Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mentalidades.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mentalidades.

    Estou a tentar dar a volta ao meu pai para trocar de carros há já vários meses, contudo sem sucesso.

    Esta Skoda foi adquirida para fazer um trajecto diário de 10 km's, no entanto nestes últimos meses temos feito várias vezes Lx - Portalegre e até mais do que uma vez por semana, logo, os quilómetros estão a disparar a cada mês que passa. Hoje decidi confrontá-lo com esta realidade, visto que o carro está a ultrapassar a fasquia proposta aquando da sua aquisição, e a resposta dele foi:

    " Eu hoje em dia vejo montes de pessoas dizer que ando numa porcaria de carro sem necessidade, só que ele não me dá um único problema e tem sido o carro que mais tempo tem aguentado o meu tratamento, logo, vou andar com ele até rebentar!"

    Eu fiquei no mínimo chocado! Afinal (de acordo com a mentalidade dele), um carro resume-se a FIABILIDADE!
    E os restantes factores como segurança, conforto e potencia? Cadê?

    Quando lhe fiz esta pergunta não obtive qualquer tipo de resposta, mas após alguns minutos de reflexão cheguei à conclusão que o meu estimado velhote não é a única a pensar desta forma e que para muitas pessoas um carro apenas se resume a isso, Fiabilidade!

    Agora pergunto, será que pessoas como o meu pai é que têm razão, ou nós amantes do mundo automóvel (e não só....) somos demasiado exigentes com a nossa montada?

    Fica a pergunta.

    #2
    Se a potência não chegasse, o teu Pai já tinha dado por isso decerteza lol.

    Se ele está satisfeito, porquê trocar?

    Comentário


      #3
      Consumos..

      Comentário


        #4
        não devemos interferir mto nas decisões das outras pessoas, nem tao pouco leva-las a fazer algo que nao querem so pq nós queremos!!!


        se o teu pai nao quer deixa tar!

        o status e essas coisas só existem na nossa cabeça!o meu pai tem carro do banco e nao usa, podia ter um melhor mas anda no seu n14 de 94!

        cada um faz como quer e se sente mais feliz!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
          Se a potência não chegasse, o teu Pai já tinha dado por isso decerteza lol.

          Se ele está satisfeito, porquê trocar?
          Aí é que está a questão!

          O sr. tem pata pesada e em algumas subidas a coisa fica complicada, nomeadamente nas ultrapassagens! Já apanhou alguns sustos e mesmo assim continua a afirmar categoricamente que não troca porque não está para ter chatices!

          E esta, hein?

          Comentário


            #6
            São formas diferentes de olhar para o Automóvel. O meu pai estava numa situação semelhante para trocar o Astra.

            Praticamente o factor principal foi mesmo a falta de potência, senão seria bem provável que o tivesse.

            Mesmo o meu Astra, não faço intenções de o trocar... comprar outro e ficar com aquele, talvez, porque a paixão pelos automóveis é grande, mas à partida não trocaria aquele.

            Há pessoas que não vêm o automóvel como uma paixão de onde se tira prazer, etc. vêm-no como meio de transporte. Apenas isso, um meio de transporte cuja função é levar de A para B sem chatisses ou problemas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por underground Ver Post
              Aí é que está a questão!

              O sr. tem pata pesada e em algumas subidas a coisa fica complicada, nomeadamente nas ultrapassagens! Já apanhou alguns sustos e mesmo assim continua a afirmar categoricamente que não troca porque não está para ter chatices!

              E esta, hein?
              isso nao fica resolvido com um carro mais potente!provavelmente só pior....

              o grau de perigosidade só vai tender a aumentar com a confiança extra de mais cavalos!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                não devemos interferir mto nas decisões das outras pessoas, nem tao pouco leva-las a fazer algo que nao querem so pq nós queremos!!!


                se o teu pai nao quer deixa tar!

                o status e essas coisas só existem na nossa cabeça!o meu pai tem carro do banco e nao usa, podia ter um melhor mas anda no seu n14 de 94!

                cada um faz como quer e se sente mais feliz!
                Em parte concordo contigo, no entanto sinto-me na necessidade de o alertar para o facto de possuir um carro já com alguns anos (de 98) e que talvez não seja o mais seguro para o estilo de condução dele. Tento evitar algo mais grave.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                  isso nao fica resolvido com um carro mais potente!provavelmente só pior....

                  o grau de perigosidade só vai tender a aumentar com a confiança extra de mais cavalos!

                  A 160 km/h constantes numa EN, como é hábito, sinto que ele vai mais seguro numa Astra, megane, focus, etc... do que numa Felicia Break!

                  You Know what i mean?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                    São formas diferentes de olhar para o Automóvel. O meu pai estava numa situação semelhante para trocar o Astra.

                    Praticamente o factor principal foi mesmo a falta de potência, senão seria bem provável que o tivesse.

                    Mesmo o meu Astra, não faço intenções de o trocar... comprar outro e ficar com aquele, talvez, porque a paixão pelos automóveis é grande, mas à partida não trocaria aquele.

                    Há pessoas que não vêm o automóvel como uma paixão de onde se tira prazer, etc. vêm-no como meio de transporte. Apenas isso, um meio de transporte cuja função é levar de A para B sem chatisses ou problemas.
                    É o caso dele, mas julgo que está a na altura de ser tão racional, tal como ele foi aquando da compra do carro.

                    Comentário


                      #11
                      sim percebo perfeitamente!

                      mas na skoda ele vai no limite .......que é 160 (limite minimamente estavel)

                      noutra ele tbem vai andar no limite........que provavelmente terá valores em km/h mais altos!



                      pá, tem uma conversa com ele, para lhe explicares isso tudo!!!

                      Comentário


                        #12
                        Tenho um bom exemplo disso cá em casa (muito parecido no aspecto da mentalidade).

                        Os meus pais nunca foram muito virados para os carros. Ambos podiam ter grandes carros (assim como me podiam dar uma grande máquina), mas no entanto preferem ter mais uma casa aqui ou acolá, ao invés de comprar um bom carro. Da mesma maneira preferem viajar 2 ou 3 vezes por ano para o exterior, ao invés de comprarem um carro melhor.

                        Como o meu pai me diz regularmente quando lhe falo de trocar de carro: "Um carro serve para transportar as pessoas em segurança, e não para a pessoa ser mais ou menos por isso".

                        São mentalidades, mas não o critico, pk apesar de eu não ganhar muito com isso, respeito quem encare um carro de forma diferente da minha.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          sim percebo perfeitamente!

                          mas na skoda ele vai no limite .......que é 160 (limite minimamente estavel)

                          noutra ele tbem vai andar no limite........que provavelmente terá valores em km/h mais altos!



                          pá, tem uma conversa com ele, para lhe explicares isso tudo!!!

                          Na skoda ele ainda vai não vai no limite (gostava de saber como aquilo tem tanta ponta para o motor que tem....), porque acha que pode andar a esta velocidade em segurança nas longas rectas que a estrada tem e que a partir da mesma já é muito, logo, mesmo num carro de cavalagem superior, sei que ele não vai ultrapassar esta velocidade, uma vez que, a skoda também a ultrapassa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                            Na skoda ele ainda vai não vai no limite (gostava de saber como aquilo tem tanta ponta para o motor que tem....), porque acha que pode andar a esta velocidade em segurança nas longas rectas que a estrada tem e que a partir da mesma já é muito, logo, mesmo num carro de cavalagem superior, sei que ele não vai ultrapassar esta velocidade, uma vez que, a skoda também a ultrapassa.

                            ah é? então vá...continua a tua Jihad para convenceres o homem!

                            boa sorte

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              ah é? então vá...continua a tua Jihad para convenceres o homem!

                              boa sorte

                              Ele é como os pais do off logic, tem outras prioridades...

                              Porém, julgo que está na hora de as alterar um pouco!

                              Comentário


                                #16
                                Bom, tou a ver que o teu pai é o tipo de pessoa que só quer o carro para simplesmente deslocar-se de um sítio para outro, apenas exigindo que ele não avarie

                                Isso da potência chegar...epah, a potência nunca chega, quer-se sempre mais

                                Eu acho que lhe tens de mostrar as várias vantagens de trocar de carro, se possível as económicas

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu pai tem um 309 já velho e com a pintura toda comida... Não o manda pintar porque fica mais cara a pintura que o valor do carro, não compra um novo porque não lhe dão nada pelo 309...

                                  Conclusão, vai andar com ele até não andar mais... São outras prioridades e o dinheiro é gasto noutros locais com mais interesse e como o carro não dá problemas é uma festa.

                                  É que um carro não é nenhum investimento, é apenas um local para se enterrar dinheiro e para muita gente não passa de um simples meio de transporte para ir de A a B.

                                  É um bocado como andares a trocar de casa de X em X anos porque está velha, não compensa

                                  Edit: Underground, daqui a uns anos, se o fórum ainda existir, anda aqui o teu filho a dizer o mesmo de ti
                                  Editado pela última vez por eduardomaio; 15 March 2007, 23:14.

                                  Comentário


                                    #18
                                    És tu que entras com o dinheiro?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
                                      Tenho um bom exemplo disso cá em casa (muito parecido no aspecto da mentalidade).

                                      Os meus pais nunca foram muito virados para os carros. Ambos podiam ter grandes carros (assim como me podiam dar uma grande máquina), mas no entanto preferem ter mais uma casa aqui ou acolá, ao invés de comprar um bom carro. Da mesma maneira preferem viajar 2 ou 3 vezes por ano para o exterior, ao invés de comprarem um carro melhor.

                                      Como o meu pai me diz regularmente quando lhe falo de trocar de carro: "Um carro serve para transportar as pessoas em segurança, e não para a pessoa ser mais ou menos por isso".

                                      São mentalidades, mas não o critico, pk apesar de eu não ganhar muito com isso, respeito quem encare um carro de forma diferente da minha.
                                      Muita gente tem essa perspectiva de vida... e na minha opinião é bastante mais acertada do que andar a "queimar" euros em carros de 2 em 2 anos por exemplo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                        Muita gente tem essa perspectiva de vida... e na minha opinião é bastante mais acertada do que andar a "queimar" euros em carros de 2 em 2 anos por exemplo.
                                        Eu gosto de carros mas também partilho dessa opinião, o que é que interessa o carro ser velho se não dá chatices e se serve o propósito para que foi comprado, para além disso já está pago, mais vale uma boa casa (ou duas) e umas boas férias do que andar a trocar de carro constantemente.

                                        Eu aprendi essa lição quando troquei o Almera pelo Rover apenas por uma questão de paixão, se a razão tivesse falado mais alto nunca eu teria despachado o Almera com apenas 40000 kms e 0 problemas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também gosto imenso de carros, senão não andava por aqui.
                                          Mas estar a viver para o carro, não obrigado.

                                          Mas se tiver de trocar de carro, obviamente que vou prezar bastante a fiabilidade, até porque o dinheiro não abunda, e é extremamente irritante passar mais tempo na oficina do que em casa, o que faz com que o carro perca o seu propósito.

                                          no entanto, o factor "gozo ao volante" é, também, uma prioridade.
                                          Se um carro não me der algum gozo a conduzi-lo. também não o compro, nem que seja a proposta mais sensata do planeta.

                                          Tenho um fiesta 1.25, e o carro é feio todos os dias.
                                          Mas tem um grande pequeno motor (apesar de guloso), e mostrem-me uma estrada curvilinea, e em troca recebo espanto e um belo do sorriso

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu nesse aspecto axo que o carro é dele e ele é que sabe se quer trocar de carro ou não. O skoda pode nao ter muita potencia, nem ser o mais seguro de todos, mas se ele gosta do carro e não quer trocar.. isso é com ele.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                              Agora pergunto, será que pessoas como o meu pai é que têm razão, ou nós amantes do mundo automóvel (e não só....) somos demasiado exigentes com a nossa montada?
                                              Fica a pergunta.
                                              Não precisa ter razão. Basta ter razões.
                                              Se o dono do carro dá mais importância à fiabilidade, e de resto o carro cumpre, então deixai-o estar.
                                              Eu concordo perfeitamente com ele.
                                              Porque estragar uma boa relação?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Percebo-te perfeitamente, pq o meu pai nca ligou mto a carros.
                                                Os dele, são pa gastar até dar problemas.
                                                Isto pa mim, foi sempre uma csa dificil de aceitar.
                                                Mas para ele é uma csa normal.

                                                N gosto é q se façam agra todos passar pos pessoas mto responsaveis e patati patata...
                                                Se estamos aqui é pq gostamos de pópós, ponto final. Como tal, estamos dispostos a se calhar cortar noutras csas n essenciais para nos podermos regalar c um carrito mais ao nosso gosto. E para isso n é preciso um Ferrari! Eu ando a ver carros desportivos ou jipes, e n sao valores do outro mundo, há amigos meus q compram fatos de 1000 eurios, eu prefiro comprar um desportivo de 6500 só para me fazer feliz! N confundam o dar prioridade a gastar numa csa com o prescindir de bens essenciais para satisfazer os sonhos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  para a generalidade dos portugueses, nomeadamente os que tem um poder de compra medio e nao ligam muito a automoveis, a compra rege-se por dois/tres factores: primeiro de tudo tem que agradar esteticamente. Depois tem de ser +/- da moda. E por ultimo, no subconsciente de cada comprador, tem que ser fiavel.

                                                  depois ha aqueles que ja se podem dar ao luxo de comprar maquinas viradas para o prazer de conduçao.

                                                  pessoalmente comprei um carro que primeiramente me agradava esteticamente. depois fui tratar de conhecer caracteristicas tecnicas e informei-me o melhor possivel (sobre quase tudo). gostei, comprei. se tivesse um que achasse melhor, que me proporcionasse mais prazer e me agradasse mais noutros parametros quaisquer ate esquecia o "detalhe estetico".

                                                  quanto ao factor fiabilidade... para condutores que nao vivem o automovel como muitos deste forum é talvez o mais importante. se o automovel se resumir apenas a necessidade para o dia-a-dia (sem dele retirar um minimo de prazer na conduçao) claro que o que der menos problemas sera o melhor. nessa perspectiva compreendo o teu pai (ja o meu nao é assim).
                                                  do outro lado surges tu, a quem consigo perceber melhor. se bem que no fundo o melhor é a junçao dos dois "mundos". tenta mostrar ao teu pai que isto é possivel

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                    Há pessoas que não vêm o automóvel como uma paixão de onde se tira prazer, etc. vêm-no como meio de transporte. Apenas isso, um meio de transporte cuja função é levar de A para B sem chatisses ou problemas.

                                                    O Automóvel é um meio de transporte, cuja função é levar as pessoas do ponto A para o ponto B, sem chatices ou problemas.
                                                    Há, contudo, algumas pessoas que (também) o vêm como uma paixão, de onde tiram prazer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso é da P.I.!
                                                      O meu pai antigamente era uma pessoa que se preocupava com os carros e essas cenas, nunca tão aficcionado como eu e o meu irmão, mas preocupava-se e sabia mais ou menos das novidades.

                                                      O problema é que parou no tempo. Nós já desistimos de lhe explicar certas coisas pois ele é um teimoso, é como ele diz e pronto.
                                                      O carro dele actual, sofre tanto...pobre Focus...ele agora usa o carro mesmo só para ir do ponto A para o B, e já não se preocupa com nada. Posso dizer que a carrinha é quase 3 anos mais nova que o meu carro e está num estado bem pior. É daqueles que entra no carro, e ao dar à chave, nunca, mas nunca deixa a luz da resistência apagar...consumos? Ele não se preocupa com isso, não anda a abrir mas leva sempre mudanças muito altas e o carro vai a morrer e a esforçar.

                                                      Na minha zona existem aquelas lombas muito grandes...bem a carrinha até voa. Realmente a focus e o motor 1.8 tddi aguenta tudo.E daqui a nada no verão...ui é ver a carrinha horas e horas ao sol só com os vidros abertos...e os plásticos todos em brasa.

                                                      Mas quando ele era mais novo um carro era mais do que um meio de transporte...Agora desde que ponha gasóleo e não avarie também já não quer mais nada. A focus vai viver ainda por muitos e bons anos com aquele tratamento.(espero mesmo que sim!)
                                                      Mentalidades de cotas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tens é que dizer: Pai compra-me um carro para ir para a faculdade

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Dantes tambem era da opinião de que carro tem que se trocar com frequência, agora sou eu que ando a dizer ao pai para nao trocar de carro (ford fiesta 1.25 impecavel), pois é o pior investimento que podemos fazer.... ir de férias gozar a velhice da melhor forma possivel e não enterrar em carros. Neste momento tenho um civic, é espaçoso, económico, se não der problemas possivelmente deverá ficar na familia até ser um 'clássico', só comprarei outro carro por motivos ambientais tipo um veiculo electrico ou outro sistema mais ecológico.

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas que Skoda é?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X