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2.4 JTDM do 159 é um 5cil mas com um deles a reboque?!?

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    2.4 JTDM do 159 é um 5cil mas com um deles a reboque?!?

    Estão-me aqui a garantir que o motor 2.4 JTDM do 159 apesar de ter 5 cilindros, o 5º só entra quando se dá sapatada no acelerador???


    O 5º cilindro anda a reboque dos outros e só entra quando se dá gaz?!?!?


    Alguêm me explica isto????

    #2
    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
    Estão-me aqui a garantir que o motor 2.4 JTDM do 159 apesar de ter 5 cilindros, o 5º só entra quando se dá sapatada no acelerador???


    O 5º cilindro anda a reboque dos outros e só entra quando se dá gaz?!?!?


    Alguêm me explica isto????
    Quê?!?!
    A menos q a alfa tenha um sistema tipo o Hemi (q desconheço q tenha..) isso cheira-me a ALDRABICE.

    Comentário


      #3
      Também me parece estranho...

      Comentário


        #4
        Hein?

        Comentário


          #5
          Mas ainda não é o dia das mentiras...

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7
              Tou mesmo a ver... naqueles dias de calor, que dá uma preguiça dos diabos... os cilindros à porrada a ver quem é que fica a descansar...

              cumps,
              [dio]

              Comentário


                #8
                Pedro, já estou farto de escrever hoje...não me faças ter que o repetir aqui!

                Comentário


                  #9
                  Isto sou só eu a expecular, será possivel que p 5º só receba combustivel quando se pressiona o acelerador? Afinal de contas é injecção electrónica.

                  Isto sou eu que não percebo nada disto :D

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                    Quê?!?!
                    A menos q a alfa tenha um sistema tipo o Hemi (q desconheço q tenha..) isso cheira-me a ALDRABICE.


                    Então mas os motores HEMI não têm essa designação pela forma oval dos cilindros e pistons???

                    Quanto ao 5º cilindro preguiçoso...só se tiver um injector estragado...lol
                    Nunca ouvi tal coisa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                      Então mas os motores HEMI não têm essa designação pela forma oval dos cilindros e pistons???

                      Quanto ao 5º cilindro preguiçoso...só se tiver um injector estragado...lol
                      Nunca ouvi tal coisa.
                      O que ele quer dizer é que existe um motor Hemi que tem a possibilidade de desligar alguns cilindros quando não são necessários - tipo a baixa velocidade. Mas isso não quer dizer que Hemi seja o nome desse sistema. E não é mesmo.

                      Hemi também não tem nada a ver com pistões e cilindros ovais. Hemi vem de hemisférico. A cãmara de combustão é que tem formato hemisférico.

                      Se reparares bem, vês que a cãmara de combustão é tipo uma cúpula de uma basilica ou como meio globo - um hemisférico.

                      Comentário


                        #12
                        Parece-me tolice, até porque desiquilibrava o funcionamento do motor e tornava-o menos suavo.

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso gostava de tirar isso a limpo... a discussão no outro forum não chegou a lado nenhum...

                          cumps,
                          [dio]

                          Comentário


                            #14
                            Não será uma boa dica para o tópico das pérolas do mundo automóvel?

                            Comentário


                              #15
                              Este sistema já era utilizado nos TDI, onde o 4º cilindro só entrava ás 2000 rpm, daí o ponta pé na costas

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rui993 Ver Post
                                Este sistema já era utilizado nos TDI, onde o 4º cilindro só entrava ás 2000 rpm, daí o ponta pé na costas
                                Bem metida

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                  Então mas os motores HEMI não têm essa designação pela forma oval dos cilindros e pistons???

                                  Quanto ao 5º cilindro preguiçoso...só se tiver um injector estragado...lol
                                  Nunca ouvi tal coisa.
                                  Cilindros ovais só a mítica Honda NR 750, com o seu V4 de 32 válvulas e duas bielas por cilindro...

                                  Editado pela última vez por Whisperdancer; 30 March 2007, 21:28.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Funcione com 5 cilindros ou não, se a questão é a pata a fundo a 159 2.4 SW que vi hoje tinha-os lá todos a trabalhar ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas quem é que garante isso? É que garantias, só com fundamento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estranho no mínimo...mas acho que o assunto pode ser explorado.

                                        Deve ser uma nova tecnologia para poupar combustivel...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                          Mas quem é que garante isso? É que garantias, só com fundamento.
                                          Tb acho... mas ainda estou à espera dos fundamentos.

                                          Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                                          Estranho no mínimo...mas acho que o assunto pode ser explorado.

                                          Deve ser uma nova tecnologia para poupar combustivel...
                                          Supostamente é para isso mesmo, poupar combustivel e reduzir as imissões poluentes.

                                          Eu digo já que, assim sendo, a parte de poupar combustivel não é muito bem sucedida...


                                          cumps,
                                          [dio]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Assim de repente só me lembro de um motor capaz de uma habilidade dessas.
                                            Era um motor da Mercedes V8 5.0 que desligava 4 cilindros. Mas isso só acontecia com baixa carga de acelerador e/ou rotação estabilizada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A GM tem motores com essa tecnologia. No entanto não conheço mais nenhuma marca que também a tenha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Motores em V que têm possibilidade de desligar 1 das bancadas já existiram e existem.
                                                Além desse V8 da Mercedes, também existem unidades v8 da GM com a mesma função.
                                                Basicamente permite poupar combustivel quando nos deslocamos a velocidades estabilizadas e com pouco acelarador, em que não existe a necessidade de todo o motor estar a trabalhar para a manter.

                                                No entanto, esse do 5cil da Fiat, nunca tinha ouvido e pouco acredito nessa teoria.
                                                O motor já está no mercado há bastante tempo e só agora é que alguém descobriu a pólvora?
                                                sem rumores na imprensa, sem press-releases, nada?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  OK, encontrei a info sobre a tecnologia da GM (Displacement on Demand), serve como informação complementar:

                                                  http://www.superchevy.com/technical/.../0405sc_gmdod/
                                                  http://www.reviewsonline.com/auto/GMDOD.htm
                                                  http://www.edmunds.com/advice/specia...1/article.html

                                                  Também há um artigo na Wikipedia sobre o DoD:

                                                  http://en.wikipedia.org/wiki/Displacement_on_Demand

                                                  Agora, o 2.4JTDm com esse sistema? Nunca tal se ouviu dizer...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pelos vistos esse motor trabalha sempre com 5 cilindros. Mas num teste que eu li, creio que na AH, acusavam o motor de ter um pouco de atraso na resposta do turbo. Se calhar a tal sapatada vem daqui.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      os motores v12 da mercedes também fazem isso

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os ultimos V8 da Land Rover tbem fazem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se não me falha a memória, os V8 dos M5 tb fazem isso, daí o modo 400cvs e o de 500...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pareçe-me um mito...

                                                            Comentário

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