Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Megane 1.5 dci - Revisão aos 15000 ou 30000 km?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Megane 1.5 dci - Revisão aos 15000 ou 30000 km?

    Tenho uma Renault Megane 1.5 DCI e quando comprei o vendedor falou:-"Aconselho a mudar o óleo qd fizer 15.000 Km."!!!

    Entretanto já fiz os 15 mil, mas falei com um colega meu, que também tem uma Megane e o vendedor dele não disse nada. Fez apenas a revisão ao 30.000 Km.

    Devo fazer a revisão aos 15.000? Devo mudar o óleo? Alguém tem alguma opinião?


    #2
    nos carros a gasolina em condução normal costuma ser de 15.000 em 15 , mas nos a gasoleo acho que em condução normal é mais!!!deve bem ser aos 30.000 mas nao perdes nada em fazer mais cedo, mas nao é preciso ser aos 15!! faz aos 25.....mas verifica isso no teu manual de manutenção que veio com o carro!!

    Comentário


      #3
      Apesar do melhor rigor de fabrico e motagem dos modernos motores, o chamado oleo de revisão, que antigamente era até aos 1500km, é tb o oleo de limpesa de imperfeiçoes e de limalhas, do "acamar" dos componentes do motor... Os oleos tb são muito melhores que os antigos, e é de lembrar que todos os componentes são contruidos com boas margens se segurança, e que os planos de manutenção das marcas levam todos os parametros em concideração, e são muito mais que simples estrategias de markting, há muita engenharia por detras desses planos e se eles ( fabricante) diz 30 000 é porque até poderia ser mais do que isso para a 1ª mudança....

      Tecnicamente nãose perde nada em fazer a mudança antecipadamente, monetariamente perde-se algo, mas se alguem está com probelmas de consciencia e a mudança resolveria, então força nisso e muda, eu pessoalmente sigo os palnos de manutenção da marca.

      Comentário


        #4
        Tenho um Megane 1.5dCi de 80cv, tenho cerca de 36 mil kms sem problemas e até ao momento só fiz uma única revisão, precisamente aos 30 mil kms, onde foi mudado pela primeira e única vez até ao momento o óleo, tal como o fabricante preconiza.
        De resto, até aos 30 mil kms andou com o óleo de origem e nem precisei de fazer nenhum acrescento pois o consumo de óleo durante esse periodo foi praticamente inexistente.

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          E quanto é que custa essa muda de óleo?

          Comentário


            #6
            O manual e o Computador de bordo dizem ao 30.000 Km, mas como o vendedor veio com a conversa, é melhor para o carro e não sei que, etc! Se fizer agora, vou ter de fazer novamente aos 30.000 e isso pesa na carteira. Mas já estou a ver que conversa de vendedor é sempre a mesma coisa.

            Aliás a carrinha não vinha com a rede de ganchos (para evitar de ter objectos soltos no porta bagagens), pois referiu que umas têm outras não! Prometeu-me uma e para ir ligando, nunca mais, desisti!

            Comentário


              #7
              Pelo que sei os renault é só de 30 em 30 mil e mai nada!!!!

              Comentário


                #8
                os dCi de 65/80/100 fazem de 30 em 30 mil km's...
                os novos dCi de 105 é que fazem a revisao de 20 em 20 mil km's...;)

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Eu já ouvi dizer que era de 15000 em 15000. Eu acho que 30000 é demais para o mesmo oleo, e se o vendedor te disse de 15000 em 15000 é melhor fazeres como ele disse.

                  Comentário


                    #10
                    Não são só os Kms que contam, qualquer óleo ao fim de um ano começa a perder caraterísticas, mesmo que o carro tenha estado parado.

                    Por isso é que as marcas (pelo menos aquelas onde tenho adquirido as viaturas) e estou a falar de carros a gasolina recomendam a muda de óleo aos 15.000 Kms ou um ano (o que acontecer primeiro)

                    Comentário


                      #11
                      Ja vi que a mudança ao 15.000 não faria mal nenhum, pelo contrário, até seria bom. No entanto a mudança aos 30.000 é o recomendado pela marca e tem dado boas experiências aqui à malta.

                      É um pouco dizer quem nasceu 1º o Ovo ou a Galinha...

                      O meu objectivo também era ouvir um pouco o ppl do fórum que tem Renault Megane, saber da vossa experiência.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho um e a revisão é de 30.000Km em 30.000Km. Só muda de óleo aos 15000 quem quer. Não é obrigado e não é necessário.
                        O livro de revisões nada indica quanto a isso. Só revisão aos 30000Km

                        Comentário


                          #13
                          e voces ainda ligam a vendedores...

                          se a renault diz 30.000, é 30.000..

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por mario_renato

                            e voces ainda ligam a vendedores...

                            se a renault diz 30.000, é 30.000..
                            Sim, é só aos 30.000 kms, embora hajam as tais manutenções gratuítas em intervalos de 15.000, entre as outras, onde os níveis são [u]repostos</u> e onde se inclui o do óleo, se precisar, claro!

                            Comentário


                              #15
                              Também tenho uma carrinha com esse motor (no meu caso é a DCI de 100 cv) e fiz uma mudança aos 15.000 por minha opção. Não saiu caro e foi a forma que encontrei para ficar mais tranquilo. A ideia foi simplesmente não andar com o óleo da rodagem até aos 30.000. Depois dessa "mudança intermédia" será de acordo com o livro: foi aos 30.000, será aos 60.000, depois aos 90.000...

                              Comentário


                                #16
                                Olha...

                                Antes de andar a procurar de boca quando é que se deve mudar o óleo / fazer revisão, se é aos 15 ou aos 30.000 km, deverás antes do mais fazer:

                                - Consultar o livro de manutenção fornecido com o carro (deverá estar junto com o manual de instruções do carro e do autorádio)

                                Lá estão descritos, para além dos intervalos de manutenção apropriados ao teu veículo, diversos factores que poderão encurtar o referido período entre revisões, condicionantes de determinadas versões / motores, etc etc...

                                Custa assim tanto consultar a documentação que a Renault fornece com os seus automóveis [?]


                                Após a consulta, deverás escolher a opção mais indicada em função da utilização que fazes do teu carro.


                                Se tudo isto não chega, podes sempre ligar (ou dirigir-te) para uma oficina da Renault, onde muito cordialmente, te indicaraão os cuidados que deverás ter com o teu carro. E não, não tem de ser o vendedor a informar-te...

                                Outra coisa, se quiseres mandares €€€ para a rua (sem que faças uma utilização muito intensiva ou que careça de períodos mais curtos de manutenção) entre cada 30.000 km, estás à vontade...

                                Comentário


                                  #17
                                  A todo o Ppl, obrigado pelo feedback.
                                  Como isto anda curto de guito (no próximo mês cai o seguro), fica para os 30.000.

                                  Abraço a todos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que o manual das revisões do meu Clio diz é:
                                    - revisões a cada 30000 Km ou 24 meses, o que ocorrer primeiro;
                                    - mudanças de óleo a cada 15000 Km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

                                    citação:E quanto é que custa essa muda de óleo?
                                    55 a 60 €, na marca.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muda só aos 30.000km. ;) Esse motor foi desenhado para isso e ninguém tem tido problemas com ele, seguindo as instruções da marca. O vendedor deu-te a conversa dos 15.000km por uma razão: quer que vás lá gastar mais um dinheirinho na oficina.

                                      Esse dCi é só acertar os níveis, ir às revisões e andar com ele. ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        isso é tudo muito bonito... 30.000km, mas atenção ao óleo que lá foi colocado!
                                        no entanto, mais de 12 meses com o mesmo oleo no motor é massacrar o mesmo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          No meui (q tem cerca de 21kk) fará a revisão aos 30kk, apesar de o vendedor me dizer que era aos 20.000. Obviamente que a opinião dele entrou por um ouvido e saiu pelo outro.
                                          Contrariamente ao Jeandré, tive que fazer um reatesto aos 4 mil kilómetros (segundo o CB estava a meio- tinha 3 de 6 tracinhos), mas não me levaram dinheiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para começar:

                                            - Que motor tem o teu carro [?]

                                            dCi de 65 / 80 / 100 cv ver 2º ponto

                                            restantes ver 3º ponto

                                            2º ponto:

                                            - Que tipo de utilização costumas fazer [?]

                                            Normal:

                                            Revisões simples aos 30.000 / 90.000 / 150.000 / ... km

                                            Revisões gerais aos 60.000 / 120.000 / 180.000 / ... km

                                            Mudas de óleo a intervalos de 30.000 km com o respectivo filtro. Óleos mais usados pela rede: ELF, gama Turbo Diesel (semi sintético) / Competition ST/STi (semi sintético) / Excellium SXR (100% sintético)

                                            Intensiva:

                                            Para qualquer dúvida ler atentamente o manual de manutenção fornecido com o carro. Vem em conjunto com o manual de instruções do carro e em príncipio deverá estar algures no carro.

                                            Ter em atenção que certos elementos deverão ser substituídos com maior frequência e tanto pode ser os elementos da travagem aos filtros de ar, etc etc...

                                            Tudo dependerá do uso que faças do carro numa utilização intensiva.


                                            3º ponto:

                                            dCi de 85 / 105 cv

                                            Os intervalos foram reduzidos dos anteriores 30.000 km para 20.000 km. Normas Euro 4 oblige...

                                            Os óleos são os mesmos.

                                            As recomendações do tipo de utilização mantém-se.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nada como fazer o que está indicado no manual!
                                              Lembrando que os fabricantes querem vender carro, os concessionários querem vender e "mamar" durante muito tempo....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Cá em casa mora uma mégane 1.5 DCI com menos de um ano e 45.000 Km e a mudança de óleo só foi feita na revisão dos 30.000 km.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ao chefe de uma oficina Renault do norte durante a mudança de uma lâmpada fiz-lhe a mesma questão. Ele perguntoume se o carro era meu ou da empresa. Eu disse que era meu e então ele aconselhou-me a fazer de 15 em 15 mil. Eu fiz com 23 mil km

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fiz 138.000 em pouco mais de 3 anos num Mégane II 1.4 16v e sempre fez as mudanças de 30 em 30.000km!

                                                    Sem espiga!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                                      nos carros a gasolina em condução normal costuma ser de 15.000 em 15 , mas nos a gasoleo acho que em condução normal é mais!!!deve bem ser aos 30.000 mas nao perdes nada em fazer mais cedo, mas nao é preciso ser aos 15!! faz aos 25.....mas verifica isso no teu manual de manutenção que veio com o carro!!
                                                      É precisamente o contrário: um carro a gasolina pode perfeitamente andar sem voltar a por as rodas no concessionário. O meu megane 1.4 16 v jamais voltará à revisão - não tem nada para afinar, é só mudar as velas e os filtros e meter-lhe elf sintético 5w40 a cada 20.000 (custa à vota de 38 euros a lata de 5 lts em Espanha).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tb temhu uma megane e tenhu mudado de 15 em 15
                                                        Dizem k e mlhor..na renault aconselharam-me...
                                                        Sao sp + 70 euritos..lool

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu faço as revisões aos 30000, com uns acrescentos de óleo pelo meio.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O que o manual do carro indica é que as mudanças de óleo são de 30.000 em 30.000 kms.

                                                            Apenas em caso de utilização extremamente intensiva em cidade, a Renault recomenda a mudança aos 15.000. Tudo isto está no manual.

                                                            Na minha opinião... 30.000.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X