Pois é meus caros... mais uma vez calhou-me este espécimen em sorte.
Não tinha grande leque de escolha... devido à lesão que tenho no meu pé esquerdo desta vez a premissa quando requisitei o carro para a minha deslocação foi mesmoo facto de ter que ser com caixa automática.
Fiquei a saber que o carro automático custa um "balúrdio"... ~230€ por um dia considero um escândalo. MAs enfim... "carga" nisso... não fui eu que paguei...
A verdade é que qd pedi um carro auto estava com esperança que me calha um honda civic ima... mas não... qd lá chegeui e tinha o astra à minha espera alternei o espírito entre o sorriso e o cerrar os dentes.
Pensei logo que isto devia ser karma por tanto cascar no carro por aki... Aliás, ainda tentei trocar mas parece que a frota de cx auto é hiper mega giga residual (oh... floribella... ) pleo q foi impossivel trocar.
Adiante... mentalizei-me que pelo menos desta vez havia algo de novo... a cx auto.
Confesso que a minha experiência com cx auto é de extremos... fiz uns qtos kms em smart's fortwo e no roadster e outros tantos no "S" com a 7G tronic, ou seja, o péssimo e o mt bom.
Em qq uma das experiências não axei nada fantástico mas de longe a 7g é memsmo outra loiça.
Lá olhei para as instruções daquilo e fiz-me ao caminho. Primeiro deixei akilo no completamente auto e a verdade é que em Lx e a falta de experiência transformam a viagem um pouco ondulante mas a verdade é que é preciso aprender a controlar as acelerações porque se não andamos smp aos soluços.
Assim que apanhei estrada um pouco mais aberto comecei a usar a sequencial e aí começamos a juntar o útil ao agradável... e o resultado é bastante melhor mesmo no inicio sem grande experiência.
Mas tb é verdade que com o tempo tb se aprende novamente que o pé direito consegue digerir mt bem as passagens de cx se se aliviar ligeiramente o pé nas passagens.
Mas vamos ao importante!!!
Ah pois é, esta cx auto transforma este 1.3 num carro muito mais agradável de conduzir e elimina em MUITO o famoso fosso que detectei na versao com cx manual.
Dinamicamente não axei nada de especial... Em AE é estável como é normal em qq carro deste segmento agora, p.e., no IP3 em que algumas curvas foram desenhadas certamente com uma cadela descomunal, aí acho que o famoso chassis do astra não é um primor... mas não quero (re)iniciar nenhuma guerra... adiante.
Em relação a consumos, menos de um depósito deu-me para ir de Lx a Viseu e voltar. Para cima foi a pisar um pouco mais e ainda andei a fazer umas reduções à maluca para testar a cx e respectiva reacção do motor.
Para baixo vinha acompanhado e muito cansado... pleo que mantive-me quase smp nos "seguros" (leia-se anti-multa...) 140kmh com algumas distracções enquanto as acompanhantes falavam ao telélé e lá tinha eu que abrir a pestana.
Em termos de média, tive que fazer o cálculo à mão pois pelo menos por aquilo uqe percebi o BC desta vez só me dava a autonomia.
Assim sendo, para esta viagem tive uma média de 6,8 o que tb é um valor bem simpático tendo em conta ser um cx auto e metade da viagem foi feita um bocado a descobrir e a inventar.... E as subidas do IP3 tiveram alguma piada.
BTW, levei uma coça descomunal de uma NAvara na subida a seguir à saída para Torres na A1... Mas que grande coça... Qual 5ª...qual 4ª.... que coça!
Mas prontp como já disse, acho que esta cx faz "maravilhas" com este motor mas de qq forma o limite está lá... mais uma vez os quase 180kmh muito esforçados em recta são tudo o que dá e precisa de espaço... Á vontade, à vontade dá os 160kmh a partir daí é preciso alcatrão.
A opção sport da cx auto tb se nota pois as passagens dão-se mais tarde mas tb não axei uma diferença colossal... lá mais barulho faz mas o velocíemtro é ela por ela.
Os interiores... a mesma critica de smp... muito pobrezito e nada que chame a atenção mt "cinzento".
A versão era a 1.3 cdti Easy...
Para concluir, continuo a não achar este carro e combinação nada de especial contudo, tenho q reconher, que esta cx é efectivamente uma mais valia para gerir os defeitos e virtudes que este pequeno motor fiat tem.
Assim sendo, para quem poder e tiver oportunidade de experimentar acho que pode ser uma opção muito válida.
E é tudo...
I'll be back.
PS-Para quem quiser ver os episódios da Parte I desta "guerra":
http://forum.autohoje.com/showthread...Astra+1.3+CDTI
Não tinha grande leque de escolha... devido à lesão que tenho no meu pé esquerdo desta vez a premissa quando requisitei o carro para a minha deslocação foi mesmoo facto de ter que ser com caixa automática.
Fiquei a saber que o carro automático custa um "balúrdio"... ~230€ por um dia considero um escândalo. MAs enfim... "carga" nisso... não fui eu que paguei...
A verdade é que qd pedi um carro auto estava com esperança que me calha um honda civic ima... mas não... qd lá chegeui e tinha o astra à minha espera alternei o espírito entre o sorriso e o cerrar os dentes.
Pensei logo que isto devia ser karma por tanto cascar no carro por aki... Aliás, ainda tentei trocar mas parece que a frota de cx auto é hiper mega giga residual (oh... floribella... ) pleo q foi impossivel trocar.
Adiante... mentalizei-me que pelo menos desta vez havia algo de novo... a cx auto.
Confesso que a minha experiência com cx auto é de extremos... fiz uns qtos kms em smart's fortwo e no roadster e outros tantos no "S" com a 7G tronic, ou seja, o péssimo e o mt bom.
Em qq uma das experiências não axei nada fantástico mas de longe a 7g é memsmo outra loiça.
Lá olhei para as instruções daquilo e fiz-me ao caminho. Primeiro deixei akilo no completamente auto e a verdade é que em Lx e a falta de experiência transformam a viagem um pouco ondulante mas a verdade é que é preciso aprender a controlar as acelerações porque se não andamos smp aos soluços.
Assim que apanhei estrada um pouco mais aberto comecei a usar a sequencial e aí começamos a juntar o útil ao agradável... e o resultado é bastante melhor mesmo no inicio sem grande experiência.
Mas tb é verdade que com o tempo tb se aprende novamente que o pé direito consegue digerir mt bem as passagens de cx se se aliviar ligeiramente o pé nas passagens.
Mas vamos ao importante!!!
Ah pois é, esta cx auto transforma este 1.3 num carro muito mais agradável de conduzir e elimina em MUITO o famoso fosso que detectei na versao com cx manual.
Dinamicamente não axei nada de especial... Em AE é estável como é normal em qq carro deste segmento agora, p.e., no IP3 em que algumas curvas foram desenhadas certamente com uma cadela descomunal, aí acho que o famoso chassis do astra não é um primor... mas não quero (re)iniciar nenhuma guerra... adiante.
Em relação a consumos, menos de um depósito deu-me para ir de Lx a Viseu e voltar. Para cima foi a pisar um pouco mais e ainda andei a fazer umas reduções à maluca para testar a cx e respectiva reacção do motor.
Para baixo vinha acompanhado e muito cansado... pleo que mantive-me quase smp nos "seguros" (leia-se anti-multa...) 140kmh com algumas distracções enquanto as acompanhantes falavam ao telélé e lá tinha eu que abrir a pestana.
Em termos de média, tive que fazer o cálculo à mão pois pelo menos por aquilo uqe percebi o BC desta vez só me dava a autonomia.
Assim sendo, para esta viagem tive uma média de 6,8 o que tb é um valor bem simpático tendo em conta ser um cx auto e metade da viagem foi feita um bocado a descobrir e a inventar.... E as subidas do IP3 tiveram alguma piada.
BTW, levei uma coça descomunal de uma NAvara na subida a seguir à saída para Torres na A1... Mas que grande coça... Qual 5ª...qual 4ª.... que coça!
Mas prontp como já disse, acho que esta cx faz "maravilhas" com este motor mas de qq forma o limite está lá... mais uma vez os quase 180kmh muito esforçados em recta são tudo o que dá e precisa de espaço... Á vontade, à vontade dá os 160kmh a partir daí é preciso alcatrão.
A opção sport da cx auto tb se nota pois as passagens dão-se mais tarde mas tb não axei uma diferença colossal... lá mais barulho faz mas o velocíemtro é ela por ela.
Os interiores... a mesma critica de smp... muito pobrezito e nada que chame a atenção mt "cinzento".
A versão era a 1.3 cdti Easy...
Para concluir, continuo a não achar este carro e combinação nada de especial contudo, tenho q reconher, que esta cx é efectivamente uma mais valia para gerir os defeitos e virtudes que este pequeno motor fiat tem.
Assim sendo, para quem poder e tiver oportunidade de experimentar acho que pode ser uma opção muito válida.
E é tudo...
I'll be back.
PS-Para quem quiser ver os episódios da Parte I desta "guerra":
http://forum.autohoje.com/showthread...Astra+1.3+CDTI
Comentário