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    Fiat em Portugal

    Em termos comerciais a Fiat registou internacionalmente um final de ano de 2006 excepcional. Mas no nosso mercado ainda não recuperou a relevância que já teve.

    Qual o motivo ? O facto de a Fiat em Portugal ter passado a ser controlada pela Fiat Espanha, a gama não estar adequada ao nosso mercado ?

    Qual a vossa opinião ?
    Editado pela última vez por Hemiba; 08 February 2007, 16:39. Razão: Alterar imprecisões

    #2
    Para começar, bem que podiam apresentar essa mesma gama e respectivos preços no site. Já seria um bom começo.

    Comentário


      #3
      Apática como?

      http://www.autoinforma.pt/download/V...LIGDEZ2006.xls
      Na parte direita tens o top de vendas de 2006 inteiro e a comparação relativamente a 2005. Repara que a Fiat ficou em 9º lugar com um subida de 19% em relação ao ano anterior. O 9º lugar poderá não ser nada por aí além, principalmente comparado com as posições que já ocupou há uns quantos anos, mas uma subida de 19% apatia não é de certeza.

      Quanto à gama parece-me estar adequada, visto que cá recebmos praticamente tudo com excepção do Panda 100HP, do Sedici e de algumas motorizações do Croma. Não me parece que esses modelos/versões fossem fazer uma grande diferença.

      A assimilação por parte da Fiat Auto Espanha já aconteceu há mais de 5 anos. Só por si não foi nada boa (tal como para a maior parte das empresas de outros sectores onde isto acontece) e ainda por cima aconteceu numa altura em que a situação da Fiat a nível internacional não andava nada famosa. Apesar disso, a meu ver devolver independência à FAP se calhar não faria grande diferença nesta altura (mal também não faria certamente). Nesta altura, acho que mais prioritário que isso será reinvestir na imagem da/s marca/s, que por terras lusas continua a não ser muito famosa.

      Comentário


        #4
        eu pelo dados que li vi que a FIAT subiu nas vendas...

        o problema penso eu é quando passar o efeito novidade GPunto!!!

        a nível internacional penso que a FIAT está muito dependente do mercado italiano no total das suas vendas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MP Ver Post
          eu pelo dados que li vi que a FIAT subiu nas vendas...

          o problema penso eu é quando passar o efeito novidade GPunto!!!

          a nível internacional penso que a FIAT está muito dependente do mercado italiano no total das suas vendas.

          já ando a ouvir isso à mais de um ano!

          Comentário


            #6
            Portugal não é um pais para a Fiat.

            É um pais das ilusões e do snobismo, e do exibicionismo.

            Conheço pessoas que gostavam do Carro X mas compram o Y (que não gostam), só pq é o que o vizinho tem ou "melhor" que o do vizinho, ou pq falou com os vizinhos e amigos e o Y é que é uma "boa" marca...

            Eu sou 100% a favar da importação, mas com mais mercedes Importados que vendidos Novos, dá logo para ver que género de país "do faz de conta" é que somos.

            Comentário


              #7
              FIAT em 9º lugar...

              E pensar que esta marca batalhava para estar entre os 3 primeiros...

              Nem mesmo o Grande Punto se vende tanto face às estrelas do segmento.

              E outra coisa, o único FIAT realmente bom face à concorrência directa é o Panda, os outros produtos estão algo aquém da concorrência respectiva...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Portugal não é um pais para a Fiat.

                É um pais das ilusões e do snobismo, e do exibicionismo.

                Conheço pessoas que gostavam do Carro X mas compram o Y (que não gostam), só pq é o que o vizinho tem ou "melhor" que o do vizinho, ou pq falou com os vizinhos e amigos e o Y é que é uma "boa" marca...

                Eu sou 100% a favar da importação, mas com mais mercedes Importados que vendidos Novos, dá logo para ver que género de país "do faz de conta" é que somos.
                Silver,

                acho que o facto de se vender mais mercedes importados que novos tem apenas a ver com o facto de que o pessoal não tem muito dinheiro, ou gosta de o poupar, ou ainda porque um Classe C importado fica ao preço de um 207 novo (GT HDI, ou lá como se chama). Na minha opinião, o Classe C mesmo usado é 100 vezes o carro que o 207 é.

                Mas tens razão no que dizes que as aparências comandam as compras de automóveis em Portugal.

                Comentário


                  #9
                  Eu penso que as motorizações estão pouco adaptadas à nossa fiscalização.

                  Veja-se o caso do stilo que nunca adoptou o 1.3mjet, e o sucesso que tá a ter no Astra.
                  E parece k o Bravo vai pelo mesmo caminho.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                    Eu penso que as motorizações estão pouco adaptadas à nossa fiscalização.

                    Veja-se o caso do stilo que nunca adoptou o 1.3mjet, e o sucesso que tá a ter no Astra.
                    E parece k o Bravo vai pelo mesmo caminho.

                    Achas que a Fiat iria cometer o mesmo erro duas vezes???

                    Vê o exemplo do Stilo 1.2 16v...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MP Ver Post
                      eu pelo dados que li vi que a FIAT subiu nas vendas...

                      o problema penso eu é quando passar o efeito novidade GPunto!!!

                      a nível internacional penso que a FIAT está muito dependente do mercado italiano no total das suas vendas.
                      não se verifica isso do efeito surpresa.

                      o que a FIAT está a conseguir na Europa não é um Boom de vendas, devidas ao GPunto, mas sim um aumento de vendas moderado, que todos os meses aumenta mais um pouco, e nem se consegue prever onde vai parar. MUITO mais saudável

                      Comentário


                        #12
                        É mais uma questão de imagem/qualidade dos produtos/assistência que outra coisa.

                        Eu por experiência própria não recomendo FIAT a ninguem

                        Não é por acaso que tenho um processo em tribunal contra eles
                        FIAT é marca que nunca mais na vida comprarei

                        FIAT >
                        Editado pela última vez por tfigueira; 08 February 2007, 08:54. Razão: correção de português

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                          Achas que a Fiat iria cometer o mesmo erro duas vezes???

                          Vê o exemplo do Stilo 1.2 16v...
                          Por acaso o stilo 1.2 16v até se desenrasca muito bem pá!! Acredita!

                          Pessoalmente partilho de opinião identica ao silver...as pessoas querem mostrar que podem e fiat está conotada como carro baeato e fraco...o que já não é verdade!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                            Achas que a Fiat iria cometer o mesmo erro duas vezes???

                            Vê o exemplo do Stilo 1.2 16v...

                            o Stilo 1.2 16v foi um erro?! desde quando e porquê?

                            cá em Portugal "só" vejo Stilo's 1.2 16v e 1.9 JTD. por isso não percebo em que medida foi um erro.

                            Comentário


                              #15
                              Um dos Problemas...

                              Vindo de fonte muito segura, parece que quem trata dos destinos da Fiat para o nosso País, não quer saber de nós para nada...

                              ...ventila-se que (aguardo para confirmar tal afirmação gravíssima), que o Novíssimo BRAVO, Portugal (os clientes que realmente o querem comprar) só vai "cheirá-lo" para depois do Verão, face ao Racionamento de miséria...

                              Enfim !
                              Editado pela última vez por PAZ; 08 February 2007, 09:08.

                              Comentário


                                #16
                                Motivo principal continua a ser o fraco marketing que continua a fazer pouco para melhorar a imagem de marca (já melhoraram nalgumas coisas, ao menos deixarem de meter Seiscentos no Preço Certo!) e a falta de adequação das cilindradas quando lançam modelos - porque raio o Punto novo não tem o 1.25 16v? Ainda agora com o Bravo parece-me eminente o mesmo erro do Stilo: começam com um 1.6 a gasolina e um 1.9 JTD...

                                De qualquer das maneiras é título do tópico é uma inverdade e deveria até ser alterado: é que mesmo com estas dificuldades a Fiat está em alta.

                                Comentário


                                  #17
                                  o 1.6 no novo stilo/bravo como motor a gasolina de entrada na gama poderá ser um erro.... em portugal. ora, como as marcas não costumam fazer a produção em torno de um só país, porque é que no nosso caso havia de ser diferente?


                                  em relação à gama comercial, pelo menos tenho notado a Fiat mais agressiva. tenho visto algumas empresas grandes com Gpuntos e Doblos na frota...
                                  Editado pela última vez por 407coupe; 08 February 2007, 09:23. Razão: esqueci-me de comentar em relação ao tópico...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                    Motivo principal continua a ser o fraco marketing que continua a fazer pouco para melhorar a imagem de marca (já melhoraram nalgumas coisas, ao menos deixarem de meter Seiscentos no Preço Certo!) e a falta de adequação das cilindradas quando lançam modelos - porque raio o Punto novo não tem o 1.25 16v? Ainda agora com o Bravo parece-me eminente o mesmo erro do Stilo: começam com um 1.6 a gasolina e um 1.9 JTD...

                                    De qualquer das maneiras é título do tópico é uma inverdade e deveria até ser alterado: é que mesmo com estas dificuldades a Fiat está em alta.
                                    Não é só uma questão de "imagem".
                                    É principalmente uma questão de QUALIDADE, e quando me refiro a
                                    qualidade, estou não só a falar da qualidade dos produtos em si, mas
                                    principalmente da ASSISTÊNCIA Técnica que é uma autêntica "nhanha".

                                    Dou-te alguns exemplos dos problemas que tive/tenho no meu carro:
                                    -> Motor avariado (ainda continua)
                                    -> 2 opticas novas porque os motores electricos berraram
                                    -> 1 Caixa de direção
                                    -> 1 Coluna de direcção
                                    -> 2 amortecedores novos (frente)
                                    -> 1 Elevador vidro condutor
                                    -> 1 MAF
                                    -> 1 EGR
                                    -> n reprogramações da centralina
                                    -> Infiltrações (o vidro da mala vinha descolado e descentrado)
                                    -> Peças soltas no tablier (desmontado 2x para resolver)
                                    -> etc, etc

                                    Estas são apenas as que me lembro agora.

                                    Se isto não é falta de QUALIDADE do produto o que é que será...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tfigueira Ver Post
                                      Não é só uma questão de "imagem".
                                      É principalmente uma questão de QUALIDADE, e quando me refiro a
                                      qualidade, estou não só a falar da qualidade dos produtos em si, mas
                                      principalmente da ASSISTÊNCIA Técnica que é uma autêntica "nhanha".

                                      Dou-te alguns exemplos dos problemas que tive/tenho no meu carro:
                                      -> Motor avariado (ainda continua)
                                      -> 2 opticas novas porque os motores electricos berraram
                                      -> 1 Caixa de direção
                                      -> 1 Coluna de direcção
                                      -> 2 amortecedores novos (frente)
                                      -> 1 Elevador vidro condutor
                                      -> 1 MAF
                                      -> 1 EGR
                                      -> n reprogramações da centralina
                                      -> Infiltrações (o vidro da mala vinha descolado e descentrado)
                                      -> Peças soltas no tablier (desmontado 2x para resolver)
                                      -> etc, etc

                                      Estas são apenas as que me lembro agora.

                                      Se isto não é falta de QUALIDADE do produto o que é que será...

                                      é de conhecimento geral aqui, um Clio III em pior situação.
                                      por isso isso pode acontecer em qualquer lado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        também sou a opinião que o Bravo devia vir já com um motor de baixa cilindrada. pelo menos com o 1.4 Tjet.
                                        no diesel está programado o 1.6 jtd 120cv. portanto, apesar de achar que existe sem sombra de dúvida mercado para um Bravo 1.3 m-jet, provavelmente não o vão fazer, não sei. considero um erro não o fazerem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Exactamente, problemas podem acontecer em qualquer produto/marca.

                                          A diferença está na forma como se resolvem esses problemas e a FIAT não é exemplo nenhum nesse aspecto.

                                          Eu até podia dizer que a culpa era só do concessionário, mas a partir do momento me que vêm 2/3 eng da FIAT Auto ver o meu carro e não resolvem nada, só posso concluir que é um problema geral de QUALIDADE da FIAT ( produtos & assistência técnica ).

                                          E por muitas campanhas publicitárias que façam, se não melhorarem a assistência técnica vale mais estarem quietos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                            Silver,

                                            acho que o facto de se vender mais mercedes importados que novos tem apenas a ver com o facto de que o pessoal não tem muito dinheiro, ou gosta de o poupar, ou ainda porque um Classe C importado fica ao preço de um 207 novo (GT HDI, ou lá como se chama). Na minha opinião, o Classe C mesmo usado é 100 vezes o carro que o 207 é.

                                            Mas tens razão no que dizes que as aparências comandam as compras de automóveis em Portugal.

                                            depende de muita coisa.

                                            Há importados e importados, e infelizmente o pessoa vai apenas atrás do preço baixo! Quando vais lá fora comprar um Mercdes C220, acabas por poupar dinheiro, mas tb para teres algo em condições já não poupas assim tanto.
                                            E o pessoal não compra o importado barato, pq é bom ou seguro ou bonito. Compram para mostrar! Querem é o mercdes c220 de 19.000€ com apenas 3 anos e apenas 50.000km... quando alguém que conhece o mercado sabe que um carro desses custa 28.000€...

                                            Comentário


                                              #23
                                              [QUOTE=PDCouto;1039257] porque raio o Punto novo não tem o 1.25 16v?[QUOTE]

                                              Porque fica demasiado colado ao 1.4 16v com 90 ou 95 cv...

                                              Lá fora a gama até está bem estruturada: 1.2 com 60, 1.4 com 90 and so on...

                                              Mais uma vez se prova que o IA deveria ser taxado à potência e não à cilindrada.
                                              Editado pela última vez por DeCeIi; 08 February 2007, 10:21.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                o Stilo 1.2 16v foi um erro?! desde quando e porquê?

                                                cá em Portugal "só" vejo Stilo's 1.2 16v e 1.9 JTD. por isso não percebo em que medida foi um erro.

                                                Porque um familiar que se preze em Portugal começa com um 1.4...

                                                Vê o exemplo do "caracol" do Golf IV...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                                                  em relação à gama comercial, pelo menos tenho notado a Fiat mais agressiva. tenho visto algumas empresas grandes com Gpuntos e Doblos na frota...
                                                  A Fiat é lider em comerciais a nível europeu.


                                                  Originalmente Colocado por tfigueira Ver Post
                                                  Não é só uma questão de "imagem".
                                                  É principalmente uma questão de QUALIDADE, e quando me refiro a
                                                  qualidade, estou não só a falar da qualidade dos produtos em si, mas
                                                  principalmente da ASSISTÊNCIA Técnica que é uma autêntica "nhanha".

                                                  Dou-te alguns exemplos dos problemas que tive/tenho no meu carro:
                                                  -> Motor avariado (ainda continua)
                                                  -> 2 opticas novas porque os motores electricos berraram
                                                  -> 1 Caixa de direção
                                                  -> 1 Coluna de direcção
                                                  -> 2 amortecedores novos (frente)
                                                  -> 1 Elevador vidro condutor
                                                  -> 1 MAF
                                                  -> 1 EGR
                                                  -> n reprogramações da centralina
                                                  -> Infiltrações (o vidro da mala vinha descolado e descentrado)
                                                  -> Peças soltas no tablier (desmontado 2x para resolver)
                                                  -> etc, etc

                                                  Estas são apenas as que me lembro agora.

                                                  Se isto não é falta de QUALIDADE do produto o que é que será...
                                                  O que tu apanhaste foi um carro produzido numa sexta ao fim da tarde... Claro que se deve culpar a marca, porque o logotipo está lá e a responsabilidade é dela. Mas no caso da Fiat, que já está queimada, é muito mais fácil culpar a marca do que uma unidade marada. E unidades maradas há em todas as marcas. Só que quando é numa alemã a culpa é do utilizador, do azar, do mau-olhado; quando é numa italiana a culpa é do construtor que tinha um funcionário com uma indigestão de lasanha.

                                                  Quanto à assistência, há concessionários e concessionários, tal como há diversas formas de tratar das coisas. Às vezes o açúcar faz milagres: Eu já tive 2 vezes peças trocadas mais de 1 ano após o fim de garantia, apenas pagando a mão de obra, após uma simples carta escrita à Fiat. Se foi excepção ou se gostaram da minha escrita, não sei, mas o que é um facto é que assumiram, e pelo que vejo aqui as marcas em geral tiram o cavalinho da chuva um dia após o fim da garantia.
                                                  Editado pela última vez por PDCouto; 08 February 2007, 10:27.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                    A Fiat é lider em comerciais a nível europeu.
                                                    Pois é...














                                                    ... a seguir à Renault...

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                      Motivo principal continua a ser o fraco marketing que continua a fazer pouco para melhorar a imagem de marca (já melhoraram nalgumas coisas, ao menos deixarem de meter Seiscentos no Preço Certo!) e a falta de adequação das cilindradas quando lançam modelos - porque raio o Punto novo não tem o 1.25 16v? Ainda agora com o Bravo parece-me eminente o mesmo erro do Stilo: começam com um 1.6 a gasolina e um 1.9 JTD...

                                                      De qualquer das maneiras é título do tópico é uma inverdade e deveria até ser alterado: é que mesmo com estas dificuldades a Fiat está em alta.
                                                      Uma das razões para a Fiat ter "abandonado" o 1.25 16v é o facto de este não cumprir com as normas anti-poluição.
                                                      Além do mais, o 1.4 de 77cv que supostamente o substitui tem a vantagem de disponibilizar o binário máximo mais cedo. Tendo em conta que o GP é mais balofo que o Punto II, sempre ajuda.
                                                      O problema é que, como todos sabem, em Portugal, mais cilindrada é igual a mais impostos. No resto da Europa, não interessa muito se é 1.25 ou 1.4.


                                                      Em relação ao Bravo, acho esta gama inicial está muito limitada em termos de opções.
                                                      O 1.4 T-jet e o 1.6 jtd já deveriam vir incluidos no pacote de lançamento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                                        Porque um familiar que se preze em Portugal começa com um 1.4...

                                                        Vê o exemplo do "caracol" do Golf IV...
                                                        a maioria do portugueses não parece ser da mesma opinião, não fosse o Astra 1.3 cdti o carro mais vendido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                          O que tu apanhaste foi um carro produzido numa sexta ao fim da tarde...
                                                          Para a proxima x que comprar um carro tenho de ver se me lembro de exigir saber o dia em que o carro foi produzido

                                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                          Claro que se deve culpar a marca, porque o logotipo está lá e a responsabilidade é dela.
                                                          Nos casos como o meu, em que os defeitos são detectados mal o carro sai do stand, e que não podem ser im****dos aos clientes por má utilização, a culpa é SEMPRE da marca, independentemente de ser a marca X ou Y .

                                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                          Mas no caso da Fiat, que já está queimada, é muito mais fácil culpar a marca do que uma unidade marada.
                                                          Como tal, se quer mudar a imagem que as pessoas têm dela, deve começar a ter mais atenção a casos destes. Se eles tivessem resolvido o meu caso em tempo util, para mim a FIAT seria uma boa marca... Assim não

                                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                          E unidades maradas há em todas as marcas. Só que quando é numa alemã a culpa é do utilizador, do azar, do mau-olhado; quando é numa italiana a culpa é do construtor que tinha um funcionário com uma indigestão de lasanha.
                                                          Tal como disse no post anterior, problemas todos têm, apesar de uns terem mais que outros, no entanto a grande diferença está na forma como se lidam com os ditos problemas.

                                                          E da experiencia que tenho com BMW, Peugeot e Citroen, nenhum delas se recusou até à data em resolver o que quer que seja
                                                          Editado pela última vez por tfigueira; 08 February 2007, 10:40. Razão: pt

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                                            Pois é...

                                                            ... a seguir à Renault...
                                                            Alterou? Onde podemos ver esses dados?!

                                                            Comentário

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