Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal o que é um desportivo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal o que é um desportivo?

    Bom, já á algum tempo k venho a ler e acompanhar este forum, e cada vez mais esta duvida me surge, tal a forma como mt gente aki se refere a "desportivo"...

    Afinal o que é um desportivo? E quais os criterios p separar um desportivo de "caracter desportivo"?

    Tipo, alguns exemplos

    Audi TT vs Lotus Elise (vi alguem dizer k o TT não é desportivo)

    Evo8 FQ360 vs Porshe carrera 4 (um familiar com boa mala pode ser um desportivo?)

    Claro que isto não tem nada a ver com ser ou não um BOM desportivo!

    Um mercedes SL por exemplo é desportivo? Ou é preciso ter menos de 1000kg ou mais de 500cv para ser? Tipo um carro de duas toneladas (veyron) pode ser considerado um desportivo?

    Todos os coupés e descapotaveis são desportivos? Um clio sport é um desportivo? Um CTR é desportivo? Todos os alfas são desportivos (just kidding!)?

    Bom, agradeço as vossas respostas e os respectivos critérios!
    Editado pela última vez por Devil_Angel; 20 February 2007, 23:21. Razão: erros

    #2
    Depende do tipo de desportivo a que a pessoa se refere. Há carros com um toque desportivo simplesmente pela estética...há outros que é tb mecanicamente...

    Isto é só uma parte, muitíssimo incompleta...mas o sono não dá para mais

    Comentário


      #3
      Eu não sou muito entendido nisso mas deixa cá ver :

      C4 VTS = Familiar com carácter desportivo.

      Ferrari F360, NSX : Desportivo

      BMW M5 : Desportivó-familiar (mais para o desportivo)

      Alfa 147 GTA : Desportivo softcore

      Ferrari F40 : Racing.

      Para mim, um desportivo tem que ser algo de pouco equipamento , muito motor e muita eficácia

      Comentário


        #4
        Desportivo é um carro feito de raiz, com 2 portas, 2 lugares, tracção traseira e é normalmente descapotável.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Desportivo é um carro feito de raiz, com 2 portas, 2 lugares, tracção traseira e é normalmente descapotável.
          ou seja, super7

          Comentário


            #6
            Para mim um desportivo é um carro que foi pensado com primazia para o condutor e para a condução, não tendo, necessariamente, que deixar de lado outras qualidades.

            Comentário


              #7
              Alguns desportivos que fizeram e fazem história:

              Ford GT 40, Shelby GT 500, Ferrari Dino, F40, Maclaren F1, Civic Type R, entre outros...

              É claro que para os mencionar a todos, no fim do texto mais valia ouvir um discurso do Fidel Castro. Não, não era mais interessante, só demorava menos tempo

              Comentário


                #8
                Será um carro com muita potência e extremamente eficaz.

                Comentário


                  #9
                  axo que muita potencia nao é obrigatoria num desportivo... o mais importante deve ser talvez o prazer de conduçao

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fred Simões Ver Post
                    Será um carro com muita potência e extremamente eficaz.
                    Um miata 1.8 (anterior geração) não é uma coisa nem outra mas é um desportivo.

                    Comentário


                      #11
                      Claro que também tem que ser um carro que dê um enorme gozo de se conduzir.

                      Comentário


                        #12
                        TT nao é desportivo?

                        Eu tive um TT 1.8T 225 Cabrio e garanto-te que me deu muitas horas de prazer de conduçao e sim eu considero o carro um desportivo, pequeno relativamente leve, e com um motor que so quem conheçe sabe a vivacidae e o viciante que consegue ser

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luís Melo Ver Post
                          Alguns desportivos que fizeram e fazem história:

                          Ford GT 40, Shelby GT 500, Ferrari Dino, F40, Maclaren F1, Civic Type R, entre outros...
                          gostava de ver a história que fez o CTR para estar na mesma lista que esses "monstros sagrados"...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                            TT nao é desportivo?

                            Eu tive um TT 1.8T 225 Cabrio e garanto-te que me deu muitas horas de prazer de conduçao e sim eu considero o carro um desportivo, pequeno relativamente leve, e com um motor que so quem conheçe sabe a vivacidae e o viciante que consegue ser
                            Não fui eu que o disse, mas acho que vi isso algures neste forum.

                            E tou a ver que não há grande concenso até agora....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Devil_Angel Ver Post
                              Não fui eu que o disse, mas acho que vi isso algures neste forum.

                              E tou a ver que não há grande concenso até agora....

                              Só te posso dizer isto. neste forum muitos falam sem nunca terem conduzido tal viatura, pois o tt de 225cv surpreende muitos auto-intitulado super desportivos, basta para tal saber usa-lo no seu habitat preferido, estradas de serra com bastantes curvas, mas enfim, quando falam sem saber da origem a certos e determinados boatos

                              Comentário


                                #16
                                para mim um desportivo é aquele que tem como prioridade a performance! Tudo o resto é acessório ou secundário... embora alguns deles conciliem bem a performance com outros aspectos! ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  desportivo nada tem a ver com a estética!

                                  um desportivo é um carro construido para "desporto"!!!

                                  ou seja......um evo , porque tem tudo pensado para um desporto motorizado, mas adaptado á estrada, e baseado num familiar (o lancer)

                                  isto foi um exemplo....

                                  depois existem os desportivos puros e duros que dificilmente servem para outra coisa........tais como o elise!

                                  existem ainda os pseudo desportivos.....tais como o primera GT


                                  Comentário


                                    #18
                                    So' para picar!
                                    Um desportivo e' isto:


                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      Um miata 1.8 (anterior geração) não é uma coisa nem outra mas é um desportivo.
                                      O roadster é outro exemplo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        desportivo a serio tem que ter a sigla magica "TDI".

                                        ha muita malta que confunde aspecto desportivo com desportivo.

                                        o TT original nao se pode considerar um desportivo, mesmo que lhe ponhas 500cv. um desportivo e BEM MAIS que potencia e numeros bonitos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Desportivo...

                                          Para mim há vários graus de desportividade...
                                          Por exemplo: M3, Miata Na, Catheram, 911 GT3RS, 106GTI, Saxo Cup, os Mitsu Evo's... São todos desportivos, derivam é de segmentos variados. Há desportivos com e sem compromissos, uns que podem ser usados no dia-a-dia e outros que são um castigo.
                                          Para mim não são os cavalos ou o binário que fazem um desportivo, é o temperamento, e isso não se mede em números, é em sensações...
                                          Relações de caixa, regime do binário máximos, afinação do chassis, peso, equipamento, etc.,... Mas só ao volante e em pista se pode separar o trigo do joio

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                            Só te posso dizer isto. neste forum muitos falam sem nunca terem conduzido tal viatura, pois o tt de 225cv surpreende muitos auto-intitulado super desportivos, basta para tal saber usa-lo no seu habitat preferido, estradas de serra com bastantes curvas, mas enfim, quando falam sem saber da origem a certos e determinados boatos
                                            Concordo contigo, mesmo o TT coupé 180, que no papel não seria nada de especial, a mim deixou-me um sorriso enorme de orelha a orelha!!!!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                              Para mim há vários graus de desportividade...
                                              Por exemplo: M3, Miata Na, Catheram, 911 GT3RS, 106GTI, Saxo Cup, os Mitsu Evo's... São todos desportivos, derivam é de segmentos variados. Há desportivos com e sem compromissos, uns que podem ser usados no dia-a-dia e outros que são um castigo.
                                              Para mim não são os cavalos ou o binário que fazem um desportivo, é o temperamento, e isso não se mede em números, é em sensações...
                                              Relações de caixa, regime do binário máximos, afinação do chassis, peso, equipamento, etc.,... Mas só ao volante e em pista se pode separar o trigo do joio
                                              Este tópico dá, historicamente aqui no AHO e não só, pano para mangas e até estou a achar estranho ainda estar tão calmo...

                                              Concordo com a aproximação que fazes na frase a Bold no teu post, mas não tanto com o que escreves antes.

                                              Isto porque junto, ou vou mais longe, nessa frase e digo que um desportivo não pode ter compromissos. Ou seja tudo é pensado e concebido tendo em mente o prazer de condução...e atenção que pode ou não ter a ver com eficácia/performances -> aí entramos na discussão Desportivos vs. Competição (que não é a mesma coisa )

                                              Tendo isso em mente, um Evo, CTR, Saxo Cup, etc. nunca serão desportivos. São carros que derivam, têm a sua plataforma-base num carro sem essas pretensões.

                                              Um CTR tem por base um Civic, é um Hatchback...daí a designação Inglesa de Hot-Hatch (aliás os Ingleses dão cartas nestas coisas do mundo automóvel, termos e tradição -> vão ver a definição deles de Sports Cars por exemplo )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                desportivo a serio tem que ter a sigla magica "TDI".

                                                ha muita malta que confunde aspecto desportivo com desportivo.

                                                o TT original nao se pode considerar um desportivo, mesmo que lhe ponhas 500cv. um desportivo e BEM MAIS que potencia e numeros bonitos.
                                                e entao é o ke? da se voltas e voltas e fica se sempre na mesma. Porque é q um carro q é preparado para competiçao, entra em competiçao, faz n sei quantas corridas por ano mas porque tem um motor diesel n é considerado desportivo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um desportivo puro é algo raro e pouco visto, mas sinceramente é uma definição que pouco importa.

                                                  Importante sãoos carroscom carácter desportivo e aí já há muitos, embora uns mais e outros menos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem até certo ponto têm razão que por exemplo um Lancer, um Saxo, 106 ou CTR são carros que têm uma base "pacata" e logo não serão desportivos... Mas a verdade é que estes mesmos, com algumas alterações foram/são carros que dão cartas em termos de desporto automóvel, em termos de Ralis então os Saxo/106 S1600/Kit Car, o Lancer Grupo N./WRC e o CTR WTCC, a verdade para mim continua a ser há vários graus de desportividade, e só ao volante é que conseguimos saber o que está no papel, se um desportivo, um GT, ou outra coisa qualquer...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Desportivos há poucos... podem é considerar-se carros por vários graus de desportividade ou de caracter desportivo... há carros com mais caracter desportivo que outros... mas Desportivos a 100%... isso há muito poucos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Desportivo puro acho que alia um boa potência a um baixo peso.
                                                        Muitos carros têm mts cavalos mas já têm um peso elevado o que acho que "peca" um pouco.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                          Desportivos há poucos... podem é considerar-se carros por vários graus de desportividade ou de caracter desportivo... há carros com mais caracter desportivo que outros... mas Desportivos a 100%... isso há muito poucos.

                                                          Concordo!

                                                          e um desportivo a 100% .....como eu já tinha dito, não dá pa usar confortavelmente no dia a dia! pois como é óbvio é puramente pensado para a competição!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                            Desportivo puro acho que alia um boa potência a um baixo peso.
                                                            Muitos carros têm mts cavalos mas já têm um peso elevado o que acho que "peca" um pouco.
                                                            Até estou a achar estranho...tá tudo de acordo neste tema sempre tão polémico no passado por aqui.

                                                            De facto se "esquecermos" o desportivo a sério (ou puro como já aqui foi escrito) e pensarmos em carros com mais ou menos caracter/filosofia desportiva então já se acham mais coisas.

                                                            Agora tudo depende de algo muito pessoal e subjectivo que é: Até quanto estamos, cada um de nós, dispostos a esticar essa corda do caracter desportivo.

                                                            Por exemplo, para mim que se calhar sou mais radical que outros, o peso é fundamental num carro, muito mais do que a potência, isto porque o que mais prezo num carro é o feedback e as sensações que ele transmite/prazer de condução -> Isso faz com que preze mais um Lotus Exige a um SLK Komp. xpto anafado

                                                            Outro exemplo, estico a corda a dizer que um Leon Cupra (cada vez afastando-me mais do conceito mas pronto )...mas jamais acharia o mesmo de um Cupra TDI ...para mim a corda parte nos diesel por exemplo, apesar de há quem até anuncie como "os diesel desportivos são na Seat"

                                                            Isto depende muito de cada um. Só que começa a haver um perigo, é que se incluímos tudo e mais alguma coisa nesta definição, ela perde sentido. Deixa de fazer sentido que determinado carro seja aclamado como "desportivo" se quase todos os são

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X