Viva, fez no passado mês de Fevereiro 20 anos que comprei pela primeira vez uma revista sobre automóveis, no caso a revista Turbo, que era a única que existia na altura, só cerca de 2 anos depois, em 1989 apareceu uma concorrente a Automotor.
Resolvi então criar este tópico para dar conta das diferenças, abismais, entre o mundo automóvel em 1987 e os dias de hoje. Vou também colocar uns scans da revista Turbo de Fevereiro de 1987, para assim ilustrar melhor o tópico, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.
Para começar, o preço da revista que à 20 anos era de 225 escudos e agora custa 2,5 €, isto é sensivelmente o dobro, neste aspecto acho que o preço acabou por não subir muito atendendo à evolução brutal do poder de compra.
Uma diferença que salta á vista é a quantidade de modelos hoje em dia á venda, que é incomparavelmente superior ao número de carros á venda em 1987.
Por exemplo á 20 anos existiam 37 marcas comercializadas em Portugal, hoje há 49, e das 37 da altura 8 delas já não existem, são elas: Austin, Bertone, Innocenti, MG, Portaro, Rover, Santana, Talbot e UMM. Não havia na altura os construtores coreanos e americanos.
Os segmentos e classe multiplicaram-se como cogumelos, só para dar o exemplo a Mercedes em 1987 tinha apenas á venda 7 modelos (190D, 190E, 200D, 230E, 250D, 300D e 300E), hoje está representada em 12 classes, totalizando mais de 100 modelos e versões disponíveis.
De todos os modelos á venda em 1987 o mais barato era o Citroen Méhari que custava 676 contos, e o mais caro era o BMW M535i que era vendido põe 12,687 contos, ainda hoje é muito dinheiro na altura era um balúrdio.
Outra curiosidade prende-se com os carros a Diesel, hoje reis e senhores do mercado, mas em 1987 tinham vendas residuais e valores de potência anedóticos, quando comparados com os diesel de hoje em dia. Para dar o exemplo o modelo a diesel mais potente da altura era o BMW 524 td com uns espantosos 115cv, o menos potente era o Fiat Uno 60 D com uns míseros 45cv.
A revista Turbo naquela altura dava muito mais importância ao desporto automóvel, ocupando este grande parte das paginas da revista e fazendo também a maioria das capas, por acaso esta revista de Fevereiro é uma excepção pois trazia na capa o Porsche 959. A razão para o desporto ter tanta importância, era a falta de novidades no comércio e industria, hoje em dia são apresentados novos modelos quase todos os dias o que não acontecia em 1987, a Turbo apresentava um no máximo dois ensaios e muito raramente havia comparativos.
Para verem a diferença a Turbo em Fevereiro de 1987 apresentou apenas 3 testes, ao Porsche 959, Rover 825 Sterling e Renault 21 Nevada que tinha acabado de ser lançado. Na revista de Fevereiro de 2007 são ensaiados mais de 20 automóveis.
Resolvi então criar este tópico para dar conta das diferenças, abismais, entre o mundo automóvel em 1987 e os dias de hoje. Vou também colocar uns scans da revista Turbo de Fevereiro de 1987, para assim ilustrar melhor o tópico, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.
Para começar, o preço da revista que à 20 anos era de 225 escudos e agora custa 2,5 €, isto é sensivelmente o dobro, neste aspecto acho que o preço acabou por não subir muito atendendo à evolução brutal do poder de compra.
Uma diferença que salta á vista é a quantidade de modelos hoje em dia á venda, que é incomparavelmente superior ao número de carros á venda em 1987.
Por exemplo á 20 anos existiam 37 marcas comercializadas em Portugal, hoje há 49, e das 37 da altura 8 delas já não existem, são elas: Austin, Bertone, Innocenti, MG, Portaro, Rover, Santana, Talbot e UMM. Não havia na altura os construtores coreanos e americanos.
Os segmentos e classe multiplicaram-se como cogumelos, só para dar o exemplo a Mercedes em 1987 tinha apenas á venda 7 modelos (190D, 190E, 200D, 230E, 250D, 300D e 300E), hoje está representada em 12 classes, totalizando mais de 100 modelos e versões disponíveis.
De todos os modelos á venda em 1987 o mais barato era o Citroen Méhari que custava 676 contos, e o mais caro era o BMW M535i que era vendido põe 12,687 contos, ainda hoje é muito dinheiro na altura era um balúrdio.
Outra curiosidade prende-se com os carros a Diesel, hoje reis e senhores do mercado, mas em 1987 tinham vendas residuais e valores de potência anedóticos, quando comparados com os diesel de hoje em dia. Para dar o exemplo o modelo a diesel mais potente da altura era o BMW 524 td com uns espantosos 115cv, o menos potente era o Fiat Uno 60 D com uns míseros 45cv.
A revista Turbo naquela altura dava muito mais importância ao desporto automóvel, ocupando este grande parte das paginas da revista e fazendo também a maioria das capas, por acaso esta revista de Fevereiro é uma excepção pois trazia na capa o Porsche 959. A razão para o desporto ter tanta importância, era a falta de novidades no comércio e industria, hoje em dia são apresentados novos modelos quase todos os dias o que não acontecia em 1987, a Turbo apresentava um no máximo dois ensaios e muito raramente havia comparativos.
Para verem a diferença a Turbo em Fevereiro de 1987 apresentou apenas 3 testes, ao Porsche 959, Rover 825 Sterling e Renault 21 Nevada que tinha acabado de ser lançado. Na revista de Fevereiro de 2007 são ensaiados mais de 20 automóveis.
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