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Ai, as saudades que eu tenho do meu GTI!

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    Ai, as saudades que eu tenho do meu GTI!

    No seguimento do tópico "20 anos é muito tempo no mundo dos automóveis" dei por mim a remexer nos baús das revistas...

    E, por mera casualidade, descobri duas que dão pano para mangas, que é como quem diz merecem um tópico novo.

    Como sou suficientemente idoso para ter tido vários carros desta "nobre geração" bateu-me a nostalgia dos pequenos desportivos dos anos 80.

    Aqui ficam alguns scans (manhosos, que o engenho e a arte não abundam por estas partes).

    Entre as relíquias estão alguns "GTIs" mais desconhecidos como o Colt GTI ou o Mazda 323 Turbo na L'Action Automobile e o Scirocco GT 16s, Ritmo III Abarth 130 ou o MG Metro Turbo na Automobile.

    Na altura (87 e 88) qualquer uma das publicações considerava "GTI" todos os carros até 2.000cc, que tivessem mais de 100cv, fizessem "perto" ou menos de 30 segundos nos 0-1000 e "perto" ou menos de 10 segundos nos 0 aos 100.

    Acham que as coisas mudaram assim tanto?

    AM_GTI_Capa.jpg

    AM_GTI_87.jpg

    1comparativo_GTI_pag1.jpg

    1comparativo_GTI_pag2.jpg

    #2
    Comparativo em que falta o principal concorrente do GTI, o GTTurbo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
      Comparativo em que falta o principal concorrente do GTI, o GTTurbo.
      Não falta não...

      Comentário


        #4
        Boas

        E a maquina da decada de 80 R5 gt turbo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 1Bsantos Ver Post
          Boas

          E a maquina da decada de 80 R5 gt turbo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
          É o penúltimo da categoria C... (o scan é assim tão mau?)

          Diga-se que é o mais rápido nos 0-400 mts em todas as categorias....
          Editado pela última vez por JC; 25 February 2007, 20:25. Razão: Indagação...

          Comentário


            #6
            Digamos que o GTT dominava

            Comentário


              #7
              Aqui vão alguns Top 3...(daqueles que importavam em 1980 e tal....e outros que nem por isso)

              Potência (cv)
              1- Kadett GSI 16v (156cv)
              2- Mazda 323 T (150cv)
              3- Lancia HF T (140cv)

              Rotação (rpm)
              1- 205 Rallye/Ax Sport/Honda Civic - 6800 rpm
              2 - Sunny GTI/Corolla GTI - 6600 rpm
              3 - Colt GTi - 6500 rpm

              Binário (mkg)
              1 - 20,7 às 4800 - Kadett GSI 16v
              2 - 19,9 às 5000 - 323 Turbo
              3 - 19,5 às 3500 - HF Turbo

              Relação final mais longa (km/h em 5a por 1000rpm)
              1 - Escort RS Turbo - 36,5
              2 - 5 GT Turbo - 35
              3 - Fiesta XR2/Polo G40 - 34,9

              Relação final mais curta (km/h em 5a por 1000rpm)
              1 - Ax Sport - 27,5
              2 - 205 Rallye/205 XS - 28,3
              3 - Sunny GTI - 29,2

              Mais Pesados (kgs)
              1 - Corolla GTI - 1.075
              2 - Sunny GTI - 1.065
              3 - Colt GTI - 1.035

              Mais Leves (kgs)
              1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 710
              2 - AX GT - 720
              3 - AX Sport - 735

              Melhor Peso/Potência (kg/cv)
              1 - Kadett GSI - 6,35
              2 - Mazda 323 Turbo - 6,65
              3 - Peugeot 205 GTI 1.9 - 6,7

              Pior Peso/Potência (kg/cv)
              1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 10,3
              2 - Autobianchi Y10 Turbo - 9,9
              3 - 205 XS - 9,8

              Mais rápidos (km/h)
              1 - Kadett GSI 16v - 218
              2 - 323 Turbo - 210
              3 - Kadett GSI 8v/Escort RS Turbo - 208

              Menos rápidos (km/h)
              1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 161
              2 - Fiesta XR2 - 172
              3 - 205 XS - 176

              Mais rápido (0-400 mts)
              1 - 5 GT Turbo - 15,4
              2 - Kadett GSI 16 - 15,6
              3 - G40/HF Turbo/323 T - 15,8

              Mais rápido (1000 mts)
              1 - Kadett GSI 16v - 28,5
              2 - 5 GT Turbo/323 Turbo - 28,9
              3 - HF Turbo - 29,3

              Mais rápido 0/100 (seg)
              1 - 5 GT Turbo - 7,8
              2 - 323 Turbo - 7,9
              3 - Corsa GSI - 8,0

              Reprises 80-120 em 5a (seg)
              1 - HF Turbo/5 GT Turbo - 9,6
              2 - 205 GTi 130 - 10,2
              3 - Kadett 8v/Uno Turbo i.e - 10,5

              V. Max em 2ª velocidade (km/h)
              1 - 309 GTI 8v - 108
              2 - 205 GTI 130 - 105
              3 - Golf GTI 16v - 104

              Maior Consumo urbano (l/100)
              1 - 5 GT Turbo - 12,8
              2 - Alfa 33 1.7 QV - 12,2
              3 - Sunny GTi - 11,4

              Menor Consumo urbano (l/100)
              1 - AX GT - 8,3
              2 - G40 - 8,5
              3 - Innocenti De Tomaso Turbo - 8,8

              Maior autonomia (kms)
              1 - 309 GTI - 580
              2 - Golf 16v/8v - 560
              3 - HF Turbo - 550

              Menor Autonomia (kms)
              1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 360
              2 - Autobianchi Y10 Turbo - 370
              3 - CRX 1.6/Corsa GSI - 400

              Mais barato (em Francos em 88)
              1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 54.690 FF
              2 - AX Sport - 68.000 FF
              3 - AX GT - 68.800 FF

              Mais caro (em Francos em 88)
              1 - Golf GTI 16v - 120.650 FF
              2 - 323 Turbo - 119.990 FF
              3 - Colt GTI - 117.875 FF

              Comentário


                #8
                Diria que o... GSI 16v dominava. O 5 GT Turbo também era muito bom (o que me levou a comprar um, mais tarde).

                O motor do GSI era (antes da catalisação) absolutamente magnífico. Pena era o chassis não acompanhar.

                Ainda assim, para mim, o carro mais equilibrado - para os padrões de hoje - era o 309 GTI.

                Lembro que ainda não existiam, nesta data, os grandes maquinões (309 GTI 16v, BX 16s, 21 Turbo, 405 Mi16 e T16 etc) que elevaram esta discussão para cima dos 160cv.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JC Ver Post
                  Diria que o... GSI 16v dominava. O 5 GT Turbo também era muito bom (o que me levou a comprar um, mais tarde).

                  O motor do GSI era (antes da catalisação) absolutamente magnífico. Pena era o chassis não acompanhar.

                  Ainda assim, para mim, o carro mais equilibrado - para os padrões de hoje - era o 309 GTI.

                  Lembro que ainda não existiam, nesta data, os grandes maquinões (309 GTI 16v, BX 16s, 21 Turbo, 405 Mi16 e T16 etc) que elevaram esta discussão para cima dos 160cv.
                  O Kadett tinha a seu favor em relação ao GTT, uma menor relação peso potência. O GTT para os seus 120cv não se saía nada mal em termos de performances, e o carro em si era uma das referências da época. Como dizes e bem, o Kadett tinha um bom motor, mas faltava-lhe o resto.

                  Em relação ao que veio depois a guerra já era outra. Dos que referiste o 21 Turbo e o 405 T16 eram os melhores e já estavam ombro a ombro juntamente com o Sierra Cosworth e o BMW M3 E30.
                  O 405 T16 pecou por sair demasiado tarde (1993).

                  Comentário


                    #10
                    Esses, que citaste já são da "super liga"... aquela que começou no T16 e continuou depois no Escort Cosworth, no Sunny GTI-R, no Mazda GTR 4WD, Celica Turbo 4WD.

                    Aquilo que acho particularmente interessante é pegar no GTI original (de 70 e tal), nos seus 1600cc e 110cv, compará-lo com o que havia no mercado de então, passar para meio dos anos 80 e ver que a evolução não tinha sido assim tão grande (156cv no Astra) e, quando chegámos aos 90, existirem dezenas de super máquinas, algumas delas perfeitamente inguiáveis mas outras absolutamente excepcionais e - digo eu - que dificilmente virão a ter, no futuro, substitutos à altura.

                    Comparar tudo isso com os ciclos da economia (as crises, o petróleo, etc) e constatar que conjunturalmente, hoje, estamos outra vez no pré-76...

                    Comentário


                      #11
                      JC... só para falar naquele que segundo muitos era o mais " inguiável" de todos.. e é uma raridade esquecida... Ford Fiesta RS Turbo...

                      Quanto ás maquinas de então, o R5 GTTurbo foi até hoje um dos carros que conduzi que mais " medo " me provocou, ao ponto de ter dado meia volta e devolvido ao dono... mas esse exemplar, veio-se a saber pouco tempo depois tinha sido carro de rampas e posteriormente vendido num stand " como novo ", daí que duvido até que ponto estaria a sua originalidade em termos de mecânica...

                      Comentário


                        #12
                        É estranho na capa ter um Visa, um CX e um BX mas depois não aparecem no comparativo...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JC Ver Post
                          No seguimento do tópico "20 anos é muito tempo no mundo dos automóveis" dei por mim a remexer nos baús das revistas...

                          E, por mera casualidade, descobri duas que dão pano para mangas, que é como quem diz merecem um tópico novo.

                          Como sou suficientemente idoso para ter tido vários carros desta "nobre geração" bateu-me a nostalgia dos pequenos desportivos dos anos 80.

                          Aqui ficam alguns scans (manhosos, que o engenho e a arte não abundam por estas partes).

                          Entre as relíquias estão alguns "GTIs" mais desconhecidos como o Colt GTI ou o Mazda 323 Turbo na L'Action Automobile e o Scirocco GT 16s, Ritmo III Abarth 130 ou o MG Metro Turbo na Automobile.

                          Na altura (87 e 88) qualquer uma das publicações considerava "GTI" todos os carros até 2.000cc, que tivessem mais de 100cv, fizessem "perto" ou menos de 30 segundos nos 0-1000 e "perto" ou menos de 10 segundos nos 0 aos 100.

                          Acham que as coisas mudaram assim tanto?

                          Pois é JC esta questão vai de encontro ao que já aqui coloquei

                          Haverá efectivamente Clássicos no Futuro ?

                          É que quer queiramos quer não, a década de 80 foi pródiga em dar ao mundo alguns do melhores exemplos dos últimos exemplares da Mecânica Pura e Dura, que serão clássicos de referência em breve, e que ainda hoje fazem sonhar muitos da geração dessa epoca e de epocas mais recentes, basta conhecer um pouco do mundo automóvel.

                          Estes GTI's e o GT Turbo (este ultimo então ) ainda hoje me fazem ficar com um brilho bem vivo nos olhos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 1Bsantos Ver Post
                            Boas

                            E a maquina da decada de 80 R5 gt turbo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                            o famoso carro em ke era totoloto. um gajo nunca sabe como vai sair da curva...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post
                              JC... só para falar naquele que segundo muitos era o mais " inguiável" de todos.. e é uma raridade esquecida... Ford Fiesta RS Turbo...
                              Troquei um XR2 Mk2 por um RS Turbo Mk3 e devolvi-o uma semana depois - pelo mesmo dinheiro mais um pedido de desculpas. Deu direito, numa semana de condução "normal" a dois ou três piões e uma saída de estrada.

                              Era realmente muito mau (como o G40 ou o Uno T. i.e. só que sem avisar antes)..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rui Barata Ver Post
                                É estranho na capa ter um Visa, um CX e um BX mas depois não aparecem no comparativo...
                                O comparativo é da primeira revista, por ser mais extenso. Não fiz scans dos testes individuais da L´Automobile - por falta de tempo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                                  o famoso carro em ke era totoloto. um gajo nunca sabe como vai sair da curva...
                                  O meu R5 GTT era um espectáculo a acelerar. Na recta das praias na Costa da Caparica, em 89, patinava tanto que só "agarrava" alcatrão a partir da 4ª velocidade. (dispenso comentários sobre a insanidade da experiência, era jovem e não pensava...)

                                  Nunca achei, ao contrário dos puristas, que tivesse um comportamento exemplar. Muito pelo contrário. Preferi, na época, e bem de longe, os GTI da Peugeot.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O GTI ideal, para a L'Automobile, em 87...

                                    gti_ideal2.jpg

                                    GTI_ideal1.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                                      o famoso carro em ke era totoloto. um gajo nunca sabe como vai sair da curva...
                                      Normalmente saia-se bem.

                                      (Se não houvesse exageros...claro)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JC Ver Post
                                        Normalmente saia-se bem.

                                        (Se não houvesse exageros...claro)
                                        Acho que tenho essas duas revistas na arrecadação.

                                        O meu GTI preferido na altura era mesmo o 205 GTI 1.9 (curiosamente nunca andei em nenhum, mas já na altura valorizava os motores grandes)

                                        Em 1995 comprei um 106 XSi, cujo conceito se aproximava dos 1os GTIs

                                        Comentário


                                          #21
                                          O turbo ie que estás aqui é o mkI,o mkII é muito mais rápido!!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            grandes makinas, os de hoje em dia valem mais pelo status e tretas dessas, mas as coisas são mesmo assim nada fica igual e tudo muda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu olho para esses carros todos, muitos deles bastante bons mas... o 205 GTI 1.9 rouba-me toda a atenção! É daqueles carros que se associa imediatamente a uma noite numa estrada isolada no meio da serra.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Meu Primeiro Carro

                                                CITROEN BX GTI 16 S
                                                berline Grise










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                                                  #25
                                                  fiatunoturbort0.jpg

                                                  eu acho que a aceleracao dos 0 aos 100 nao esta certo nesse grafico...
                                                  segundo o que sei este carro veio para fazer frente ao renault 5 gtt...

                                                  se alguem me pudesse confirmar este valor agradecia...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por freestyle Ver Post
                                                    [ATTACH]19174[/ATTACH]

                                                    eu acho que a aceleracao dos 0 aos 100 nao esta certo nesse grafico...
                                                    segundo o que sei este carro veio para fazer frente ao renault 5 gtt...

                                                    se alguem me pudesse confirmar este valor agradecia...
                                                    Qual valor ? o Fiat Uno turbo começou por ter 105 cv (versão da fotografia) e com o restyling subiu para 118

                                                    O 5 GTT começou por ter 115 cv e depois subiu para 120

                                                    Conheci os primeiros de cada um e julgo que o 5 GTT era globalmente melhor e andava mais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Hoje fui dar umas voltas no novo Type-R de um amigo e pensei no abismo que existe contemporaneamente mesmo para os últimos GTI como foram o 309 GTI 16S...

                                                      E como eu prefiro, de longe, aqueles irrequietos e nervosos GTI aos potentes, pesados e pseudo-sofisticados carros que os substituíram...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                                                        Hoje fui dar umas voltas no novo Type-R de um amigo e pensei no abismo que existe contemporaneamente mesmo para os últimos GTI como foram o 309 GTI 16S...

                                                        E como eu prefiro, de longe, aqueles irrequietos e nervosos GTI aos potentes, pesados e pseudo-sofisticados carros que os substituíram...
                                                        Eu ainda não dirijo e já prefiro os old-school aos obesos pseudo-desportivos...

                                                        É uma questão de conceitos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          charade gtti.jpgeste tambem era ema boa maquina

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            celica2.jpgcarro do avozinho

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