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Uma rápida volta ao passado (Tempra inside)

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    Uma rápida volta ao passado (Tempra inside)

    Olá a todos!

    Atendendo ao pedido de muitos aqui, venho a colocar um pequeno testamento em relação ao Tempra 16V, modelo que marcou a minha infância e que hei de ter um. Vamos colocar isso em ordem



    O carro!



    Bem, o Tempra brasileiro é um pouco diferente do europeu. Alguns pormenores estéticos, interior diferente e mais bem-acabado, e muitas diferenças mecânicas. Tinha a suspensão traseira do Alfa 164/Saab 9000, e motores 2.0 apenas.

    O Tempra foi lançado aqui em 1991, em uma versão 2.0 8V com carburador. O 16V chegou um Abril de 1993, fazendo sua primeira aparição como Pace-Car do GP do Brasil de F1, tendo como piloto Ayrton Senna.

    O 16V, em termos gerais, se situava entre o 2.0 8V e o 2.0 8V Turbo. Tinha versões básica e Ouro até 96, SX e HLX em 97 e 98. Ele introduziu o controle elétrico dos bancos, cabeça do motor com 4 válvulas por cilindro e outras primazias dentre os nacionais.

    O 16V é o mesmo do Tempra Sedicivalvole, além de ser a versão aspirada do motor do Lancia Delta EVO II. Tinha declarados 127 cv, mas aí pairava uma dúvida interessante.

    Na época de seu lançamento, acima de 127 cv a porcentagem do imposto era maior. Mas era unânime na época, dentro do meio jornalístico, que era desempenho a mais para apenas 127 cv. Chegou-se então a um consenso de que o carro tinha entre 135-140 cv. Eis aí a história dos cavalos escondidos.

    O carro foi como os Alfas na Europa: Se bem cuidados, eram um mimo; mas se fosse de dono disleixado, era fonte de problemas.

    Ele saiu de linha em 99, após pequenos restylings em 95, 96 e 98.



    O carro aqui de casa



    Então, em Julho de 98 e dono de um Uno 1.5 i.e. 94, meu pai resolve comprar um pequeno sonho de consumo: um Tempra. Eu, na época com 7 anos, fiquei encarregado de achar o carro em Belo Horizonte, capital do estado aonde moro. Dito e feito. Achei um 16V num stand Fiat chamado Motorbel, atualmente Roma.

    O carro era Verde Turmalina, e teve apenas um dono, um rapaz que trabalhava num banco em São Paulo, fora transferido para Belo Horizonte e deu o carro como parte do pagamento do então recém-lançado Marea 2.0 20V. O carro tinha 30.000 km aproximadamente, e tinha 4 vidros elétricos, travas e retrovisores elétricos, bancos de veludo, A/C Digital e automático, faróis de nevoeiro, jantes de liga, Auto-rádio Alpine. Era a versão Ouro, e na época, o carro custou R$ 18.000, algo como 17.700 dólares.

    Na viagem de volta pra casa, a sensação inexplicável. Eu nunca tinha viajado num carro daquele naipe, com bancos como sofás, e muito suave em tudo. Como estavamos de férias, foram mais 900 km com a famíla naquele mês. Aí começava a relação de amor e ódio com a máquina.



    Algum tempo depois...



    Janeiro de 2000. A famelga em Salvador. Até então, o Tempra tinha dado alguns probleminhas pequenos, mas nada demais. Faltando 1 dia para voltar para casa, o carro dá um problema na bomba de óleo da direcção assistida.

    Volta adiada, mas o carro sai da oficina ok. Tinhamos que rodar 1000 km num único dia ainda. Saímos de Salvador de manhã cedo, e meu pai pára com a intenção de comprar algo para a família beber. Quando ele liga o carro, um cheiro forte de queimado atinge o habitáculo.

    Eu, que fui uma criança tensa e que também gostava do carro, entrei em pânico e começei a chorar. Rodamos 100 km nesse estado até achar um stand, e ainda tivemos a sorte de ganharmos um batalhão de mecânicos que deixaram seus serviços para trás ao ver a situação da família. Meu pai tinha que trabalhar no dia seguinte, então tinhamos que ao menos chegar na cidade aonde minha avó mora, a 200 km de onde moramos.

    Resultado: uma bobina queimada. A viagem seguiu, ainda com um pneu furado lá pras 22:30 da noite, há 130 km da casa da vovó...chegamos lá depois das 0:30 do dia seguinte.

    Foi um dia que me marcou seriamente



    A burrada judicial e a venda.



    Era Agosto de 2001. O Tempra ia bem, obrigado. Chega uma intimação da Justiça. O carro iria ser apreendido.

    Meus pais haviam acabado de pagar o carro no mês anterior. Mas houve um erro interno no banco, que acusava o não pagamento do carro. Logo, ele foi recolhido. Então, compramos um Palio 1.0, pois não podiamos ficar sem carro.

    Depois de uma briga vitoriosa na Justiça, o Tempra voltou no começo de 2003. Mas não era mais o mesmo...arranhado, estragado. Fruto do tempo preso, mas do descuido dos meus pais com o carro e sua manutenção cara. Com o Palio fazendo o papel de um ótimo citadino, ele ficava semanas parado na garagem, sendo que muitas vezes eu o ligava para não dar problemas.

    Em julho de 2004, surgiu uma oportunidade, de uma Palio Adventure 2003. Vendemos o Palio e o Tempra, esse último, por R$ 7.500,00; 4.500 abaixo do preço de mercado.

    Era o fim de uma era. O carro que me acordava com o seu ronco (meu quarto é acima da garagem). Foi-se embora com 185.000 km. Desde então, nunca mais o ví. Mas ele deixou um aprendizado e uma paixão enorme dentro de mim.


    Fotos, depois, apenas.



    Espero que gostem!

    ;)



    #2
    História incrível!
    De facto o problema da apreensão do carro é uma chatisse, passados 2-3 anos à intempérie e sem qualquer cuidado, o carro nunca mais é o mesmo, é o fim.[xx(] O proprietário (o teu pai) sem qualquer culpa, viu assim o seu estimado carro ir-se embora, deve ser desolador....

    De resto há aí passagens que parecem um retrato do que se passou comigo, também quando o meu pai comprou o Tempra!

    Ora, contando um pouco da minha história, o meu pai comprou o Tempra novinho em Março de 1992, tinha eu também 7 anos!
    Foi um carro muito aguardado, até porque era de certa forma uma novidade na época e tratava-se de um modelo de topo, quer em nível de equipamento, quer em motorização. Era um 1.6SX Classic, duplo carburador, o que para o nosso mercado, na época, era muito.

    Eu fiquei louco com o carro, passava a vida lá dentro a ver tudo.[8D]
    Sendo a versão Classic tinha mesmo tudo, ora vejamos: 4 vidros eléctricos, retrovisores eléctricos, fecho central com comando remoto, bancos (poltronas) em alcântara (eram mesmo maravilhosos), direcção assistida, ar condicionado automático (igual ao do Dedra e Alfa 155), painel digital, check painel, computador de bordo e até inserções em raíz de nogueira na consola! Ah, tinha ainda saída de ventilação central para os lugares traseiros!
    Por fora trazia jantes especiais de 14" e pneu 185 e farolins de nevoeiro. Era um bonito cinza prata azulado, como se vêm poucos.

    Para mim, um miúdo de 7 anos, o Tempra Classic era um enorme motivo de orgulho, pelos gadgets, pelo bonito carro que era (e estava impecável).
    Apesar de a minha mãe no mesmo ano de 1992 ter comprado um Toyota Carina 1.6, que era um automóvel globalmente mais cotado (e melhor, se quiserem), o Tempra era sempre outra coisa devido ao equipamento, conforto e vanguardismo de soluções.

    O Tempra foi vendido 4 anos depois, em 1996, com muita pena de todos nós pois sempre foi um carro impecável que nunca deu qualquer problema (!)
    Foi vendido rigorosamente impecável para o dono (que actualmente ainda o é, 11 anos depois), com cerca de 90mil kms.

    Resta dizer que foi trocado por um Bravo 1.6SX, na altura o meu pai precisava de um carro versátil para o trabalho dele (transportar regularmente equipamento informático e video da sede da empresa para o escritório) e o Tempra não rebatia sequer os bancos. O Bravo sendo um bom carro, estava quanto a nós uns tantos furos abaixo do Tempra em termos de equipamento, soluções interiores, e mesmo cuidado nos materiais de acabamento. Culpa de ter sido um Bravo SX mesmo dos primeiros...


    Gostei muito do teu report, GTS-M5! Fez-me também reviver os bons momentos que tive com um carro completamente incompreendido e desprezado cá em Portugal... mas que para mim tem um enorme valor.


    Já agora, o interior era exactamente igual a este:



    mas com estas inserções em nogueira:

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      #3
      Pois então, ninguém mais tem máquinas como essas por aí não?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por GTS_M5

        Pois então, ninguém mais tem máquinas como essas por aí não?
        A PSP em Lisboa ainda tem uns quantos!:D Um colega do meu pai teve um, mas "despachou-o", que passava mais tempo no mecânico que nas mãos dele.[xx(] E ele até é cuidadoso com os carros.

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          #5
          Bom relato sim senhor!!!!!!!;)

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            #6
            Ainda me lembro quando um vizinho meu comprou um tempra, para mim e os outros putos da rua era a loucura. Aquele mostrador digital fazia as nossas delicias e havia qualquer coisa no carro q o tornava melhor q o resto do parque automovel do bairro. hoje em dia vejo o carro e n percebo o fascinio q nos causava...mas causava!

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              #7
              ja mandei um p sucata[xx(]

              acredito que esse 2.0 nada tenha a ver com o 1.4 75cv q conheço!

              de interiores tudo ok.....parecido aos lancia e alfa da epoca

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                #8
                Um tio meu tinha um dos primeiros anos, o carro teve MUITOS problemas mecânicos, meu pai chegou a comprar um tipo novo, mas vendeu em menos de dois meses e comprou um Vectra, isso em 1995...

                O painel digital era apenas pra versão SW no Brasil se não me engano... Mas era igual esse da foto, lembro de entrar em um e ficar impressionado.

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                  #9
                  Bela história GTS!;)
                  Qual era o interior do Tempra brasileiro?
                  Era mais bem montado?
                  Porquê?

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                    #10
                    Em Portugal tenho um 1.4ie SW Liberty de 1994.. deu bastantes problemas e continua a dar, mas confesso que foi um pouco mal tratado apesar de nao ter andado muito em 12 anos ( 160 mil kms)...o que mais aprecio no carro é o conforto e o espaco, quando puder posto fotos..

                    Comentário


                      #11
                      Fotos de Tempras Brasileiros.















                      (ultimo ano)

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                        #12


                        O do meu Tempra era esse, mas com uns mostradores a menos, pois esse era da versão Stile Turbo. Também não tinha o CB no tablier.

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                          #13
                          Gosto muito deste:

                          http://memimage.cardomain.net/member...607_3_full.jpg

                          Comentário


                            #14
                            Aqui o que se vê mais ainda são as carrinhas Tempra e os da policia, os outros so no sucateiro.

                            Comentário


                              #15
                              Quase tivemos uma carrinha aqui em casa. Por sorte, o vendedor alertou que o carro já não estava sendo fabricado na Itália e que por isso eram as ultimas unidades. Por causa disso, desistimos da compra.

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                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Grilo

                                Quase tivemos uma carrinha aqui em casa. Por sorte, o vendedor alertou que o carro já não estava sendo fabricado na Itália e que por isso eram as ultimas unidades. Por causa disso, desistimos da compra.
                                E qual o probl?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Grilo

                                  Quase tivemos uma carrinha aqui em casa. Por sorte, o vendedor alertou que o carro já não estava sendo fabricado na Itália e que por isso eram as ultimas unidades. Por causa disso, desistimos da compra.
                                  As últimas unidades costumam ser as melhores montadas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A imagem mais marcante que tenho dos Tempra é o topo do tablier da versão digital e a consola central, revestidos a um material rubber-touch que descasca e derrete com o tempo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                      E qual o probl?
                                      citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                      As últimas unidades costumam ser as melhores montadas.
                                      Mas ai depois seria difícil para vender. Aliás, a carrinha desvalorizou muito. Iria ser perda de dinheiro ter comprado.

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