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Escalada da Potência

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    Escalada da Potência


    Sempre houve carros potentes em todos os segmentos. Mas hoje em dia tem havido uma escalada de potencia avassaladora!

    Ainda há uns 6 anos havia um A6 1.9Tdi de 115cv. Para muitos era um excelente carro, com boas performences.

    Ainda há 3 anos havia o TDI130 no A3, e foi considerado para muitos como o supra-sumo dos carros, potência espectacular, coice, rapidez etc etc.

    Hoje estava a imaginar um cenário engraçado. UM Basofe no seu A3 130cv importado, Com jante de 20'', limpa neve custom, prateleira de livros na traseira, sigral ABS, RDS, etc etc
    Todo contente com o seu carro super performante, e num arranque mais rápido em que deixa metade dos seus yokohama no chão, vê passar por si uma familia "calmamente" no seu laguna dci... Ou no seu C5. Ambos carros que contam com mais de 170cv e performences superiores a um "famoso" tdi130!!

    Até mesmo o 120d virá com 177cv e 7,5s dos 0-100!

    Não acham que tem havido um exagero na escalada de potencia? Daqui a 5 anos se assim continuar, um familiar nunca terá menos de 200cv!

    #2
    Enquanto o pessoal pensar que qto mais cavalos melhor ... a febre vai continuar

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      #3
      Já estou careca de dizer isso aqui no fórum, mas quando o faço cai-me meio mundo em cima a dizer que gostam de ter potência disponível debaixo do pé direito para uma ultrapassagem, blá, blá, blá.

      Para mim, é um perfeito exagero. Não me lixem, qualquer segmento C ou D se mexe bem com 110-140cv. Quando digo que se mexe bem quero dizer que chega perfeitamente para o comum dia-a-dia.

      Comentário


        #4
        Eles que se preocupem em motores fiáveis, pouco poluentes e sobretudo económicos.
        Este sim, deveria ser o rumo a tomar.

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          #5
          e n e so nos tdi. ve o exemplo da vw. ainda ha pouco tempo era o 1.4 tfsi de 140 cv, recentemente ja vai nos 170, daqui a pouco,...

          Comentário


            #6
            Por mim não me importo com a subida de potência, logo que isso não afecte a durabilidade e fiabilidade do motor, no entanto há sempre o inconveniente de os carros começarem a gastar mais por causa dessa subida de potência, mas quem está preocupado com consumos não vai comprar carros com 170 cv... digo eu!...:D :D

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              #7
              ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...

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                #8
                [:X]

                Boas noticias, e depois como o IA aparentemente vai continuar a não incidir sobre os cavalos, melhor ainda.

                Também não esquecer que os carros também estão mais pesados.

                E os carros mais fracos continuam a existir, falas do 120d, mas também podes antes optar pelo 118d.

                Não percebo qual é o problema... É o progresso, e quem acha exagero, não quer pode comprar carros de cilindradas/potencia mais baixas, que poupa dinheiro e tem potencia suficiente.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                  ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                  nota-se que és novo aqui... :D

                  Comentário


                    #10
                    esta teoria de cavalos escondidos,... humm, n sou mt crente mas pronto, respeito quem diz que tem

                    Comentário


                      #11
                      Só de pensar que há 15 anos atrás meu pai com um carro do segmento C de 95 cv era considerado o supra-sumo da categoria, e hoje em dia, 140 cv são normais

                      Comentário


                        #12
                        De facto tem-se vindo a subir bastante a potência dos carros, mas devido ao seu peso
                        hoje temos utilitários a pesar 1200kg que é quase o dobro de há uns anos valentes.

                        Mas apesar da pontência os consumos conseguem manter-se aceitáveis, e existem novas
                        leis anti emissões, não digam que é só potência.
                        Se isso faz os carros mais seguros, e agradaveis de conduzir ainda bem, desde que não
                        os encareça.

                        Também existe o problema de mentalidade, ainda no outro dia estava a falar com um colega
                        meu sobre o serie 1 e ele é fã do 120d, e eu disse ah e tal 116i e ele, eh pá isso arrasta-se.

                        Considerando que ainda aí muito boa gente com motores com menos de 80 cavalos, acho que 115 é
                        bastante bom, mas dada a oferta de mais potência algumas pessoas nem vêm outra coisa.

                        Comentário


                          #13
                          alguma malta quer e forca pra carregar no acelerador... nao sou contra a evolucao mt pelo contrario. so lamento de eu e mt gente nao a poder acompanhar.

                          Comentário


                            #14
                            Isso é a tendência devido ao Imposto Automóvel ser tributado á cilindrada e nao aos cavalos ...

                            Cavalos escondidos ... lol ainda há crentes !

                            Comentário


                              #15
                              Eu simplesmente acho que é uma autêntica parvoíce...

                              Há uns anos atrás, para ter 110cv sem ser uma versão apimentada, só se conseguia isso no segmento D... ou coisa do género...

                              Hoje em dia qualquer segmento B já traz 100cv na versão mais fraca.... quer dizer, e a fiabilidade ? onde fica ?

                              E o pior de tudo são os Diesel....estes nunca foram feitos para fazer corridas.. mas as marcas insistem.
                              Antigamente, o Diesel era para poupar... e para trabalhar, sendo que permitia menores custos de manutenção, com uma fiabilidade superior ao motor a gasolina, juntamente com uma maior economia...
                              Mais tarde, passou a haver a ideia de transportar a familia de maneira económica.. e eis que começaram a surgir motores TurboDiesel já bem performantes no segmento D e também C.
                              Entertanto, há uns anos atrás, havia A4's , Xantia's , e etc , com motores turbodiesel com ou sem injecção directa de 90 / 110cv....
                              Era uma maneira de transportar a família de modo despachado e económico...
                              Hoje em dia, temos motores 2000 c.c e 2200 c.c a debitar 170/180cv , e eu pergunto-me, para quê tanto...e depois a fiabilidade... PUM

                              Por mim, a esalada de potênia estagnava agora...

                              Acho que 180v já são mais que suficientes... já não é preiso mais...CHEGA !

                              Tinhamos um bom equilibrio com motores 2.0 TDI/HDI etc , e 2.2's , com 110 / 130cv e já chegava...tínhamos um excelente equilibrio entre performances / eonomia / fiabilidade..
                              E no segmento C , tinhamos motores de 80/90/100 cv mais que suficientes....

                              Hoje em dia temos potências estupidamente altas para quê ?...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por reiszink

                                Por mim não me importo com a subida de potência, logo que isso não afecte a durabilidade e fiabilidade do motor, no entanto há sempre o inconveniente de os carros começarem a gastar mais por causa dessa subida de potência, mas quem está preocupado com consumos não vai comprar carros com 170 cv... digo eu!...:D :D
                                Mas aí é que está....o Diesel, é para poupar... pelo menos em teoria...só que com 170cv não se poupa nada...

                                E sim, claro que afecta a durabilidade do motor...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                                  ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                                  Exacto. Isso acontece por causa do imposto sobre a cavalagem, na Alemanha.

                                  Mas isso só acontece mesmo com os TDI. Os outros anunciam a cavalagem real.

                                  O TDI de 110 cv tem cerca de 150 reais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por JGTB

                                    citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                                    ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                                    Exacto. Isso acontece por causa do imposto sobre a cavalagem, na Alemanha.

                                    Mas isso só acontece mesmo com os TDI. Os outros anunciam a cavalagem real.

                                    O TDI de 110 cv tem cerca de 150 reais.
                                    pssssst, tá calado que ele ainda acredita :D

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por JGTB

                                      citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                                      ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                                      Exacto. Isso acontece por causa do imposto sobre a cavalagem, na Alemanha.

                                      Mas isso só acontece mesmo com os TDI. Os outros anunciam a cavalagem real.

                                      O TDI de 110 cv tem cerca de 150 reais.
                                      Parafraseando um camarada moderador noutro tópico;

                                      Tu és -->

                                      [}];)

                                      Comentário


                                        #20
                                        por mim axo bem. Se podemos ter mais porque nao? n vejo o problema, o condutor continua a poder controlar o acelerador e a maneira como quer essa potencia toda distribuida. A maioria das pessoas associa logo cv a velocidade mas é mto mais agradavel fazer uma viagem com a familia por exemplo numa espace com 150cv e n ter problemas em levar 6pessoas por montes e vales(principalmente montes) de forma agradavel sempre em velocidade constante.

                                        quanto á fiabilidade, tb quando saiu o tdi de 90cv era um ai jesus q ia rebentar e no entanto ainda andam por ai.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por JGTB

                                          citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                                          ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                                          Exacto. Isso acontece por causa do imposto sobre a cavalagem, na Alemanha.

                                          Mas isso só acontece mesmo com os TDI. Os outros anunciam a cavalagem real.

                                          O TDI de 110 cv tem cerca de 150 reais.
                                          Por momentos ainda pensei : WTF ?? [}][}][}][}][}][}]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se este tópico fosse visto num forum automóvel americano grizavam-se todos...... é como irmos ao afeganistão e verem-nos babados com um polo 1.0 55cv

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                              Ainda há 3 anos havia o TDI130 no A3, e foi considerado para muitos como o supra-sumo dos carros, potência espectacular, coice, rapidez etc etc.
                                              Quem são esses "muitos"?![:0]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                                                ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                                                Exacto. Isso acontece por causa do imposto sobre a cavalagem, na Alemanha.

                                                Mas isso só acontece mesmo com os TDI. Os outros anunciam a cavalagem real.

                                                O TDI de 110 cv tem cerca de 150 reais.
                                                Quem diz 150 diz ... 200 ou mais já viste a mala de um A4 ? dá pra levar muito cavalo escondido ehehe

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                  citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                                                  ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                                                  Exacto. Isso acontece por causa do imposto sobre a cavalagem, na Alemanha.

                                                  Mas isso só acontece mesmo com os TDI. Os outros anunciam a cavalagem real.

                                                  O TDI de 110 cv tem cerca de 150 reais.
                                                  Parafraseando um camarada moderador noutro tópico;

                                                  Tu és -->

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                                                  Isto é um resumo de conversas que tenho com alguns amigos.
                                                  Como já vi que não lhes consigo mostrar a realidade, começo a entrar na paródia.

                                                  Um desses amigos diz que todos os carros alemães têm cavalos escondidos. Ele até diz que o seu Astra 1.4 de 90 cv tem mais de 100 reais.:D

                                                  O que é que hei-de fazer para não chorar?:D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não percebo como é k ainda há muito boa gente a dizer que diesel não é para corridas.

                                                    Depois de Lemans, será que é preciso ir para a F1, para ser considerado motor de corridas!!??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                      citação:Originalmente colocada por reiszink

                                                      Por mim não me importo com a subida de potência, logo que isso não afecte a durabilidade e fiabilidade do motor, no entanto há sempre o inconveniente de os carros começarem a gastar mais por causa dessa subida de potência, mas quem está preocupado com consumos não vai comprar carros com 170 cv... digo eu!...:D :D
                                                      Mas aí é que está....o Diesel, é para poupar... pelo menos em teoria...só que com 170cv não se poupa nada...

                                                      E sim, claro que afecta a durabilidade do motor...
                                                      Diesel tem convenientes e inconvenientes, poupar é só mais um deles, que há quem abdice em função de outros convenientes, cada um escolhe ao seu gosto.

                                                      Mas tipo:

                                                      VW GOLF 1.4 TSI 140cv

                                                      Consumos
                                                      Urbano..........9.2 l/100km
                                                      Extra-Urbano....5.7 l/100km
                                                      Combinado.......7 l/100km

                                                      VW GOLF 2.0 TDI 140cv

                                                      Consumos
                                                      Urbano..........7.1 l/100km
                                                      Extra-Urbano....4.5 l/100km
                                                      Combinado.......5.4 l/100km

                                                      VW GOLF 1.4 FSI 170cv

                                                      Consumos
                                                      Urbano..........9.6 l/100km
                                                      Extra-Urbano....5.9 l/100km
                                                      Combinado.......7.2 l/100km

                                                      VW GOLV 2.0 TDI 170cv

                                                      Urbano..........7.7 l/100km
                                                      Extra-Urbano....4.8 l/100km
                                                      Combinado.......5.9 l/100km

                                                      Como vês, o 2.0 TDI de 170cv gasta menos que o TSI de 140, se isto não é poupar, não sei o que é poupar.

                                                      Mais potencia, com menos consumo, 8mil€ de diferença, cada um sabe de si.

                                                      Eu não faço intenções de ter um carro a gasolina, faça 100km ano ou 100mil, simplesmente porque prefiro conduzir um diesel, assim como há outras que pensam o mesmo em relação há gasolina, tudo uma questão de gosto(e dinheiro para sustentar o gosto).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Indigo

                                                        Eles que se preocupem em motores fiáveis, pouco poluentes e sobretudo económicos.
                                                        Este sim, deveria ser o rumo a tomar.

                                                        O que vale é que o falado BMW 120d subiu a potência e reduziu em quase 20% os consumos e emissões poluentes... :p



                                                        citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                        citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

                                                        ...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...
                                                        Exacto. Isso acontece por causa do imposto sobre a cavalagem, na Alemanha.

                                                        Mas isso só acontece mesmo com os TDI. Os outros anunciam a cavalagem real.

                                                        O TDI de 110 cv tem cerca de 150 reais.
                                                        Vou eu a ler isto na diagonal... e já tava quase a dar com a cabeça na parede quando me apercebi que estavas no gozo... É o que dá ler depressa. :p

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O pior é a escalada nos consumos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                            citação:Originalmente colocada por reiszink

                                                            Por mim não me importo com a subida de potência, logo que isso não afecte a durabilidade e fiabilidade do motor, no entanto há sempre o inconveniente de os carros começarem a gastar mais por causa dessa subida de potência, mas quem está preocupado com consumos não vai comprar carros com 170 cv... digo eu!...:D :D
                                                            Mas aí é que está....o Diesel, é para poupar... pelo menos em teoria...só que com 170cv não se poupa nada...

                                                            E sim, claro que afecta a durabilidade do motor...
                                                            Diesel tem convenientes e inconvenientes, poupar é só mais um deles, que há quem abdice em função de outros convenientes, cada um escolhe ao seu gosto.

                                                            Mas tipo:

                                                            VW GOLF 1.4 TSI 140cv

                                                            Consumos
                                                            Urbano..........9.2 l/100km
                                                            Extra-Urbano....5.7 l/100km
                                                            Combinado.......7 l/100km

                                                            VW GOLF 2.0 TDI 140cv

                                                            Consumos
                                                            Urbano..........7.1 l/100km
                                                            Extra-Urbano....4.5 l/100km
                                                            Combinado.......5.4 l/100km

                                                            VW GOLF 1.4 FSI 170cv

                                                            Consumos
                                                            Urbano..........9.6 l/100km
                                                            Extra-Urbano....5.9 l/100km
                                                            Combinado.......7.2 l/100km

                                                            VW GOLV 2.0 TDI 170cv

                                                            Urbano..........7.7 l/100km
                                                            Extra-Urbano....4.8 l/100km
                                                            Combinado.......5.9 l/100km

                                                            Como vês, o 2.0 TDI de 170cv gasta menos que o TSI de 140, se isto não é poupar, não sei o que é poupar.

                                                            Mais potencia, com menos consumo, 8mil€ de diferença, cada um sabe de si.

                                                            Eu não faço intenções de ter um carro a gasolina, faça 100km ano ou 100mil, simplesmente porque prefiro conduzir um diesel, assim como há outras que pensam o mesmo em relação há gasolina, tudo uma questão de gosto(e dinheiro para sustentar o gosto).
                                                            Sim , sim, tudo bem, mas repara : os preços dessas versões Diesel são muito exageradas.. pelo menos para mim....

                                                            Considero que um TDI 105cv no Golf é muito mais adequado.

                                                            E esses 9l em cidade do TSI , devem ser a andar devagarinho....

                                                            Claro que o Diesel é sempre mais económico, mas o 170cv nunca é tão económico como o de 100cv .. e 100cv já chegam e sobram... pelo menos para andar na cidade a 50 km/h...

                                                            Comentário

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