Deem corda aos dedos - Xantia Activa - Página 3

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Título: Deem corda aos dedos - Xantia Activa

  1. #61
    Piloto de Testes RuiGoncalves's Avatar
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    A Citroën já tinha protótipos Activa com o DS. Ficaram de lado devido a questoes financeiras.



  2. #62
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    Citação Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
    Procura no google por Lotus Esprit Active Suspension e vê o que a Lotus fez num carro de estrada.

    Depois, vem cá dizer o que achas da suspensão da Lotus e compara-a com a da Citroen, mesmo a actual (A do Lotus tem 20 anos, se não me engano).
    Pois, e quanto é q custava? Um Activa podias comprar num simples HDi 110cv. De resto, o ActivaII Coupe estava "pronto" a ser comercializado, mas foi posto na gaveta, novamente, devido a questoes financeiras. Gerava inclusive rolamento negativo. O preço a que seria vendido é que, digamos, faria concorrência ao Esprit? Pois. Foi outro dos motivos que foi posto de lado.


  3. #63
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    Citação Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
    Pois, e quanto é q custava? Um Activa podias comprar num simples HDi 110cv. De resto, o ActivaII Coupe estava "pronto" a ser comercializado, mas foi posto na gaveta, novamente, devido a questoes financeiras. Gerava inclusive rolamento negativo. O preço a que seria vendido é que, digamos, faria concorrência ao Esprit? Pois. Foi outro dos motivos que foi posto de lado.

    Rolamento negativo?

    Dirigir algo como isso deve ser demais!

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Não me parece que o Xantia seja melhor que o Lotus Elan ou Focus RS.
    No slalom, até um XM(1ª série) faz quase a mesma velocidade que um Elan, quanto mais um Xantia Activa -)

    Nunca deves ter visto a comparaçao do Activa vs NSX pois nao? Lógicamente, apenas comparam a velocidade de passagem por curva.

  5. #65
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    Citação Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
    Margalhau,

    repara que eu apenas referi que a própria definição de suspensão activa é controversa.

    A do citroen "apenas" regula de forma automática a dureza e contra-balança o adornar da carroçaria.

    Aquele lotus em particular tem uma suspensão muito, mesmo muito parecida ao que se usava na F1. Um computador que regula actua em cada uma das rodas, controlando a sua actuação a cada milisegundo, por forma a que a roda não saia do contacto da estrada, adaptando-se ao contorno do piso.

    Para mim, isso é que é uma suspensão activa.
    É apenas uma suspensão Activa que faz com que um carro familiar tenha uma eficácia em curva superior ao de qualquer rival no seu segmento, e por ser tão eficaz a imprensa chega a elogiá-lo e a compará-lo com verdadeiros carros desportivos.

    Se achas que a suspensão deste Xantia não é nada de especial... ;)


  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
    Rolamento negativo?

    Dirigir algo como isso deve ser demais!
    Yep, inclinava-se contra a curva alguns graus
    Este ensaio ja ca passou no fórum.





  7. #67
    Banido Cavalino Rampante's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Não é disso que se trata o comparativo. Está-se a discutir a eficácia em asfalto entre 2 carros completamentediferentes, e numa pista cheia de curvas o Xantia com um motor mais fraco demonstrou-se mais eficaz que o Honda NSX.
    Pois, já o Xsara VTS demonstrou ser mais eficaz que alguns carros que tinham motor bem superior....

  8. #68
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    Citação Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
    ...num carro de produção em massa.
    Sim, mas também não se pode querer tudo não é...
    Muitas vezes, tão ou mais importante que inventar, é conseguir meter esse invento, na produção em massa.

  9. #69
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    Citação Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
    Margalhau,

    repara que eu apenas referi que a própria definição de suspensão activa é controversa.

    A do citroen "apenas" regula de forma automática a dureza e contra-balança o adornar da carroçaria.

    Aquele lotus em particular tem uma suspensão muito, mesmo muito parecida ao que se usava na F1. Um computador que regula actua em cada uma das rodas, controlando a sua actuação a cada milisegundo, por forma a que a roda não saia do contacto da estrada, adaptando-se ao contorno do piso.

    Para mim, isso é que é uma suspensão activa.
    Mas a Activa e a Hydractive , também fazem isso....

    Creio que não estás bem a par do que a Activa faz...

    Se isto para ti não é suspensão activa....
    Última edição por Cavalino Rampante : 19-02-07 às 14:32:46

  10. #70
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    Depois de rever essas fotos do Activa II, voltei a lembrar-me do caso Xantia Coupé que também foi "engavetado"...



    Alguém consegue encontrar as semelhanças entre estes dois modelos e um Peugeot de grande sucesso nos últimos anos...??

  11. #71
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    Citação Originalmente Colocado por Rui Barata Ver Post
    Depois de rever essas fotos do Activa II, voltei a lembrar-me do caso Xantia Coupé que também foi "engavetado"...



    Alguém consegue encontrar as semelhanças entre estes dois modelos e um Peugeot de grande sucesso nos últimos anos...??
    Só há que agradecer uma vez mais aos accionistas da PSA que não deixaram a Citroën por em prática alguns projectos que punham em causa os interesses da marca Peugeot...

    Felizmente hoje as coisas estão a mudar e já se aperceberam que ganham mais com uma Citroën inovadora.

  12. #72
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    Um tal de 406 Coupé?

    ;-)

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
    Um tal de 406 Coupé?

    ;-)
    Yep, que em termos estéticos nada tem a ver com um 406 normal...

  14. #74
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    Citação Originalmente Colocado por Rui Barata Ver Post
    Yep, que em termos estéticos nada tem a ver com um 406 normal...
    Pininfarina design.

    Mas, os doutores da PSA , pelo menos no passado, não deixaram que a Citroën produzisse alguns modelos, visto que estes poderiam "aleijar" a Peugeot?

  15. #75
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    Citação Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
    Pininfarina design.

    Mas, os doutores da PSA , pelo menos no passado, não deixaram que a Citroën produzisse alguns modelos, visto que estes poderiam "aleijar" a Peugeot?
    Sim, e esse Xantia Coupé é um exemplo disso!

  16. #76
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    É apenas uma suspensão Activa que faz com que um carro familiar tenha uma eficácia em curva superior ao de qualquer rival no seu segmento, e por ser tão eficaz a imprensa chega a elogiá-lo e a compará-lo com verdadeiros carros desportivos.

    Se achas que a suspensão deste Xantia não é nada de especial... ;)
    Mas eu acho que ela é muito boa, especial até.

    Mas não encaixa na minha definição de activa.

  17. #77
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    Realmente a suspensão activa desapareceu.
    Será por ter sido banida da F1 ?
    É que aquilo qdo dáva pro torto era despiste certo!

  18. #78
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    Citação Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
    Mas a Activa e a Hydractive , também fazem isso....

    Creio que não estás bem a par do que a Activa faz...

    Se isto para ti não é suspensão activa....
    Dá uma olhada nisto

    Neste site estão explicadas como funcionam (quase) todas as suspensões activas feitas até hoje.

    http://www.autozine.org/technical_sc...uspension3.htm

    Vê as diferenças da da citroen com a da Lotus.

    Percebes o que quero dizer?

  19. #79
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    Rolamento negativo?

    Nós aqui em portugal temos N carros que fazem isso. Chamam-se "carros em curvas com relevé ao contrário"

  20. #80
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    Cá temos é estradas com rolamento positivo!

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
    Pois, já o Xsara VTS demonstrou ser mais eficaz que alguns carros que tinham motor bem superior....
    Mas sera que o motor tem alguma coisa ver com a eficiencia em curva.

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
    O que eu sei é que a Actvia foi considerada a suspensão mais evoluida do Mundo, e mais não quero saber
    exacto!

    nem que te apareca o chefe la da citroen a dizer-te o contrario, e a mais evoluida do mundo e acabou!

    curioso como a Citroen nao poe um Xantia na F1...com uma suspensao assim tao superior como dizes ser, nao devia ser dificil colmatar a falta de potencia face a um f1.

    Realmente a suspensão activa desapareceu.
    Será por ter sido banida da F1 ?
    É que aquilo qdo dáva pro torto era despiste certo!
    a razao e apenas uma!
    um carro tipo golf...duplicava de preco! isto para uma versao mt simplificada de uma suspensao activa.
    a citroen conseguiu...porque nao e uma suspensao "verdadeiramente" activa. controla alguns aspectos do amortecimento, mas nao controla todos nem permite a rapidez e precisao de actuacao de uma activa. e tem um modo de funcionamento completamente diferente.
    actualmente tens suspensoes que teem um potencial quase tao largo como as activas, como as do novo R8. atencao, la por haver potencial, nao quer dizer que esteja a ser aproveitado...

  23. #83
    Banido ManuelBarbosa's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
    No slalom, até um XM(1ª série) faz quase a mesma velocidade que um Elan, quanto mais um Xantia Activa -)

    Nunca deves ter visto a comparaçao do Activa vs NSX pois nao? Lógicamente, apenas comparam a velocidade de passagem por curva.
    As tantas ate era um XM a gasoleo , o Elan sempre foi considerado um dos melhores FWD de sempre, mais baixo, mais curto, mais leve, tem suspensoes mais firmes que o XM, por isso nao estou ver o Elan a ser batido pelo XM.

    Mas por o Xantia atingir mais G's em curva nao significa que seja melhor que o NSX a nivel de comportamento em conduçao desportiva, porque o "real world" nao estou a ver xantia a levar vantagem e entao se o palco for uma estrada de montanha ainda menos.

  24. #84
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post

    3com, estas-me a deixar mal disposto
    tb vou ver um 25 no mesmo dia...tas mais contente?
    Andas apaixonado por banheiras ?


    O "bintecinco" é bastante confortável mas em termos de condução o Xantia deve ser superior.
    Já que queres curvar acima dos 0,95g, compra um Primera GT , curva mmuuuiiiiittttttttttooooooooooooo e é bastante fiável.
    PS: o chassis permite uma condução muito divertida


    [devil mode on] PS2: banheira por banheira, nada como um Safrane Biturbo [devil mode off]

  25. #85
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    Citação Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
    Sim, e esse Xantia Coupé é um exemplo disso!
    Hm, pois de facto, a Citroën sempre foi o patinho feio do grupo PSA...é pena..

  26. #86
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Mas sera que o motor tem alguma coisa ver com a eficiencia em curva.
    O Xsara VTS fez melhor tempo em pista que alguns concorrentes de 200cv , isto porque o chassis do Xsara é qualquer coisa de muito bom.

    Foi isto que quiz dizer.

  27. #87
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    Esse Citroen Activa 2 (o Coupé) está soberbo. Estéticamente perfeito... para a época... Porque nunca terá sido lançado? Por não se identificar com a filosofia da marca?

  28. #88
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    O Xantia Coupe é um carro lindo. Tinha condiçoes para ser dos automoveis mais bonitos de sempre. Eu acho-o mais bonito que o 406 coupe.

  29. #89
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    coisa dificil! mas era um serio candidato.

    estariam sem duvida no top 3!

  30. #90
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    Pois mas infelizmente, nunca foi lançado...
    Tanto quanto se diz por aí, foi devido ao facto da PSA "desprezar" a Citroën..

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