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Caixa automatica Fiat GP dualogic

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    Caixa automatica Fiat GP dualogic

    Alguém sabe se é boa opção a caixa automatica no motor a diesel de 90cv no Grand Punto?

    O carro em questao é o Fiat Grand Punto 1.3 multijet 16v emotion dualogic

    #2
    Só andei com essa caixa montada num Panda a gasolina.

    O conforto de utilização é espectacular. A caixa não é nada brusca e é rápida na passagem de relações.

    Uma excelente opção no meu entender.

    Outra coisa, a caixa não é automática, é robotizada com modo totalmente automático.

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      #3
      qual a diferenca?

      o carro fica como automatico? tem pedal de embraiagem?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por eXtreme_

        qual a diferenca?

        o carro fica como automatico? tem pedal de embraiagem?
        É uma nova maneira de produzir caixas automáticas, tornando-as muito mais baratas que as clássicas.

        São na verdade caixas manuais, mas com um motor que faz a gestão da embraiagem.

        Comentário


          #5
          entao como funcionam?

          tem o pedal de embraiagem?

          Comentário


            #6
            Não, funciona de forma igual para o condutor, mas por "detrás" é que funciona de maneira diferente, tu só notas a diferença na hora de passar o cheque (muito mais baixo do que com uma automática clássica)

            Comentário


              #7
              entao nao achas que seja uma boa opcao certo?

              Se continua a ser igual para o condutor que muda?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por eXtreme_

                entao como funcionam?

                tem o pedal de embraiagem?
                Imagina-a como o hibrido das Cxs auto, ou seja não tem pedal de embraigem pois a mesma é robotizada, mas de resto o seu nucleo é uma vulgar caixa manual( no caso desta com uma função automatica).

                Comentário


                  #9
                  Eu acho que é uma óptima opção, de vez em quando conduzo um carro com uma caixa dessas, e adoro.

                  mais precisamente, esta:

                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?...rchTerms=swift

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por eXtreme_

                    entao nao achas que seja uma boa opcao certo?

                    Se continua a ser igual para o condutor que muda?
                    Eu quanto a mim era uma coisa que se pudesse comprava, pois junta o melhor das 100% auto, com o baixo custo e manutenção das manuais...

                    Comentário


                      #11
                      entao para o condutor, e como se fosse uma caixa automatica certo?

                      O consumo fica muito mais alto?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por eXtreme_

                        entao para o condutor, e como se fosse uma caixa automatica certo?

                        O consumo fica muito mais alto?
                        O consumo é igual, antigamente é que gastavam mais, mas porque na generalidade eram caixas com apenas 4 velocidades muito longas. e assim sim, gastava muitíssimo mais que uma manual. Agora os consumos com estas novas são iguais às manuais. (mais coisa menos coisa)

                        E sim, para todos os efeitos, é uma caixa automática, embora se chame de manual robotizada ou automatizada para as diferenciar das clássicas.

                        Comentário


                          #13
                          A caixa Dualogic não é mais que a caixa manual do mesmo carro.

                          No entanto está equipada com um motor que acciona o mecanismo da embraiagem e de uma central inteligente que gere o sistema. Ou seja, este sistema recebe informações diversas (acelerador, rotação do motor, velocidade, etc.) e calcula o exacto momento que se deverá proceder a mudança de relação. Isto no modo automático. Em modo sequencial, o sistema muda de relação quando o condutor desejar, apenas accionando o mecanismo da embraiagem.

                          Não existe pedal de embraiagem.

                          A caixa permite dois modos de funcionamento: totalmente automático, o sistema gere totalmente o sistema, sem o condutor precisar de fazer mais do que acelerar e travar; sequencial, onde o condutor escolhe a relação pretendida, tal como numa caixa manual mas neste caso através de ligeiros impulsos no joystick (tanto para subir ou descer de relação).

                          A caixa custa cerca de 850 € e é uma mais valia para quem priveligia o conforto e mesmo a condução, dá gozo e não fatiga tanto pois o pé esquerdo fica quietinho...

                          Comentário


                            #14
                            pelo que vi, eu devo optar pelo modelo com a caixa robotizada.

                            amanha vou a um stand ver o preço final do carro com os extras que desejo.

                            Depois coloco as novidades, obrigado pela ajuda

                            Comentário


                              #15
                              faz isso, mas se possível, pede um test-drive com essa caixa, depois de experimentar, logo vês se te dás bem com ela.

                              Relembro no entanto, que uma caixa automática requer alguma habituação.

                              - Temos tendência a carregar no pedal de travão a pensar que é a embraiagem.
                              - Temos tendência a procurar o manípulo das mudanças.
                              - Quando ainda não estamos habituados não sabemos bem a melhor altura de acelerar/desacelerar.
                              - etc...

                              Como tudo, é questão de hábito, mas se no primeiro contacto não gostas ou vais de pé atrás, dificilmente te habituas depois.

                              (pela minha parte, aconselho)

                              Depois conta que carro andas à procura, e que preços te fazem, ok? Boa sorte com os negócios.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por K2000

                                faz isso, mas se possível, pede um test-drive com essa caixa, depois de experimentar, logo vês se te dás bem com ela.
                                Dificil... [xx(] [xx(] A Fiat não tem carros equipados para test drive...

                                citação:Originalmente colocada por K2000

                                - Quando ainda não estamos habituados não sabemos bem a melhor altura de acelerar/desacelerar.
                                - etc...
                                Não concordo!

                                A caixa da Fiat está muito bem ajudada pela gestão electrónica. E isto evita e de sobremaneira a preocupação de que falas. Em modo totalmente auto basta acelerar e travar como num carro "normal", a excelente gestão auto faz o resto.

                                Comentário


                                  #17
                                  imagens desta cx. não há?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                    O consumo é igual, antigamente é que gastavam mais, mas porque na generalidade eram caixas com apenas 4 velocidades muito longas. e assim sim, gastava muitíssimo mais que uma manual. Agora os consumos com estas novas são iguais às manuais. (mais coisa menos coisa)

                                    E sim, para todos os efeitos, é uma caixa automática, embora se chame de manual robotizada ou automatizada para as diferenciar das clássicas.
                                    Eu acho que os consumos não são mais altos por serem caixas de 4 velocidades. Aliás à muito tempo que existem caixas automáticas de 5 e os consumos continuam a ser consideravelmente mais altos, bem como as prestações piores (mas essa dou de borla)!

                                    O problema é o diferencial viscoso que faz a vez da embraiagem! Ou seja numa caixa automática tradicional a caixa está sempre ligada ao motor, e é o acoplamento viscoso que se encarrega de não transmitir a força para as rodas a rotações baixas.
                                    E será precisamente nesse diferencial que será desperdiçada alguma energia pois a sua eficiência é relativamente bastante inferior a 100%.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eXtreme_ Ver Post
                                      Alguém sabe se é boa opção a caixa automatica no motor a diesel de 90cv no Grand Punto?

                                      O carro em questao é o Fiat Grand Punto 1.3 multijet 16v emotion dualogic
                                      Como já foi dito não é automática , é uma óptima escolha , os consumos são ligeiramente inferiores com a Dualogic , tal como o 1,3jtd , esta caixa é uma pequena maravilha da técnica .

                                      Comentário


                                        #20
                                        ora porque carga de água, no sitio da fiat não há referencia nenhuma a esta caixa?!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não te preocupes por não estar disponível, pois é um risco.

                                          As caixas automáticas são muito giras (eu gosto e já tive), mas quando não são bem feitas é de fugir.

                                          A Fiat teve montes de problemas em caixas automáticas, a citroen a mesma coisa, a audi em alguns modelos idem, a bmw no X5 idem...

                                          Eu gosto imenso de caixas automáticas, mas se não for de um fabricante com vasta experiência a fabricá-las, considero um risco enorme, agravado pelo facto de haverem meia duzia de mecânicos em portugal que lhes saiba mexer.

                                          É só uma opinião de quem até gosta...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma duvida, a caixa em questão é tipo a Selespeed que tem a opção de por em automático ou está sempre em modo auto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aqui está ela:

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nunca experimentei nenhum carro com caixa sem ser totalmente manual, mas estas automaticas nao me convecem...
                                                Sao demasiado high-tec

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Continuo a achar estranho a cx. não aparecer no sitio da fiat1 estará fora de produção ou o que se passa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    já agora eu coloco uma questão! Por que razão as marcas não têm evoluido em relação ao conforto/dureza das embraiagens? è que já há alguns tractores agriculas, cuja embraiagem pode ser accionada com a força de um dedo! ex: newholland!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Não te preocupes por não estar disponível, pois é um risco.

                                                      As caixas automáticas são muito giras (eu gosto e já tive), mas quando não são bem feitas é de fugir.

                                                      A Fiat teve montes de problemas em caixas automáticas, a citroen a mesma coisa, a audi em alguns modelos idem, a bmw no X5 idem...

                                                      Eu gosto imenso de caixas automáticas, mas se não for de um fabricante com vasta experiência a fabricá-las, considero um risco enorme, agravado pelo facto de haverem meia duzia de mecânicos em portugal que lhes saiba mexer.

                                                      É só uma opinião de quem até gosta...
                                                      Pois, as caixas automáticas quando avariam é uma chatice e é caro, mas acho que náo é por ser de uma marca experiente que avariam menos, podem é ser tendencialmente melhores.

                                                      No entanto, a caixa em causa no tópico não é uma automática clássica (com conversor de binário) mas sim uma manual robotizada, com já foi dito. O mecânico que mexe na manual também mexe nesta. E não há muitos casos de avarias neste tipo de caixas (sejam de que marca forem), visto que pouco acrescentam a uma manual. Acho uma excelente escolha.

                                                      Comentário

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