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    Citroen Xsara 1.5 D

    Bom dia,

    Gostaria vossos opiniões sobre o Citroen Xsara 1.5D de 1999. O carro tem 140000 Kms e é gasoleo. Agradeço se podes me indicar os pontos fracos deste automovel..

    muito obrigado,

    sg

    #2
    Isso é o motor de 58cv?

    Não vale a pena, é demasiado fraco para o peso do carro, se já no saxo, se esmifra todo quanto mais no Xsara, já o Xsara de 70cv, é lentinho...

    Comentário


      #3
      Aparte o motor ser muito limitado para o peso do carro é o que costumo chamar de "carro honesto", ou seja, não dá chatices, é económico, tem muito espaço, não transmite sensações de condução, mas dentro das suas limitações pode ser uma boa escolha.

      Se o preço é bom, se tens consciência das fracas prestações e corresponde ao que procuras... compra!

      Comentário


        #4
        Ora aí está um carro feito mesmo para o nosso mercado... :D :D :D

        O ponto realmente fraco será sem alguma dúvida as performances (mas será isto que se procura num diesel [?])

        E não, não é preciso esmiufrar o 1.5 D para se manterem ritmos interessantes, mesmo no Saxo (ai Silver... tu é mau! :D ;) :D)...

        O 1.5 D não é grande espingarda abaixo das 1.500 rpm, o que no caso do Xsara isso poderá agravar-se devido ao peso superior do carro...

        É um carro que prefer os ritmos calmos e assim sempre se poderá apreciar melhor o seu conforto, que é um must...

        Por outro lado, é uma pena um chassis como o do Xsara estar tão mal motorizado. É um regalo o comportamento do Xsara...

        Quanto a fiabilidade desse motor não há nada a temer.

        Coisas a ter em atenção, o estado dos interiores... Há plásticos que se deformam... Os das tampas dos apoios de braços das portas da frente e mesmo o do tablier, junto ao para-brisas... A tampa do porta-luvas por vezes também apresenta bastantes folgas...

        Mas lá está, estes exemplos que te dei eram de um carro de empresa com cerca de 150.000 km e de uma unidade de 1998...

        Comentário


          #5
          O 1.5D até se aguenta bem a velocidades mais elevadas. Para chegar lá é que é dificil...

          SE no 106 1.%D o 0-100 falados pela marca são 18,2seg ... No Xsara nem quero imaginar.

          Comentário


            #6
            obrigado para os opiniões.. o Carro esta em bom estado e realmente muito comfortável. estou tentar para fechar este negocio para 5500 € e espero que sai bem.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              O 1.5D até se aguenta bem a velocidades mais elevadas. Para chegar lá é que é dificil...

              SE no 106 1.%D o 0-100 falados pela marca são 18,2seg ... No Xsara nem quero imaginar.
              O motor chegou a ter duas caixas, sendo uma delas ligeiramente mais longa...

              O Saxo de fábrica faz menos que isso, creio que à volta dos 15-16 s...

              Curiosamente pesa mais que o Clio II dCi...

              Comentário


                #8
                Tenho a experiencia de algumas viagens longas feitas com um carro de motorização e caracteristicas muito semelhantes, a ZX Break 1.5d de 1997, era muito confortavel apesar de lhe faltar uma coisa muito importante: direcção assistida.
                De facto era muito económico mas era leeeeeenta que Deus me livre.
                Cheguei a fazer Porto-Lisboa carregada com 4 adultos, 1 criança e o porta bagagens cheio de tralhas para 3 dias, e sem duvida alguma não é carro para quem tenha pressas e era preciso muito cuidado nas ultrapassagens pois eram intermináveis sobretudo nas AE.
                Para quem não tem (mesmo)pressas e quer um carro diesel económico espaçoso e confortável
                talvez seja uma boa opcção.

                Comentário


                  #9
                  isso não deve andar nada! Mas o motor é fiavel, isso eu sei do saxo!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                    O 1.5D até se aguenta bem a velocidades mais elevadas. Para chegar lá é que é dificil...

                    SE no 106 1.5D o 0-100 falados pela marca são 18,2seg ... No Xsara nem quero imaginar.
                    Esse valor é muito pessimista!! Nunca vi tal mesmo em revistas!

                    O AX 1.5d fazia cerca de 13/14s 0-100km/h 795kg de peso.
                    O Saxo com mais 100kg fazia cerca de 15/16s Vi vários testes com esse valores.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                      E não, não é preciso esmiufrar o 1.5 D para se manterem ritmos interessantes, mesmo no Saxo (ai Silver... tu é mau! :D ;) :D)...
                      Porra, não digas isso [xx(] no saxo basta vir uma subidinha que se come logo todo, se não fôr embalado ou tiver que dar um cheirinho de travões morre logo [xx(] ... é um motor muito económico mas fraquíssimo, então no xsara imagino ... mas lá está, se fosse um motor vag já era uma bosta e trucidado por ti [|)]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por gilmour

                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                        E não, não é preciso esmiufrar o 1.5 D para se manterem ritmos interessantes, mesmo no Saxo (ai Silver... tu é mau! :D ;) :D)...
                        Porra, não digas isso [xx(] no saxo basta vir uma subidinha que se come logo todo, se não fôr embalado ou tiver que dar um cheirinho de travões morre logo [xx(] ... é um motor muito económico mas fraquíssimo, então no xsara imagino ... mas lá está, se fosse um motor vag já era uma bosta e trucidado por ti [|)]
                        Não é tão fraco quanto isso. Eu já tive 2 viaturas com esse motor e agora tenho um Panda Mjet. Posso afirmar que em transito citadino porta-se bem melhor que o MultiJet. É bem melhor até às 2000 rpm's que o Panda. Depois disso perde com é obvio. Num Saxo comercial como o que tive o maior motivo para não andar acima dos 120/130km/h em AE é mesmo o ruido [8)][8)] infernal e a fraca insonorização. Aí o Panda é muito mais silencioso e capaz!

                        Por estranho que possa parecer, em termos de consumos, o 1.5d ainda é referencia. Sendo tão económico como o Mjet!

                        Comentário


                          #13
                          Bom carro e muito bom preço, se não teve acidentes anteriores e está em bom estado mecânico é de aproveitar. O preço é muito bom. O resto são comentários de quem não sabe para que serve um carro a diesel. Se vêem os carros como um brinquedo, brinquem com os "carrinhos" dos irmãos mais novos. Um carro ter o mesmo motor que outro mais leve não significa muito, as relações de caixa são quase sempre diferentes. É uma boa máquina para fazer kms sem chatisses.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por gilmour

                            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                            E não, não é preciso esmiufrar o 1.5 D para se manterem ritmos interessantes, mesmo no Saxo (ai Silver... tu é mau! :D ;) :D)...
                            Porra, não digas isso [xx(] no saxo basta vir uma subidinha que se come logo todo, se não fôr embalado ou tiver que dar um cheirinho de travões morre logo [xx(] ... é um motor muito económico mas fraquíssimo, então no xsara imagino ... mas lá está, se fosse um motor vag já era uma bosta e trucidado por ti [|)]
                            De facto o motor morre nas subidas... recuperar em subidas é melhor está quieto...

                            Mas o que é que esperas de um motor diesel, atmosférico e com apenas cerca de 9 kgm de binário [?]

                            E é de longe o melhor 1.5 D da concorrência da altura...

                            Além do mais, abaixo da 2.000 rpm é um carro que dá para circular ao passo que um TDi...

                            O motor tem as suas coisas boas e más, mas olhando para as suas caraterísticas é muito porreiro...

                            Comentário


                              #15
                              sempre que ouço falar num 1.5d do grupo psa nao resisto que tenho de falar.

                              Eu ja tive um 106 com esse motor, no 106 mexia-se bem, muito bem mesmo, calro que nas subidas... mas a 4ª velocidade tava la para isso, a potencia maxima tava por volta das 300 rpm, portanto é so deitar uma abaixo.

                              E sem duvida mexe-se melhor as 1500rpm do que um 1.9 tdi...


                              No chassi do xsara deve-se notar alguma dificuldade nas recuperacoes, e vais ter de usar bastante a caixa, mas nada do outro mundo, e fiabilidade aliados a consumos super baixo este motor é uma referencia, ainda hoje, venhyam os multijets, 1.3 cdti e o manco 1.2 alemao que nenhum gasta tao pouco como etse.

                              Se queres um cara econimico que nao de chatisse, aposta neste, se é um carro para andar com pressa e cheio de pessoas, é melhor repensares, pois por mais que eu gave este motor ja passei alguma vergonos com 5 pessoas no 106 em subidas a pique, mas ue moro na cidade da Guarda....

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por HDi_1.6

                                sempre que ouço falar num 1.5d do grupo psa nao resisto que tenho de falar.

                                Eu ja tive um 106 com esse motor, no 106 mexia-se bem, muito bem mesmo, calro que nas subidas... mas a 4ª velocidade tava la para isso, a potencia maxima tava por volta das 300 rpm, portanto é so deitar uma abaixo.

                                E sem duvida mexe-se melhor as 1500rpm do que um 1.9 tdi...


                                No chassi do xsara deve-se notar alguma dificuldade nas recuperacoes, e vais ter de usar bastante a caixa, mas nada do outro mundo, e fiabilidade aliados a consumos super baixo este motor é uma referencia, ainda hoje, venhyam os multijets, 1.3 cdti e o manco 1.2 alemao que nenhum gasta tao pouco como etse.

                                Se queres um cara econimico que nao de chatisse, aposta neste, se é um carro para andar com pressa e cheio de pessoas, é melhor repensares, pois por mais que eu gave este motor ja passei alguma vergonos com 5 pessoas no 106 em subidas a pique, mas ue moro na cidade da Guarda....
                                Pessoal não gastem os ajdectivos todos de uma vez...

                                Se um 106XRD 1.5 de 58cv se mexes MESMO MUITO BEM, o que dizer das CENTENAS de carros melhor...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                  citação:Originalmente colocada por HDi_1.6

                                  sempre que ouço falar num 1.5d do grupo psa nao resisto que tenho de falar.

                                  Eu ja tive um 106 com esse motor, no 106 mexia-se bem, muito bem mesmo, calro que nas subidas... mas a 4ª velocidade tava la para isso, a potencia maxima tava por volta das 300 rpm, portanto é so deitar uma abaixo.

                                  E sem duvida mexe-se melhor as 1500rpm do que um 1.9 tdi...


                                  No chassi do xsara deve-se notar alguma dificuldade nas recuperacoes, e vais ter de usar bastante a caixa, mas nada do outro mundo, e fiabilidade aliados a consumos super baixo este motor é uma referencia, ainda hoje, venhyam os multijets, 1.3 cdti e o manco 1.2 alemao que nenhum gasta tao pouco como etse.

                                  Se queres um cara econimico que nao de chatisse, aposta neste, se é um carro para andar com pressa e cheio de pessoas, é melhor repensares, pois por mais que eu gave este motor ja passei alguma vergonos com 5 pessoas no 106 em subidas a pique, mas ue moro na cidade da Guarda....
                                  Pessoal não gastem os ajdectivos todos de uma vez...

                                  Se um 106XRD 1.5 de 58cv se mexes MESMO MUITO BEM, o que dizer das CENTENAS de carros melhor...

                                  tu es mau!
                                  o carro para ele até podia voar.:D

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por HDi_1.6


                                    Eu ja tive um 106 com esse motor, no 106 mexia-se bem, muito bem mesmo, calro que nas subidas... mas a 4ª velocidade tava la para isso, a potencia maxima tava por volta das 300 rpm, portanto é so deitar uma abaixo.
                                    Tiveste [?]

                                    É que a potência máxima é atingida às 5.000 rpm (sim, é mesmo isto...) e o binário às 2.250 rpm...

                                    Por acaso gosto da maneira que ele se mexe acima das 4.000 rpm, melhor que o meu dCi...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pessoal, muito obrigado mesmo para os vossos opiniões. afinal não consegui fechar este negocio. vou então fechar um outro - Renault Clio 1.2 RXE de 2000 sobre qual tb pedi os opiniões há uns dias atras..

                                      Obrigado mais uma vez,
                                      sg

                                      Comentário


                                        #20
                                        e bem, se querem me dar mais uns aconselhos sobre o Clio , aqui vai o link http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=69991

                                        gracias

                                        Comentário


                                          #21
                                          So para terminar isto e para nao podia deixar de ser vou ter de me defender dos ataques

                                          Para o SilverArrow

                                          citação:
                                          Pessoal não gastem os ajdectivos todos de uma vez...

                                          Se um 106XRD 1.5 de 58cv se mexes MESMO MUITO BEM, o que dizer das CENTENAS de carros melhor...
                                          e para o Darth Vader
                                          citação:
                                          o carro para ele até podia voar.
                                          so digo para nao falarem do que nao sabem, ja andaram nalquem 106 ou saxo com motor 1.5d?

                                          Raros nao foram os 1.5 opel (nao turbo claro) e o os antigo clios 1.9 (dos primeiros) que papei na estrada.

                                          O carro andava bem com uma pessoa dentro em recta e a descer (180Km de ponteiro claro). claro que com 5 pessoas ou nas subidas moria-se um bocado por nao ter turbo. mas com uma 4ª la subia tudo quando era subida entre 100-120, ja nao era mau visto ter aquelo motor.

                                          Por isso digo mexia-se muito bem visto estarmos a falar de um 1.5d atmosferico.

                                          Por acaso até sei que nao voa agora até tenho um 307 1.6 hdi de 110CV e nao me impressionou muito a nivel de prestacoes, embora chegue e passe com facilidade dos 200Km/h.


                                          DêCêIi Obrigado por comfirmares o que disse, realmente o carro dava sempre potencia até chegar as 5000 onde cortava o combustive, e isso nenhum motor turbo o faz e esta hein??

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu saxo 1.5 D passa devagar pelas ibiza 1.9d a subir e desaparece a descer, ela por ela com 1.9 SDI, clio não têm gás, corsa 1.5 idem, só a 1.7 arranca ligeiramente melhor mas vai-se buscar, nem mesmo o 1.5 TD a descer porque pelo que vi "acabavam" todos nos 180!!!
                                            197 km/h no ponteiro às 5400rpm.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esse Xsara 1.5 D não foi feito para corridas, nem para conduções nervosas, mas é um excelente aliado da economia, que hoje em dia é o que se pretende! O motor 1.5D é bem melhor que o 1.4D e no Xsara tem de esperar alguma lentidão, mas um conforto e um espaço espectacular! Aquilo depois de lançadinho deve andar normalmente, muito provavelmente temos de aproveitar um pouco mais o lance imediatamente antes das descidas e não exigir muito do motor, para não o estragar!Convém no entanto tentar saber se o carro já teve algum escaldão ou não, se não teve poderá ser um excelente companheiro, mas atenção, que quando o tentares vender não te dão nada por ele, por isso pondera bem antes de fechar negócio!

                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Deste assunto posso falar com conhecimento de causa, pois possuo um citroen saxo 1.5D de 98 (por acaso é a minha maria que anda com ele).
                                                Em relação ao motor, penso que se trata de um motor honesto, fiável e poupado. O meu vai com cerca de 188 kk e sem problemas, com a manutenção atempada. Considero os plásticos muito razoáveis comparado com carros novos que vejo por aí. A insonorização a partir de 120 kmh é nula...o rádio tem que estar quase no máximo
                                                Ver-se pessoas a dizer que é um motor que acompanha corsas 1.5td ou clios 1.9d da primeira geração é que me faz rir. Tive o prazer de ter um clio 1.9D (que ainda rola nas mãos do meu irmão mais novo e conta com 257 kk), e tirando os problemas do circuito da água, tem um motor fantástico (acho eu). Para o saxo basta o acelerador a meio gás em qq relação de caixa. Então a subir..[}]Quanto a corsas 1.5Td tenho algumas dúvidas, pq nunca fiz nenhum comparativo a bem da ciênca.

                                                Em resumo, o carro é fiável, mas não esperes muito do seu motor..é um arrastão.

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi



                                                  Além do mais, abaixo da 2.000 rpm é um carro que dá para circular ao passo que um TDi...
                                                  Alto e pára o baile!

                                                  Este é um comentário típico de anti-VAG, e de quem nunca andou com um TDi (falo de um TDi inteiro, nada de mancos).

                                                  Eu ando na cidade na maior das calmas com o meu TDi de 90cv entre as 1000 e as 2000rpm, e tem força de sobra! Conduz-se confortávelmente e com um andamento já bastante razoável nesta faixa de rotação! Claro que a partir das 2000rpm dispara e aí então anda aquilo que sabemos. Mas antes disso tem um andamento que em nada é pior que o clio 1.9d que tive antes. E esmagadoramente superior ao saxo 1.5d.

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                                                    #26
                                                    O meu Saxo não é honesto, fiável e poupado, mas sim "raivoso", fiável e tudo a fundo só consegue gastar 6,7 l/100.

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                                                      #27
                                                      Aqui vai...
                                                      [img]uploaded/telmauto/200632021614_IMAG0064.JPG[/img]

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                                                        #28
                                                        [img]uploaded/telmauto/200632021832_IMAG0037.JPG [/img]

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                                                          #29
                                                          [img]uploaded/telmauto/200632022054_IMAG0082.JPG [/img]

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por telmauto

                                                            O meu saxo 1.5 D passa devagar pelas ibiza 1.9d a subir e desaparece a descer, ela por ela com 1.9 SDI, clio não têm gás, corsa 1.5 idem, só a 1.7 arranca ligeiramente melhor mas vai-se buscar, nem mesmo o 1.5 TD a descer porque pelo que vi "acabavam" todos nos 180!!!
                                                            197 km/h no ponteiro às 5400rpm.
                                                            Vejo que gostas mesmo do teu carro e isso é de louvar...mas o 1.5 TD nem a descer? Tas enganado meu caro colega o 1.5 TD em recta 180 de ponteiro (e não foi um amigo de um amigo meu, fui eu mesmo).A descer não conta, arranja aí uma boa descida que qualquer carro dá 300km/h.;)
                                                            Agora em subida? Subida desculpa lá mas o Saxo 1.5D não se aguenta com o 1.5 TD, a não ser claro que este esteja todo rebentado.

                                                            Saxo 1.5D e os modelos equipados com esses são muito bons mesmo, nos consumos, mas secalhar um Xsara 1.5 D numa viagenzita é capaz de não compensar muito, a não ser que se "domestique" o pé direito.;)

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