Anúncio

Collapse
No announcement yet.

dilema de quem é que é responsável, se o condutor,

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    dilema de quem é que é responsável, se o condutor,

    Pois é, continuam algumas pessoas a apregoar que os condutores são sempre os culpados nos atropelamentos, e vem agora um senhor dizer que afinal é necessário dirigir as acções para onde não estavam à espera. Eu não me considero mais "esperto" que os outros, mas como faço kms e kms na estrada, já sabia disto há muito, e só não vêm quem não quer abrir a "pestana" e tenta sacudir a água do capote e solucionar o problema sempre do mesmo modo. E estou convicto de que se os peõs tivessem consciência de que podiam morrer ao ser atropelados e tivessem o minimo de precaução ao atravessar uma via, o nº de mortos por atropelamento diminuía drasticamente. Não posso deixar também em claro que 20% dos passageiros estivessem alcoolizados (suponho que seja de mortos) o que leva a crer que o álcool mata a maioria das vitimas das nossas estradas. É triste mas é a realidade que temos e muita gente não a quer ver!!!!!!


    "Em 2006, mais de trinta por cento dos condutores que morreram em acidentes de viação guiavam com taxas de álcool no sangue, revelaram as autópsias efectuadas. O álcool foi também detectado em 28 por cento dos peões que foram atropelados mortalmente.

    Os dados constam do relatório anual do Instituto de Medicina Legal (IML) e foram apresentados, esta terça-feira, na Assembleia da República, pelo director-geral de Viação, Rogério Pinheiro.

    Segundo o relatório, das 850 mortes na estrada em 2006, 496 eram os condutores dos veículos. Destes, 36 por cento apresentaram valores positivos nas análises de alcoolémia efectuadas após a morte.

    O consumo de álcool foi também detectado em 28 por cento dos peões atropelados mortalmente, em 2006, revelou o director-geral de Viação, manifestando-se preocupado com uma situação considerada «pouco espectável». «Isto mostra que temos de dirigir as nossas acções para uma franja que não estávamos à espera», afirmou Rogério Pinheiro, mostrando-se «preocupado» até porque muitas vezes surge o «dilema de quem é que é responsável, se o condutor, se o peão».

    O mesmo relatório revela ainda que 20 por cento dos passageiros dos veículos automóveis estavam alcoolizados. Taxas de alcoolémia positivas foram também detectadas em 30 por cento de desconhecidos, dos quais não se pôde identificar serem peões ou passageiros.

    «Ainda há muito a fazer neste momento» revelou o director-geral de Viação, Rogério Pinheiro, no âmbito das campanhas de prevenção rodoviária, discutidas num debate sobre «Jovens e Álcool», no Parlamento. "



    Fonte:http://www.portugaldiario.iol.pt/not...897&div_id=291


    #2
    Esses dados do alcool valem o que valem.
    Um homem de 30 anos bem constituido que tenha apresentado uma taxa de 0,7% ja entra nessas estatisticas, e no entanto duvido que nao estivesse em condições de conduzir.
    Mas sim, e antes que me interpretem mal, se ninguem bebesse antes de pegar no carro a questão nao ficava resolvida a 100%, mas ajudava muito.

    Quanto aos peões, há algumas regras básicas que tambem podiam adoptar e que reduziam os numeros, como por exemplo nao atravessar logo que o sinal verde cai, nao atravessar fora das passadeiras (o que mais se vê é malta a atravessar a via com uma passadeira a 10m), nao passar a frente dos carros a correr pra ir apanhar o autocarro, etc etc. Ah! e tambem ajudava que determinados condutores deixassem de estacionar carros antes das passadeiras. As vezes até camionetas lá estão, tirando a total visibilidade a quem atravessa.

    Não concordo com a apreciação final, de que ainda há muito pra fazer. Há sim é muita cabecinha que precisa "abrir a pestana" e começar a mentalizar-se.

    Comentário


      #3
      Segundo se pode deduzir das opiniões de alguns participantes (e presumivelmente da maior parte da população...) para não se correrem tais riscos neste País, então teremos que baixar a velocidade máxima para 20km/h em todas as estradas, pois pode sempre aparecer um peão alcoolizado... e não podemos correr o risco de o atropelar... mais vale pelo seguro, andamos todos a 20 km/h que a EU manda mais uns dinheiros para sustentar a pasmaceira geral.

      Divirtam-se todos... mas devagar... que depressa mata.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X