Fui hoje de manhã fazer um test-drive à nova aposta da Kia para conquistar a Europa, e o que vou escrever a seguir diz respeito às qualidades e defeitos que pude aquilatar, dos diferentes sectores do carro, durante e após o test-drive.
Para começar, é um carro bastante cativante mesmo antes de entrar dentro dele. Digo isto, pois actualmente quando se refere a marca Kia, no nosso mercado, a mesma é vista como sendo detentora de carros feios e com alguma/pouca fiabilidade inerente. Esteticamente o carro está muito bem conseguido face à concorrência Europeia do Segmento C. As formas do carro, predominantemente curvas, que são apanágio dos novos modelos estão também muito presentes neste novo Kia.
O motor que experimentei, tal como diz o título, foi o 1.6 CRDi de 115 cv (gasóleo). A unidade que testei é a mais equipada (EX), mas que apesar disso traz como opcionais o indispensavel ESP, e a também já tão usual entre nós pintura metalizada.
O espaço interior é elevado comparativamente com carros rivais do mesmo segmento, o que vem fazer-se sentir nas reduzidas dimensões da mala (320 litros se não estou em erro). Dá para levar facilmente 5 pessoas, sem que as mesmas tenham de ir "umas em cima das outras". Mesmo com uma pessoa de 1,94 m ao volante, a posição do banco, permite a uma pessoa de estatura média ir facilmente sentada atrás do condutor sem que os seus joelhos vão encostados no banco do mesmo.
A nivel de construção, a mesma parece-me estar ao nível de outros carros do segmento com melhor conotação no nosso mercado. O tablier não é rigido como se pode encontrar num Opel Astra, e a esponja utilizada por baixo do tablier deixa transparecer uma qualidade bastante convidativa para este segmento (capaz mesmo de suplantar os grandes icones deste segmento)
A nivel interior, como aspectos negativos tenho a salientar, a cor do tecido utilizado no nivel inferior (leia-se tudo o que está abaixo do nível do apoio de braço) que é beje (unica opção disponivel até ao momento, e penso ser escusado referir porque é que isto é um aspecto negativo). Além disto, outro aspecto menos positivo será o uso de um material de menor qualidade na consola dos comandos das portas.
Ao nivel de tecnologia, esta versão vem equipada com todo o tipo de gadjets que podemos imaginar para um carro destes, tais como: Rádio CD/Mp3, entrada auxiliar e USB, duas tomadas de 12v (sendo uma delas a do isqueiro), dois sitios para pousar copos (situado atrás do travão de mão), computador de bordo na consola central, sensores de luz e chuva, volante em pele, espelhos retrovisores aquecidos e de encolhimento automático, espelho retrovisor central com um botão que permite escurecer o espelho em caso de encadeamento, e ainda uma divisão na consola central que permite guardar coisas como telemovel, chaves ou comandos de garagem.
A nivel de motor, o bloco 1.6 CRDI de 115 cv, despacha-se bastante bem dada a taragem que tem, e é especialmente rápido em baixas rotações, perdendo alguma vivacidade em altas. Aliás em baixas rotações, a nivel de resposta ao acelerador, assemelha-se muito aos motores de injecção directa do grupo volkswagen. O facto de apenas poder ser equipado com caixa de 5, é também um ponto negativo neste modelo. Apesar da insonorização do carro ser muito boa, sente-se o carro "pedir para descansar" quando a velocidade já se começa a tornar elevada.
A nivel de conforto, o carro não é propriamente uma referência. A suspensão é bastante dura, e pode tornar-se bastante desconfortavel em algumas passagens em pisos irregulares.
Apesar da suspensão bastante rigida, e da jante e pneu de série desta versão (225/45R17), o carro não é propriamente um icon a curvar. Sente-se a adornar um pouco, coisa que eu não estava muito a espera que acontecesse.
A nivel de economia, o carro que experimentei estava com um consumo médio de 7,2, mas penso que este valor se devia ao facto de ainda estar em rodagem, do pelo facto de ser um carro de serviço (e quando digo de serviço, tem grande peso quando se tem um vendedor que mal entras no carro te diz, vamos ali e ali, para poder calcar o acelerador)
Concluindo, o unico grande defeito que encontrei neste carro, é o facto de para esta motorização existirem 2 niveis de equipamento distinto, e nenhuma alteração poder ser feita no carro, no caso da escolha da versão menos equipada (LX). Como exemplo, cito as jantes de 17" que na versão EX são de origem, e na verão LX nem sequer podem ser colocadas como opcionais. Ou seja, quem quiser adquirir uma versão mais barata do modelo, não poderá equipar o carro com o extras que pretende....será obrigado a ir para a versão mais equipada (com extras que porventura possam não interessar) e pagar quase mais 2.500 €.
Apesar de já me ter alongado, queria concluir com aquilo que acho que são os prós e contras do carro.
Prós:
Preço
Qualidade dos materiais
Disponibilidade do motor em baixas rotações
Espaço a bordo
Contras:
Conforto a bordo
Bagageira de dimensões reduzidas
Fraca imagem da marca no mercado
Pouca alma em rotações mais elevadas.
Para começar, é um carro bastante cativante mesmo antes de entrar dentro dele. Digo isto, pois actualmente quando se refere a marca Kia, no nosso mercado, a mesma é vista como sendo detentora de carros feios e com alguma/pouca fiabilidade inerente. Esteticamente o carro está muito bem conseguido face à concorrência Europeia do Segmento C. As formas do carro, predominantemente curvas, que são apanágio dos novos modelos estão também muito presentes neste novo Kia.
O motor que experimentei, tal como diz o título, foi o 1.6 CRDi de 115 cv (gasóleo). A unidade que testei é a mais equipada (EX), mas que apesar disso traz como opcionais o indispensavel ESP, e a também já tão usual entre nós pintura metalizada.
O espaço interior é elevado comparativamente com carros rivais do mesmo segmento, o que vem fazer-se sentir nas reduzidas dimensões da mala (320 litros se não estou em erro). Dá para levar facilmente 5 pessoas, sem que as mesmas tenham de ir "umas em cima das outras". Mesmo com uma pessoa de 1,94 m ao volante, a posição do banco, permite a uma pessoa de estatura média ir facilmente sentada atrás do condutor sem que os seus joelhos vão encostados no banco do mesmo.
A nivel de construção, a mesma parece-me estar ao nível de outros carros do segmento com melhor conotação no nosso mercado. O tablier não é rigido como se pode encontrar num Opel Astra, e a esponja utilizada por baixo do tablier deixa transparecer uma qualidade bastante convidativa para este segmento (capaz mesmo de suplantar os grandes icones deste segmento)
A nivel interior, como aspectos negativos tenho a salientar, a cor do tecido utilizado no nivel inferior (leia-se tudo o que está abaixo do nível do apoio de braço) que é beje (unica opção disponivel até ao momento, e penso ser escusado referir porque é que isto é um aspecto negativo). Além disto, outro aspecto menos positivo será o uso de um material de menor qualidade na consola dos comandos das portas.
Ao nivel de tecnologia, esta versão vem equipada com todo o tipo de gadjets que podemos imaginar para um carro destes, tais como: Rádio CD/Mp3, entrada auxiliar e USB, duas tomadas de 12v (sendo uma delas a do isqueiro), dois sitios para pousar copos (situado atrás do travão de mão), computador de bordo na consola central, sensores de luz e chuva, volante em pele, espelhos retrovisores aquecidos e de encolhimento automático, espelho retrovisor central com um botão que permite escurecer o espelho em caso de encadeamento, e ainda uma divisão na consola central que permite guardar coisas como telemovel, chaves ou comandos de garagem.
A nivel de motor, o bloco 1.6 CRDI de 115 cv, despacha-se bastante bem dada a taragem que tem, e é especialmente rápido em baixas rotações, perdendo alguma vivacidade em altas. Aliás em baixas rotações, a nivel de resposta ao acelerador, assemelha-se muito aos motores de injecção directa do grupo volkswagen. O facto de apenas poder ser equipado com caixa de 5, é também um ponto negativo neste modelo. Apesar da insonorização do carro ser muito boa, sente-se o carro "pedir para descansar" quando a velocidade já se começa a tornar elevada.
A nivel de conforto, o carro não é propriamente uma referência. A suspensão é bastante dura, e pode tornar-se bastante desconfortavel em algumas passagens em pisos irregulares.
Apesar da suspensão bastante rigida, e da jante e pneu de série desta versão (225/45R17), o carro não é propriamente um icon a curvar. Sente-se a adornar um pouco, coisa que eu não estava muito a espera que acontecesse.
A nivel de economia, o carro que experimentei estava com um consumo médio de 7,2, mas penso que este valor se devia ao facto de ainda estar em rodagem, do pelo facto de ser um carro de serviço (e quando digo de serviço, tem grande peso quando se tem um vendedor que mal entras no carro te diz, vamos ali e ali, para poder calcar o acelerador)
Concluindo, o unico grande defeito que encontrei neste carro, é o facto de para esta motorização existirem 2 niveis de equipamento distinto, e nenhuma alteração poder ser feita no carro, no caso da escolha da versão menos equipada (LX). Como exemplo, cito as jantes de 17" que na versão EX são de origem, e na verão LX nem sequer podem ser colocadas como opcionais. Ou seja, quem quiser adquirir uma versão mais barata do modelo, não poderá equipar o carro com o extras que pretende....será obrigado a ir para a versão mais equipada (com extras que porventura possam não interessar) e pagar quase mais 2.500 €.
Apesar de já me ter alongado, queria concluir com aquilo que acho que são os prós e contras do carro.
Prós:
Preço
Qualidade dos materiais
Disponibilidade do motor em baixas rotações
Espaço a bordo
Contras:
Conforto a bordo
Bagageira de dimensões reduzidas
Fraca imagem da marca no mercado
Pouca alma em rotações mais elevadas.
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