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V6 vs 6 em linha?

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    V6 vs 6 em linha?

    Gostava que de estar a fazer esta pergunta porque pensava adquirir um, mas é só mesmo por curiosidade a este respeito.

    Eu penso que já houve um tópico sobre isto algures (se calhar tou a ser newbie por não estar a encontrá-lo na pesquisa), mas eu gostava de saber quais as principais diferenças entre um V6 e um 6 em linha... Em termos de desempenho, performance, consumos, trabalhar, som, ...

    Alguém me pode ajudar, com os devidos desenhos visto que não percebo nada disto?

    Obrigado!

    #2
    ouve um 330i e um a4 3.0 quattro ou um 156 2.5

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
      ouve um 330i e um a4 3.0 quattro ou um 156 2.5
      3.2! 3.0 é o V6 Diesel!

      Comentário


        #4
        Tudo bem quanto à sonoridade. Mas e dados mais técnicos? Gostava de saber o que leva uma marca a apostar por um ou por outro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
          3.2! 3.0 é o V6 Diesel!
          o a4 de 2001 a 2004 teve um 3.0 quattro de 220 cvs.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
            o a4 de 2001 a 2004 teve um 3.0 quattro de 220 cvs.
            É o que dá pensar no novo!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
              É o que dá pensar no novo!

              Comentário


                #8
                poupança de espaço... metes 6 cilindros num espaço onde podes por 3 e + uns trocos

                Comentário


                  #9
                  Se não me engano os V6 são mais caros de produzir e mais pesados! Acho eu!
                  Mas a grande vantagem do V6 é o facto de ser mais compacto e não tão comprido!

                  Comentário


                    #10
                    o 6 em linha é mais equilibrado, virtualmente sem vibrações, e costuma ser mais linear.
                    por outro lado, ocupa mais espaço, e apresenta um centro de gravidade mais alto, quando comparado com uma arquitectura em V.

                    Rendimento, performances, as diferenças deverão ser negigenciáveis.

                    Comentário


                      #11
                      É indiferente ter um V6 ou um 6 em linha em termos de performance e rendimento? então pode-se dizer que só se ganha em, digamos, comodidade e suavidade do uso do motor?

                      Comentário


                        #12
                        performance e rendimento nas 2 arquitecturas deverá ser semelhante.

                        o modo como essa performance e rendimento nos chega é que deverá ser diferente, mas são tantas as variáveis, já que não encontras um v6 ou um i6 no mesmo carro, com as mesmas relações de caixa, que é basicamente impossivel determinar essas diferenças.

                        Comentário


                          #13
                          Também há quem aponte a maior vantagem dos V6 em caso de embate, pois ao serem mais compactos, o motor não irá recuar tanto e aproximar-se perigosamente do habitáculo.

                          Comentário


                            #14
                            Os V6 por norma, costumam ser suaves....mas rápidos..digo eu..

                            Comentário


                              #15
                              Os 6 em linha normalmente me fascinam mais e são mais interessantes, embora sempre existam belos V6.

                              ;-)

                              Comentário


                                #16
                                Desprezando todas as vertentes técnicas, os motores 6 em linha costumam (pelo que ouço, nunca experimentei nenhum) ser mais explosivos e com um som mais cativante.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                  Desprezando todas as vertentes técnicas, os motores 6 em linha costumam (pelo que ouço, nunca experimentei nenhum) ser mais explosivos e com um som mais cativante.
                                  Nissan 300ZX?

                                  ;-)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                    Nissan 300ZX?

                                    ;-)
                                    O ZX é um V6!:P

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os motores em V, costumam ser mais suaves e equilibrados...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                        O ZX é um V6!:P
                                        Santa Caninha 51 a fazer efeito...

                                        :-P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Depende do 6 em linha e depende do V6.

                                          À partida, falando unicamente em termos de utilização, as diferenças são imperceptíveis.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que poupas em comprimento num V6, gastas em largura. É que por onde passam os colectores de escape, não podes encostar nada. E num V6 são 2, um de cada lado do bloco.

                                            Já no caso do VR6 da VW os sistemas de admissão e de escape são idênticos aos de um em linha.

                                            Quanto à sua performance, em teoria um V6 como tem mais partes móveis renderá menos do que um L6, mas como as forças exercidas na cambota tendem a tornar o movimento mais eficiente, a coisa tenderá a ser mais benéfica para o V6.

                                            Depois temos o baixo nível de gravidade, que associado à sua compacticidade permite um melhor equilíbrio motor/chassis para o V6.

                                            Mas em caso de dúvidas, compras os 2... Aquele M3....

                                            Comentário


                                              #23
                                              As diferenças são muito pequenas, ainda mais se o angulo do V6 for pequeno.

                                              Comentário


                                                #24
                                                no caso do Alfa 2.5 V6 acho que o angulo e de 60 graus

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunotdci Ver Post
                                                  no caso do Alfa 2.5 V6 acho que o angulo e de 60 graus

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunotdci Ver Post
                                                    no caso do Alfa 2.5 V6 acho que o angulo e de 60 graus
                                                    Confirmo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pela minha experiencia, um amigo meu tem um BMW 535d Touring, e akilo nao nada voa, os v6 dao mais impacto, quando te perguntarem qual carro que tens e tu dizes um V6, ficam logo todos parvos e tal, agora a serio, depende do carro que queres, o exemplo dos BMWs e melhor o seis em linha em quase todos os modelos como tambem o M3, mas a outros carros que e melhor o V6, como o VW Golf R32, ou agora o novo VW Passat R36, tem os dois o motor V6 e sao implesmente magnificos os V6 sao mais utilizados e ha carros com V6 muito bons

                                                      cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ora bem, é a minha estreia neste novo forum, do qual felicito desde ja.
                                                        a meu ver a diferença de um V6 pra um 6 em linha esta mesmo na redução de espaço. em relação ao barulho do motor desempenho e tudo mais, isso nao depende de ser em V ou em linha mas como o constructor fizer o motor. é a minha opinião.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Deixo aqui um link com uma explicação detalhada do V6 versus 6 em linha.

                                                          http://www.autozine.org/technical_sc...ne/smooth3.htm

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecor Ver Post
                                                            Deixo aqui um link com uma explicação detalhada do V6 versus 6 em linha.

                                                            http://www.autozine.org/technical_sc...ne/smooth3.htm

                                                            Muito bom link.

                                                            Comentário

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