Instalando uns faróis maiores, tenho de subir um pouco o capot e o topo dos guarda-lamas. Assim já é preciso registar?
Obrigado pela atenção
CUMPS
Tem ke ser registado tudo o ke altere as caracteristicas do carro.... Se vais levantar o capot, tas a mexer nas medidas do mesmo, logo tas a alterar as caracteristicas do carro, logo tens que pedir homologação...
Segundo o código, podem-se fazer alterações de acordo com o regulamento em vigor. O pior é que aprovaram a lei (ou decreto-lei) mas o regulamento, nem vê-lo... A partir daqui tamos "castrados".
Tenho um 106xsi c/ o kit maxi e qdo pedi a homologação os gajos da DGV Stb disseram-me para tirar tudo que ñ havia hipótese.... [8][8][8][8]
Já agoras, as peças montadas tb tem de estar homologadas pela marca e pela CE.
Pois. Esse é o problema deste país. Mesquinhices. Em qq país por essa Europa fora podem-se meter peças num carro desde que homologadas pela CE. Não têm que ser homologadas pela marca. O veículo é depois inspecionado por um técnico. Se este último der o aval, tá a andar na rua sem prob...
No nosso país se a marca diz que não (porque não há homologação), tá tudo lixado. bem te podes mexer que dúvido que consigas alguma coisa... Não vem de origem, é ilegal --> apanhas uma operação STOP, apreendem-te o carro e fazem inspecção tipo B (que serve não sei bem para quê) e pagas uma multa de, no minimo, 250€ (Nem que seja por uma porcaria de divergencia de dimensões nos pneus) depois entregam-te o carro e dizem que tens que tirar tudo e apresentar nova IPO...
Se tiveres sorte, conheces alguém que conhece um primo do tio do amigo do irmão da namorada que te passa o carro na IPO, senão andas sem IPO e arriscas-te às consequências...
Já agoras, as peças montadas tb tem de estar homologadas pela marca e pela CE.
Pois. Esse é o problema deste país. Mesquinhices. Em qq país por essa Europa fora podem-se meter peças num carro desde que homologadas pela CE. Não têm que ser homologadas pela marca. O veículo é depois inspecionado por um técnico. Se este último der o aval, tá a andar na rua sem prob...
No nosso país se a marca diz que não (porque não há homologação), tá tudo lixado. bem te podes mexer que dúvido que consigas alguma coisa... Não vem de origem, é ilegal --> apanhas uma operação STOP, apreendem-te o carro e fazem inspecção tipo B (que serve não sei bem para quê) e pagas uma multa de, no minimo, 250€ (Nem que seja por uma porcaria de divergencia de dimensões nos pneus) depois entregam-te o carro e dizem que tens que tirar tudo e apresentar nova IPO...
Se tiveres sorte, conheces alguém que conhece um primo do tio do amigo do irmão da namorada que te passa o carro na IPO, senão andas sem IPO e arriscas-te às consequências...
No outro dia comprei pelicula para meter no Clio (é comercial, posso meter!?!?!? Azar, já lá está) e, qual não é o meu espanto, quando dou de caras com as HOMOLOGAÇÕES para a alemanha/França e Espanha... Bastava meter o nº de chassis do carro em que é feita a instalação e o carimbo da casa que vendeu a pelicula....
Simples e eficaz. Poderiam aplicar este método cá no Tuga para facilitar muita coisa.... Mas não, tem que ser tudo à "marrada" e com €€€€ debaixo da mesa. É por causa disto que este país está no estado em que está... Qualquer coisa que precises, tens que preencher 3.504.256 papeis e pagar 53.012.155€€€ para veres o teu assunto resolvido... [)]
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