Anúncio

Collapse
No announcement yet.

20 anos de Revista Turbo - Toyota Corolla 1.3 1988 (o carro que não avaria!)pag.4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    20 anos de Revista Turbo - Toyota Corolla 1.3 1988 (o carro que não avaria!)pag.4

    Viva, fez no passado mês de Fevereiro 20 anos que comprei pela primeira vez uma revista sobre automóveis, no caso a revista Turbo, que era a única que existia na altura, só cerca de 2 anos depois, em 1989 apareceu uma concorrente a Automotor.
    Resolvi então criar este tópico para dar conta das diferenças, abismais, entre o mundo automóvel em 1987 e os dias de hoje. Vou também colocar uns scans da revista Turbo de Fevereiro de 1987, para assim ilustrar melhor o tópico, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.
    Para começar, o preço da revista que à 20 anos era de 225 escudos e agora custa 2,5 €, isto é sensivelmente o dobro, neste aspecto acho que o preço acabou por não subir muito atendendo à evolução brutal do poder de compra.
    Uma diferença que salta á vista é a quantidade de modelos hoje em dia á venda, que é incomparavelmente superior ao número de carros á venda em 1987.
    Por exemplo á 20 anos existiam 37 marcas comercializadas em Portugal, hoje há 49, e das 37 da altura 8 delas já não existem, são elas: Austin, Bertone, Innocenti, MG, Portaro, Rover, Santana, Talbot e UMM. Não havia na altura os construtores coreanos e americanos.
    Os segmentos e classe multiplicaram-se como cogumelos, só para dar o exemplo a Mercedes em 1987 tinha apenas á venda 7 modelos (190D, 190E, 200D, 230E, 250D, 300D e 300E), hoje está representada em 12 classes, totalizando mais de 100 modelos e versões disponíveis.
    De todos os modelos á venda em 1987 o mais barato era o Citroen Méhari que custava 676 contos, e o mais caro era o BMW M535i que era vendido põe 12,687 contos, ainda hoje é muito dinheiro na altura era um balúrdio.
    Outra curiosidade prende-se com os carros a Diesel, hoje reis e senhores do mercado, mas em 1987 tinham vendas residuais e valores de potência anedóticos, quando comparados com os diesel de hoje em dia. Para dar o exemplo o modelo a diesel mais potente da altura era o BMW 524 td com uns espantosos 115cv, o menos potente era o Fiat Uno 60 D com uns míseros 45cv.
    A revista Turbo naquela altura dava muito mais importância ao desporto automóvel, ocupando este grande parte das paginas da revista e fazendo também a maioria das capas, por acaso esta revista de Fevereiro é uma excepção pois trazia na capa o Porsche 959. A razão para o desporto ter tanta importância, era a falta de novidades no comércio e industria, hoje em dia são apresentados novos modelos quase todos os dias o que não acontecia em 1987, a Turbo apresentava um no máximo dois ensaios e muito raramente havia comparativos.



    Para verem a diferença a Turbo em Fevereiro de 1987 apresentou apenas 3 testes, ao Porsche 959, Rover 825 Sterling e Renault 21 Nevada que tinha acabado de ser lançado. Na revista de Fevereiro de 2007 são ensaiados mais de 20 automóveis.
    Editado pela última vez por Aston007; 01 July 2008, 14:30.

    #2
    Tópico 5 estrelas

    Excelente tópico. Ainda há dias estive a desfolhar algumas Turbo e Automotor dos anos 80 que tenho em casa dos meus pais e pensava precisamente nisso. O que o mundo automóvel mudou/evoluiu em 20 anos!

    Se me lembrar, no fim-de-semana trago 2 ou 3 revistas para fazer alguns scans engraçados e ajudar a manter este tópico.

    Comentário


      #3
      Excelente ideia.

      A minha primeira revista de automóveis, pelo menos das que ainda guardo, foi o especial "Toutes Les Voitures du Monde 84-85" da L'Automobile. A partir daí foi só acumular "papel"...

      Concordo integralmente com a ideia das grandes mudanças no panorama automóvel, até a nível mundial.

      Comentário


        #4
        a revista mais antiga que tenho é a Automotor de Setembro 1991, apesar de não ter sido a 1ª revista.

        Comentário


          #5
          bem em 1987, apenas sabia dizer "mecedes" e pouco mais LOL

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por squidward Ver Post
            a revista mais antiga que tenho é a Automotor de Setembro 1991, apesar de não ter sido a 1ª revista.
            Eu tenho o Nº 1 e lembro-me do sábado de manhã em que a fui comprar.

            Comentário


              #7
              Viva, vou deixar aqui a tabela de preços e de modelos á venda em 1987, como já referi anteriormente a diferença é abismal para os dias de hoje.
              Das várias curiosidades da lista, achei piada ao facto de haver um Volvo comercial, o 245 van, a Audi só vendia dois modelos, o 80 e o 100, ainda existiam os dois "jipes portugueses" Portaro e UMM.



              Comentário


                #8
                Viva, reparem no final desta imagem as "condições de compra para a venda a prestações", está brutal quando comparado com a selvajaria do crédito nos dias de hoje.


                Comentário


                  #9
                  Curiosamente a qualidade dos artigos também diminuiu com o tempo.
                  Ao ler um artigo de há 20 anos atrás nota-se que o autor está a escrever com gosto e percebe do assunto.

                  Nos testes para além de referirem o que interessa para o comum mortal, faziam referência a temas para aqueles mais aficcionados.

                  Hoje em dia pouco ou nada se vê disto

                  Comentário


                    #10
                    Eh pá, carros a pouco mais de 600 contos... onde nós chegamos...

                    (Também era verdade que era o mínimo dos mínimos, mas mesmo assim...)

                    Comentário


                      #11
                      Viva, esta revista Turbo nº 65 de Fevereiro de 1987, tinha como tema de capa um ensaio ao Porsche 959, que foi um dos melhores que alguma vez vi publicado numa revista de automóveis, são 16 páginas de informação completissima sobre esse modelo mítico da Porsche que ainda agora passados 20 anos continua moderno e espectacular.




                      Comentário


                        #12


                        Comentário


                          #13
                          deleted

                          Comentário


                            #14


                            Comentário


                              #15




                              Termina aqui o artigo sobre o Porsche 959.

                              Comentário


                                #16
                                Uma excelente máquina do Grupo B.
                                Mais nenhum carro do grupo conseguiu o mesmo feito. Dakar e Le Mans! Acho eu!

                                No dakar a sua potência era inferior do que a anunciada, porque o carro consumia muito!

                                Mas actualmente nos 911 turbos 996 e 997, aínda transportam parte do 959. Tentem descobrir qual é!

                                Comentário


                                  #17
                                  Parabens pelo EXCELENTE tópico.



                                  Tem um enorme interesse e espero que continue a ser "alimentado".


                                  Gostava de fazer referência a dois aspectos: Os créditos eram verdadeiramente racionais e não estas tretas que existem hoje em dia que no fundo só prejudicam durante muitos anos a vida das pessoas; e o Porsche é impressionante como ainda hoje passados 20 anos tem um design tão actual e é um carro tão bom, notável !




                                  OFF-Topic: Dá-me a ideia que Portugal tem vindo a perder com o passar dos anos seriedade e profissionalismo.




                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    São diferenças abismais...

                                    á uns tempos andava a ver uma de 92 com um comparativo entre um escort rs,astra gsi e Fiat tipo 2.0

                                    Mas ja naquela altura os carros eram caros

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Guia do Automóvel é mais antigo que a Turbo.

                                      De facto, o mundo automóvel evoluiu mesmo muito e nem preciso recuar 20 anos, basta 10.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Comecei pelo jornal "MOTOR", que assinei durante anos. Depois foi sempre a dar-lhe...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Belo tópico!
                                          Obrigado pelos scans Aston007. Já gravei as imagens todas para o disco...nessa data tinha 1 ano e 10 meses, mal sabia eu que 20 anos depois iria gostar tanto do mundo automóvel. Vou mas é ler aquilo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Comprei a minha primeira revista automovel em 1993 e foi uma Guia do Automovel, que, salvo erro apresentava a ante-estreia do Fiat Punto e tinha um teste a um Terrano que fazia a capa. Tenho todas as revistas automoveis religiosamente guardadas. De 93 até hoje comprei a Guia do Automovel, Turbo, Autohoje, Automotor(assinatura), TodoTerreno, Revista 4X4(assinatura) e JornalUMM(assinatura).


                                            Abraço

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pelos scans... Anos 80, quando os Ferraris ainda nao pareciam FIATs em ponto grande

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um dia tenho que ganhar coragem e procurar, se é que ainda existem, alguns exemplares que tinha arquivado da revista Auto Mundo, com excelentes crónicas do Pedro Mariano. Esta revista acabou antes da Auto Motor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joaovc Ver Post
                                                  Obrigado pelos scans... Anos 80, quando os Ferraris ainda nao pareciam FIATs em ponto grande

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    [modo incendiário on] Já imaginaram, se em 1987 já existisse o nosso fórum quão pouco diversos seriam os nossos tão típicos posts-de-guerrilha entre modelos?[modo incendiário off].

                                                    É que o grupo VAG ainda não tinha capitalizado totalmente o fenómeno GTI (a Audi estava estagnada, a Seat era da Fiat e a Skoda era completamente checa), ainda não se falava de TDI's, a Honda ainda era uma marca em busca do Santo Graal do VTEC, etc.

                                                    Muita àgua passou debaixo das pontes. Na altura, lembro-me bem, sonhava com o Sierra Cosworth, mas atendendo ao meu ordenado da época (mesmo assim uns expressivos 55 contos de réis) e ao facto - lamentável - de não haver vendas em prestações (embora houvessem umas ainda mais estranhas "vendas em grupo") nunca comprei um. O Corola GT (hoje muito apreciado) era considerado um carro antigo e os R5 GT Turbo (que depois vim a comprar) ainda tinham muito que provar. O Visa GTI e o 205 da mesma cepa estavam longe do seu máximo esplendor.

                                                    Havia um tal de Uno Turbo i.e. que começava a dar nas vistas, porque se podia pagar em 2 anos com 30% de entrada. Era quase 9 ordenados, só para a entrada e a opinião geral dos anciãos (gente relevante na época) era favorável. Afinal andámos quase todos de 127...

                                                    Foi preciso esperar até 89/90 para que o mercado começasse a perder a "vergonha" e as verdadeiras máquinas começassem a surgir como cogumelos (21 Turbo, 205 GTi 1.9, 309 GTi16, GTT Mk2, CRX, etc). Calhou mesmo bem que o Cavaco, a CEE e o Fundo Social Europeu, os novos Bancos privados e os seus créditos-a-perder-de-vista, permitiram que - pelo menos até 93, podéssemos comprar os carros que nos apeteceram.

                                                    Mas, como não há almoços grátis, devemos estar hoje a pagar os excessos do século passado...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Descobri - depois de rápida visita ao baú dos automóveis (obrigado Aston007 pela ideia do tópico, estou cheio de pó, dos pés à cabeça, mas estou contente) - a minha primeira revista nacional e a revista que, tendo sido herdada, iniciou esta longa colecção.

                                                      Trata-se do "Mundo Motorizado" de Fevereiro de 1984 e da "Le Salon de L'Auto et les bancs d'essai de L'Auto-Journal" de Setembro de 1975...

                                                      Aqui vão elas, em attacho...
                                                      Ficheiros anexados

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Adorei o teu tópico!
                                                        E vou dar a minha colaboração, agora se me permites acho q essa tabela tem algumas faltas de modelos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mota_R Ver Post
                                                          São diferenças abismais...

                                                          á uns tempos andava a ver uma de 92 com um comparativo entre um escort rs,astra gsi e Fiat tipo 2.0

                                                          Mas ja naquela altura os carros eram caros

                                                          Ora aí está u comparativo que gostava de ver.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            epá, gostava de saber o que quer dizer o a) no preço de alguns carros, tais como no BMW M6.35Csi, será que era só por encomenda?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X