Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra: Seat Altea XL 1.4 ou 1.6?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra: Seat Altea XL 1.4 ou 1.6?

    Boas a toda a comunidade do forum.

    Decidi abrir este tópico porque tenho um tio meu, que além de ser meu tio é acima de tudo um grande amigo e vai trocar o seu Punto, ele ficou fascinado com o Seat Altea XL, tanto exterior como os interiores, mas está a ter dificuldade em decidir entre o 1.4 de 85 cv e o 1.6 de 102cv, a diferença de preço é de cerca 3800€, eu disse-lhe que para o peso do carro o 1.4 devia ser um pouco curto, mas ele como está habituado a carros pouco potentes pode não notar muita diferença.

    A condução que ele faz é na maioria cidade e depois uns passeios ao fim de semana.

    Gostava de saber as vossas opiniões desses dois motores neste carro e se compensa dar mais uns euros e comprar o 1.6, todas as opiniões são bem-vindas...

    #2
    Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
    Boas a toda a comunidade do forum.

    Decidi abrir este tópico porque tenho um tio meu, que além de ser meu tio é acima de tudo um grande amigo e vai trocar o seu Punto, ele ficou fascinado com o Seat Altea XL, tanto exterior como os interiores, mas está a ter dificuldade em decidir entre o 1.4 de 85 cv e o 1.6 de 102cv, a diferença de preço é de cerca 3800€, eu disse-lhe que para o peso do carro o 1.4 devia ser um pouco curto, mas ele como está habituado a carros pouco potentes pode não notar muita diferença.

    A condução que ele faz é na maioria cidade e depois uns passeios ao fim de semana.

    Gostava de saber as vossas opiniões desses dois motores neste carro e se compensa dar mais uns euros e comprar o 1.6, todas as opiniões são bem-vindas...

    Compensa... É assim 1º acho um imponderavel compral um carro dessas caract com esses motores. Pq nao compra um altea usado diesel? Mas pronto.

    Nos Golfs IV o 1.4 é por demais lento... Eu tenho o 1.6 e olha boa opçao mas mesmo assim ja compensava um diesel dai estar a falar diesel sobre o Altea diesel...

    Abraço!

    Comentário


      #3
      Possivelmente o modelo 1.4 com 85 cv chega para o necessario, não é nenhum torpedo mas basta recuar alguns anos e ver quantos carros de caracteristicas familiares possuiam mais cv que este. A diferença que falas da para uns belos passeios.

      Se perguntam sobre o 1.4 e 1.6 novos pq veem sempre falar em diesel usados.

      Comentário


        #4
        Eu apostava no 1.6. Quase aposto que fará melhores consumos, irá andar mais e tornar-se-á mais agradável de utilizar

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sharkizgreat Ver Post
          Possivelmente o modelo 1.4 com 85 cv chega para o necessario, não é nenhum torpedo mas basta recuar alguns anos e ver quantos carros de caracteristicas familiares possuiam mais cv que este. A diferença que falas da para uns belos passeios.

          Se perguntam sobre o 1.4 e 1.6 novos pq veem sempre falar em diesel usados.
          Hoje em dia já não se pode comparar só a potencia entre os carros actuais e os antigos, temos de ver também um factor que influencia muito que é o peso! Os carros antigos que falas se calhar com a mesma potencia pesavam menos 300 ou 400kg que os carros de hoje em dia.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ronin Ver Post
            Compensa... É assim 1º acho um imponderavel compral um carro dessas caract com esses motores. Pq nao compra um altea usado diesel? Mas pronto.

            Nos Golfs IV o 1.4 é por demais lento... Eu tenho o 1.6 e olha boa opçao mas mesmo assim ja compensava um diesel dai estar a falar diesel sobre o Altea diesel...

            Abraço!
            Ele também já pôs a opção do 1.9 TDI 105 cv, que nem chega a custar mais 2000€ que o 1.6 a gasolina, o problema é que ele diz que o diesel não lhe compensa porque faz poucos quilometros, trabalha perto de casa e depois só faz umas viagens esporádicas, só para um exemplo, o carro dele neste momento tem 7 anos e ainda não chegou aos 60 000km, contudo ainda vai ser uma altenativa a avaliar o 1.9 TDI, mas pelo que conheço dele não vai ser fácil ele optar pelo diesel.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
              Ele também já pôs a opção do 1.9 TDI 105 cv, que nem chega a custar mais 2000€ que o 1.6 a gasolina, o problema é que ele diz que o diesel não lhe compensa porque faz poucos quilometros, trabalha perto de casa e depois só faz umas viagens esporádicas, só para um exemplo, o carro dele neste momento tem 7 anos e ainda não chegou aos 60 000km, contudo ainda vai ser uma altenativa a avaliar o 1.9 TDI, mas pelo que conheço dele não vai ser fácil ele optar pelo diesel.

              Sendo assim 1.6

              abraço!

              Comentário


                #8
                Para esse tipo de utilização, 1.4 a diferença de preço é muito grande.

                Comentário


                  #9
                  Eu tb recomendaria o diesel para 1carro desses, mas se anda pouco... Pq ñ fica com o 1.4, mas no Altea "normal"?

                  Comentário


                    #10
                    Isto é muito simples: o 1.6 é melhor, mas não vale os 3800€ de diferença.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                      Eu tb recomendaria o diesel para 1carro desses, mas se anda pouco... Pq ñ fica com o 1.4, mas no Altea "normal"?
                      Pois, não há necessidade do XL, o Altea "normal" já é grande que chegue, mas ele ficou fascinado com o carro e acho que o Altea XL só tem mais 18 centimetros de comprimento...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                        Pois, não há necessidade do XL, o Altea "normal" já é grande que chegue, mas ele ficou fascinado com o carro e acho que o Altea XL só tem mais 18 centimetros de comprimento...
                        só??

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sidious Ver Post
                          só??
                          Tenho aqui a revista da seat Portugal que esta semana foi oferecida com a AutoHoje e diz que foi acrescentado ao Altea XL mais 18,7 centímetros de comprimento face ao Altea ficando no total com 4467mm de comprimento...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                            Pois, não há necessidade do XL, o Altea "normal" já é grande que chegue, mas ele ficou fascinado com o carro e acho que o Altea XL só tem mais 18 centimetros de comprimento...
                            Sendo tu amigo, podes explicar-lhe q a diferença para o 1.6 ñ compensa, mas por outro lado o 1.4 aguenta mt melhor (digo eu) no Altea "normal", e cá para mim, até é + bonito q o XL, a traseira deste ficou algo mal conseguida...

                            Comentário


                              #15
                              Aqui por casa há um Altea (não XL) 1.4 de 85 cv.


                              Penso que o motor não deslumbra, não sei que utilização lhe quer dar, mas por aqui chega e sobra. É óbvio que sendo um carro pesado, não vai dos 0 aos 100 em 5 segundos, mas como também não pretendo fazer corridas, estou mto satisfeito.


                              Chegou-se a pensar na XL, mas acho-o mais feio e a única coisa que muda é a mala, o que não valeria a pena, já que a mala do Altea é bem grande e chega mto bem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Opera_Phantom Ver Post
                                Aqui por casa há um Altea (não XL) 1.4 de 85 cv.


                                Penso que o motor não deslumbra, não sei que utilização lhe quer dar, mas por aqui chega e sobra. É óbvio que sendo um carro pesado, não vai dos 0 aos 100 em 5 segundos, mas como também não pretendo fazer corridas, estou mto satisfeito.


                                Chegou-se a pensar na XL, mas acho-o mais feio e a única coisa que muda é a mala, o que não valeria a pena, já que a mala do Altea é bem grande e chega mto bem.
                                Just said that.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Opera_Phantom Ver Post
                                  Aqui por casa há um Altea (não XL) 1.4 de 85 cv.


                                  Penso que o motor não deslumbra, não sei que utilização lhe quer dar, mas por aqui chega e sobra. É óbvio que sendo um carro pesado, não vai dos 0 aos 100 em 5 segundos, mas como também não pretendo fazer corridas, estou mto satisfeito.


                                  Chegou-se a pensar na XL, mas acho-o mais feio e a única coisa que muda é a mala, o que não valeria a pena, já que a mala do Altea é bem grande e chega mto bem.
                                  Eu penso que para ele também deve ser o suficiente, já que ele está habituado a carros com pouca potência não vai estranhar muito e a maioria da utilização que ele faz é cidade e circuitos curtos porque não tem necessidade de andar muito visto que trabalha perto de casa, mas eu como não tinha noção nenhuma de como se portava o carro com esse motor, pelo tamanho do carro achei qua a potência não era muita, mas pelo que disseste agora começo a ver que para ele o 1.4 deve ser mesmo a melhor opção e poupa uns valentes euros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                    Sendo tu amigo, podes explicar-lhe q a diferença para o 1.6 ñ compensa, mas por outro lado o 1.4 aguenta mt melhor (digo eu) no Altea "normal", e cá para mim, até é + bonito q o XL, a traseira deste ficou algo mal conseguida...
                                    Eu também gosto mais e para ele pouca diferença vai fazer ser o XL ou não, vou falar com ele e aconselhar o Altea "normal"...sempre que muda de carro é a mesma coisa, é muito indeciso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      1.6!

                                      Consegue melhores consumos que o 1.4, e em caso de ultrapassagem de emergência ou numa situação mais complicada o 1.4 não dá conta do recado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É pelo facto de ser um monovolume q "tb recomendariam o diesel" e fazendo cidade e uns passeios ao fim de semana q "ja compensava um diesel" ????

                                        Que febre

                                        Acho o 1.4 fraco para um carro desse tamanho e com mais de 1300kg, mas se não é para fazer as vezes de carro de família (sendo um monovolume) talvez seja suficiente. De qualquer forma, eu preferia o 1.6, sempre são quase mais 20 cavalos, ainda q a diferença de 3800€ seja um abuso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu aconselhava o 1.6

                                          Quando é que a VAG revê esses motores?
                                          Esses motores já não têm jeito nenhum

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                            1.6!

                                            Consegue melhores consumos que o 1.4, e em caso de ultrapassagem de emergência ou numa situação mais complicada o 1.4 não dá conta do recado.
                                            Nesse caso quem lhe garante que o 1.6 dá conta do recado, mais vale então ir para o 2.0 TDi, mas mesmo assim pode não chegar, mais vale escolher o FR, mas mesmo assim estes também têm acidentes em ultrapassagens mal calculadas...

                                            PS - O que é que é uma ultrapassagem de emergência?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ultrapassagem de emergência?


                                              Desculpem, mas HÃ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                                É pelo facto de ser um monovolume q "tb recomendariam o diesel" e fazendo cidade e uns passeios ao fim de semana q "ja compensava um diesel" ????

                                                Que febre

                                                Acho o 1.4 fraco para um carro desse tamanho e com mais de 1300kg, mas se não é para fazer as vezes de carro de família (sendo um monovolume) talvez seja suficiente. De qualquer forma, eu preferia o 1.6, sempre são quase mais 20 cavalos, ainda q a diferença de 3800€ seja um abuso.
                                                Eu recomendaria o diesel em comparação com o motor 1.6... Já q a diferença de preço é tanta para o 1.4, + valia o diesel mesmo, + potente e - gastador! Se a pessoa em questão vai fazer uma utilização muito "suave", poucos kms e tal, claro q o 1.4 chega, mas mantenho, se for o Altea "normal" chega bem melhor!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                                  Eu recomendaria o diesel em comparação com o motor 1.6... Já q a diferença de preço é tanta para o 1.4, + valia o diesel mesmo, + potente e - gastador! Se a pessoa em questão vai fazer uma utilização muito "suave", poucos kms e tal, claro q o 1.4 chega, mas mantenho, se for o Altea "normal" chega bem melhor!
                                                  A diferença para o diesel são mais 2000€. Parecendo q não, ainda é bastante dinheiro. A compra de diesel, para mim, tem q ser rentabilizada e quanto mais rápido melhor, se não for para ter uma poupança real, é disparate.

                                                  Para um carro q diz ser de uso citadino e algumas saídas de fim de semana, não me parece compensar. Eu ando imenso com o meu carro e em 5 anos só lhe meti 80.000km, fazendo as contas agora, a versão diesel não compensava. A não ser q fosse pela maior cilindrada/potência, e daí tirar dividendos na agradabilidade de condução. Mas no caso do Altea, as diferenças são poucas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Iria pro 1.6, penso que seja um motor mais agradavel de utilizar! Mesmo assim o motor já é mto antigo é o 1.6 8v de 102cv esse motor saiu nos Golf IV, mas a vw nos Golf IV tambem lancou um excelente motor a gasolina, que só existiu mesmo nos Golf IV 1.6 16v de 105cv, este sim o motor que deveria estar em comercialização, e não o 1.6 8v de 102cv

                                                    Alem disso os consumos devem ser bem melhores no 1.6, basta pensar que 85cv a puxar o peso do XL tem que fazer mais força que os 102

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu Altea vai exactamente com 3 meses e leva.... 4mil kms hehe

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                                        A diferença para o diesel são mais 2000€. Parecendo q não, ainda é bastante dinheiro. A compra de diesel, para mim, tem q ser rentabilizada e quanto mais rápido melhor, se não for para ter uma poupança real, é disparate.

                                                        Para um carro q diz ser de uso citadino e algumas saídas de fim de semana, não me parece compensar. Eu ando imenso com o meu carro e em 5 anos só lhe meti 80.000km, fazendo as contas agora, a versão diesel não compensava. A não ser q fosse pela maior cilindrada/potência, e daí tirar dividendos na agradabilidade de condução. Mas no caso do Altea, as diferenças são poucas.
                                                        Eu concordo plenamente q a compra do diesel tem q ser muito bem estudada! O Altea é 1 daqueles casos em q, ainda por cima, n há uma motorização diesel de baixa cilindrada para poder realmente "concorrer" com os motores a gasolina 1.4 ou 1.6! Continuo a achar estes motores, no grupo Vag, fraquinhos e até antiquados (no caso do 1.6)! Tirando claro os FSI...
                                                        Cá em casa já morou uma Scenic 1ª geração 1.4 75cv, e sei bem o q aquilo bebia... E a utilização era citadina/mista...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                          Nesse caso quem lhe garante que o 1.6 dá conta do recado, mais vale então ir para o 2.0 TDi, mas mesmo assim pode não chegar, mais vale escolher o FR, mas mesmo assim estes também têm acidentes em ultrapassagens mal calculadas...

                                                          PS - O que é que é uma ultrapassagem de emergência?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Engraçado que com uma suposta arrastadeira 1.2 faço ultrapassagens e não apanho cagaços

                                                            Vai tudo da habituação ás capacidades do carro

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X