Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

    Pois é pessoal, já muito li aqui sobre rotações, consumos e esforço, sendo estes assuntos sempre muito sensiveis dando origem a muita, variada e +/- fundamentada opinião.

    Após pesquisar não encontrei nada sobre o binómio rotações em AE/desgaste. (Vi consumos, diferenças entre rpm engatado/desengatado, etc.).

    Pretendia saber qual é a rotação que consideram ideal para circular em A.E., na optica do desgaste dos componentes mecânicos/longevidade do motor. (Assumindo uma que o veiculo em questão faz muitos Km's sendo grande parte deles em AE).

    Diferenciando em OTTO e DIESEL como é obvio. (Se entenderem subdividir mais ainda tipo: OTTO Mais ou menos rotativos, aspirados ou turbo, estejam à vontade).
    Editado pela última vez por Ment0r; 14 March 2007, 18:16. Razão: Dar exemplos

    #2
    Hum...para um motor a gasolina "normal", 3500-4000 rotações

    Para um diesel tb ele normal, 2500-3000

    Comentário


      #3
      Para mim qualquer rotação preconizada pelo construtor e segundo as suas instruções são iguais.

      Em AE normalmente (nem sempre ) andamos na última relação...depois a RPM varia conforme a velocidade a que queremos ir -> Eu pelo menos faço assim.

      Ou seja, desde que o motor vá na temperatura normal de funcionamento, com os níveis e manuntenções correctas, para mim deverá fazer desde o ralenti até ao corte ou até conseguir na realidade o mais comum, ou até haver tomates do condutor em continuar a acelerar.

      O que podes perguntar é mais em termos de aumento dos consumos, aumento da probabilidade de multas, etc. De resto para mim qualquer carro com a manuntenção em dia deverá ser capaz de suportar horas a fundo...mas isto sou só eu

      Comentário


        #4
        Eu diria para Zagolina, algo entre as 3000 - 3500, custa-me (talvez erradamente) fazer 100 Km de empreitada sempre a 4000 por exemplo.

        Para os fumarolas entre as 2000 - 3000.

        É claro que de vez em quando, nas ultrapassagens por exemplo, não tenho problemas em galgar mais um pouco. Mas confesso, desde que comecei a fazer muitos Km's tenho tido cuidados extras e nunca cheguei ao red line!

        Comentário


          #5
          Mentor, sabes a que rotação vai o meu zagolinas a 130 km/h?

          A sério, dispara aí

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
            Para mim qualquer rotação preconizada pelo construtor e segundo as suas instruções são iguais.

            Em AE normalmente (nem sempre ) andamos na última relação...depois a RPM varia conforme a velocidade a que queremos ir -> Eu pelo menos faço assim.

            Ou seja, desde que o motor vá na temperatura normal de funcionamento, com os níveis e manuntenções correctas, para mim deverá fazer desde o ralenti até ao corte ou até conseguir na realidade o mais comum, ou até haver tomates do condutor em continuar a acelerar.

            O que podes perguntar é mais em termos de aumento dos consumos, aumento da probabilidade de multas, etc. De resto para mim qualquer carro com a manuntenção em dia deverá ser capaz de suportar horas a fundo...mas isto sou só eu
            Eu, talvez erradamente não penso assim, quando passo as 5000, começa-me a pesar a consciência, mas é claro, depende da máquina, com um TR, por exemplo, aos 5000 ainda é verde e siga não é ....

            Mas, para o tópico não quero de saber de consumos, multas nem nada. A questão é mesmo só desgaste/longevidade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
              Mentor, sabes a que rotação vai o meu zagolinas a 130 km/h?

              A sério, dispara aí
              3700 RPM ???

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                3700 RPM ???
                4000...

                E já fez vários km sempre colado nas 5000 rotações, a 160 km/h...

                É certo que é novo, mas creio que não lhe fez mal nenhum. Já quente, claro

                Comentário


                  #9
                  Boas... o teu topico é interessante mas a questao que poes depende de muita coisa, e a mais importante são as caixas!
                  Eu por exemplo tenho um corsa 1.5td e é um motor fiável e faz mtas rotações em AE (onde ando mais tempo), por exemplo vou a 130 e faz me 3600rpm... (para um diesel é bastante, acho eu).

                  É evidente que mais rotação implica mais esforço, mais consumo mas não quer dizer directamente mais desgaste dos componentes mecanicos, isso depende da utilização; também é verdade que um motor que ande regularmente em AE está mais solto...
                  Mas em termos gerais, um diesel sente-se sempre bem entre as 2000rpm e as 3500rpm; ja o otto é mais entre as 2500rpm e as 4500rpm... penso eu de que!

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                    Eu diria para Zagolina, algo entre as 3000 - 3500, custa-me (talvez erradamente) fazer 100 Km de empreitada sempre a 4000 por exemplo.

                    Para os fumarolas entre as 2000 - 3000.

                    É claro que de vez em quando, nas ultrapassagens por exemplo, não tenho problemas em galgar mais um pouco. Mas confesso, desde que comecei a fazer muitos Km's tenho tido cuidados extras e nunca cheguei ao red line!
                    Depende de muitos factores inerentes ao carro. 4000rpms no CTR por exemplo significa que nunca passarias dos 140km/h...isto em 6ª.

                    De qualquer forma, e motores/carros à parte...acho que se o construtor prevê que 4000rpms é uma rotação "normal" para o motor em causa...quem somos nós para discordar -> se avariar o construtor é que estava errado e portanto o construtor é uma m****

                    Nem acho que esteja a ser radical, a Avensis está habituada a fazer Lx-Porto a 4000 -> bem nem sempre aguenta isso, porque há subidas e tal ...mas já fiz algumas horas (2, 3...pois às vezes páro para beber um café e desentorpecer) seguidas a fundo, não acho que seja por aí

                    Comentário


                      #11
                      Tou a ver que sou um xoninhas com o carro, ao ponto que cheguei ...

                      Bem vou agora para casa, hoje o carro está feito ao bife.


                      P.S.: Não passo dos 120 descanssem, nem que vá em 4.ª

                      Comentário


                        #12
                        No Golf a 130 vai a 3750/4000 RPM acho que é uma rotação normal

                        Comentário


                          #13
                          Epah, no meu não passar das 4000 implica não passar dos 130

                          Comentário


                            #14
                            No Corsa a 90Km/h vou às 3000.

                            No magano às 3000 vou a 100Km/h.

                            E agora pergunto eu:

                            Isto significa o quê????

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                              No Corsa a 90Km/h vou às 3000.

                              No magano às 3000 vou a 100Km/h.

                              E agora pergunto eu:

                              Isto significa o quê????
                              Que a caixa do Corsa é mais curta que a do Magano?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                Epah, no meu não passar das 4000 implica não passar dos 130
                                E depois?
                                130 é uma velocidade equilibrada, não precisas de andar a colar nas 5000 rpm

                                Eu no meu raramente passo os 140 de vez em quando lá vai aos 170, só pra "limpar" e depois volta ao ritmo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                  E depois?
                                  130 é uma velocidade equilibrada, não precisas de andar a colar nas 5000 rpm

                                  Eu no meu raramente passo os 140 de vez em quando lá vai aos 170, só pra "limpar" e depois volta ao ritmo
                                  E depois nada, disse a título de curiosidade Não é pelas rpm que ele deixa de ir várias vezes a 150/160...

                                  Ah, outra coisa...no caso concreto do meu, acho que ele se desgasta mais a 2500 rotações em 5ª do que a 5000 rotações em 5ª. O porquê? A 2500 vai a fazer um esforço desgraçado devido á falta de força

                                  E algumas vezes até vai ás 5800, e tal...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                    Que a caixa do Corsa é mais curta que a do Magano?
                                    Só isso?

                                    Andei eu a pensar nisto para a conclusão ser tão simples??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que a rotação ideal (no meu a gasolina) andará entre as 4.000 e 5.500 rpm. Antes disso adormece-se e depois disso só a descer!

                                      Carro que é carro é para durar 10 anos sem grandes chatices e ser utilizado em toda a gama de rotações a que o fabricante permitiu que ele funcionasse.


                                      Só é pena a GNR não concordar inteiramente comigo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Num Lexus IS200 às 4000 rpm's em 6ª vais a cerca de 132kms/h reais. Para um carro que tem 215kms/h de velocidade máxima e uma velocidade de cruzeiro de cerca de 180kms/h, isto significa que tem de aguentar centenas de kms bem acima das 5000 sem problemas.
                                        Isto é apenas um exemplo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                          Só isso?

                                          Andei eu a pensar nisto para a conclusão ser tão simples??

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                                            Tou a ver que sou um xoninhas com o carro, ao ponto que cheguei ...

                                            Bem vou agora para casa, hoje o carro está feito ao bife.


                                            P.S.: Não passo dos 120 descanssem, nem que vá em 4.ª
                                            Também não precisas de matar o carro hoje por contas dos outros dias

                                            O importante é que o faças (puxes) só a quente, e que se for turbo o deixes "descansar" ao ralenti antes de desligar...de resto é fogo à peça!

                                            Claro que ires em AE a 120km/h em 4ª só para ir a mais rpms não vale a pena...nem é pelo desgaste, é mais pelo maior consumo (ou talvez não pois até já vi carros a gastar menos em 120km/h em AE em 4ª do que em 5ª), barulho, etc.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                              Acho que a rotação ideal (no meu a gasolina) andará entre as 4.000 e 5.500 rpm. Antes disso adormece-se e depois disso só a descer!

                                              Carro que é carro é para durar 10 anos sem grandes chatices e ser utilizado em toda a gama de rotações a que o fabricante permitiu que ele funcionasse.


                                              Só é pena a GNR não concordar inteiramente comigo...
                                              Pois, os problemas com a BT, velocidades e afins já são outros tópicos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
                                                Também não precisas de matar o carro hoje por contas dos outros dias

                                                O importante é que o faças (puxes) só a quente, e que se for turbo o deixes "descansar" ao ralenti antes de desligar...de resto é fogo à peça!

                                                Claro que ires em AE a 120km/h em 4ª só para ir a mais rpms não vale a pena...nem é pelo desgaste, é mais pelo maior consumo (ou talvez não pois até já vi carros a gastar menos em 120km/h em AE em 4ª do que em 5ª), barulho, etc.
                                                Isso depende do motor e das suas características...onde tem presente a força, o que tb vai levar a ires de prego a fundo ou acelerador a meio, por exemplo...e se em 5ª levares acelerador a fundo e em 4ª, mesmo a maior rotação mas com acelerador a meio, é provável que em 4ª gaste menos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                  E depois nada, disse a título de curiosidade Não é pelas rpm que ele deixa de ir várias vezes a 150/160...

                                                  Ah, outra coisa...no caso concreto do meu, acho que ele se desgasta mais a 2500 rotações em 5ª do que a 5000 rotações em 5ª. O porquê? A 2500 vai a fazer um esforço desgraçado devido á falta de força

                                                  E algumas vezes até vai ás 5800, e tal...
                                                  Ora aqui está outro bom ponto. A certas rpms mais baixas o esforço pedido no motor pode até ser maior.

                                                  Se a potência disponível é baixa e solicitamos mais o acelerador (sem reduzir) estamos a esforçar mais e a gastar mais -> basta ver nos consumos instântaneos para quem tem CB.

                                                  Vê-se isso quando vamos em 5ª já a morrer e carregamos no acelerador, o esforço que ele tem de fazer, versus o reduzir para rpms mais confortáveis para o motor.

                                                  Na Avensis por exemplo a zona aparente de conforto para o motor situa-se entre as 1750 e as 4000rpms (fora disso nota-se claramente que não está na boa...apesar de lá ir às vezes lolol) -> mas bem, bem é mais entre as 2000 e as 3500

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                    Isso depende do motor e das suas características...onde tem presente a força, o que tb vai levar a ires de prego a fundo ou acelerador a meio, por exemplo...e se em 5ª levares acelerador a fundo e em 4ª, mesmo a maior rotação mas com acelerador a meio, é provável que em 4ª gaste menos
                                                    Precisamente

                                                    Até porque os consumos são influenciados directamente pelo acelerador apenas (indirectamente por n coisas).

                                                    O caso concreto foi visto numa Corolla SW 1.4 a gasolina, em 4ª o acelerador vai menos "carregado" a 120km/h do que em 5ª para manter a velocidade...logo o consumo é menor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No meu Honda ir a 120 significa ir às 3500 se for às 7000 é precisamente o dobro da velocidade (que não chega lá, claro)
                                                      cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Exactamente...na AE, deixar o carro estabilizar nas 2500 rotações e carregar a seguir, é quase =0

                                                        Quanto a isso do consumos instantâneo, noto perfeitamente...compensa muito mais ir em 4ª do que em 5ª em situações em que cai para as 2000/2500.

                                                        A tal falta de força do motor origina consumos altos em cidade. Em cidade é raro passar das 3000 rotações. É precisamente a faixa de rotações em que este motor tem um rendimento...mau

                                                        A faixa de utilização ideal deste motor vai das 3000 ás 5500 rotações

                                                        Com o binário máximo de 105 Nm/4250 rotações a explicar muita coisa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu é última mudança e manter a velocidade...

                                                          Mas acho que um carro em condições para fazer AE, não deve precisar de mais de 3500 para manter 120, se for a gasolina e umas 2500 se for a diesel.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                            Epah, no meu não passar das 4000 implica não passar dos 130
                                                            no meu implica não passar dos 200!

                                                            mas tb já só tenho 500rpm para tentar explorar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X