Governo aprova reforma da tributação automóvel com desagravamento ambiental
Lisboa, 15 Fev (Lusa) - O Governo aprovou hoje uma reforma da tributação a utomóvel, abolindo-se os impostos automóvel, municipal sobre veículos, de circul ação e de camionagem, e prevendo-se reduções médias para os menos poluentes na o rdem dos 10 por cento.
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, J oão Amaral Tomaz, afirmou que, em substituição dos quatro impostos agora extinto s, são criados os códigos de Imposto sobre Veículos (ISV) e de Imposto Único de Circulação (IUC).
Segundo o secretário de Estado, com a introdução a partir de Julho da comp onente ambiental de 30 por cento no cálculo do imposto, "haverá um desagravament o médio de 10 por cento para os veículos menos poluentes", o que representará me nos 45 milhões de euros.
Em Janeiro de 2008, com o aumento da componente ambiental para 60 por cent o no cálculo do imposto, João Amaral Tomaz estimou em cerca de 90 milhões de eur os a receita a obter pelo Estado com o ISV.
No entanto, de acordo com o membro do Governo, no prazo de cinco anos, ver ificar-se-á uma "recuperação" destas receitas perdidas pelo Estado, na sequência do progressivo aumento das cobranças com o IUC.
PMF Lusa
Depois de ler esta noticia, gostava de saber em termos ambientais qual o mais prejudicial ao ambiente: Um 1600 a gasolina ou um 1600 a diesel ?
Lisboa, 15 Fev (Lusa) - O Governo aprovou hoje uma reforma da tributação a utomóvel, abolindo-se os impostos automóvel, municipal sobre veículos, de circul ação e de camionagem, e prevendo-se reduções médias para os menos poluentes na o rdem dos 10 por cento.
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, J oão Amaral Tomaz, afirmou que, em substituição dos quatro impostos agora extinto s, são criados os códigos de Imposto sobre Veículos (ISV) e de Imposto Único de Circulação (IUC).
Segundo o secretário de Estado, com a introdução a partir de Julho da comp onente ambiental de 30 por cento no cálculo do imposto, "haverá um desagravament o médio de 10 por cento para os veículos menos poluentes", o que representará me nos 45 milhões de euros.
Em Janeiro de 2008, com o aumento da componente ambiental para 60 por cent o no cálculo do imposto, João Amaral Tomaz estimou em cerca de 90 milhões de eur os a receita a obter pelo Estado com o ISV.
No entanto, de acordo com o membro do Governo, no prazo de cinco anos, ver ificar-se-á uma "recuperação" destas receitas perdidas pelo Estado, na sequência do progressivo aumento das cobranças com o IUC.
PMF Lusa
Depois de ler esta noticia, gostava de saber em termos ambientais qual o mais prejudicial ao ambiente: Um 1600 a gasolina ou um 1600 a diesel ?
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