Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema garantia p. elétricas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema garantia p. elétricas

    Bom dia. Esclareçam-me esta situação (julgo não ter qualquer dúvida mas é só para ter certeza):

    Um usado, comprado há 7 meses, apresenta um problema numa bobine. O stand alega que, sendo um problema elétrico, não está coberto por garantia. A legislação julgo ser clara e não exclui peças elétricas, a não ser que estas sejam consideradas de desgaste rápido.

    É ou não da obrigação do stand a substituição da bobine?

    #2
    Creio que sim. Mesmo que por acaso tal esteja escrito num contrato de garantia, a legislação sobrepõe-se sempre a qualquer contrato.

    Comentário


      #3
      Segundo o que sei, na venda de usados, as condições da garantia podem ficar acordadas por escrito na altura da compra do carro, por isso...


      No contrato de compra e venda que assinaste está lá alguma coisa escrita relativamente a garantia?



      Atenção que não meto as mãos no fogo por isto, mas já ouvi dizer várias vezes que as condições da garantia na venda de um automóvel usado podem ficar acordadas por escrito...

      Comentário


        #4
        Penso que é mesmo como estava a dizer:

        Site da ACAP ( Associação do Comércio Automóvel de Portugal ) :

        Contrato de compra e venda de veiculo usado ( ACAP / DECO ):

        http://www.acap.pt/autoinforma/juridicos/a24.pdf

        ( vê a clausula 3 ;) )

        Comentário


          #5
          Todos os stands fogem com o rabo à seringa.. daí vem a "garantia de motor e caixa", mas a legislação não protege isto pois não?

          Muitos stands por eles, até trocam a garantia por um desconto.. e isso não quer dizer que seja legal.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Stripes

            Todos os stands fogem com o rabo à seringa.. daí vem a "garantia de motor e caixa", mas a legislação não protege isto pois não?

            Muitos stands por eles, até trocam a garantia por um desconto.. e isso não quer dizer que seja legal.
            Vê o meu post acima: ;)

            Comentário


              #7
              Baiones, referes-te a quê especificamente? Não vejo nada que exclua uma bobine.

              "Em declaração anexa, as partes podem excluir do âmbito da garantia, elementos que não se relacionem directa ou indirectamente. com a segurança do veículo e cuja ausência ou deformação não impeçam a satisfação dos fins a que se destina."

              Não estou a ver o carro circular sem uma bobine!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Stripes

                Baiones, referes-te a quê especificamente? Não vejo nada que exclua uma bobine.

                "Em declaração anexa, as partes podem excluir do âmbito da garantia, elementos que não se relacionem directa ou indirectamente. com a segurança do veículo e cuja ausência ou deformação não impeçam a satisfação dos fins a que se destina."

                Não estou a ver o carro circular sem uma bobine!
                Logo tens ai a tua resposta. ;)


                Imprime e apresenta ao stand.

                É um documento oficial disponibilizado pela ACAP, e pelos vistos deve ter também mãozinha da DECO...

                Comentário


                  #9
                  Além de que já tenho a confirmação da Renault que não excluem uma bobine das garantias de usados (a justificação deles foi que essa era a indicação que tinham dos concessionários oficiais).

                  Entretanto se alguém souber acrescentar alguma coisa, agradeço.

                  Comentário


                    #10
                    Se a lei diz que são dois anos sem excepções, é isso que vale, no caso dos usados esta pode ser encurtada para um ano se houver acorde entre as partes, mas igualmente sem excepções, logo a garantia é igual á de um veiculo novo, somente pode ser enurtada para um ano.
                    Essas garantias assinadas á parte servem apenas para o fim que se destina, o resto das peças é responsabilidade do Stand que vende.

                    Comentário


                      #11
                      O problema é que eu digo sim, eles dizem não...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Stripes

                        O problema é que eu digo sim, eles dizem não...
                        Tens ali um documento disponibilizado pela ACAP, e com mão zinha da DECO.


                        Queres mais para espetar na cara do STAND?

                        Comentário


                          #13
                          devemos estar a falar dos motores 1.4/1.6 16v da renault, não?
                          É em parte verdade que a própria renault tentou sacudir a água do capote, aconteceu comigo, tive 6 meses à espera de recuperar 50 cts das 4 bobines, mas devolveram-me tudo e com desculpas, isto num carro com 1 ano, dentro da garantia.

                          Acho que no teu caso também deveriam pagar.
                          O problema neste momento, é que se escolhe o local de compra pelo preço do produto e não nos preocupamos com o pós venda.
                          Depois, pagamos por isso.
                          Se fores para tribunal, sai-te mais barato pagar já a avaria, se tentares a bem, pode ser que pagues metade e enfim, aprendes que não compras lá mais nada.

                          Comentário


                            #14
                            citação:
                            Tens ali um documento disponibilizado pela ACAP, e com mão zinha da DECO.

                            Queres mais para espetar na cara do STAND?
                            O problema é que não estamos num mundo ideal. Mesmo com todas as evidências, eles sabem que me fica mais caro assegurar que eles cumprem com as obrigações deles do que arranjar logo o problema às minhas custas.

                            citação:
                            devemos estar a falar dos motores 1.4/1.6 16v da renault, não?
                            É em parte verdade que a própria renault tentou sacudir a água do capote, aconteceu comigo, tive 6 meses à espera de recuperar 50 cts das 4 bobines, mas devolveram-me tudo e com desculpas, isto num carro com 1 ano, dentro da garantia.
                            Estamos precisamente a falar de um 1.6 16v da renault. Porém, a Renault aqui não tem culpa porque trata-se de um stand de usados, que pelo vou ouvindo goza de algum nome na área do porto. Lógico que, por esta e outra situação, não penso voltar a ser cliente.

                            Comentário


                              #15
                              Existe algum gabinete da ACAP, da DECO ou outra coisa qualquer com autoridade para intervir de uma forma célere em casos destes? E caso não seja célero, com autoridade para os obrigar a restituir o dinheiro pago na reparação, sem a intervenção de advogados ou muita chatice?

                              Comentário


                                #16
                                Esses stands são uma vergonha!

                                Aconselho vivamente a falares com um Advogado para os pressionar. A Deco, salvo raras excepções, nada faz.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Stripes

                                  Existe algum gabinete da ACAP, da DECO ou outra coisa qualquer com autoridade para intervir de uma forma célere em casos destes? E caso não seja célero, com autoridade para os obrigar a restituir o dinheiro pago na reparação, sem a intervenção de advogados ou muita chatice?



                                  nope, lamento.

                                  Tenta a bem, apela à consciência e ao bom nome deles

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o stand for da marca, ameaça ires reclamar à marca esta ilegalidade.

                                    Se não fôr, diz que pagas para veres o problema resolvido e publicitares o sucedido (devidamente documentado), mas não para pagar uma peça coberta pela garantia.

                                    Eu já resolvi diversos problemas assim.

                                    PS: É claro que não podem excluir a parte eléctrica da garantia, até porque esta impede o funcionamento do carro,

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X