrado e por ter um som muito mais agradável

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Levi

                    No meio é que está a virtude.

                    5 cilindros :D


                    Um 4 cilindros deve ser um motor mais rotativo, um 6 cilindros aguenta-se melhor mas é menos rotativo.

                    Mas isto sou eu que digo, e não percebo nada disso.
                    Por acaso, se nao fosse um motor meio complicado de equilibrar acho que mais marcas optariam por ele..

                    Da experiencia que tove com um 5 em linha ( tu sabes qual Levi ) acho que consegue a souplesse do 6 cilindros com a agressividade dum 4 cilindros..

                    Basta ver que a maioria dos desportivos de 2000 cc usam motores de 4 ou 5 cilindros.. so os mais " estradistas " usam os de 6 ( ha casos e casos mas.. )

                    Exemplo crasso voltando aos tempos dos BMW E30.. comparar um 320i E30 de 6 em linha com um 320 is E30 de 4 em linha [B)][B)][B)]

                    Por mim a minha "citaçao" favorita é "DOHC 20 Valve Turbo" ;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                      Acho que se no meio estivesse a virtude, mais marcas optariam pelos 5 cilindros.
                      A Volvo opta! ;)

                      Comentário


                        #12
                        Prefiro, de longe, um motor de 5 ou mais cilindros atmosférico a um qualquer 4 cilindros turbinado.

                        Tanto quanto sei, várias marcas optaram ou optam por 5 cilindros:

                        Volvo
                        Ford
                        Fiat
                        VW

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por BSIMOES

                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                          Acho que se no meio estivesse a virtude, mais marcas optariam pelos 5 cilindros.
                          A Volvo opta! ;)
                          Além dessa.;)

                          Comentário


                            #14
                            Eu prefiro um 6 cilindros, é um motor mais equilibrado...mas isto é só a minha opinião. :D :D

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Iuri

                              Prefiro, de longe, um motor de 5 ou mais cilindros atmosférico a um qualquer 4 cilindros turbinado.

                              Tanto quanto sei, várias marcas optaram ou optam por 5 cilindros:

                              Volvo
                              Ford
                              Fiat
                              VW
                              Audi com o famoso 2.2 do GT 5E com 130cv, Quattro, Audi 200 quattro (type 44), Audi 80 S2 e terminou a debitar 315cv do Audi 80 RS2 Avant!

                              Comentário


                                #16
                                Sim, que os motores de 6 cilindros são mais "nobres" para além de fazer um ruido divinal!

                                Mas voltando á vaca fria, com cilindradas iguais, que caracteristicas distinguem um 4 cilindros de um 6 cilindros?

                                (Para além da obvia que é mais material)

                                Comentário


                                  #17
                                  Troco a suavidade de um 6 cilindros por um 4 cilindros super quadratico [B)]
                                  Mas como tudo na vida, depende da finalidade

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por reiszink

                                    Eu prefiro um 6 cilindros, é um motor mais equilibrado...mas isto é só a minha opinião. :D :D
                                    Isso não é opinião, é facto...O motor 6 cilindros e as suas derivações (V12 p.ex) são naturalmente equilibrados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                      citação:Originalmente colocada por BSIMOES

                                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                      Acho que se no meio estivesse a virtude, mais marcas optariam pelos 5 cilindros.
                                      A Volvo opta! ;)
                                      Além dessa.;)
                                      a Alfa Romeo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um motor de 4 cilindros em linha não tem um balanço perfeito, sendo pior até que um motor de 3 cilindros.
                                        Por conta disso, geralmente não há motores de 4 em linha acima de 2.4 litros, pois os pistões grandes aumentam muito a vibração.

                                        Para equilibrar um motor de 4 em linha, é necessário usar 2 eixos de contrapesos, ambos a rodar com o dobro da rotação do virabrequim, isso consome potência, adicionam peso e preço ao motor, sendo mais fácil partir para outra disposição (5 cilindros ou mais).

                                        Comentário


                                          #21
                                          N há uma resposta única,pois têm as suas vantagens e desvantagens,para além de q a própria afinação e desenvolvimento do motor varia...
                                          De qq forma normalmente o mais eficiente em quase tudo para cilindradas abaixo a 2.5L é o I4.

                                          Link interessante para quem quiser saber mais:
                                          http://www.autozine.org/technical_sc...ne/smooth1.htm

                                          Comentário


                                            #22
                                            Depende do motor e finalidade.

                                            Por acaso tenho em casa um 6cil em linha 155cv[8D]

                                            Comentário


                                              #23
                                              3.0L NA
                                              4 cil
                                              16 valvulas
                                              240 cvs
                                              305Nm/4100rpm

                                              lembram-se?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em termos de potencia, uma das vantagens de um maior numero de cilindros é a possibilidade de obter potência específica superior aumentando a rotação máxima do motor, isto ocorre porque o curso do pistão é menor e, em consequência, tem-se um menor tempo de deslocamento entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior.


                                                Além de se ter um melhor equilíbrio e menos vibrações, o que aumenta a vida útil do motor, além de transmitir mais conforto aos ocupantes do veículo.


                                                As desvantagens:
                                                Custos de produção e problema de espaço. Este ultimo pode ser minimizado colocando a disposição dos cilindros em V, o que vai aumentar ainda mais os custos de produção.

                                                Basicamente, a razão pela qual não se vêm motores de 2 litros com 6 cilindros é pelo motivo de não apresentar grande viabilidade financeira, o seu maior custo resulta no aumento significativo no preço final do carro. E o rendimento dos motores de 2 litros e 4 cilindros é satisfatório.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por apartado18

                                                  3.0L NA
                                                  4 cil
                                                  16 valvulas
                                                  240 cvs
                                                  305Nm/4100rpm

                                                  lembram-se?
                                                  Com o dedinho dos germânicos, tudo é maravilha!

                                                  Strange, qual é a máquina?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                                    não sei se um motor mais rotativo será o de 4 cilindros nessa cilindrada.
                                                    Normalmente, cilindradas unitárias mais baixas permitem maior rotatividade.
                                                    2000cc 4 cil = 500cc unitários
                                                    2000cc 6 cil = 333cc unitarios

                                                    Já agora, a escolha recai sobretudo em 4 cilindros, por ser um motor mais simples e barato de se fazer. Sempre são menos peças... :D
                                                    Por essa ordem de ideias, os mancos são melhores ainda. :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                                      citação:Originalmente colocada por apartado18

                                                      3.0L NA
                                                      4 cil
                                                      16 valvulas
                                                      240 cvs
                                                      305Nm/4100rpm

                                                      lembram-se?
                                                      Com o dedinho dos germânicos, tudo é maravilha!

                                                      Strange, qual é a máquina?
                                                      Lexus Is200

                                                      http://forum.autohoje.com/topic.asp?...ms=lexus,is200

                                                      Comentário


                                                        #28

                                                        Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL

                                                        Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.

                                                        Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                                                          Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL

                                                          Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.

                                                          Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!
                                                          A palavra do dono sempre vale alguma coisa... :-P

                                                          Strange, bela máquina!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um 4cil. será à partida mais nervoso e mais leve...dependendo do tipo de carro pode ser mais indicado (isto para cc e cvs iguais). Um &cil., sendo mais nobre, é à partida mais suave (não obrigatoriamente mais lento) e com uma faixa de binário mais bem preenchida...quanto a serem mais ou menos rotativos, a verdade é que temos tanto 4cil. com 6cil. a fazerem muitas rotações mas na teoria a vantagem está do lado do 6cil...depois temos o som mas também há quem goste mais de um som à lá Type-r ou s2000.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X