Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Astra 1.3CDTI - A sequela...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Astra 1.3CDTI - A sequela...

    Pois é meus caros... mais uma vez calhou-me este espécimen em sorte.

    Não tinha grande leque de escolha... devido à lesão que tenho no meu pé esquerdo desta vez a premissa quando requisitei o carro para a minha deslocação foi mesmoo facto de ter que ser com caixa automática.

    Fiquei a saber que o carro automático custa um "balúrdio"... ~230€ por um dia considero um escândalo. MAs enfim... "carga" nisso... não fui eu que paguei...

    A verdade é que qd pedi um carro auto estava com esperança que me calha um honda civic ima... mas não... qd lá chegeui e tinha o astra à minha espera alternei o espírito entre o sorriso e o cerrar os dentes.

    Pensei logo que isto devia ser karma por tanto cascar no carro por aki... Aliás, ainda tentei trocar mas parece que a frota de cx auto é hiper mega giga residual (oh... floribella... ) pleo q foi impossivel trocar.

    Adiante... mentalizei-me que pelo menos desta vez havia algo de novo... a cx auto.

    Confesso que a minha experiência com cx auto é de extremos... fiz uns qtos kms em smart's fortwo e no roadster e outros tantos no "S" com a 7G tronic, ou seja, o péssimo e o mt bom.

    Em qq uma das experiências não axei nada fantástico mas de longe a 7g é memsmo outra loiça.

    Lá olhei para as instruções daquilo e fiz-me ao caminho. Primeiro deixei akilo no completamente auto e a verdade é que em Lx e a falta de experiência transformam a viagem um pouco ondulante mas a verdade é que é preciso aprender a controlar as acelerações porque se não andamos smp aos soluços.

    Assim que apanhei estrada um pouco mais aberto comecei a usar a sequencial e aí começamos a juntar o útil ao agradável... e o resultado é bastante melhor mesmo no inicio sem grande experiência.

    Mas tb é verdade que com o tempo tb se aprende novamente que o pé direito consegue digerir mt bem as passagens de cx se se aliviar ligeiramente o pé nas passagens.


    Mas vamos ao importante!!!


    Ah pois é, esta cx auto transforma este 1.3 num carro muito mais agradável de conduzir e elimina em MUITO o famoso fosso que detectei na versao com cx manual.

    Dinamicamente não axei nada de especial... Em AE é estável como é normal em qq carro deste segmento agora, p.e., no IP3 em que algumas curvas foram desenhadas certamente com uma cadela descomunal, aí acho que o famoso chassis do astra não é um primor... mas não quero (re)iniciar nenhuma guerra... adiante.

    Em relação a consumos, menos de um depósito deu-me para ir de Lx a Viseu e voltar. Para cima foi a pisar um pouco mais e ainda andei a fazer umas reduções à maluca para testar a cx e respectiva reacção do motor.

    Para baixo vinha acompanhado e muito cansado... pleo que mantive-me quase smp nos "seguros" (leia-se anti-multa...) 140kmh com algumas distracções enquanto as acompanhantes falavam ao telélé e lá tinha eu que abrir a pestana.

    Em termos de média, tive que fazer o cálculo à mão pois pelo menos por aquilo uqe percebi o BC desta vez só me dava a autonomia.

    Assim sendo, para esta viagem tive uma média de 6,8 o que tb é um valor bem simpático tendo em conta ser um cx auto e metade da viagem foi feita um bocado a descobrir e a inventar.... E as subidas do IP3 tiveram alguma piada.

    BTW, levei uma coça descomunal de uma NAvara na subida a seguir à saída para Torres na A1... Mas que grande coça... Qual 5ª...qual 4ª.... que coça!

    Mas prontp como já disse, acho que esta cx faz "maravilhas" com este motor mas de qq forma o limite está lá... mais uma vez os quase 180kmh muito esforçados em recta são tudo o que dá e precisa de espaço... Á vontade, à vontade dá os 160kmh a partir daí é preciso alcatrão.

    A opção sport da cx auto tb se nota pois as passagens dão-se mais tarde mas tb não axei uma diferença colossal... lá mais barulho faz mas o velocíemtro é ela por ela.


    Os interiores... a mesma critica de smp... muito pobrezito e nada que chame a atenção mt "cinzento".

    A versão era a 1.3 cdti Easy...

    Para concluir, continuo a não achar este carro e combinação nada de especial contudo, tenho q reconher, que esta cx é efectivamente uma mais valia para gerir os defeitos e virtudes que este pequeno motor fiat tem.
    Assim sendo, para quem poder e tiver oportunidade de experimentar acho que pode ser uma opção muito válida.


    E é tudo...

    I'll be back.


    PS-Para quem quiser ver os episódios da Parte I desta "guerra":
    http://forum.autohoje.com/showthread...Astra+1.3+CDTI
    Ficheiros anexados

    #2
    6.8L/100??? blasfémia. Todos sabem que o 1.3 cdti só gasta 4L/100 a 200km/h (ou isto será o ibiza fr tdi ??)

    Comentário


      #3


      Parece que a ideia com que ficaste do carro não foi tão má como era antes

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post


        Parece que a ideia com que ficaste do carro não foi tão má como era antes
        As expectativas não eram propriamente grandes...

        Mas sem dúvida alguma o conjutno cx auto com este 1.3 é mt melhor que a cx manual...

        É claro que sei que me vou sujeitar aos comentários... "Não tens é mãozinhos oh &%$&#!%&/$"#()=!!!"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          6.8L/100??? blasfémia. Todos sabem que o 1.3 cdti só gasta 4L/100 a 200km/h (ou isto será o ibiza fr tdi ??)


          Os consumos milagrosos só acontecem com os outros... Eu devo ter um qq composto quimico na pele que provoca um excesso de débito de combustivel...

          Mas sinceramente achei o valor de consumo muito simpático, tendo em conta a dimensão do motor, ser cx auto e ter sido sujeito a algumas brincadeiras com a cx muito embora nada comparado com o que costumo fazer qd estou a 100%...

          Comentário


            #6
            O tipo de condução faz variar drasticamente o consumo, e não é apenas o ser rápida ou lenta, ou mais ou menos agressiva. O meu pai tem andado estas últimas semanas com o Vectra, e nem vou dizer que consumos faz porque ninguém acreditaria (o gajo do stand só acreditou depois de ver com os olhos dele), apenas digo que faz menos que o meu Astra 1.7 DTI.

            E o incrível é que ele não anda a morrer, até tem uma condução semelhante à minha.

            Mesmo eu no meu Astra faço melhores consumos que alguns colegas em Corsa’s 1.7 DTI, e não ando propriamente a morrer na estrada. E sei de uma pessoa com um Astra também 1.7 DTI que faz consumos ainda melhores que eu.

            Quanto ao resto, é a tua análise, que me parece bastante correcta, apenas discordo num ou noutro ponto. Acho que o 1.3 não é tão mau como foi descrito no outro tópico, mas de resto acho que a descrição está dentro do que considero correcto.

            Comentário


              #7
              Felizmente, só tive de conduzir um Astra 1.3 por duas semanas e era manual.

              Agora a sério, ainda há pouco tempo, tive de conduzir um modelo diesel GM nas versões manuais e automáticas.

              Como habitual nos diesel GM, o comportamento a baixa rotações era pior que mau e a linearidade ao longo dos regimes inexistente - isto no manual.

              Quando conduzi o automático, apercebi que o fosso antes das 2000 rpm ficou reduzido a 70% e a linearidade melhorou.
              Claro que a caixa automática não era brilhante. Mas tendo em conta a qualidade das caixas manuais da Opel e o comportamento do motor, fiquei com a certeza que a opção automática é muito mais acertada.

              Comentário


                #8
                qual é que é o consumo anunciado para o essa combinação (1.3 + cx auto)
                uns 5 e tal não?

                com esses testes todos até não me parece um valor mau.

                ;)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Felizmente, só tive de conduzir um Astra 1.3 por duas semanas e era manual.

                  Claro que a caixa automática não era brilhante. Mas tendo em conta a qualidade das caixas manuais da Opel e o comportamento do motor, fiquei com a certeza que a opção manual é muito mais acertada.
                  não querias dizer o contrário? lolol

                  mas isso de caixa auto é para quem não sabe conduzir :P

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                    não querias dizer o contrário? lolol

                    mas isso de caixa auto é para quem não sabe conduzir :P
                    A caixa auto tem modo sequencial...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                      A caixa auto tem modo sequencial...
                      eu sei.. tava só no gozo. :P

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                        eu sei.. tava só no gozo. :P
                        ok

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post

                          Mesmo eu no meu Astra faço melhores consumos que alguns colegas em Corsa’s 1.7 DTI, e não ando propriamente a morrer na estrada. E sei de uma pessoa com um Astra também 1.7 DTI que faz consumos ainda melhores que eu.
                          Aí entram em jogo também o tipo de percursos efectuados..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Felizmente, só tive de conduzir um Astra 1.3 por duas semanas e era manual.

                            Agora a sério, ainda há pouco tempo, tive de conduzir um modelo diesel GM nas versões manuais e automáticas.

                            Como habitual nos diesel GM, o comportamento a baixa rotações era pior que mau e a linearidade ao longo dos regimes inexistente - isto no manual.

                            Quando conduzi o automático, apercebi que o fosso antes das 2000 rpm ficou reduzido a 70% e a linearidade melhorou.
                            Claro que a caixa automática não era brilhante. Mas tendo em conta a qualidade das caixas manuais da Opel e o comportamento do motor, fiquei com a certeza que a opção manual é muito mais acertada.
                            Esta experiência despertou-me a curiosidade e estou ansioso por ir exeprimentar o Leon com DSG... infelizmente só está disponivel na versão de 140cvs e assim sendo é impossivel equacioná-lo na aquisição da minha "Maria". Mas quero mm estabelecer uma comparação em carros do mm sgemnto. Além disso a dsg parece que tem boa fama.

                            Comentário


                              #15
                              Uma coisinha que me esqueci de contar... esta manhã o astra não pegou à primeira.

                              SAAAAAAAAANGUE!

                              PS-Não estou a gozar! JURO!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                Uma coisinha que me esqueci de contar... esta manhã o astra não pegou à primeira.

                                SAAAAAAAAANGUE!

                                PS-Não estou a gozar! JURO!

                                Comentário


                                  #17
                                  Tu gostas é de festa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Uma coisinha que me esqueci de contar... esta manhã o astra não pegou à primeira.

                                    SAAAAAAAAANGUE!

                                    PS-Não estou a gozar! JURO!
                                    Deve ter a CIM nas couves

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vrumm, no computador de bordo dá para ver também o consumo. Esse deve ter o BID, daí ser diferente do que conhecias, mas pressiona a tecla BC e depois as setas esquerda e direita, ou pressiona a tecla OK depois de BC, a ver o que te aparece. vbmenu_register("postmenu_1179046", true); vbmenu_register("postmenu_1179046", true);

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                        Deve ter a CIM nas couves

                                        Sabes, pelo menos, a função da placa CIM?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post

                                          E é tudo...

                                          I'll be back.
                                          Mas desta vez não fizeste o teste do pára-arranca na Joaquim Antonio de Aguiar, com 4 pessoas e AC ligado ?
                                          Então não tires conclusões

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                            não querias dizer o contrário? lolol

                                            mas isso de caixa auto é para quem não sabe conduzir :P
                                            É do sono, não ligues!


                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            Esta experiência despertou-me a curiosidade e estou ansioso por ir exeprimentar o Leon com DSG... infelizmente só está disponivel na versão de 140cvs e assim sendo é impossivel equacioná-lo na aquisição da minha "Maria". Mas quero mm estabelecer uma comparação em carros do mm sgemnto. Além disso a dsg parece que tem boa fama.
                                            A DSG tem um desempenho a roçar o brilhante! Mesmo com pés-de-chumbo é extremamente suave, nunca sentes aqueles solavancos.
                                            Depois, as passagens são rapidissímas e raramente fica indecisa.

                                            Arrisco-me a dizer que a única caixa que se equivale é a 7G-Tronic. Das inúmeras caixas automáticas que conheço, foram as únicas que satisfizeram plenamente.
                                            Mas eu também não morro de amores por caixas automáticas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                              Sabes, pelo menos, a função da placa CIM?
                                              Vagamente...como é óbvio tou a reinar

                                              Mas já agora explica aí, a ver se aprendo alguma coisa hoje

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                Vrumm, no computador de bordo dá para ver também o consumo. Esse deve ter o BID, daí ser diferente do que conhecias, mas pressiona a tecla BC e depois as setas esquerda e direita, ou pressiona a tecla OK depois de BC, a ver o que te aparece. vbmenu_register("postmenu_1179046", true); vbmenu_register("postmenu_1179046", true);
                                                Tub, pelo menos neste astra, o menu não saia da autonomia... No outro que tive tb demorei a perceber como é que mudava de menu mas depois de perceber nunca mais me esqueci pois nunca um CB me tinha custado tanto a entender.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                  Mas desta vez não fizeste o teste do pára-arranca na Joaquim Antonio de Aguiar, com 4 pessoas e AC ligado ?
                                                  Então não tires conclusões
                                                  ... se calhar estou-me a precipitar...

                                                  Mas acho que não, notei bem as diferenças.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    A DSG tem um desempenho a roçar o brilhante! Mesmo com pés-de-chumbo é extremamente suave, nunca sentes aqueles solavancos.
                                                    Depois, as passagens são rapidissímas e raramente fica indecisa.

                                                    Arrisco-me a dizer que a única caixa que se equivale é a 7G-Tronic. Das inúmeras caixas automáticas que conheço, foram as únicas que satisfizeram plenamente.
                                                    Mas eu também não morro de amores por caixas automáticas.
                                                    A 7g pareceu-me excelente mas como estava no S... Tudo ali é filtrado...

                                                    Se a DSG é assim quero mm experimentar enquanto tenho a da Opel na cabeça.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma especial saudação para o regresso do autor deste tópico ao Fórum!!

                                                      PS: hoje o sogro não te deixou brincar com o carro foi?

                                                      Falando em caixas automáticas ainda só tive oportunidade de experimentar a de um Série 5 (530d à la Bangle), mas como pouco percebo disso, recuso comentar...
                                                      Editado pela última vez por apagdo; 29 March 2007, 00:01.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                        A 7g pareceu-me excelente mas como estava no S... Tudo ali é filtrado...

                                                        Se a DSG é assim quero mm experimentar enquanto tenho a da Opel na cabeça.
                                                        A 7G-Tronic é muito boa, de facto. Aliás, é muito melhor que as outras automáticas de seis relações Mercedes.

                                                        E a DSG está num nível bem acima da easytronic.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                          Vagamente...como é óbvio tou a reinar

                                                          Mas já agora explica aí, a ver se aprendo alguma coisa hoje


                                                          Pronto, vou fazer a boa acção do dia.

                                                          A placa CIM "limita-se" a gerir toda a rede Can Bus que o carro possui. Os sistemas funcionam numa rede interna, mais precisamente 3 redes internas, uma de baixa, uma de média e uma de alta velocidade.

                                                          Em apenas 3 fios passa toda a informação, em vez de haver um fio para cada comando.

                                                          Por exemplo, nos comandos da porta, em vez de irem dois fios para uma tecla de vidro eléctrico, dois para outra, um para a luzinha, outro para o espelho ir para a esquerda, outro para a direita, etc. vão apenas dois para alimentação (positivo e massa) e mais três para os dados da rede, e aquilo comunica tudo internamente.

                                                          Para isto acontecer há uma unidade que gere todo o sistema, uma espécie de autómato, que coloca umas coisas a funcionar em função das outras. Desde o AC, os comandos dos piscas, a buzina, os comandos do volante, vidros eléctricos, limpa-vidros, etc.

                                                          É essa placa CIM que gere todas essas funções da rede. Localiza-se na zona atrás do volante, ou seja, na zona da manete dos piscas e limpa-vidros.

                                                          Um abraço rapaz!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post


                                                            Pronto, vou fazer a boa acção do dia.

                                                            A placa CIM "limita-se" a gerir toda a rede Can Bus que o carro possui. Os sistemas funcionam numa rede interna, mais precisamente 3 redes internas, uma de baixa, uma de média e uma de alta velocidade.

                                                            Em apenas 3 fios passa toda a informação, em vez de haver um fio para cada comando.

                                                            Por exemplo, nos comandos da porta, em vez de irem dois fios para uma tecla de vidro eléctrico, dois para outra, um para a luzinha, outro para o espelho ir para a esquerda, outro para a direita, etc. vão apenas dois para alimentação (positivo e massa) e mais três para os dados da rede, e aquilo comunica tudo internamente.

                                                            Para isto acontecer há uma unidade que gere todo o sistema, uma espécie de autómato, que coloca umas coisas a funcionar em função das outras. Desde o AC, os comandos dos piscas, a buzina, os comandos do volante, vidros eléctricos, limpa-vidros, etc.

                                                            É essa placa CIM que gere todas essas funções da rede. Localiza-se na zona atrás do volante, ou seja, na zona da manete dos piscas e limpa-vidros.

                                                            Um abraço rapaz!
                                                            Esclarecido

                                                            Abraço, pah

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X