Como grande apreciador da marca de Estugarda, resolvi criar este tópico onde se pode discutir acerca deste fantástico automóvel.
(Porsche Carrera GT à porta da fábrica onde foram construídos, em Leipzig)
A Alma, um motor V10 de 5,7 litros que debita 612 cv às 8000rpm e que
oferece um binário máximo de 590nm/5750rpm, colocado em posição central traseira:
Em termos de performance a velocidade máxima é de 330km/h, a prova
dos 0-100 é cumprida em 3,9 segundos e demora 9,9 segundos dos 0-200.
No entanto, este superdesportivo tem mais algumas características para
além deste motor com um peso de 214 quilos e um cantar fabuloso. O CGT
é o primeiro automóvel do mundo com uma embraiagem em cerâmica, a
PCCC (Porsche Ceramic Composite Clutch). A Porsche optou por este tipo
de embraiagem pois apenas as de carbono poderiam oferecer as mesmas
qualidades do que uma embraiagem em cerâmica mas com uma grande
desvantagem: a curta longevidade. Assim, a escolha recaiu sobre esta
solução que excede a utilização das embraiagens convencionais. A marca
não pretendia que os seus clientes fossem, constantemente, às oficinas para trocar de embraiagem.
(disco de embraiagem a ser corto com uma máquina de jacto de água)
À semelhança da embraiagem, o sistema de travagem também recorre a
esta solução. Já conhecidos noutros modelos da marca, os PCCB (Porsche
Ceramic Composite Brakes) foram melhorados para este modelo.
Nesta imagem podem ver os travões, assim como a suspensão do CGT:
Mais uma dos PCCB:
Como é sabido, o peso desempenha um papel crucial quando se pretende
atingir elevadas performances, por isso, e para além das soluções acima
adoptadas, a Porsche recorreu ao Magnésio para as jantes de 19" (frente)
e 20" (atrás), cerca de 25% mais leves do que as jantes de alumínio.
Os pneus são de 265/35 ZR 19 para a frente e 335/30 ZR 20 para as rodas traseiras.
Muito fica por dizer acerca deste superdesportivo, mas creio que estes
elementos que aqui enunciei podem proporcionar outra forma de olhar para esta
obra de arte e de engenharia automóvel.
Para terminar, deixo-vos umas imagens do monocoque e uns vídeos que encontrei.
Monocoque (também ele único)
Vídeos:
(Programa de televisão francês Turbo)
http://www.youtube.com/watch?v=_qTK9ts75rM
CGT no Top Gear:
http://www.youtube.com/watch?v=KqVU6nLYWX0
Carrera GT nas montanhas:
http://youtube.com/watch?v=-2-juvfMG8k
Fonte: WorldCarFans.
Porsche
Cpts e Viagens Seguras .
(Porsche Carrera GT à porta da fábrica onde foram construídos, em Leipzig)
A Alma, um motor V10 de 5,7 litros que debita 612 cv às 8000rpm e que
oferece um binário máximo de 590nm/5750rpm, colocado em posição central traseira:
Em termos de performance a velocidade máxima é de 330km/h, a prova
dos 0-100 é cumprida em 3,9 segundos e demora 9,9 segundos dos 0-200.
No entanto, este superdesportivo tem mais algumas características para
além deste motor com um peso de 214 quilos e um cantar fabuloso. O CGT
é o primeiro automóvel do mundo com uma embraiagem em cerâmica, a
PCCC (Porsche Ceramic Composite Clutch). A Porsche optou por este tipo
de embraiagem pois apenas as de carbono poderiam oferecer as mesmas
qualidades do que uma embraiagem em cerâmica mas com uma grande
desvantagem: a curta longevidade. Assim, a escolha recaiu sobre esta
solução que excede a utilização das embraiagens convencionais. A marca
não pretendia que os seus clientes fossem, constantemente, às oficinas para trocar de embraiagem.
(disco de embraiagem a ser corto com uma máquina de jacto de água)
À semelhança da embraiagem, o sistema de travagem também recorre a
esta solução. Já conhecidos noutros modelos da marca, os PCCB (Porsche
Ceramic Composite Brakes) foram melhorados para este modelo.
Nesta imagem podem ver os travões, assim como a suspensão do CGT:
Mais uma dos PCCB:
Como é sabido, o peso desempenha um papel crucial quando se pretende
atingir elevadas performances, por isso, e para além das soluções acima
adoptadas, a Porsche recorreu ao Magnésio para as jantes de 19" (frente)
e 20" (atrás), cerca de 25% mais leves do que as jantes de alumínio.
Os pneus são de 265/35 ZR 19 para a frente e 335/30 ZR 20 para as rodas traseiras.
Muito fica por dizer acerca deste superdesportivo, mas creio que estes
elementos que aqui enunciei podem proporcionar outra forma de olhar para esta
obra de arte e de engenharia automóvel.
Para terminar, deixo-vos umas imagens do monocoque e uns vídeos que encontrei.
Monocoque (também ele único)
Vídeos:
(Programa de televisão francês Turbo)
http://www.youtube.com/watch?v=_qTK9ts75rM
CGT no Top Gear:
http://www.youtube.com/watch?v=KqVU6nLYWX0
Carrera GT nas montanhas:
http://youtube.com/watch?v=-2-juvfMG8k
Fonte: WorldCarFans.
Porsche
Cpts e Viagens Seguras .
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