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A era da eletronica no automobilismo

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    A era da eletronica no automobilismo

    Ora aqui está um topico que sempre me fascinou. Carros , eletronica , robotica , computadores. Cada vez mais os carros vem com mais acessórios de fabrica. Foi o rádio o primeiro a inaugurar a era e estou convicto que mais tarde ou mais cedo, muita da técnologia que hoje é usada corriqueiramente na aviação civil e militar irá chegar ao mundo do automovel para uso civil, desportivo, já não falando a nivel militar. Refiro-me ao control do motor pela centralina (ECU), que gere o avanço da ignição, a altura em que os ingectores são accionados e a quantidade de combustivel que debitam. O constante supervisionamento da temperatura do motor, o detector de detonação, a quantidade de oxigenio nos gases de escape pela sonda lambda. O control de travagem (ABS), o control de tracção. O GPS que inicialmente foi criado para uso exclusivamente militar. O control automatico das luzes, o control automatico de chuva nos limpa vidros. Os alarmes, o ar condicionado automatico. A caixa negra que é usada na aviação civil vai sem duvida fazer a sua entrada muito brevemente no mundo automovel, de modo a ajudar não só as seguradoras , mas tambem a policia e a cima de tudo o proprio proprietario do veiculo. Também os radares já entraram no mundo do automovel, para não falar do que já é usado na formula 1, como a telemetria, etc etc.

    aqui vão uns links interessantes :

    http://www.ptdetector.com/
    http://www.motortrend.com/features/mobile_electronics/
    http://www.motortrend.com/features/m...adar_detectors
    http://www.motortrend.com/features/m...adar_detectors
    http://www.motortrend.com/features/m...ar_buyersguide
    http://www.radarbusters.com/default.asp
    http://www.laserveil.com/
    http://www.radartest.com/index.asp
    http://www.radar-shop.de/index.html

    Enquanto as ultimas contra medidas eletronicas podem ajudar os condutores a evitar multas e de ser mandados encostar pela policia, o unico verdadeiro metodo de o evitar é simplesmente não andar em excesso de velocidade. Nunca é demais relembrar que , violar os limites de velocidade não é somente reprovavel , mas põe o condutor em risco, os passageiros , os outros automobilistas, e mesmo os peões em perigo. Por outro lado, pode ser um modo também de ajudar o condutor a não se meter em trabalhos, uma vez que há detectores de radares que veem as luses das ambulancias, da policia e dos bombeiros e alertam o condutor dum possivel ponto perigoso, zona com acidente.
    Seja a que velocidade você conduzir, guie responsavelmente. SE BEBER NÃO CONDUZA.

    #2
    Sem duvida que a electrónica veio para ficar no automóvel.
    Mas enquanto os construtores não começarem a investir em cablagens e ligações de qualidade, os "bugs" e outros problemas só servem mesmo para irritar...

    Não me importo que o grande parte do carro seja controlado por electrónica, desde que isso contribua para a experiência de condução e não para a castrar em nome de uma "divina" e hipotética segurança.

    Para mim, só será realmente boa, quando não a "sentir" enquanto conduzo.

    Desviando no tipo de componentes electrónicos, temos alguns exemplos interessantes em como a electrónica pode realmente beneficiar a experiência de condução: mitsubishi evo, skyline gtr, f430...

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      #3
      Um problema que vai aparecer tambem vai ser o de automoveis "avariados" com virus informaticos. Esse problema já começou a aparecer muito por causa das ligações entre equipamentos via blue tooth com sistemas operativos da microsoft e symbian (telemoveis , GPS , equipamentos de som). A FIA fez um acordo para que nas competições seja utilizado o windows. Espero sinceramente não ver ninguem se espatifar numa pista por causa dum virus a interefir nos equipamentos dos carros de formula 1.

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        #4
        A era da eletrónica acho que foi mais nos anos 90, agora estamos a entrar numa era dos gadgets

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          #5
          citação:Originalmente colocada por LxXsi

          A FIA fez um acordo para que nas competições seja utilizado o windows. Espero sinceramente não ver ninguem se espatifar numa pista por causa dum virus a interefir nos equipamentos dos carros de formula 1.
          Isso lembra-me uma coisa que sempre achei piada. Passar numa máquina de venda de selos dos correios, num ecran de indicação de horários de comboios, e até em painéis gigantes, e ver um ecran azul. Gosto sempre de apreciar o erro :D. Normalmente fico mais contente por não ter tal coisa no meu carro. Uma coisa é um computador de casa, em que se faz um simples reboot que nunca fez mal a ninguém ( também não é bem assim :D ), outra é um de trabalho, que já chateia mais, e outra ainda é num carro, em que se depende dele.

          Imaginar-me dependente de tecnologia assim? Não, obrigado. Por favor, sistemas desenvolvidos especificamente e muito, mas muito bem testados.

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            #6
            O comportamento dum carro pode ser alterado com a ajuda da eletronica. Diga-se em abono da verdade que é por causa da eletronica que é possivel alterar até carecteristicas importantes. A altura do chassis ao solo pode variar automáticamente face ao tipo de condução que está a ser efectuada. A suspensão pode com isso ver varios parametros alterados (altura, rigidez) para dar uma dinamica diferente e conforme as necessidades do momento. Inclusivamente a propria aerodinamica pode ser modificada quando aumenta a velocidade a partir dum determinado patamar (aerelons, saias). Os pneus podem ver até a sua pressão alterada de modo a manterem-se com uma pressão adequada. Até a caixa pode ser completamente automatica e controlada eletronicamente para economizar combustivel.

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              #7
              citação:Originalmente colocada por LxXsi

              Um problema que vai aparecer tambem vai ser o de automoveis "avariados" com virus informaticos. Esse problema já começou a aparecer muito por causa das ligações entre equipamentos via blue tooth com sistemas operativos da microsoft e symbian (telemoveis , GPS , equipamentos de som). A FIA fez um acordo para que nas competições seja utilizado o windows. Espero sinceramente não ver ninguem se espatifar numa pista por causa dum virus a interefir nos equipamentos dos carros de formula 1.
              [:0][:0]

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                #8
                A electrónica está presente no mundo automóvel à mais tempo que aquele que imaginamos.

                Tenho aqui a revista Elektor numero 21, de Setembro de 1986. Um dos temas abordados é precisamente a Electrónica no Automóvel.

                Aqui falam-se de equipamentos e dispositivos existentes na época, e alguns em desenvolvimento, aqui está a lista (estávamos no ano de 1986):

                Controlos de propulsão

                • Controlo diesel electrónico
                • Controlo da velocidade ao ralenti
                • Regulador lambda
                • Sistema de paragem-arranque
                • Selecção de transmissão electrónica
                • Electrónica digital do motor
                • Controlo da distribuição automática
                • Sistema de ignição de estado sólido
                • Sistema de injecção de combustível
                • Acelerador Electrónico

                Comunicação

                • Reprodução de áudio
                • Receptor de rádio
                • computador de bordo
                • Telefone para carro
                • Sistema de orientação e informação
                • Sistemas de controlo (velocidade, rot/min, consumo, hora, temperatura e outras)
                • Unidade de controlo da multiplexagem do cabo.

                Segurança

                • Unidade de controlo e avisador da distancia por radar
                • Ajuste dos faróis e sistema de limpeza
                • Unidade de diagnostico do carro
                • Controlo de pressão dos pneus
                • Controlo de limpeza e lavagem do pára-brisas
                • Sistema de travagem antibloqueamento, regulador de patinagem
                • Controlo de intervalo de manutenção dependente da carga
                • Control dos consumos de combustível, óleo e água
                • Controlo da bagagem e dos cintos de segurança
                • Sistema de protecção contra ladrões

                Conforto

                • Regulação da velocidade
                • Fechadura central
                • Ar condicionado
                • Regulação dos assentos com memória da posição
                • Controlo da suspensão

                Se quiserem, posso entrar em mais pormenor, e transcrever para aqui as 3 ou 4 páginas da revista que abordam o tema.

                Já agora uma foto do "esquema" de funcionamento dos conhecidíssimos ABS, ASR, e essas "modernices"





                Obviamente todos estes sistemas de controlo estavam apenas acessíveis a carros topo de gama, e de luxo. Entretanto têm vindo a tornar-se mais banais e acessíveis a todos os segmentos.

                Na altura também seria caríssimo este tipo de sistemas, tendo em conta a tecnologia que havia, hoje é tudo muito mais simples e prático.

                Com a evolução exponencial que a electrónica tem tido, esta continuará a interferir nos carros mais que aquilo que imaginamos, e cada vez mais estes serão dependentes dela.

                Eu não acho mal, muito pelo contrário, a electrónica tem a capacidade de "ver", "gerir", "calcular", e actuar em função dos parâmetros que mede, o que é benéfico. Algo que é impossível fazer-mos (nós, ser humano) com tanta rapidez e precisão.

                O que é lamentável, é que com o avanço que temos tido, os carros tornar-se-ão cada vez mais artificiais, mas é a tal coisas "não se fazem omoletas sem ovos".


                Estou a lembrar-me do Opel Senator, que era um carro que já na sua época estava bem carregado de electrónica.

                ;)

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                  #9
                  Eu quando tive o meu citroen visa II (+/- em 1996), comprei um aparelhozinho que era ligado à bicha do conta quilometros e tinha uma funcionalidade interessante. Alem de mostrar a velocidade num mostrador digital em km's ou milhas, tambem avisava o condutor com um bip bip do excesso de velocidade (50 para cidade e 120 para auto estrada). Escusado será dizer, nunca tive uma multa por excesso de velocidade.

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