Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol

    Condução
    Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol
    2007-03-16, 11h45

    Lisboa, 16 Mar (Lusa) - A condução a 260 quilómetros/hora não é necessariamente perigosa, de acordo com uma decisão de um tribunal espanhol que foi hoje elogiada pelo presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução.
    De acordo com a imprensa espanhola de hoje, o tribunal da província espanhola de Burgos considerou que um condutor que circulava a 260 quilómetros/hora não cometeu delito porque "a visibilidade era boa e a circulação reduzida".

    Segundo o tribunal, não houve "qualquer circunstância perigosa concreta".

    Em primeira instância, o automobilista tinha sido condenado a seis meses de prisão e a dois anos de inibição de conduzir.

    O presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução, (APEC), Alcino Cruz, aplaude esta decisão por considerar que o limite de velocidade não deve ser encarado de forma estanque.

    "A velocidade não é a principal causa da sinistralidade rodoviária; não há qualquer estudo que o prove", comentou à agência Lusa Alcino Cruz, que contesta os limites impostos pelo Código da Estrada.

    Alcino Cruz foi apanhado a conduzir a mais de 200 quilómetros por hora na auto-estrada que liga Lisboa a Elvas (A6) em Setembro de 2002, mas acabou por não ter qualquer tipo de sanção, na sequência de ter recorrido da decisão da Direcção-Geral de Viação e da primeira instância do tribunal de Évora.

    Para o presidente da APEC, as "autoridades portuguesas não estudam nem sabem estudar os acidentes" e atribuem "erradamente a maioria da sinistralidade ao excesso de velocidade".

    "A baixa velocidade na auto-estrada pode provocar acidentes de viação, como já comprovou um estudo efectuado em Itália. Além disto, a alta velocidade não diminui os reflexos", defendeu.

    Apesar de concordar com a necessidade de impor limites à circulação, Alcino Cruz discorda que as velocidades sejam estabelecidas independentemente das especificidades das vias.

    "Acho que uma auto-estrada inteira não pode ter os mesmos limites.

    Nalguns troços poderia não haver limites máximos de velocidade, noutros poderia ser de 180 quilómetros/hora e em caso de curvas esse limite deveria ser reduzido", exemplificou.

    No caso dos Itinerários Principais (IP), considera que os 120 seria uma velocidade adequada, nas "zonas onde há rectas e não se põe em perigo pessoas ou bens".

    Também os limites estabelecidos para as cidades são contestados pelo responsável das escolas de condução: "pode ser perigoso guiar a 50 quilómetros/hora no Bairro Alto (Lisboa), mas já o mesmo não se aplica à Avenida Lusíada (também na capital). Em Espanha, uma mesma rua pode ter vários limites de velocidade, que é o que faz sentido".

    ARP.

    Fonte: Agência LUSA


    --------------------------------------------------------------------------------

    #2






    Pronto agora é k vão definitivamente deixar de usar o Estoril





    Comentário


      #3
      é verdade... a2 para o algarve... se limitassem em certos sítios para 150.. a6 a mesma coisa... alguns sítios da A23 da A13 a mim n me chocava nada....

      quem faz regularmente principalmente a A2 e a A6 sabe que é 1 viagem monótona! ir a 120 é ir quase a dormir... 150 ou 160 acho que é uma velocidade que nos faz "acordar", pois as coisas passam + depressa por nós e obriga-nos a estar mais atento!

      eu concordo com a velocidade variável nas AE tipo nos paineis electrónicos indicar a velocidade máxima até ao proximo painel...


      No caso dos Itinerários Principais (IP), considera que os 120 seria uma velocidade adequada, nas "zonas onde há rectas e não se põe em perigo pessoas ou bens".

      Comentário


        #4
        ALELUIA!!! alguem que me compreende! FOGO MILAGRE

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
          é verdade... a2 para o algarve... se limitassem em certos sítios para 150.. a6 a mesma coisa... alguns sítios da A23 da A13 a mim n me chocava nada....

          quem faz regularmente principalmente a A2 e a A6 sabe que é 1 viagem monótona! ir a 120 é ir quase a dormir... 150 ou 160 acho que é uma velocidade que nos faz "acordar", pois as coisas passam + depressa por nós e obriga-nos a estar mais atento!

          eu concordo com a velocidade variável nas AE tipo nos paineis electrónicos indicar a velocidade máxima até ao proximo painel...
          Concordo inteiramente com essa ideia dos paineis indicativos da velocidade permitida durante x km. E aliás, esses limites deveriam ser ajustados consoante o estado de tempo, tráfego, etc!

          Comentário


            #6
            ESTE HOMEM TEM UM H!!!!!!!!

            Comentário


              #7
              Mas tb deveria haver limites, consoante o tipo de carro e as condições de segurança que oferece! Porque 150 num mercedes ou BMW é uma coisa, e 150 num fiat uno 1.0 é outra coisa n??!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                é verdade... a2 para o algarve... se limitassem em certos sítios para 150.. a6 a mesma coisa... alguns sítios da A23 da A13 a mim n me chocava nada....

                quem faz regularmente principalmente a A2 e a A6 sabe que é 1 viagem monótona! ir a 120 é ir quase a dormir... 150 ou 160 acho que é uma velocidade que nos faz "acordar", pois as coisas passam + depressa por nós e obriga-nos a estar mais atento!

                eu concordo com a velocidade variável nas AE tipo nos paineis electrónicos indicar a velocidade máxima até ao proximo painel...
                mas que 150 160???
                220 km/h anda-se na boa! juntando um pouco de juizo e civismo faz-se sem problema algum!
                os carros de hoje andar a 180km/h é o mesmo que os carros mais antigos andarem a 120km/h

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                  Mas tb deveria haver limites, consoante o tipo de carro e as condições de segurança que oferece! Porque 150 num mercedes ou BMW é uma coisa, e 150 num fiat uno 1.0 é outra coisa n??!!
                  aí é que eu digo civismo e juizo.
                  já se sabe que por exemplo à chuva não se vai andar a essa velocidade!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                    aí é que eu digo civismo e juizo.
                    já se sabe que por exemplo à chuva não se vai andar a essa velocidade!
                    daí a dificuldade em definir os limites! por causa de uns pagam os outros!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                      Concordo inteiramente com essa ideia dos paineis indicativos da velocidade permitida durante x km. E aliás, esses limites deveriam ser ajustados consoante o estado de tempo, tráfego, etc!


                      sim também concordo! e aumentar a fiscalização aquando as condições atmosféricas são adversas...

                      ja passei 1x na a8 com nevoeiro bastante cerrado... iamos a 80 e a passar malta a + de 120 seguramente.... o mau pai dizia "estes gajos têm radar?" (ainda n tinha aparecido o sistema de velocidade adaptada


                      continuando com a minha 1a afirmação deste post, n é andar na caça à multa quando o tempo está bom e pouco trânsito... das x que ja fui ao algarve... poucas x passei dos 150 com medo da moina

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                        daí a dificuldade em definir os limites! por causa de uns pagam os outros!

                        caro amigo,

                        qual dificuldade ?

                        os paineis se forem instalados a cada 5 km chega e sobra.

                        na alemanha isso é normalissimo.

                        o civismo acaba por ser um factor muito importante, mas os responsáveis das AE também devem zelar por quem nelas transita.

                        150 é um limite muito razoável, mesmo que seja num carro 1.0L.

                        um abraço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                          mas que 150 160???
                          220 km/h anda-se na boa! juntando um pouco de juizo e civismo faz-se sem problema algum!
                          os carros de hoje andar a 180km/h é o mesmo que os carros mais antigos andarem a 120km/h


                          n exageremos... mas em certas estradas anda-se bem a 200 ou 220 ou 240 (n é que tenha exprimentado), pois há grandes rectas em que a fisibilidade é muito boa! agora... vai da consciênca de cada 1 adaptar a velocidade ao carro que tem, às condições atmosféricas existentes...


                          dou mais um exemplo nas autobahn na alemanha a velocidade é recomendada a 130 mas se o carro der 300 andam a 300, mas quando entra a chuvinha... nevoeiro etc... é limitada a 80 ou 100 e a moina anda lá a multar!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tigas Ver Post
                            Condução
                            Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol
                            2007-03-16, 11h45

                            Lisboa, 16 Mar (Lusa) - A condução a 260 quilómetros/hora não é necessariamente perigosa, de acordo com uma decisão de um tribunal espanhol que foi hoje elogiada pelo presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução.
                            De acordo com a imprensa espanhola de hoje, o tribunal da província espanhola de Burgos considerou que um condutor que circulava a 260 quilómetros/hora não cometeu delito porque "a visibilidade era boa e a circulação reduzida".

                            Segundo o tribunal, não houve "qualquer circunstância perigosa concreta".

                            Em primeira instância, o automobilista tinha sido condenado a seis meses de prisão e a dois anos de inibição de conduzir.

                            O presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução, (APEC), Alcino Cruz, aplaude esta decisão por considerar que o limite de velocidade não deve ser encarado de forma estanque.

                            "A velocidade não é a principal causa da sinistralidade rodoviária; não há qualquer estudo que o prove", comentou à agência Lusa Alcino Cruz, que contesta os limites impostos pelo Código da Estrada.

                            Alcino Cruz foi apanhado a conduzir a mais de 200 quilómetros por hora na auto-estrada que liga Lisboa a Elvas (A6) em Setembro de 2002, mas acabou por não ter qualquer tipo de sanção, na sequência de ter recorrido da decisão da Direcção-Geral de Viação e da primeira instância do tribunal de Évora.

                            Para o presidente da APEC, as "autoridades portuguesas não estudam nem sabem estudar os acidentes" e atribuem "erradamente a maioria da sinistralidade ao excesso de velocidade".

                            "A baixa velocidade na auto-estrada pode provocar acidentes de viação, como já comprovou um estudo efectuado em Itália. Além disto, a alta velocidade não diminui os reflexos", defendeu.

                            Apesar de concordar com a necessidade de impor limites à circulação, Alcino Cruz discorda que as velocidades sejam estabelecidas independentemente das especificidades das vias.

                            "Acho que uma auto-estrada inteira não pode ter os mesmos limites.

                            Nalguns troços poderia não haver limites máximos de velocidade, noutros poderia ser de 180 quilómetros/hora e em caso de curvas esse limite deveria ser reduzido", exemplificou.

                            No caso dos Itinerários Principais (IP), considera que os 120 seria uma velocidade adequada, nas "zonas onde há rectas e não se põe em perigo pessoas ou bens".

                            Também os limites estabelecidos para as cidades são contestados pelo responsável das escolas de condução: "pode ser perigoso guiar a 50 quilómetros/hora no Bairro Alto (Lisboa), mas já o mesmo não se aplica à Avenida Lusíada (também na capital). Em Espanha, uma mesma rua pode ter vários limites de velocidade, que é o que faz sentido".

                            ARP.

                            Fonte: Agência LUSA


                            --------------------------------------------------------------------------------
                            É o exemplo da Alemanha, existem paineis informativos nas autoestradas onde indicam a velocidade "recomendada" para o local consoante o tráfego, condições climatéricas etc...

                            Cá esses paineis são utilizados para nos informar das horas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                              Mas tb deveria haver limites, consoante o tipo de carro e as condições de segurança que oferece! Porque 150 num mercedes ou BMW é uma coisa, e 150 num fiat uno 1.0 é outra coisa n??!!
                              sem duvida... eu tenho um e tenho completa consciencia que o carro a essas velocidades pode tornar-se muito perigoso, visto que não trava, apenas abranda!
                              mas quem tem esses carros mais fracos deve ter obviamente em atenção a distancia de segurança do carro da frente (por exemplo)

                              quanto ás velocidades, concordam com esse sr! disse aí umas boas verdades!

                              que mania de as autoridades, sempre que há um acidente dizerem que a culpa é do excesso de velocidade! até ja enjoa ouvir smp a mxma coisa!

                              Comentário


                                #16
                                Além da eterna discussão da velocidade...

                                Sou só eu que acha que o "espanholito" tinha os amigos certos no lugar certo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post

                                  150 é um limite muito razoável, mesmo que seja num carro 1.0L.

                                  um abraço.
                                  Claro que é um limite bem razoável, então em caso de embate..

                                  Nem concordo com o limite ser de 120 km/h mas se fosse aumentado em certas zonas com a nossa mentalidade era o pessoal todo a andar lá a bem mais mesmo com carros + fraquinhos..
                                  É por isto que limites dinâmicos ( que variam consoante o estado do tempo, da via, ou até do própria carro ) nunca funcionarão cá devido às nossas mentalidades.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Além da eterna discussão da velocidade...

                                    Sou só eu que acha que o "espanholito" tinha os amigos certos no lugar certo?
                                    também concordo!

                                    ja tinha pensado nisso... não é klk um que toma uma posição destas assim de animo leve!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Às tantas tinhamos limites consoante o carro, o tipo de pneus, a idade do condutor, a marca dos amortecedores etc etc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        não conheço o caso em particular......

                                        mas aplaudo a flexibilização da interpretação das regras e normas , assim como a sua contextualização!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rajadas Ver Post
                                          É o exemplo da Alemanha, existem paineis informativos nas autoestradas onde indicam a velocidade "recomendada" para o local consoante o tráfego, condições climatéricas etc...

                                          Cá esses paineis são utilizados para nos informar das horas...

                                          Real...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Espero que seja um caso isolado, é que a ser assim, vai passar a acontecer duas coisas...

                                            - escusa de haver mais limites de velocidade, porque cada um passa a ter o seu para cada ocasião (e se com limites que fazem com que as disparidades de velocidades não sejam assim tão grandes já há os acidentes que há..sem eles... dá para imaginar)

                                            - o tribunal pode passar a considerar que o filho do snr X a 280kmh num certo troço não é perigoso... mas que um de vocês a 130kmh é...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tiro e Queda Ver Post
                                              Às tantas tinhamos limites consoante o carro, o tipo de pneus, a idade do condutor, a marca dos amortecedores etc etc.
                                              Isso também não Mas eu sempre achei que o limite de velocidade devia ser variável. Por exemplo, num dia solarengo em certos troços de auto-estrada não vejo problema do limite subir para os 130 ou mesmo 150. No entanto a chover ou com nevoeiro esse limite é absurdo (assim como os actuais 120) e devia ser reduzido para 100 / 90 / 80, estilo como aparece à entrada das pontes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ricardo_Santos Ver Post
                                                Espero que seja um caso isolado, é que a ser assim, vai passar a acontecer duas coisas...

                                                - escusa de haver mais limites de velocidade, porque cada um passa a ter o seu para cada ocasião (e se com limites que fazem com que as disparidades de velocidades não sejam assim tão grandes já há os acidentes que há..sem eles... dá para imaginar)

                                                - o tribunal pode passar a considerar que o filho do snr X a 280kmh num certo troço não é perigoso... mas que um de vocês a 130kmh é...

                                                pá, mas isso já acontece independentemente do limite!

                                                não tem nada a ver este caso com outros, ai é que está! se a lei for dinâmica e flexivel , adaptando-se a cada caso, ao invés de ser apenas uma generalização do macro para um micro, penso que só temos a ganhar com isso!


                                                mas isto é de aplicação muito dificil! nao sei até que ponto é viável, tendo em conta os recursos disponiveis de tempo e dinheiro!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu já fiz uma parte da A1 na casa dos 180/190... mas eram 3h da manhã e não se via nenhum carro na estrada... mas se a policia me apanhasse tava lixado, pagava e não bufava...

                                                  Agora fazer como fazem muitos em que com pouco ou muito transito, faça chuva ou sol, etc anda constantemente acima dos 150...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os limites estão bem como estão. Alias, até acho que deviam descer nas localidades para 30km/h.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora, alguém sabe quem é que a ACA-M (Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados) defende afinal ?
                                                      Declarações do seu presidente, Manuel João Ramos, ao PortugalDiário (http://www.portugaldiario.iol.pt/not...4&div_id=291):

                                                      Conhecida a decisão, questionámos o presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM-M), Manuel João Ramos, que considera que o caso é «interessante. É a lei a tentar colmatar um problema que é estrutural». Presente nos fóruns europeus de discussão, através do Fundo Europeu de Vítimas da Estrada, Manuel João Ramos fala ao PortugalDiário na possibilidade de os automóveis possuírem, de raiz, caixas negras que impeçam velocidades superiores às permitidas por lei. «Parece-me que é uma solução mais eficiente do que a via legal».

                                                      Sobretudo, realça Ramos, porque é «preciso prevenir os excessos da máquina». Se a «velocidade é uma das principais causas de sinistralidade», então «a via tecnológica é melhor do que a via legal».
                                                      É que achei "piada" aos valores fornecidos pela DGT (equivalente espanhol à nossa DGV) sobre sinistralidade, que contradizem esse senhor Ramos (e alguns foristas aqui ...).

                                                      Encontrei aqui ( http://motor.terra.es/motor/actualid..._kmh_35495.htm ) a referencia aos mesmos:

                                                      - Só 3,3% dos acidentes ocorridos em Espanha se devem a velocidade excessiva (que -ao ler o paragrafo seguinte- suponho se referir ao nosso "excesso de velocidade")
                                                      - O número de acidentes ocorridos em Espanha devido a velocidade inadequada (a nossa "velocidade excessiva", até nisto são mais lógicos, porque até pode ser "sub-velocidade") devido a condições transito/via/atmosféricas já se eleva a 15,8%

                                                      Já a nossa DGV/governo e alguns dos participantes neste forum passam o tempo a dizer que "a velocidade mata" ou que "a causa para a maioria dos acidentes em portugal é a velocidade" ... sem apresentar estudos/dados concretos.

                                                      "V"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                        Eu já fiz uma parte da A1 na casa dos 180/190... mas eram 3h da manhã e não se via nenhum carro na estrada... mas se a policia me apanhasse tava lixado, pagava e não bufava...

                                                        Agora fazer como fazem muitos em que com pouco ou muito transito, faça chuva ou sol, etc anda constantemente acima dos 150...
                                                        Este é que é o grande problema e por isso é que existem regras.
                                                        Eu não vou discutir se fazer a A1 a 180kmh às 3am é mais ou menos perigoso que andar a 150kmh às 15h da tarde.
                                                        Simplesmente pensem em duas coisas.

                                                        1a) Para algumas pessoas, é mais perigoso andar a 180kmh às 3am para outras é andar a 150kmh às 15h da tarde. Afinal qual é mais perigoso? É que cada um acha a sua coisa, quem tem razão no meio disto?

                                                        2a) Já repararam que cada pessoa acha que tem moral para andar à velocidade que bem entende? Ou porque tem um super Mercedes, ou porque são 2 da manhã, ou porque considera que sabe conduzir acima da média...


                                                        Se pensarem um pouco, as regras foram criadas para evitar que cada pessoa faça o seu juizo do que é ou não perigoso e não ande a conduzir sob as suas próprias leis, porque se cada um fizer o seu juizo, isto vira uma anarquia na estrada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para mim tanto ha ca partes de estradas que em determinadas ocasioes o limite podia subir como descer bastante. Em AE faz todo o sentido limites de velocidade variaveis consoante trafego e condiçoes atmosfericas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um tipo que acha que andar a 260km/h na via pública é seguro, nem carta devia ter....

                                                            Se forem a 260km/h a ultrapassar um carro a 120km/h, já pensaram que ele não vos consegue ver no espelho a tempo de não mudar de faixa nem que tivesse lá binóculos instalados???

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X