Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Combustíveis. Mais uma estória de embalar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Combustíveis. Mais uma estória de embalar

    Desde que os pvp dos combusíveis foram liberalizados que a sua subida é uma realidade (quase) semanal.
    O argumento de que tal se deve ao brutal aumento do preço do brent é repetido até à exaustão.
    É verdade que o brent tem sofrido um aumento brutal ao longo dos últimos anos, no entanto, esse facto não pode explicar a subida regular e (quase) simultânea dos pvp de todos os combustíveis em todos os postos.
    E não pode ser explicado pelo simples facto que o preço final de qualquer produto não é dependente de uma única variável como por exemplo o preço da matéria prima.
    A Galp, a BP, a Repsol, a Total e outras têm estruturas de distribuíção diferentes, quer ao nível da dimenssão, quer ao nível da sua eficiência operacional que necessáriamente têm que influciar a variável preço.
    Para além disso, não sei se sabem que a venda de produtos não relacionados com o automóvel (jornais, café, revistas, água, sumos, sandes, etc...) já são responsáveis por uma considerável (diz-se que quase 50% em alguns postos) fatia dos resultados operacionais, ora, assim sendo, aqueles postos que tem um elevado tráfego de clientes nas lojas poderiam ter preços de venda dos combustíveis mais baixos (se realmente existisse concorrência) pois as suas margens operacionais seriam mais altas em virtude da venda desses tais produtos. Já agora uma curiosidade; o pão é um dos artigos mais rentáveis!!
    Estranho por isso que a Autoridade para a Concorrência ainda esteja a analisar se existe cartel (palavra proíbida) no retalho dos combustíveis. Acham que existe? Claro que não!![8]
    Já agora, alguem de um dos big players disse que a compra de brent é agora negociada a curto prazo - foi referido menos de uma semana.
    Alguem acredita que tal é assim? O mercado de futuros existe e está activo e as compras de materia prima são negociadas nessa base. Ou seja, a materia prima que se vai consumir nos próximos dois, três meses foi "comprada" a preços de hoje.
    Por favor postem os vossos comentários se quiserem.
    Um abraço
    Um português

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
Working...
X