Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comunidade "Condutores de automóveis a carburador"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comunidade "Condutores de automóveis a carburador"

    Apesar do nº de users proprietários de automóveis a carburador deste fórum ser quase escasso (pelo menos é a ideia que tenho), peço que venham todos aqui dar uma palavrinha a fim de sabermos quantos somos!
    Já agora, falem o porquê de terem um automóvel a carburador. Se por gosto pessoal ou, como eu, dado por alguém.

    Pegando no meu exemplo, apesar do motores de injecção serem mais lineares, possibilitando uma condução mais suave, gastarem menos, prefiro um motor a carburador por ser mais explosivo e, nos carros em que andei, ser mais solícito que a injecção.
    Gosto particularmente do som emanado por estes e da própria arquitectura deste componente.
    Deixem os vossos comentários.

    P.S.- Os "senhores da injecção" também podem opinar.

    #2
    Saudados do Weber do meu uno..

    Quanto ao gastaram menos é relativo, se andarem sempre afinadinhos gastam tanto ou menos que os mais modernos.

    O meu uno 45S gastava o mesmo (ok.. mais 0.2L ou algo assim) que o Corsa 1.0 12v e nao vamos comparar andamentos..

    Neste momento os cabrurados que existem cá por casa são de outro campeonato.. 30 anos para cima...

    Comentário


      #3
      Honda civic 1.3 ex, carburador electrico! (carro da minha mae)ATENÇÃO, NAO TA XUNNADO!
      Tenho-o pq ainda nao tenho opiniao valida aqui em casa
      Mas daki a 1 ou 2 mesitos vou trocar o carro!
      E' um bom carrito, nc deixou ng mal, e' so meter gasosa e mudar oleo e pneus, e' sempre a andar.

      EDIT: Esquecime do ex uno turbo i.e do meu paizinho, tb a carburador!
      Mais antigos so rs2000 cm webber's a cantar, E BEM!

      Comentário


        #4
        Oi, presente!

        Mora cá um Rover 111 SL 5 portas de 1993 British Racing Green.

        Porquê de ser de carburador? Não tenho nenhuma panca em especial com os carburadores, embora dêem menos dores de cabeça do que os sistemas de injecção, mas para mim é igual ao litro... desde que tenha 4 rodas, um volante e um banco está porreiro! É o conceito do kart.

        Por acaso este carburador esteve esta semana numa intervenção profunda de limpeza e diagnóstico de peças a necessitar de substituição, embora o carro andasse bastante bem e estivesse já a fazer consumos aceitáveis da ordem dos 6,9-7,2.

        No entanto, eu sentia que havia ainda ali espaço para melhorar alguns comportamentos, especialmente ao nível do ralenti (tem a membrana reguladora já muito gasta, vê-se o Sol de um lado para o outro...), e a agulha já apresenta marcas de desgaste em dois pontos pelo que irá um dia ser substituída, juntamente com o respectivo jacto e mais um ou outro O-ring e uns quantos parafusos. Mas isso não deverá ser ainda no próximo ano, pelo menos não me parece que seja necessário a tão curto prazo.

        Estou curiosíssimo para lhe instalar novamente o carburador e testar aquilo porque além das afinações e limpezas ainda decidi polir ligeiramente algumas superfícies rugosas. A pica da coisa é não saber à priori se estará melhor, igual ou se terei danificado irremediavelmente essa peça...

        Mas ainda não o instalei porque entretanto, com a ausência do carburador do seu local, reparei que um tubo metálico do circuito de arrefecimento está ainda com mais mau aspecto do que eu já sabia, portanto vou aproveitar a mudá-lo já antes que se faça tarde e, como o termostato é logo ali ao lado, também irei substituir o termostato que será também ligeiramente faralhado (um fuínho de 2 mm ).

        A ver se lá para o fim da próxima semana já está tudo instalado, sem fugas de água, e carburador minimamente testado.

        É por isto que eu gosto dos carburas, tudo ali à mão de semear, enquanto nos injectas só lhes podemos "falar" através de um computador...

        Comentário


          #5
          Uno Turbo i.e. a carburador? Não seria suposto o "i.e." significar injecção eletrônica?

          Comentário


            #6
            o meu recem falecido (por acidente) Corsa A é de carburador e realmente um carro a carburador é outra coisa mas para carro de dia-a dia a injecção electronica é bem melhor

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
              Uno Turbo i.e. a carburador? Não seria suposto o "i.e." significar injecção eletrônica?
              Naturalmente.

              Comentário


                #8
                Logo, estarei eu certo? (Típica pergunta da revista Maria)

                =-P

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                  Logo, estarei eu certo? (Típica pergunta da revista Maria)

                  =-P
                  LOL.

                  Estás, claro.

                  I.E. significa Iniezione Elettronica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                    Saudados do Weber do meu uno..

                    Quanto ao gastaram menos é relativo, se andarem sempre afinadinhos gastam tanto ou menos que os mais modernos.

                    O meu uno 45S gastava o mesmo (ok.. mais 0.2L ou algo assim) que o Corsa 1.0 12v e nao vamos comparar andamentos..

                    Neste momento os cabrurados que existem cá por casa são de outro campeonato.. 30 anos para cima...
                    É uma verdade uqe alguns carburadores bem afinadinhos gastam pouco, mas pela experiência que tenho do meu, 7/8 Litros aos 100Km não falha!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Veiga Ver Post
                      Honda civic 1.3 ex, carburador electrico! (carro da minha mae)ATENÇÃO, NAO TA XUNNADO!
                      Tenho-o pq ainda nao tenho opiniao valida aqui em casa
                      Mas daki a 1 ou 2 mesitos vou trocar o carro!
                      E' um bom carrito, nc deixou ng mal, e' so meter gasosa e mudar oleo e pneus, e' sempre a andar.

                      EDIT: Esquecime do ex uno turbo i.e do meu paizinho, tb a carburador!
                      Mais antigos so rs2000 cm webber's a cantar, E BEM!
                      Então e vais trocar o teu Honda a carburador?
                      Não sabes o que vais perder.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DL Ver Post
                        Oi, presente!

                        Mora cá um Rover 111 SL 5 portas de 1993 British Racing Green.

                        Porquê de ser de carburador? Não tenho nenhuma panca em especial com os carburadores, embora dêem menos dores de cabeça do que os sistemas de injecção, mas para mim é igual ao litro... desde que tenha 4 rodas, um volante e um banco está porreiro! É o conceito do kart.

                        Por acaso este carburador esteve esta semana numa intervenção profunda de limpeza e diagnóstico de peças a necessitar de substituição, embora o carro andasse bastante bem e estivesse já a fazer consumos aceitáveis da ordem dos 6,9-7,2.

                        No entanto, eu sentia que havia ainda ali espaço para melhorar alguns comportamentos, especialmente ao nível do ralenti (tem a membrana reguladora já muito gasta, vê-se o Sol de um lado para o outro...), e a agulha já apresenta marcas de desgaste em dois pontos pelo que irá um dia ser substituída, juntamente com o respectivo jacto e mais um ou outro O-ring e uns quantos parafusos. Mas isso não deverá ser ainda no próximo ano, pelo menos não me parece que seja necessário a tão curto prazo.

                        Estou curiosíssimo para lhe instalar novamente o carburador e testar aquilo porque além das afinações e limpezas ainda decidi polir ligeiramente algumas superfícies rugosas. A pica da coisa é não saber à priori se estará melhor, igual ou se terei danificado irremediavelmente essa peça...

                        Mas ainda não o instalei porque entretanto, com a ausência do carburador do seu local, reparei que um tubo metálico do circuito de arrefecimento está ainda com mais mau aspecto do que eu já sabia, portanto vou aproveitar a mudá-lo já antes que se faça tarde e, como o termostato é logo ali ao lado, também irei substituir o termostato que será também ligeiramente faralhado (um fuínho de 2 mm ).

                        A ver se lá para o fim da próxima semana já está tudo instalado, sem fugas de água, e carburador minimamente testado.

                        É por isto que eu gosto dos carburas, tudo ali à mão de semear, enquanto nos injectas só lhes podemos "falar" através de um computador...
                        bela descrição!
                        DL, sabes qual é a marca desse carburador?
                        Já agora, ao instalarmos novamente o carburador, ele vai precisar de uma espécie de junta entre o mesmo e o motor?

                        Abraço!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                          Uno Turbo i.e. a carburador? Não seria suposto o "i.e." significar injecção eletrônica?
                          Bem visto, não tinha reparado nisso!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                            o meu recem falecido (por acidente) Corsa A é de carburador e realmente um carro a carburador é outra coisa mas para carro de dia-a dia a injecção electronica é bem melhor
                            Mig80, oncrodo que para o dia a dia para a maior parte das pessoas a injecção se torne mais racional, mas para mim a questão do conforto e linearidade dizem-me pouco.
                            Gosto de algo mais puro!
                            Além de que adoro o conceito do "faça você mesmo" quando algo se avaria.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                              DL, sabes qual é a marca desse carburador?
                              Já agora, ao instalarmos novamente o carburador, ele vai precisar de uma espécie de junta entre o mesmo e o motor?

                              Abraço!

                              A marca, o modelo, a esposa, os filhos, enteados...

                              É este:








                              É um SU-KIF 38 (embora depois haja várias referências, este nem sequer é igual ao do meu anterior 111 e apenas têm 6 meses de diferença de idade, este é mais "recente" ).

                              Este leva duas juntas de vedação, uma verde (que não se vê no desenho nem na foto) entre o carburador e o colector de admissão e outra branca (a nº 12) entre o carb e uma peça plástica preta que liga à caixa do filtro de ar. Essa peça plástica também tem um O-ring de vedação (o nº 13) e tudo isso é "usa e deita fora", pelo menos eu nunca aproveito nada disso e as zonas de vedação têm que ficar devidamente limpas e sem quaisquer restos das juntas velhas.


                              Aqui o colector de admissão ainda "sujo" mas sem restos da junta velha:

                              Comentário


                                #16

                                DL, onde arranjaste esse esquema?
                                Também queria arranjar o do meu K10, mas não encontro.
                                Nem mesmo consigo descobrir a marca docaburador...

                                Comentário


                                  #17
                                  cá em casa ainda mora um Civic 1.4GL de 91...5 estrelas, revisões é qd calha mas aquilo n pára e bate nos 200...japonês e basta

                                  Comentário


                                    #18
                                    boas:
                                    segundo eu entendo tenho uma kangoo se turbo de 55 CV isso tambem é considerado carburador??
                                    bem quanto a esquemas aonde se conseguem mesmo dos carros actuais??
                                    um abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só uma "silly question"...o meu K11 de 1993 é a carburador ou injeccao? DL..por acaso tinhas anteriormente o nick de CL?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post

                                        DL, onde arranjaste esse esquema?
                                        Também queria arranjar o do meu K10, mas não encontro.
                                        Nem mesmo consigo descobrir a marca do caburador...

                                        Arranjei no site do fabricante do carburador: Burlen

                                        Fornecem tudo o que seja necessário para os SU e Zenith, além de muitas coisas para os Weber e Amal.


                                        Por exemplo, este é idêntico ao meu: http://www.burlen.co.uk/partList.aspx?carbID=17305

                                        a partir daqui podemos escolher exactamente as peças que pretendemos, podemos trocar as agulhas (o meu está de origem com uma AEK, tal como aqui indicado na figura, mas quando eu encomendar a minha mandarei vir uma AEJ que é a indicada para os motores com catalisador...), etc. e não somos obrigados a adquirir kits completos.

                                        Entretanto as juntas e O-rings tenho comprado na Rover porque nem se justifica estar a mandar vir isso propositadamente de Inglaterra.


                                        O teu problema é não saberes quem é o fabricante... talvez uma busca pela net dê algum resultado, ou nos fóruns dos Nissan. Se comprares o manual da Haynes também lá deve vir esse esquema, pelo menos vem no meu...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Carro do dia-a-dia: Fiat Tipo 1.1 Smart 07/1992

                                          "E' um bom carrito, nc deixou ng mal, e' so meter gasosa e mudar oleo e pneus, e' sempre a andar."

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tipo11 Ver Post
                                            Carro do dia-a-dia: Fiat Tipo 1.1 Smart 07/1992

                                            "E' um bom carrito, nc deixou ng mal, e' so meter gasosa e mudar oleo e pneus, e' sempre a andar."

                                            É um motor fiável. Conheço um amigo meu que teve um durante uns anos e nunca o deixou apeado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
                                              Só uma "silly question"...o meu K11 de 1993 é a carburador ou injeccao? DL..por acaso tinhas anteriormente o nick de CL?

                                              Ora bem de 93, com uma probabilidade de 98% é de injecºao! Pelo menos as normas euro ja tinham entrado em vigor, catalizador obrigatorio.. e catalizado com caburador nunca ouvi falar5..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                Além de que adoro o conceito do "faça você mesmo" quando algo se avaria.

                                                Isto era o que mais gostava no meu Uno, nao havia nada naquele motor que nao fosse de facil reparaçao..


                                                Bastava soprar e ficava tudo resolvido!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post

                                                  DL, onde arranjaste esse esquema?
                                                  Também queria arranjar o do meu K10, mas não encontro.
                                                  Nem mesmo consigo descobrir a marca docaburador...

                                                  Deve estar lá escrito algures no caburador nao?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    [quote=Veiga;1069373]Honda civic 1.3 ex, carburador electrico! (carro da minha mae)ATENÇÃO, NAO TA XUNNADO!
                                                    Tenho-o pq ainda nao tenho opiniao valida aqui em casa
                                                    Mas daki a 1 ou 2 mesitos vou trocar o carro!
                                                    E' um bom carrito, nc deixou ng mal, e' so meter gasosa e mudar oleo e pneus, e' sempre a andar.

                                                    EDIT: Eskeçam o turbo i.e, tava completamente distrai'do NAO ME MATEM lol
                                                    Mais antigos so rs2000 cm webber's a cantar, E BEM!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                      Então e vais trocar o teu Honda a carburador?
                                                      Não sabes o que vais perder.
                                                      Êpa', com muita pena minha, o carro ta novo, 120.000 km (pa esse motor nao e nada), se calhar ainda fico cm ele e compro outro, por agora nao quero pensar nisso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        EU!

                                                        Nissan Primera 1.6 de 1992

                                                        GA16DS Carburador !
                                                        ronca mais do que o GA16DE!
                                                        I like it

                                                        Nikki 21L








                                                        já agora, um site só sobre carburadores

                                                        http://www.imps4ever.info/tech/carbs.html

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o meu colega vendeu o honda concerto dele com duplo carburador, foi a pior asneira que ele fez, dito por ele.
                                                          o barulho do motor a roncar nas 7 mil rpm era demais, simplesmente lindo...
                                                          consumos, nem falemos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                            e catalizado com caburador nunca ouvi falar..
                                                            Mas há. Tens razão que devem ser poucos mas todas as leis contemplam excepções e esta não foi excepção.

                                                            Houve uma benesse para veículos de pequena produção ou em fim de série, que foi exactamente o caso aproveitado pela Rover para escoar os últimos 111 que por lá havia. Até meados de 95 ou início de 96, até aparecer o restyling, os 111 eram equipados com carburador e catalisador, embora sem sonda lambda porque não havia injecção nem "centralina" para receber essa informação.

                                                            Têm as suas normas, os seus valores limite em termos de CO e passam ou chumbam nas IPO tal como todos os outros veículos.



                                                            Bem... entretanto o carburas cá da casa já carbura novamente. Até aos I70 ele anda benzito, vamos agora ver os consumos porque muita coisa foi mexida e alguma coisa pode ter ficado mal feita.

                                                            Lá levou o termostato novo (e faralhado) mais um tubo metálico, nova lavagem ao circuito, anticongelante, etc. e está a trabalhar a uma temperatura muito inferior ao que estava... também é verdade que a mistura ar/gasolina deverá estar agora um pouco mais rica mas não sei se será apenas disso ou se aquele termostato já estaria a abrir pouco...


                                                            Uma coisa é certa! Já ele trabalhar é muito bom! Quanto mais trabalhar bem...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X