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Rotações e Condução Desportiva

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    Rotações e Condução Desportiva

    Por aqui muitas pessoas acham que um carro ser muito rotativo é uma grande vantagem para praticar condução desportiva.

    Ao ler as fichas técnicas dos actuais WRC, constatei que alguns deles têm a potência máxima às 5.500 e o Binário máximo muito em baixo também (2.750 no caso do C4)

    Ora isto está mais próximo de um vulgar diesel do que de um F430 ou de um S2000. Creio que ninguém tem duvidas que um WRC transforma um F430 num menino do coro e um S2000 num anjinho.

    Eu sei que os WRC têm muitas restrições, mas também sei que são demolidoramente rápidos. Será que poder fazer 7.500/8000 ou até 9.000 rpm afinal importa alguma coisa para ser rápido ?

    #2
    Axo q isso das rotações entra mais no campo do subjectivo ou seja das sensações q um motor provoca mais do q a sua eficiencia, ouvir as rotacoes a subir e o motor a gritar é para mta gente uma sensação espectacular.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Por aqui muitas pessoas acham que um carro ser muito rotativo é uma grande vantagem para praticar condução desportiva.

      Ao ler as fichas técnicas dos actuais WRC, constatei que alguns deles têm a potência máxima às 5.500 e o Binário máximo muito em baixo também (2.750 no caso do C4)

      Ora isto está mais próximo de um vulgar diesel do que de um F430 ou de um S2000. Creio que ninguém tem duvidas que um WRC transforma um F430 num menino do coro e um S2000 num anjinho.

      Eu sei que os WRC têm muitas restrições, mas também sei que são demolidoramente rápidos. Será que poder fazer 7.500/8000 ou até 9.000 rpm afinal importa alguma coisa para ser rápido ?
      acho que a melhor resposta para isto está no novo Civic !, (lá vou eu falar de Hondas mais uma vez ) o 2.2 ctdi têm os mesmos 140 Cv que o 1.8 mas é muito mais rápido apesar do peso maior (não tenho a certeza do peso mas faz sentido que seja).

      Para traçados sinuosos (utilização normal/rallyes) é muito complicado e não estará ao alcance de todos manter o motor de um carro nas altas rpm's necessárias aos otto normais, enquanto se tiveres a potencia assim que aceleras fica tudo mais facil, e é mais rápido pois por muito bom que o condutor/piloto seja o carro leva sempre algum tempo a subir as rotações.

      Comentário


        #4
        A diferença da tua comparação é que os WRC sao Turbo .. os outros são atmosféricos ... os WRC necessitam da potencia maxima o mais rapido possivel , logo a RPM's baixas ... já um ferrari sendo um carro para AE e Velocidade maixma , nao tem essa necessidade.

        Ah e esqueceste de dizer que um WRC dá 200 ou 220 conforme o setup e um ferrari dá 300 ... 320 ...

        Comentário


          #5
          os WRC sao turbinados, o que faz logo a diferenca. Alem disso, devido as muitas restricoes que tem, eles nao tem grande potencia maxima, e preocupam-se em te-la numa ampla faixa de rotacao (e dai o binario em regimes baixos). Isso tambem acontece devido a conducao de rally ser diferente da de pista, e ser bom ter uma faixa grande de rotacao utilizavel.

          Mas o ter turbo ou nao faz grande diferenca.

          Os S2000 de rally, sao atmosfericos e fazem facilmente 8/9 mil rotacoes.

          Os F1 sao atmosfericos... e ve-se as rotacoes que aquilo faz

          e ja agora... prevejo muito lume neste topico, que e' justamente o que o v7 pretende

          Comentário


            #6
            Para alem disso nos rallyes normalmente não é necessário grande velocidade de ponta as rectas são quase sempre curtas, pelo que se dá preferencia á aceleração e retoma de velocidade, logo preciso da potencia cá em baixo logo que piso no acelerador...

            Comentário


              #7
              Para alem de que a citação :

              Creio que ninguém tem duvidas que um WRC transforma um F430 num menino do coro e um S2000 num anjinho
              É muitoooo subjectiva ... se fizermos Porto - Lisboa um Ferrari faz metade do tempo de um WRC nas mesmas condiçoes

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                Para alem de que a citação :



                É muitoooo subjectiva ... se fizermos Porto - Lisboa um Ferrari faz metade do tempo de um WRC nas mesmas condiçoes
                ou então não e ficam os 2 apreendidos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                  Para alem disso nos rallyes normalmente não é necessário grande velocidade de ponta as rectas são quase sempre curtas, pelo que se dá preferencia á aceleração e retoma de velocidade, logo preciso da potencia cá em baixo logo que piso no acelerador...
                  O facto de não se atingirem velocidades muito elevadas, não quer dizer que se ande a baixa rotação.

                  Eles precisam é de potência sem tempo de resposta, ou seja imediata.

                  As caixas de velocidades são escalonadas de acordo com os rallies, mas têm genericamente raports muito curtos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                    Para alem de que a citação :



                    É muitoooo subjectiva ... se fizermos Porto - Lisboa um Ferrari faz metade do tempo de um WRC nas mesmas condiçoes
                    Depende da estrada que utilizares

                    Mas obviamente eu refiro-me a condução Desportiva

                    Comentário


                      #11
                      Por aqui muitas pessoas acham que um carro ser muito rotativo é uma grande vantagem para praticar condução desportiva.

                      Ao ler as fichas técnicas dos actuais WRC, constatei que alguns deles têm a potência máxima às 5.500 e o Binário máximo muito em baixo também (2.750 no caso do C4)

                      Ora isto está mais próximo de um vulgar diesel do que de um F430 ou de um S2000. Creio que ninguém tem duvidas que um WRC transforma um F430 num menino do coro e um S2000 num anjinho.

                      Eu sei que os WRC têm muitas restrições, mas também sei que são demolidoramente rápidos. Será que poder fazer 7.500/8000 ou até 9.000 rpm afinal importa alguma coisa para ser rápido ?
                      são realidades incomparáveis...
                      era bastante fácil trocar algumas palavras e comparar um F1 que faz 20.000 rpm a um S420 CDI, ou a um 335d e perguntar para quê tantos turbos ou binário??

                      Comentário


                        #12
                        Os WRC´s fazem essas rotações por duas razões. Estao extremamente restritos a nível de potência e são turbinados.Como tal, só fazem umas 6500RPM´s, mas tem a potência máxima quase sempre disponível.

                        Se fores para carros de rallye atmosféricos, verás que fazem fácilmente 8-9mil RPM´s.Assim conseguem extrair 210cv´s de uns meros 1.6cc, só que a faixa de trabalho destes motores é das 5.000 para cima!

                        Comentário


                          #13
                          Quando dei a minha resposta pensei numa utilização "civil" lol n pensei em competição. De qualquer maneira pensando em competiçao sou suspeito porque adoro rally e n consigo aturar F1.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                            são realidades incomparáveis...
                            era bastante fácil trocar algumas palavras e comparar um F1 que faz 20.000 rpm a um S420 CDI, ou a um 335d e perguntar para quê tantos turbos ou binário??

                            Filipe,

                            acho que podemos comparar tudo.

                            A questão que eu ponho para reflexão é se de facto a suposta vantagem dos carros mais rotativos existe ? ou como disse o Koluirty em dois civics de 140 cv (diesel e otto) o menos rotativo é o que melhor responde "presente" quando é necessário ?

                            Comentário


                              #15
                              Uma coisa é a utilização em pista, outra é na estrada.

                              Em pista assemelhasse mais à autoestrada.

                              Para utilização diária o melhor será tipo WRC com força a baixas.

                              Além de que a maioria dos condutores nem sabem puxar pelas rotações.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post


                                Em pista assemelhasse mais à autoestrada.
                                Um bocado exagerado nao? uma condução em pista mesmo q seja competição d turismo nada se assemelha a conduzir em AE.

                                Comentário


                                  #17
                                  Filipe,

                                  acho que podemos comparar tudo.

                                  A questão que eu ponho para reflexão é se de facto a suposta vantagem dos carros mais rotativos existe ? ou como disse o Koluirty em dois civics de 140 cv (diesel e otto) o menos rotativo é o que melhor responde "presente" quando é necessário ?
                                  não é comparável, um é um 1800 e outro é um 2200
                                  essas comparações só podem ser feitas com motores com a mesma cilindrada, com os mesmos cavalos e com o mesmo peso, um com turbo e outro atmosférico.


                                  aqui a questão de ser diesel ou gasolina não interessa!

                                  se alguém tiver um 1600 com turbo, com 150 cvs, por volta dos 1050 kgs, podemos comparar a bem da ciência... , diesel ou gasolina!

                                  ahhhh e não me venham com recuperações...ou então também escolho umas quantas...
                                  Editado pela última vez por FilipeDiass; 30 March 2007, 11:24.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                    não é comparável, um é um 1800 e outro é um 2200
                                    essas comparações só podem ser feitas com motores com a mesma cilindrada, com os mesmos cavalos e com o mesmo peso, um com turbo e outro a atmosférico.

                                    aqui a questão de ser diesel ou gasolina não interessa!

                                    se alguém tiver um 1600 com turbo, com 150 cvs, por volta dos 1050 kgs, podemos comparar a bem da ciência... , diesel ou gasolina!
                                    Não é de comparações dessas que versa o tópico !

                                    A questão é se há vantagens nos motores mais rotativos, ou seja se o facto de o motor fazer mais rotação por si significa alguma coisa, nomeadamente em termos de faixa de utilização.

                                    Creio que não. Alías é normal que os motores mais rotativos só tenham uma estreita faixa em que se consegue extrair todo o seu sumo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo que se dizia na altura os 306 Maxi e os Xsara, atmosféricos, faziam as 9000rpms ou mais, em arranque os WRC da altura fugiam nos primeiros 10 metros depois os Maxi apanhavam-nos (isto em asfalto claro) e "bazavam"...
                                      A vantagem dos WRC é em traçados sinuosos em que é preciso binário, para sair mais rápido de curva em curva (apertadas sobretudo), e a subir então a diferença é maior, agora em traçados rápidos com curvas largas e longas, não sei o que será melhor!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não é de comparações dessas que versa o tópico !

                                        A questão é se há vantagens nos motores mais rotativos, ou seja se o facto de o motor fazer mais rotação por si significa alguma coisa, nomeadamente em termos de faixa de utilização.

                                        Creio que não. Alías é normal que os motores mais rotativos só tenham uma estreita faixa em que se consegue extrair todo o seu sumo.
                                        mas queres comparar um motor de competição WRC com um S2000??
                                        pronto então eu tb comparo o W10 TDI da VW com o motor de F1...justo?

                                        essa da estreita faixa tb é interessante...o S2000 começa a debitar pot~encia a sério às 6500 rpm até às 9000 rpm...são 2500rpm

                                        um 330d debita das 2000 às 4500...qual é a grande diferença...são 2500rpm á mesma!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Não é de comparações dessas que versa o tópico !

                                          A questão é se há vantagens nos motores mais rotativos, ou seja se o facto de o motor fazer mais rotação por si significa alguma coisa, nomeadamente em termos de faixa de utilização.

                                          Creio que não. Alías é normal que os motores mais rotativos só tenham uma estreita faixa em que se consegue extrair todo o seu sumo.

                                          A rotacao por si nao vai fazer com que o carro ande mais.

                                          Se bem que ha uma grande vantagem dos motores rotativos atmosfericos. Geralmente tem uma resposta muito mais rapida e instantanea ao acelerador, e isso e' fundamental em conducao desportiva.

                                          Claro que os carros de rally contornam isso com o ALS, mas os carros de estrada nao podem ter isso, de modo que e' sempre mais dificil dosear o acelerador num carro turbinado, ou pouco rotativo e mais "molengao" a responder aos comandos do acelerador.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                            mas queres comparar um motor de competição WRC com um S2000??
                                            pronto então eu tb comparo o W10 TDI da VW com o motor de F1...justo?

                                            essa da estreita faixa tb é interessante...o S2000 começa a debitar pot~encia a sério às 6500 rpm até às 9000 rpm...são 2500rpm

                                            um 330d debita das 2000 às 4500...qual é a grande diferença...são 2500rpm á mesma!
                                            mas o escalonamento de caixa nao tem nada a ver, as 2000 rpm cobrem um regime de velocidade muito maior no 330cd do que no S2000.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              O facto de não se atingirem velocidades muito elevadas, não quer dizer que se ande a baixa rotação.

                                              Eles precisam é de potência sem tempo de resposta, ou seja imediata.

                                              As caixas de velocidades são escalonadas de acordo com os rallies, mas têm genericamente raports muito curtos.
                                              sim mas para velocidades elevadas precisas de cavalos e ai entram as rpms a monicamelo explica melhor que eu por isso os F1 vão ás 19.000 (iam até mais mas não os deixam )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                mas queres comparar um motor de competição WRC com um S2000??
                                                pronto então eu tb comparo o W10 TDI da VW com o motor de F1...justo?

                                                essa da estreita faixa tb é interessante...o S2000 começa a debitar pot~encia a sério às 6500 rpm até às 9000 rpm...são 2500rpm

                                                um 330d debita das 2000 às 4500...qual é a grande diferença...são 2500rpm á mesma!
                                                A diferença é total !!!!

                                                Para o S2000 2.500 rpm são cerca de 30% da seu expectro de rotação e as mesmas 2.500 rpm no 330d são mais de 50%

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                                  Creio que não. Alías é normal que os motores mais rotativos só tenham uma estreita faixa em que se consegue extrair todo o seu sumo.
                                                  por acaso ja assisti a pessoal a cascar nos diesel porque tem pouca faixa de utilização e depois andam em carros a gasolina q so acordam la bem nas rotaçoes de topo e na pratica acabm por ter uma faixa de rotaçao do mesmo tamanho q alguns diesel apenas sao mais em cima.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                    Os WRC´s fazem essas rotações por duas razões. Estao extremamente restritos a nível de potência e são turbinados.Como tal, só fazem umas 6500RPM´s, mas tem a potência máxima quase sempre disponível.
                                                    Exactamente é potência máxima cedo,mas essa mm potência,estima-se q mais de 95% sempre disponível até ao corte...

                                                    Ou seja,nada a haver com carros de estrada e muito menos com carros a diesel...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mas o escalonamento de caixa nao tem nada a ver, as 2000 rpm cobrem um regime de velocidade muito maior no 330cd do que no S2000.
                                                      diferença é total !!!!

                                                      Para o S2000 2.500 rpm são cerca de 30% da seu expectro de rotação e as mesmas 2.500 rpm no 330d são mais de 50%
                                                      ´

                                                      exacto mas é por isso que o S2000 faz essas 2500rpm muito mais rapidamente que as 2500 do 330d... (isto na mesma velocidade de cx.)

                                                      mas mais uma vez na minha opinião essas comparações não são justas...
                                                      e V7 ainda não respondes-te à questão do F1...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                        ´

                                                        exacto mas é por isso que o S2000 faz essas 2500rpm muito mais rapidamente que as 2500 do 330d... (isto na mesma velocidade de cx.)

                                                        mas mais uma vez na minha opinião essas comparações não são justas...
                                                        e V7 ainda não respondes-te à questão do F1...
                                                        Eu acho que nós podemos comparar tudo.

                                                        a comparação do motor que ganhou as 24 h le mans com um motor de F1 é muito interessante. Ambos terão pontos fortes e fracos....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas a questão original era sobre se de facto era obrigatório altas rotações na condução desportiva, os WRC e os civic 1.8 e 2.2 foram dados como exemplo, os WRC por serem carros de competição, eu falei nos civics por ser um caso raro exactamente o mesmo carro, a mesma potencia declarada, um ás 4200 rpm o outro as 7500 rpm, e por ter conduzido os 2 algum tempo, onde fiquei surpreendido por isso mesmo, se quisesse um carro para brincar ás "rampas" -> condução desportiva o diesel é mais rápido, mais divertido e mais facil de "pilotar" precisamente porque tem a potencia disponivel mais cedo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            a comparação do motor que ganhou as 24 h le mans com um motor de F1 é muito interessante. Ambos terão pontos fortes e fracos....
                                                            pegando nas tuas palavras, o de Le Mans é um anjinho...

                                                            Mas a questão original era sobre se de facto era obrigatório altas rotações na condução desportiva, os WRC e os civic 1.8 e 2.2 foram dados como exemplo, os WRC por serem carros de competição, eu falei nos civics por ser um caso raro exactamente o mesmo carro, a mesma potencia declarada, um ás 4200 rpm o outro as 7500 rpm, e por ter conduzido os 2 algum tempo, onde fiquei surpreendido por isso mesmo, se quisesse um carro para brincar ás "rampas" -> condução desportiva o diesel é mais rápido, mais divertido e mais facil de "pilotar" precisamente porque tem a potencia disponivel mais cedo...
                                                            em relação aos civic's esse facto deve-se em grande parte à maior cilindrada do 2.2, que lhe permite um binário muito maior e numa faixa de utilização bastante superior ao 1800...
                                                            milagres não há....além de que esse 1800 da Honda está mais pensado para uma condução diferente do que a condução desportiva, para isso eles têm outros modelos...

                                                            no entanto e como curiosidade qual é o carro que costumas nadar koluirty?

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