Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de gasolina caiu 6,9% em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumo de gasolina caiu 6,9% em Portugal

    O consumo de gasolina caiu 6,9 por cento em Portugal durante os últimos 12 meses e o do gasóleo desceu 1,4 por cento, refere o boletim de acompanhamento dos mercados de combustíveis divulgado pela Autoridade da Concorrência.
    Segundos dados da Direcção Geral de Geologia e Energia (DGGE), Portugal tem vindo a registar uma quebra anual de 2,8 por cento no consumo de combustíveis.

    O decréscimo mais acentuado do consumo de gasolina tem como explicação a crescente "dieselização" do parque automóvel português.

    Quanto à comercialização, o preço antes de impostos caiu no quarto trimestre do ano passado 3,5 por cento no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas e 3,9 por cento no caso do gasóleo.

    Isto apesar de nos mercados internacionais se ter assistido a uma subida de 2 por cento no preço da gasolina e uma queda de 10 por cento no preço do gasóleo.

    Em termos anuais, o preço de venda ao público subiu 0,8 por cento no caso da gasolina e 0,4 por cento no caso do gasóleo.

    Segundo o estudo da AdC, são praticados preços semelhantes entre as várias regiões do país.

    A maior diferença verifica-se ao nível da localização dos retalhistas, sendo os postos de combustíveis junto às áreas comerciais, como os hipermercados, os que praticam os preços médios mais baixos.

    Os preços praticados nos postos junto aos hipermercados, em comparação com os preços médios praticados nas auto-estradas, eram no final do ano passado, mais baixos 1,9 por cento no caso da gasolina sem chumbo 95 e 2,8 por cento no caso do gasóleo.

    O preço médio pago pelos consumidores para a gasolina sem chumbo 95 octanas era de 1,201 euros por litro nos postos junto aos hipermercados face aos 1,224 euros por litro praticados nos postos de auto-estrada.

    No gasóleo, o preço por litro era de 0,982 euros nos hipermercados face aos 1,010 euros por litro praticados nas auto- estradas.

    Quanto ao gás, no último ano o consumo de gás propano e butano de garrafa desceu respectivamente 4,3 e 3,9 por cento e os preços subiram 5,4 e 7,6 respectivamente.
    19 de Março de 2007 | 13:33


    Fonte : Lusa / Barlavento

    #2
    Devia era descer 20% iam ver o preço baixar como deve de ser...
    É vergonhoso demais... E aumentando o gasóleo td aumenta... a começar nos tranportes a acabar no comer.

    Comentário


      #3
      Pudera!!

      Os combustiveis já estão tão caros...

      Não é só a dieselização...


      Até o pessoal dos diesel ja se queixa como gente grande!!

      Comentário


        #4
        só???
        pensei ke fosse muito mais!

        Comentário


          #5
          Não a muito tempo atestava o meu corolla com 27/ 30 euros e enchia-lhe o deposito de 40 litros , coisa de 3 anos...

          agora se for a ver + 10 euros pela mesma quantidade.

          Causou andar menos a passear a maluca ,só fazendo o mínimo de viagens

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
            Pudera!!

            Os combustiveis já estão tão caros...

            Não é só a dieselização...


            Até o pessoal dos diesel ja se queixa como gente grande!!
            ah ah! pois é...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
              Pudera!!

              Os combustiveis já estão tão caros...

              Não é só a dieselização...


              Até o pessoal dos diesel ja se queixa como gente grande!!
              pois como podes ver no anterior post, agora pago + 10 euros pelo mesmo combustível

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                só???
                pensei ke fosse muito mais!
                X2! Se bem que é um verdadeiro paradigma da economia!Vem contrariar a teoria das elasticidades!!!!

                Comentário


                  #9
                  Basta ver que com estes aumentos da gasolina eu cada vez vejo menos pessoal a abrir e existe um número inferior de carros a circular.

                  É bom para reduzir a poluição

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                    Basta ver que com estes aumentos da gasolina eu cada vez vejo menos pessoal a abrir e existe um número inferior de carros a circular.

                    É bom para reduzir a poluição
                    A gasolina subiu para mais do dobro nos ultimos 10 anos.

                    - O numero de acidentes não reduziu

                    - A poluição aumentou

                    - O civismo, neste caso relativo aos aceleras, na estrada está bem pior



                    Não estou a ver grande vitória com o aumento dos combustíveis...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                      ah ah! pois é...
                      Antes era porreiro ter um carro a diesel, gastava mesmo muito pouco...

                      Mas antes eram leves e fraquinhos...




                      Agora quase toda a gente que compra diesel procura canhões de alta cilindrada, potência, e peso...


                      No meu circulo de amigos ha uns tantos TDIs 130 e 150cvs, e vejo-os a queixarem-se como gente grande...

                      Depois ao FDS lá ficam os maquinões na garagem para dar lugar ao xaruto de serviço...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        A gasolina subiu para mais do dobro nos ultimos 10 anos.

                        - O numero de acidentes não reduziu

                        - A poluição aumentou

                        - O civismo, neste caso relativo aos aceleras, na estrada está bem pior



                        Não estou a ver grande vitória com o aumento dos combustíveis...
                        Nah nah! Tu não sabes que a culpa dos acidentes e da poluição é do excesso de velocidade? 1 + 1 = 2

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          Nah nah! Tu não sabes que a culpa dos acidentes e da poluição é do excesso de velocidade? 1 + 1 = 2
                          Dos acidentes, da poluição, da fome em Africa, da gripe das Aves, e estão a investigar agora também como o excesso de velocidade extinguiu os dinossauros por terras lusas...


                          AAHH!!

                          E daquela vez que o meu pai me bateu porque tinha estragado qualquer coisa, a culpa também foi do excesso de velocidade!!

                          Comentário


                            #14
                            Estás a ver como sabes Eu só não percebo uma coisa, dizem que o consumo de gás diminuiu mas eu cada vez vejo mais carros a GPL a circular.

                            Mas se calhar os dados que apresentaram não se limitam aos automóveis e isso até explica a quebra de consumo a favor do gás natural...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                              Estás a ver como sabes Eu só não percebo uma coisa, dizem que o consumo de gás diminuiu mas eu cada vez vejo mais carros a GPL a circular.

                              Mas se calhar os dados que apresentaram não se limitam aos automóveis e isso até explica a quebra de consumo a favor do gás natural...
                              O que me lembra uma conversa com um colega brasileiro que auqi tenho na equipa:

                              No brasil ja ha carros movidos a gas natural desde os 80s, e parece que com o equivalente a 5€ se fazem cerca de 250kms...


                              Aqui gas natural só nos transportes publicos, e GPL duvido que continue assim tão barato se começar a ter procura decente...

                              Comentário


                                #16
                                é natural que no Brasil existam mais carros com combustiveis alternativos.
                                segundo sei, no Brasil, os unicos veiculos que podem ser a diesel, são os transportes publicos e os transportes de mercadorias.

                                Comentário


                                  #17
                                  O GPL está mais adaptado à nossa realidade a curto prazo, porque permite transformar carros a gasolina para circular a GPL com um aumento mínimo de consumo e sem perda de potência, além de que o custo de uma bomba de GPL é muito inferior a uma bomba de GNC.

                                  Um carro a GNC tem de ser adquirido novo, fabricado a pensar nesse combustível. Postos de abastecimento são todos privados porque é um investimento caro e a autonomia não é nada de especial

                                  Para frotas compensa bastante! Por exemplo aqui ao pé de mim a Valorsul está a investir no GNC com um posto de abastecimento e adquiriu vários camiões para a recolha do lixo a GNC.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                    O GPL está mais adaptado à nossa realidade a curto prazo, porque permite transformar carros a gasolina para circular a GPL com um aumento mínimo de consumo e sem perda de potência, além de que o custo de uma bomba de GPL é muito inferior a uma bomba de GNC.

                                    Um carro a GNC tem de ser adquirido novo, fabricado a pensar nesse combustível. Postos de abastecimento são todos privados porque é um investimento caro e a autonomia não é nada de especial

                                    Para frotas compensa bastante! Por exemplo aqui ao pé de mim a Valorsul está a investir no GNC com um posto de abastecimento e adquiriu vários camiões para a recolha do lixo a GNC.
                                    5€ para 250KMs achas que é má autonomia???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                      é natural que no Brasil existam mais carros com combustiveis alternativos.
                                      segundo sei, no Brasil, os unicos veiculos que podem ser a diesel, são os transportes publicos e os transportes de mercadorias.
                                      Achas mesmo que trocariam pelos dieseis?


                                      Opinião de dois brasileiros que conheço é que nunca o fariam...


                                      O gas natural é estupidamente barato e oferece uma autonomia espectacular!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                        5€ para 250KMs achas que é má autonomia???
                                        Autonomia é o que o carro anda até parar E a autonomia desses carros fica-se pelos 250 a 300km, o que até nem é mau porque o nosso país também não é grande, mas para quem anda muito passa a vida nas bombas...

                                        Agora que é barato, isso é! O meu carro a gasolina leva-me €14.30 para fazer 100km, a GPL são €5.25 (quase 3 vezes menos), a GNC ainda mais barato ficava!

                                        A título de comparação...
                                        http://www.spritmonitor.de/en/detail/148747.html
                                        http://www.spritmonitor.de/en/detail/159612.html

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                          Achas mesmo que trocariam pelos dieseis?


                                          Opinião de dois brasileiros que conheço é que nunca o fariam...


                                          O gas natural é estupidamente barato e oferece uma autonomia espectacular!
                                          penso que não trocariam. mas a realidade do Brasil é diferente da nossa.
                                          o Brasil está prestes e já se tornou recentemente, independente energéticamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                            penso que não trocariam. mas a realidade do Brasil é diferente da nossa.
                                            o Brasil está prestes e já se tornou recentemente, independente energéticamente.
                                            E cá ainda existem preconceitos fortes contra as energias alternativas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                              E cá ainda existem preconceitos fortes contra as energias alternativas
                                              Os preconceitos que cá existem são mais de natureza $$$ (impostos que o Estado recebe a menos).
                                              Devia-se era apostar em forte nos Biocombustiveis.

                                              Comentário


                                                #24
                                                isto dos combustiveis e uma vergonha, a malta paga mais de 70% que sao impostos, e mesmo axim dizem nos para atertar o cinto!! este governo e um dos piores, ate o gasoleo esta muito caro, quando comprei a carrinha em 2003 ja com a razao de estar a gasolina cara, ainda ponha 35€ ou nem isso enchia o deposito, agora com 60€ e ainda fica 1/2l por completar, em 2003 um litro custava perto de 50centimos agora e um 1€, isto e do caneco


                                                cumps ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Antes era porreiro ter um carro a diesel, gastava mesmo muito pouco...

                                                  Mas antes eram leves e fraquinhos...




                                                  Agora quase toda a gente que compra diesel procura canhões de alta cilindrada, potência, e peso...


                                                  No meu circulo de amigos ha uns tantos TDIs 130 e 150cvs, e vejo-os a queixarem-se como gente grande...

                                                  Depois ao FDS lá ficam os maquinões na garagem para dar lugar ao xaruto de serviço...
                                                  e não só. o gasoleo está mesmo caro!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                    Estás a ver como sabes Eu só não percebo uma coisa, dizem que o consumo de gás diminuiu mas eu cada vez vejo mais carros a GPL a circular.

                                                    Mas se calhar os dados que apresentaram não se limitam aos automóveis e isso até explica a quebra de consumo a favor do gás natural...

                                                    Epá, leiam bem as notícias!

                                                    Nada é referido em relação ao GPL. A notícia apenas refere a queda no consumo de gás butano e propano de garrafa (usados, por exemplo, nas placas de gás existentes nas cozinhas das habitações sem infraestrutura de gás natural.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                                      Epá, leiam bem as notícias!

                                                      Nada é referido em relação ao GPL. A notícia apenas refere a queda no consumo de gás butano e propano de garrafa (usados, por exemplo, nas placas de gás existentes nas cozinhas das habitações sem infraestrutura de gás natural.
                                                      Lê lá tu bem o segundo parágrafo que escrevi e vês a minha dúvida... Sabes qual é a composição do GPL? É que eu também já li que o consumo de GPL (Autogas) também estava a diminuir...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim, desce em termos de litros vendidos... Os lucros continuam a subir

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post


                                                          Aqui gas natural só nos transportes publicos, e GPL duvido que continue assim tão barato se começar a ter procura decente...

                                                          Existem bem mais que julgas, Touran, Punto, panda, Multipla... assim de repente lembro-me destes ;)
                                                          Depois há é o problema do abastecimento, a unica bomba não privada fica em Braga...
                                                          Em lx podes abastecer na central da carris, mas condicionado a determinadas horas e dias...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E depois não podes estacionar em parques cobertos.. acho que essa é mesmo a limitação que dá cabo do GPL para muita gente!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X