Deem corda aos dedos - Xantia Activa

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Título: Deem corda aos dedos - Xantia Activa

  1. #1
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    Question Deem corda aos dedos - Xantia Activa

    o que acham deste carro? bom, mau, problemas (comuns! nada daquelas historias que acontecem a um mas uns assumem como sendo universais), etc

    forca


  2. #2
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    errr, o Paulinhuu saiu do forum...

  3. #3
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    O melhor desse carro é o comportamento. Consegue descrever curvas a velocidades muito superiores a um comum desportivo.

    Tem uma manutenção mais cuidada a nível de suspensão, porque tem 10 esferas, quando as versões normais têm 6 (ou 7??).

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    o que acham deste carro? bom, mau, problemas (comuns! nada daquelas historias que acontecem a um mas uns assumem como sendo universais), etc

    forca

    Por muito que possa ser dificil de acreditar ao comum mortal, trata-se de um dos melhores tracção à frente do mundo, senão o melhor.

    Tem uma suspensão activa que impede o adornamento em curva garantindo um comportamento de alto nivel.

    Dos vários comparativos que vi para com os concorrentes directos (série 3, a4, etc), assim como a um Honda NSX, ganhou-os a todos no capitulo da dinâmica.

    Tem uma suspensão hidraulica activa algo complexa e como tal é conveniente fazer as revisões todas na marca para assegurar o seu bom funcionamento.

    É um carro com uma boa fiabilidade desde que a manutenção da suspensão seja feita nos intervalos estipulados.

    Na minha opinião o seu grande defeito é não ter um motor ao nivel da sua eficácia dinâmica, ficando-se por um modesto V6 de 200cv, ou por um modesto 2.0 HDi de 110cv.
    Última edição por margalhau : 17-02-07 às 23:54:15

  5. #5
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    modesto v6 de 200cv? nao chega? eu acho que ate ja sobra


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por brunosousa Ver Post
    modesto v6 de 200cv? nao chega? eu acho que ate ja sobra
    Tendo em conta que alguns concorrentes têm motores com potências próximas 300 cv, e que o Xantia V6 leva cerca de 8,8 segundos nos 0-100Km/h, não considero nada de especial as suas prestações.

  7. #7
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    Não conhecia, e sempre admirei.
    Tive a oportunidade de testar há pouco tempo.
    Versão 2.0 HDI 110cv.
    O motor não compromete e a suavidade.... inesquecível.

    Para quem, como eu, tem um VAG com jante 17"... o conforto é sublime!

    Agora pelo que sei, a marca não é muito competente a resolver os alguns problemas que o sistema Activa gera.

    Vou falar com o dono do carro para passar por aqui para dar umas impressões em 1ª mão!

    Abraço,
    A2day

  8. #8
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    o meu problema e com a suspensao mesmo.
    em inglaterra venderam-se menos que no iraque, a maior parte dos stands nao conhece sequer o carro! ja apanhei 2 especialistas, mas nao sao propriamente perto...

    la por casa ja tivemos um GSA, que foi brilhante, e um XM...que foi tao mau que fez com que o meu pai n comprasse mais Citroens, nem sequer o novo C6 do qual tanto gosta. mais uma razao pra estar pe atras!

    Margalhau, este que tenho em vista e o 2.0CT! 2litros turbo a gasolina. nao deve ter saido em portugal no Xantia, mas saiu no XM e naquela caixa feia tipo monovolume. que tens a dizer do motor?

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    o meu problema e com a suspensao mesmo.
    em inglaterra venderam-se menos que no iraque, a maior parte dos stands nao conhece sequer o carro! ja apanhei 2 especialistas, mas nao sao propriamente perto...

    la por casa ja tivemos um GSA, que foi brilhante, e um XM...que foi tao mau que fez com que o meu pai n comprasse mais Citroens, nem sequer o novo C6 do qual tanto gosta. mais uma razao pra estar pe atras!

    Margalhau, este que tenho em vista e o 2.0CT! 2litros turbo a gasolina. nao deve ter saido em portugal no Xantia, mas saiu no XM e naquela caixa feia tipo monovolume. que tens a dizer do motor?
    O 2.0 Turbo CT também saiu em Portugal e até vendeu relativamente bem. Tem 150cv.

    Conheço várias pessoas que têm Xantia Activa, algumas de fóruns e clubes em que participo, e aquilo que dizem é que o carro é fabuloso e extremamente viciante de conduzir.

    Pelo que ouvi dizer, a assistência da Citroën em Inglaterra não é propriamente popular, sobretudo para os modelos com suspensão hidraulica, dada a falta de mão de obra especializada.

    Em Portugal também se verifica um pouco isso. Mas existem algumas oficinas na concorrência com pessoas competentes e especializadas nestas suspensões. É só uma questão de procurares.

    Se estás a ponderar a compra de um, certifica-te de que tem a manutenção toda em dia. Outra coisa que deves fazer é procurar uma oficina onde saibam trabalhar com o carro.

    Se a manutenção for respeitada nos intervalos correctos não precisarás de ter preocupações no que trata à fiabilidade.

    Em relação ao XM do teu pai, ele infelizmente foi uma vitima das primeiras unidades do XM que sairam com problemas crónicos na suspensão. As ultimas unidades da 1ª série, assim como a 2ª série sairam bastante fiáveis com os problemas todos resolvidos.

  10. #10
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    D amanutenção não sei nada...mas já guiei um V6 Activa e é um estrondo de carro, a curvar especialmente.

    Já repararam que tem umas jantes pequenas e uns pneus com uma "barra" altissima e estreitos?

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
    D amanutenção não sei nada...mas já guiei um V6 Activa e é um estrondo de carro, a curvar especialmente.

    Já repararam que tem umas jantes pequenas e uns pneus com uma "barra" altissima e estreitos?
    A medida de pneus do Activa Turbo CT é 205/60R15. Não são assim tão pequenos quanto isso, embora não acompanhe os exageros que se vêm actualmente... :D

    De qualquer forma lembro-me de um artigo que vi em que faziam um paralelismo com um Ferrari F40 e onde indicavam como era incrivel um carro com medida de pneus reduzida ter uma eficácia identica à de um superdesportivo com pneus larguissimos.
    Última edição por margalhau : 18-02-07 às 12:10:50

  12. #12
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    Though not being part of the standard test programs of European car magazines, France's L'Automobile magazine has recently measured the Xantia Activa's lateral g and obtained the outstandingly high figure of 0.97 during simulated emergency lane changing and 0.94 on the skidpad.

    While we do not have corresponding figures for the roadholding of other cars during emergency lane changes we are able to compare the road holding during a lap around a 300 foot diameter skidpad.

    Compare the skidpad figure with those of a number of cars and particularly high performance sports cars as measured by Car & Driver and you will see what that means:

    Acura NSX 0.93 BMW 325 0.82
    BMW M3 0.86 Corvette ZR-1 0.92
    Camaro 0.78 Dodge Neon 0.80
    Ferrari 512TR 0.92 Ferrari F40 1.01
    Ford Mustang 0.82 Infiniti Q45 0.77
    Jaguar XJS 0.77 Lexus SC300 0.82
    Oldsmobile 88 0.79 SAAB 900SE 0.81
    Volvo 850T 0.81 Toyota Supra T 0.95
    Citroën Xantia 0.97

    As you can see the Xantia Activa is far more stable than any passenger car in its class and compares more than favorably with the super sports cars. It also has to be considered that the Xantia Activa comes on relatively small 205-55R15 Michelin XGTV tires and that none of the aforementioned super sports cars offer the ride level of the hydropneumatic suspension. By that I would say that the Xantia Activa really sets a new benchmark of active safety and comfort in passenger cars.

  13. #13
    Banido paio pires's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
    errr, o Paulinhuu saiu do forum...
    saiu ?

  14. #14
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    É um carro com um comportamento soberbo, não têm adornamento nas curvas uma série com uma tecnologia de suspensão única.
    Os únicos inconvenientes segundo quanto sei são uma maior tendência para as pessoas propensas ao enjoo, enjooarem, o carro é um bocado mais duro que os hidroactivos "normais", e a sua exclusiva suspensão têm que ter uma manutenção feita por alguém que realmente perceba o que está a fazer, e isso aplica-se muitas vezes dentro das próprios representantes citroen, em relação aos motores tanto o v6 de 200cv como o 2.0 HDI são fiáveis (embora as primeiras unidades do 2.0 HDI tiveram alguns problemas com o volante motor), o 2.0 HDI é curto (uma repro de + 20 cv não fica mal) acho que anda bastante menos que o antigo 2.1 TD de 110 cv que a marca tinha mas para quem não têm pressas serve perfeitamente. O Xantia se tiver uma manutenção normal a sua suspensão é um carro muito fiável o meu pai têm um com 10 anos e têm se portado muito bem.

  15. #15
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    Por Defeito xantia activa

    sim , realmente 8,8 segundos dos 0 aos 100 é pouco. mas penso que ele não era feito para competir como os m3 e c36 amg se for desses que estava a falar. o que é estranho é um carro que não é assim tão pesado fazer um arranque tão lento.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por brunosousa Ver Post
    sim , realmente 8,8 segundos dos 0 aos 100 é pouco. mas penso que ele não era feito para competir como os m3 e c36 amg se for desses que estava a falar. o que é estranho é um carro que não é assim tão pesado fazer um arranque tão lento.
    Os Xantia Activa são mais pesados que os modelos normais. O V6 então pesa acima de uma tonelada e meia.

  17. #17
    Piloto de Testes RuiGoncalves's Avatar
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    margalhau, olha que o V6 Activa faz 0-100 em 7.6s

    Quanto ao tópico, nem por acaso, ha nao mt tempo estive a lêr um ensaio a um Xantia Activa TCT(usado) da 1ª série, de 97: http://www.automobile-sportive.com/g...ivaturboct.php

    Naturalmente, um Activa tem a suspensao mt mais complexa com 10esferas, ao invés de um Xantia normal com 6. Como deves saber, ter a saúde das esferas em dia(novas sao caríssimas, mas recarregadas regularmente fica MT mais barato e com bons resultados) e do circuito hidráulico( troca regular de LHM para evitar a deposiçao de resíduos, que podem provocar nao só um maior esforço da bomba de alta pressao, como maior tendência para fugas de LHM) é meio caminho para que o carro tenha 1 comportamento 5estrelas!

    Nos activa tb covém trocar uns casquilhos na suspensao(nao sei que nome lhes dao), que têm uma espécie de arames nas pontas. O carro até pode estar a 100% a nivel hidraúlico, mas se estes arames estiverem com folga, o efeito activa nao é tão pronunciado. Conheço quem os tenha trocado num Activa HDi, e depois disso, disse-me que adorna menos(deixou de adornar de todo!) com a suspensao em estado normal, do que antes em modo Sport!

    De resto, nao conheço nenhum problema especifico dos Activa, da qual o resto dos Xantias nao têm. Os primeiros da 1ª série, tinham um problema quase crónico, em relaçao ao canhao de igniçao que com o uso, deixava de ter contacto eletrónico total, e algumas coisas começam a funcionar alternadamente lol como a sofagem ou o AC.

    Ah, quando me refiro a "regularmente", refiro-me a espaço de 2-3 anos, sem stress
    Última edição por RuiGoncalves : 18-02-07 às 14:07:51

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Os Xantia Activa são mais pesados que os modelos normais. O V6 então pesa acima de uma tonelada e meia.
    O novo C5 2.2 Hdi com "apenas" 170cv e 1650Kg demora 8,5 s dos 0 aos 100km/h.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
    margalhau, olha que o V6 Activa faz 0-100 em 7.6s

    Li em qualquer lado aqueles 8.8 segundos, mas é natural que esteja enganado.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    o meu problema e com a suspensao mesmo.
    em inglaterra venderam-se menos que no iraque, a maior parte dos stands nao conhece sequer o carro! ja apanhei 2 especialistas, mas nao sao propriamente perto...

    la por casa ja tivemos um GSA, que foi brilhante, e um XM...que foi tao mau que fez com que o meu pai n comprasse mais Citroens, nem sequer o novo C6 do qual tanto gosta. mais uma razao pra estar pe atras!

    Margalhau, este que tenho em vista e o 2.0CT! 2litros turbo a gasolina. nao deve ter saido em portugal no Xantia, mas saiu no XM e naquela caixa feia tipo monovolume. que tens a dizer do motor?
    boas

    O xantia activa 2.0 CT,é um motor muito redondo ,sendo a sua principal caracteristica o constante binario de 23kg das 2500rpm ate as 5000rpm,usando para isso uma baixa pressao de Turbo,preveligiando a disponibilidade as baixas e medias rpm.


    cumps

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
    boas

    O xantia activa 2.0 CT,é um motor muito redondo ,sendo a sua principal caracteristica o constante binario de 23kg das 2500rpm ate as 5000rpm,usando para isso uma baixa pressao de Turbo,preveligiando a disponibilidade as baixas e medias rpm.


    cumps
    Exacto. O Turbo penso que anda na casa dos 0,5 bar o que permite brincar um pouco com a pressão e transformar o carro em algo em mais rápido

  22. #22
    Banido ManuelBarbosa's Avatar
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    Nao adornar tambem tem problemas:

    - Como o carro nao adorna em curva torna-se mais desconfortavel para os passageiros, pois estes sao "sacudinhos" pelos G's mais elevados
    - Como o carro nao adorna, os pneus e que pagam a factura e vao a vida num instante
    - Como o carro nao adorna em piso molhado ( como e FWD) sai de frente mais cedo e de forma mais brusca de que um carro com suspensao normal

  23. #23
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    http://www.youtube.com/watch?v=H3YxqjD8Rh4&eurl=

    Tb já li artigos interessantes sobre este carro

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Nao adornar tambem tem problemas:

    - Como o carro nao adorna em curva torna-se mais desconfortavel para os passageiros, pois estes sao "sacudinhos" pelos G's mais elevados
    - Como o carro nao adorna, os pneus e que pagam a factura e vao a vida num instante
    - Como o carro nao adorna em piso molhado ( como e FWD) sai de frente mais cedo e de forma mais brusca de que um carro com suspensao normal
    Já tive o prazer de andar num e posso dizer que mesmo no modo Sport o carro é confortável. Além disso os bancos da frente têm apoio lateral para manter o condutor posicionado.

    Nenhum automóvel é confortável para trazer passageiros atrás quando sujeito a uma condução desportiva/agressiva.

    Mesmo em piso molhado o comportamento do carro é exemplar pelo que não constatei saidas de frente como afirmas. Posso dizer que fiz uma viagem em AE sobre chuva intensa a alta velocidade, e a segurança que o carro transmite é impressionante.

    A eficácia não depende apenas do facto do carro não adornar, senão qualquer carro rebaixado e com uns amortecedores extremamente rijos ficava automáticamente com um comportamento bom, o que muitas vezes não acontece.

    O sistema é bem mais complexo do que isso. Não tenho conhecimentos técnicos que me permitam explicar aprofundadamente o funcionamento da suspensão, mas a titulo de curiosidade posso dizer que nas rodas para além tas torres, existem uns pequenos amortecedores posicionados diagonalmente para compensarem o esforço e exercer pressão em curva.

    Os pneus só duram menos se for praticada frequentemente uma condução muito rápida em curva, mas isso aplica-se a qualquer carro.
    Última edição por margalhau : 18-02-07 às 17:52:36

  25. #25
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    É um crime, dps de 30 anos de terem suspensão activa, lançarem um carro a dizer q tem suspensão activa!

  26. #26
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    O problema maior é mesmo o consumo elevado de pneus, ainda por cima de dimensões específicas.

    De resto a única coisa que se tem de ter cuidado é com a manutenção do circuito hidraulico da suspensão.

    Motores fiáveis e sem grande história.

    Para terminar, o 2.0 T consome bastante. No entanto oferece um conforto de utilização fabuloso.

    EDIT: Deixei por aqui há bem pouco tempo (num tópico recente) a ficha do Xantia.

  27. #27
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    A maior critica que faço a esse veículo é à electronica, que merecia ser um pouco mais fiável, pois, o chassis é excelente.
    V6 PSA-Renault tem um preço muito acessivel, fruto da crise actual. Quem os comprar faz um excelente negocio.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por 3com Ver Post
    A maior critica que faço a esse veículo é à electronica, que merecia ser um pouco mais fiável, pois, o chassis é excelente.
    V6 PSA-Renault tem um preço muito acessivel, fruto da crise actual. Quem os comprar faz um excelente negocio.
    Não vejo razão para essa critica uma vez que não são reconhecidos problemas típicos de electrónica em qualquer versão do Xantia.

  29. #29
    Piloto de Troféu 3com's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Não vejo razão para essa critica uma vez que não são reconhecidos problemas típicos de electrónica em qualquer versão do Xantia.
    Se ignorarmos os problemas da suspensão, o mais recorrente é de ordem electrica.

    http://www.reliabilityindex.co.uk/se...28339010848601

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Nao adornar tambem tem problemas:

    - Como o carro nao adorna em curva torna-se mais desconfortavel para os passageiros, pois estes sao "sacudinhos" pelos G's mais elevados
    - Como o carro nao adorna, os pneus e que pagam a factura e vao a vida num instante
    - Como o carro nao adorna em piso molhado ( como e FWD) sai de frente mais cedo e de forma mais brusca de que um carro com suspensao normal
    ha ai umas leis da fisica que estao em falta, principalmente nas 2 ultimas afirmacoes.

    os passageiros sao "sacudidos" pela forca lateral, nao pelo facto do carro adornar, seja num autocarro da carris com IPO falsa, seja num Xantia Activa, seja num F1.

    em relacao a 2a, poe um qualquer carro "normal" a fazer 1g em curva com pneus destes e a obter um desgaste deste nivel...se conseguires apita.

    como qualquer condutor encartado e sem medo de negar preconceitos, um FWD tanto sai de frente como de traseira. curiosamente o mesmo acontece com RWDs e 4x4...
    a ideia que um FWD so sai de frente deixou de ser moda nos anos 80!!! 1880...
    sugestao: conduz um carro.

    É um crime, dps de 30 anos de terem suspensão activa, lançarem um carro a dizer q tem suspensão activa!

    o 1o prototipo de suspensao activa citroen que me recordo foi nos finais dos anos 80.
    ou entao se calhar o DS tem electronica bastante complexa mas ninguem ainda reparou nesse pormenor :P

    3com, estas-me a deixar mal disposto
    tb vou ver um 25 no mesmo dia...tas mais contente?
    Última edição por Eliselotus : 18-02-07 às 23:32:11 Razão: .

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