Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais um "test drive" - Leon II (1.4 c/ 85cvs)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais um "test drive" - Leon II (1.4 c/ 85cvs)


    Pois é... Já me habituei a vir aqui descrever as minhas experiências com os carros que me vão calhando nas rent-a-car e este não foi excepção, aqui vão as minhas larachas do costume. :D

    Desta vez entregaram-me um Leon dos novos. Assim que o vi preparado para me o entregarem percebi logo pelas jantes que não me ia calhar nenhum topo de gama, no entanto, fiquei com a esperança que eventualmente fosse a motorização 1.9Tdi de 105cvs para eu poder comparar o motor do meu Ibiza montado num carro um pouco mais pesado. Queria ver em termos de performances e tb em termos de consumos.

    Mas nã... nada disso... Houve surpresas... Toma lá um 1400cc a zazolina... [8)] A parte da zazolina nem me chateou mas qdo olhei para o porta chaves e lá vi o 1.4 pensei logo para mim: "It's going to be a very looooong day..." [8)]

    Mas pronto já que era a primeira vez que ia conduzir o novo leon ao menos tinha essa motivação para ver os interiores e de certeza que ia ser capaz de ver o que aquele chassis dava.

    Ora bem, entro no carro e fiquei dividido... Há zonas com bom aspecto, outros assim assim e outros que é de fugir... A zona do tablier em frente ao lugar do morto é de arrepiar. A qualidade perceptivel e efectiva é péssima já para não falar do design... [)]

    Já a consola central quando a ignição está desligada é mt sombria e os materiais não enganam - fraquinhos... fraquinhos... Mas qundao damos à chave e acendemos a iluminação fica girissimo.

    O tablier em fretne ao condutor ainda é o que está melhor tratado. Gostei da disposição do conta rotações muito à "la porsche"! (1.4, 85cvs... Tem tudo a ver!!! [}])

    Dou à chave.

    Bahhhh... Parece que estou a ligar mais um dos polos 1.2 que ali já levantei... Bahhhhh [xx(]

    Fechei as janelas e o isolamento acústico é bom pelo menos até passares das 3000rpm... Mas já lá vou. ;)

    Direcção muito leve, até faz impressão... Agradável nas manobras mas, para mim, acaba por ser estranho em cidade uma vez que parece que o carro fica demasiado leve... Não apreciei.

    Começamos a andar e toca a fazer reset's nos PC de bordo que depois tenho que lá meter a info no AHO. :D

    E lá fui em direcção ao Algarve... Em cidade devagarinho que ainda te estás a habituar à "máquina" (:D) e além disso, olhó rádár à saída do campo grande e o dos ralis tb está cheio de vontade de lixar...

    Vasco da Gama e comecei a soltar os equídeos... 140, 150 e por ali me mantive.

    Entro na A2 e nada de trânsito... excepto... o carro da PSP que foi até Setúbal à minha frente impossibilitando-me de passar dos 130/140... Ó que pôrra de azar... (Dizia eu e mais uma porrada de desgraçados q se foram acumulando atrás de mim... nenhum passou o mitsu carisma dos gajos... nem um! A malta anda mesmo com cagufa! :D)

    Pronto, passamos Setúbal e toca a ver o que aquilo dá! [:X]

    E pois bem, em recta não passa dos 170/175kmh de ponteiro e em descidas viu-se grego para passar dos 185kmh.

    Às saídas das portagens e das estações de serviço testei sempre as acelerações e aí digam adeus à insonorização... Que estrilho do caraças!!! :D Se aquilo bufasse como grita fazia mesmo juz ao conta rotações à Porsche!:D

    Demora uma eternidade a acelerar... é de facto um carro lento mas... lida (muito) melhor com os baixos regimes do que o meu "favorito" - Astra 1.3cdti. Não sei se isto é um elogio ao 1.4... mas pronto vocês que decidam. :D ;)

    Ora bem, entre estas experiências e muitos kms feitos a 140/150 olhei para o pc de bordo e ia tendo um ataque... A média desde Lisboa apresentava-se com dois digitos... Escandaloso, tendo em conta que portagens só a de setúbal e só tinha parado em uma área de serviço, ou seja, testes às acelerações foram só depois porque de resto foi sempre em cruzeiro nos 140/150kmh.

    Que brutalidade... Com estas velocidades o meu Ibiza ia consumir pouco mais de 6l... Já não me recordava destas diferenças... [8)]

    POis bem cheguei a Loulé com uma média de 10,4l. Tendo em conta que eu efectivamente fiz uma viagem muito calma (talvez "A" mais calma que fiz na A2...).

    Fiquei verdadeiramente escandalizado.

    Durante a viagem apercebi-me que este leon mesmo numa configuração com poucas afinações desportivas é rijo... mt rijo. Eu pelo menos não sou nada esquesito e cheguei ao Algarve (mesmo fazendo uma paragem) bastante maçado dos rins... Não é mesmo nada normal.

    Agora a verdade é que não sei se fui eu q estava mais susceptivel ou se o carro é mesmo assim. A verdade é q ao mesmo tempo adorei os bancos costas altas a envolver bem o corpo (imagino das versões sport e do cupra... [B)]) e rijos, ou seja, teoricamente os mais amigos das viagens longas.

    Em termos de comportamento, fiquei muito agradado tendo em conta que era uma versão nada desportiva (no porta chaves dizia que era Spirit mas nas revistas não vi nada com este nome... só reference e stylance).

    Testei-o em algumas rotundas nos Algarves e, claro, nos nós de ligação de AE onde normalmente tb testo estas coisas. O carro é muito certinho é complicado pôr a traseira mexer é um carro muito mesmo muito trancado. Fácil de abusar... Fiquei com muita curiosidade de experimentar com uma potência mais interessante.

    O carro curva muito bem e ainda fiquei mais admirado quando vi que trazia um P7... [)]

    Em termos dinãmicos embora não podendo abusar pois os 80cvs dão para quase nada a verdade é que fiquei muito agradado com aquele chassis.

    Parabéns VW! [^]

    No regresso a Lx resolvi deliciar-me com o excelente rádio que equipava esta versão (pelo menos 6 colunas e 4 tweeters) e decidi pôr o cruise control a funcionar nos 140kmh e assim vim até à quase ao Pinhal Novo, zona em que o desactivei e vim ainda mais devagar devido ao excesso tráfego.

    Conclusão, consegui baixar a média dos 10l e mtos para uns ainda escandalosos 9,6l.

    Por isso meus amigos atenção aos ottos de baixa cilindrada... Pelos vistos há muitos a consumir bem mais de 1600 e até 2000... Façam bem as contas. ;)

    O 206 1600cc de 110cvs neste percurso a esta velocidade faz pouco mais de 7l. É claro que a andar a fundo já fez 13.8l mas é a andar a fundo, ou seja, smp acima dos 180kmh e muitas vezes nos 200 e 210.

    Por fim, gostei do carro, não gostei do motor e odiei os consumos.

    Aconselhava a alguém? Nesta versão NÃO.

    Algumas fotos para corroborar as minhas palvras:

    O "charuto":
    [img] uploaded/vrumm/2007116232747_Leon.jpg [/img]

    As diversas médias:
    [img] uploaded/vrumm/2007116232921_kms.jpg [/img]
    [img] uploaded/vrumm/2007116233011_tempo d viagem.jpg [/img]
    [img] uploaded/vrumm/2007116233050_Velocidade média.jpg [/img]
    [img] uploaded/vrumm/2007116233150_Média.jpg [/img]


    E pronto, é tudo.

    Infelizmente para muitos... I'll be back! :D ;)

    #2
    Conduzis-te a versão mais baixa do Leon.

    O Spirit é um Reference (Base) com alguns extras (poucos) para a versão 1.4 e como tal tens ai materiais bem diferentes do Stylance e sua continuação até ao Cupra.

    Bem os consumos abusam...:D

    Comentário


      #3
      bom relato, sim senhor!

      Do que conheço do carro concordo em quase tudo.

      Só uma coisa... n sei como são as afinações do leon em relação ao golf, mas neste ultimo n é muito difícil meter a traseira "ao nosso lado" lol

      Comentário


        #4
        Média de 10,4.... Fogo...

        Fiz essa mesma viagem há uns 15 dias com o meu CZT e a média para baixo foi de 8,6L/100

        Comentário


          #5
          Esqueci-me de referir um pormenor que tb pode ter tido influência nos consumos.

          Qd pus o carro a trabalhar no regresso a Lx começou a dar sinal de assistência programada, acendeu a luz com a chave.

          Ou seja, tendo em conta essa sinalização e a kilometragem assinalada no totalizador, este carro deve estar a precisar de fazer a revisão dos 15000kms. Já se sabe que nos primeiros kms os carros consomem mais e os filtros por substituir tb majoram os consumos...

          Teve de certeza influência mas memsmo assim foi um abuso. Lembro-me de tb ter feito uma viagem igual a esta mas smp a fundo numa fabia 1.4HTP, daquelas que cortava a pouco mais de 180kmh e apensar de ter andado no prego fez pouco mais de 11l. Orat endo em cotna que desta vez andei a "pastar" os consumos deveriam ser bem mais comedidos.

          E atenção que o 1.4 htp da VW não tem nada fama de ser comedido...bem pelo contrário.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Vrumm


            E atenção que o 1.4 htp da VW não tem nada fama de ser comedido...bem pelo contrário.
            sim esse bloco nunca valeu a ponta de um corn0! lol

            Não sei pq é que retiraram do mercado o 1.4 FSI de 90cv... era muito equilibrado... [xx(]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por eL niNo

              citação:Originalmente colocada por Vrumm


              E atenção que o 1.4 htp da VW não tem nada fama de ser comedido...bem pelo contrário.
              sim esse bloco nunca valeu a ponta de um corn0! lol

              Não sei pq é que retiraram do mercado o 1.4 FSI de 90cv... era muito equilibrado... [xx(]
              Com o 1.4TSI de 140cvs a 25000€... Quem é q ia pagar 23000 por menos 50cvs e, tenho ideia, até menos equpamento? (Falo do Golf pois o 1.4FSi nunca equipou mais nenhum emblema do grupo, acho eu.)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Vrumm

                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                citação:Originalmente colocada por Vrumm


                E atenção que o 1.4 htp da VW não tem nada fama de ser comedido...bem pelo contrário.
                sim esse bloco nunca valeu a ponta de um corn0! lol

                Não sei pq é que retiraram do mercado o 1.4 FSI de 90cv... era muito equilibrado... [xx(]
                Com o 1.4TSI de 140cvs a 25000€... Quem é q ia pagar 23000 por menos 50cvs e, tenho ideia, até menos equpamento? (Falo do Golf pois o 1.4FSi nunca equipou mais nenhum emblema do grupo, acho eu.)
                pah, o equipamento era o mesmo... mas uma vez que o leon n tem os TSI, podiam mt bem passar a ser equipados com o FSI.

                Comentário


                  #9
                  Bom tópico.
                  Gostei.

                  Comentário


                    #10
                    Boas

                    O teu relato bate certo sobre o que penso dele e principalmente do motor.

                    Quanto á viagem, e para confirmar que os "pequenos" também bebem, também já fiz a A2 no meu Clio II 1.2 16V a fundo (entre 160 e 195) e a média foi de 11,4l.

                    ;)

                    Comentário


                      #11
                      Não queres ir fazer uma perninha no "Tv Turbo"?;)




                      Saludos

                      Comentário


                        #12
                        Carambas esses consumos são mesmo assutadores e o facto de estar a pedir revisão não deve explicar tudo...[xx(]

                        Comentário


                          #13
                          Esse 1.4 é 3 cil ?

                          Comentário


                            #14
                            Uma boa análise do carro!
                            Eu acho que para essa carroçaría, se o pessoal for para gasolina, o melhor será o 1600 de 102cv!

                            Comentário


                              #15
                              Muito bom relato![^][^]
                              Mas isto é o espelho da realidade...cada vez carros mais pesados, e com motor igual ou mais fraco..e os consumos, upa upa.[|)] Mais vale ter uma "bomba" anda mais mas consome igual.;)

                              Comentário


                                #16
                                80 cv? Tenho a ideia que são 85.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                                  Uma boa análise do carro!
                                  Eu acho que para essa carroçaría, se o pessoal for para gasolina, o melhor será o 1600 de 102cv!
                                  n sei se o 1.6 será mt melhor que o 1.4...eu knd tive para o comprar fui fzr test drive ao 1.6 e n meu pareceu nada por aí além.

                                  continuo a achar o carro lindo, mas fiquei muito decepcionado com os interiores (e era a versao melhor).

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Pure_Water

                                    citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                                    Uma boa análise do carro!
                                    Eu acho que para essa carroçaría, se o pessoal for para gasolina, o melhor será o 1600 de 102cv!
                                    n sei se o 1.6 será mt melhor que o 1.4...eu knd tive para o comprar fui fzr test drive ao 1.6 e n meu pareceu nada por aí além.

                                    continuo a achar o carro lindo, mas fiquei muito decepcionado com os interiores (e era a versao melhor).
                                    Por acaso tens um Civic?;) Assim percebo perfeitamente o "decepcionado com os interiores (e era a versão melhor).:D:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas, os materiais devem ser quase todos iguais em todos as versões, excepto o volante, manete da caixa.
                                      Em relação ao conjunto parece-me ser uma boa opção, só se tivesse uma versão 1.4 tsi, como vai ter a Touran.
                                      Qq das maneiras apesar de gostar do leon como essa motorização ia para o Civic ou Hybrid.
                                      Ab,
                                      Tigas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois de facto esses consumos são bastante elevados ...mas não me espantam ...já se sabe que esses pequenos motores a rotações mais elevadas gastam mesmo bastante ... também já fiz medias em auto-estrada acima dos 10 litros com carros bem fraquinhos e sem ir muito depressa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um motor destes para gastar menos tem que andar nos limites legais de velocidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma amiga minha comprou esse carro na semana passada, ainda está à espera dele. Vai deixar os franceses (em casa dela só existem renaults e peugeots) para um Leon 1.4 . Só o experimentou num estacionamento fechado pois o carro de test-drive não tinha seguro (não percebi bem esta [xx(]), ou seja, não sentiu o q o carro faz ou deixa de fazer.

                                            Não é por nada, mas depois de ler o teu relato, Vrumm, acho q ela vai sentir q não fez a melhor das escolhas ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esse carro em recta não passa dos 170 /175? Algo não vai bem...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                Esse carro em recta não passa dos 170 /175? Algo não vai bem...
                                                O carro em questão não é própriamente um astra 1.3 cdti :D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Demora uma eternidade a acelerar... é de facto um carro lento mas... lida (muito) melhor com os baixos regimes do que o meu "favorito" - Astra 1.3cdti.
                                                  Tens noção do que acabaste de escrever não tens ?!

                                                  Acabaste de arranjar uma 2ª batalha !!! :D:D:D;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                    Esse carro em recta não passa dos 170 /175? Algo não vai bem...
                                                    O Vrumm limitou-se a dizer a verdade.

                                                    O problema é que, neste fórum, há quem minta e diga que tem um carro 1.4 que dá 220 km/h, ou até Astra 1.3 e 1.7 a darem 225 km/h.;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ui JGTB tocaste na dor de muita gente.. não tarda vem aí a inquisição dessa doutrina chamada 1.3cdti

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                        citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                        Esse carro em recta não passa dos 170 /175? Algo não vai bem...
                                                        O Vrumm limitou-se a dizer a verdade.

                                                        O problema é que, neste fórum, há quem minta e diga que tem um carro 1.4 que dá 220 km/h, ou até Astra 1.3 e 1.7 a darem 225 km/h.;)
                                                        ou entao o meu clio 1.2 de 60cv apanhado a 172kmh no radar [}][8)] o ponteiro nem passa os 160kmh [}]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                          Esse carro em recta não passa dos 170 /175? Algo não vai bem...
                                                          Se calhar não tem aquele erro de velocímetro característico de muitos outros[}]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu penso que este carro seja o 1.4 sport pra ter CB...

                                                            o carro trazia AC manual ou auto?
                                                            Jantes ou tampoes? Jantes 5 raios?
                                                            se tiver jantes 5 raios e sport se tiver mais que 5 raios e AC auto é stylance se tiver tampoes e reference ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X