(15-03-07) - A Artega deve ter um dos nascimentos mais curiosos do mundo automobilístico. Seus criadores trabalham em uma fornecedora de equipamentos eletrônicos para automóveis, a paragon (assim mesmo, com letra minúscula). De tanto desenvolverem peças para veículos esportivos, os engenheiros resolveram criar seu próprio esportivo, o GT, mostrado pela primeira vez ao público no Salão de Genebra.
De cara o pequeno esportivo encanta pelas linhas bem talhadas, obra do designer Henrik Fisker, com a bênção de Albrecht Graf Goertz, o pai do BMW 507. Compacto (ele mede apenas 3,95 m, 14 cm a mais que um Gol), ele tem espaço para apenas duas pessoas e é, segundo o presidente da paragon, Klaus Dieter Frers, o primeiro de muitos modelos a serem construídos pela Artega. Mas o mais interessante, no novo carro, é sua disposição de motor: na traseira, como o Porsche 911. E olha que o GT parece um Ferrari 360 Modena!
O motor é um V6 3,6-litro com injeção direta de gasolina, de origem VW, com 300 cv, transmitidos às rodas traseiras por um câmbio de seis marchas seqüencial, o DSG, que também conta com dupla embreagem e é, hoje, o câmbio de trocas mais eficientes do mercado mundial.
Com carroceria de fibra de carbono e estrutura de alumínio “spaceframe”, o Artega GT pesa 1.100 kg. Com pouco peso e muita potência à disposição, o carrinho chega a mais de 270 km/h e atinge os 100 km/h em menos de 5 s.
Mais interessantes que os números de desempenho do carro são seus instrumentos. O velocímetro e o conta-giros são concentrados em um mesmo mostrador. O ponteiro superior, maior, mostra a quantos giros o motor está, enquanto o de baixo, do velocímetro, cresce progressivamente.
A capacidade de produção anual será de 500 unidades, com fábrica em Delbrück, na Alemanha. A paragon, preocupada com os clientes, afirma que não quer que o Artega GT tome o lugar de ninguém, mas que agregue ao mundo dos esportivos mais um modo de ser. Se o GT fizer sucesso, no entanto, é bem possível que essa preocupação diminua...
De cara o pequeno esportivo encanta pelas linhas bem talhadas, obra do designer Henrik Fisker, com a bênção de Albrecht Graf Goertz, o pai do BMW 507. Compacto (ele mede apenas 3,95 m, 14 cm a mais que um Gol), ele tem espaço para apenas duas pessoas e é, segundo o presidente da paragon, Klaus Dieter Frers, o primeiro de muitos modelos a serem construídos pela Artega. Mas o mais interessante, no novo carro, é sua disposição de motor: na traseira, como o Porsche 911. E olha que o GT parece um Ferrari 360 Modena!
O motor é um V6 3,6-litro com injeção direta de gasolina, de origem VW, com 300 cv, transmitidos às rodas traseiras por um câmbio de seis marchas seqüencial, o DSG, que também conta com dupla embreagem e é, hoje, o câmbio de trocas mais eficientes do mercado mundial.
Com carroceria de fibra de carbono e estrutura de alumínio “spaceframe”, o Artega GT pesa 1.100 kg. Com pouco peso e muita potência à disposição, o carrinho chega a mais de 270 km/h e atinge os 100 km/h em menos de 5 s.
Mais interessantes que os números de desempenho do carro são seus instrumentos. O velocímetro e o conta-giros são concentrados em um mesmo mostrador. O ponteiro superior, maior, mostra a quantos giros o motor está, enquanto o de baixo, do velocímetro, cresce progressivamente.
A capacidade de produção anual será de 500 unidades, com fábrica em Delbrück, na Alemanha. A paragon, preocupada com os clientes, afirma que não quer que o Artega GT tome o lugar de ninguém, mas que agregue ao mundo dos esportivos mais um modo de ser. Se o GT fizer sucesso, no entanto, é bem possível que essa preocupação diminua...
Compacto e, com a sua estrutura em alumínio (pesa apenas 1100 Kg), bastante leve, será sem dúvida um carro interessante. E se olharmos para o motor, fabricado pela VW, 3.6l V6 de 295 cavalos situado na traseira, ainda ficamos mais interessados. Isto, segundo a marca alemã, permitirá fazer 0-100 Km/h em menos de 5 segundos e chegar até cerca dos 270 Km/h. Mas com um preço na ordem dos £50000 (€73000) entra claramente em território do Porsche 911 (>€65000) o que com a falta de popularidade da Artega, pode e irá influenciar potenciais clientes no momento da compra.
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