Verdade ou Mito : É aconselhável, esporadicamente, levar o automóvel ao Red Line ?!
Já ouvi bastantes vezes que, com o motor bem quentinho, e num curto intervalo de tempo, "dá saúde" ao motor levá-lo esporadicamente aos regimes máximos.
nao e por puxar inumeras vezes d forma parva ate ao redline que se "limpa o carvao".
utilizar o motor de forma inteligente e conhecedora so lhe prolonga a vida. nao e conduzindo sempre ate as 2000rpm e de repente puxar ate as 7000 que ele fica bom.
Podes chegar perto mas não é aconselhavel por lá andar.
porquê??
juro que não entendo...
eu sei que ainda só tive 2 automóveis, mas quer num quer no outro sempre gostei de puxar rotações diariamente e nunca tive qq problema, no 1º foram mais de 70.000 kms e no segundo já vai em 30.000 kms.
se os motores não aguentam isso ponham o red-line mais abaixo.
obviamente não estou a falar de ir a 100 em 2ª às 8000 rpm durante 10 kms, mas sim em aceleração, 2ª, 3ª levar quase ao corte...
faço isso diariamente sem problemas...
No meu Corsa cada vez que puxo um pouco mais por ele... lá se vai a EGR para o galheiro...
Se puxo... avario a EGR... se não puxo... a EGR avaria por aumulação de carvão---
Já foram duas á vida assim...
No meu Corsa cada vez que puxo um pouco mais por ele... lá se vai a EGR para o galheiro...
Se puxo... avario a EGR... se não puxo... a EGR avaria por aumulação de carvão---
Já foram duas á vida assim...
juro que não entendo...
eu sei que ainda só tive 2 automóveis, mas quer num quer no outro sempre gostei de puxar rotações diariamente e nunca tive qq problema, no 1º foram mais de 70.000 kms e no segundo já vai em 30.000 kms.
se os motores não aguentam isso ponham o red-line mais abaixo.
obviamente não estou a falar de ir a 100 em 2ª às 8000 rpm durante 10 kms, mas sim em aceleração, 2ª, 3ª levar quase ao corte... faço isso diariamente sem problemas...
Fazes mas não devias fazer, então já não se respeita a lei neste País? Hum?
(j/k)
Já faltou mais... e adivinhem lá qual vai ser a marca a NÃO ser contemplada?? La bella... germanica Desta marca não quero mais nada!!!!
A break 1.5 DCI Exclusive acho que já esteve mais longe...
juro que não entendo...
eu sei que ainda só tive 2 automóveis, mas quer num quer no outro sempre gostei de puxar rotações diariamente e nunca tive qq problema, no 1º foram mais de 70.000 kms e no segundo já vai em 30.000 kms.
se os motores não aguentam isso ponham o red-line mais abaixo.
obviamente não estou a falar de ir a 100 em 2ª às 8000 rpm durante 10 kms, mas sim em aceleração, 2ª, 3ª levar quase ao corte...
faço isso diariamente sem problemas...
E o que são essas quilometragens para aferir a durabilidade de um motor ?
Acho que devias andar a 100 km/h em 2ª às 8000 rpm durante horas mas é no período de rodagem, que ainda fazia melhor...
Se é aconselhável não sei; sei que faço, por vezes, uma condução mais "a puxar" para... Quer dizer, nem sei para que o faço, para além do gozo que me dá. Sempre ouvi dizer que se deve, por vezes, puxar um bocado mais pelo carro para que o motor não se habitue a andar apenas em baixas.
No fundo, acho é que tenho medo que o meu D-4D adormeça e se esqueça que tem turbo!
E o que são essas quilometragens para aferir a durabilidade de um motor ?
Acho que devias andar a 100 km/h em 2ª às 8000 rpm durante horas mas é no período de rodagem, que ainda fazia melhor...
de facto 30.000 kms não são nada, mas depois de 4 donos e de 200.000 kms talvez já se possa auferir algo mais...
engraçado que na minha resposta tive o cuidado de dizer que isso de fazer 10 kms em alta rotação é que não faço, mas que se for em aceleração não penso que ache algum problema...por isso não percebo essa ultima parte...
Fazes mas não devias fazer, então já não se respeita a lei neste País? Hum?
(j/k)
A melhor maneira de puxar pelo motor e limpar o tal carvão é levá-lo durante uns Kms até altas rotações (não necessariamente até perto do red-line) em AE em mudanças altas. Puxar em 1.ª e 2.ª não é lá muito bom.
Eu acredito que se o fabricante coloca o red-line numa determinada rotação é porque sabe o que faz...
Mas há uns anos, quando eu era um teenager inconsciente andava com um carro de empresa (um clio 1.2 comercial a gasolina) em que puxava sempre as mudanças até não dar mais (o carro era de carburador).
Quando comprei para mim um clio com o mesmo motor e caixa, mas com conta-rotações, verifiquei que andava a puxar até às 7500 rpm um motor que tinha o redline às 6000 rpm !!!
Mas o facto é que esse carro continuou com uns então colegas que faziam o mesmo, e com 100.000 km o motor ainda não tinha partido !
Andar sempre em altas rotações ou conduzir diariamente com o carro até altas rpm faz mal? sim! porquê? já ouviram falar em desgaste prematuro dos componentes?...dassss
Vamos lá ver uma coisa: cada motor tem uma faixa de rpm para o funcionamento do motor, especificada pelo fabricante. È da consciência de cada 1 fazer o que quer e ter as consequências respectivas:
1º andar sempre em baixas, acumula-se carvão na coroa do pistão e o motor começa a "desenvolver menos".
2º andar sempre em altas, os componentes têm um desgaste acentuado e criam-se folgas excessivas entre eles o que vai dar origem a.....perda de potência mais rapidamente!
Depois disto acho que já perceberam que o melhor é estar a meio termo. No meio está o equilibrio.
Se querem "limpar o carvão" e dar saúde ao vosso carro, de vez em quando façam um pouco de autoestrada e mantenham o motor numa rotação +- contante (4000-4500 para gasolina / 3000-3500 para diesel por exemplo) durante um tempo (10 min ou 30 min ou conforme o que quiserem). Desse modo "limpa-se o carvão" e faz-se com que o motor trabalhe em todo o regime disponível, obrigando os componentes a adaptarem-se.
Isso das acelerações em cidade para limpar o carvão, na verdade só prejudica.
Não digo que se leve o motor ao corte, mas é saudável para o motor habituá-lo a percorrer todo o espectro de rotações.
Andar sempre com o motor até às 3.000, por exemplo, num carro que faça 6 mil e tal, 7 mil RPM's, vai tornar o motor preso.
É por essas e por outras que, por exemplo, passo na Via Verde em 3ª...
Andar sempre em altas rotações ou conduzir diariamente com o carro até altas rpm faz mal? sim! porquê? já ouviram falar em desgaste prematuro dos componentes?...dassss
Vamos lá ver uma coisa: cada motor tem uma faixa de rpm para o funcionamento do motor, especificada pelo fabricante. È da consciência de cada 1 fazer o que quer e ter as consequências respectivas:
1º andar sempre em baixas, acumula-se carvão na coroa do pistão e o motor começa a "desenvolver menos".
2º andar sempre em altas, os componentes têm um desgaste acentuado e criam-se folgas excessivas entre eles o que vai dar origem a.....perda de potência mais rapidamente!
Depois disto acho que já perceberam que o melhor é estar a meio termo. No meio está o equilibrio.
Se querem "limpar o carvão" e dar saúde ao vosso carro, de vez em quando façam um pouco de autoestrada e mantenham o motor numa rotação +- contante (4000-4500 para gasolina / 3000-3500 para diesel por exemplo) durante um tempo (10 min ou 30 min ou conforme o que quiserem). Desse modo "limpa-se o carvão" e faz-se com que o motor trabalhe em todo o regime disponível, obrigando os componentes a adaptarem-se.
Isso das acelerações em cidade para limpar o carvão, na verdade só prejudica.
Eu lembro-me que nos Mercedes ou BMW's há uns anos atrás vinha um aviso que dizia "em viagem, não manter o motor na mesma rotação por muito tempo". Ao contrário do que descreves, penso que isso habitua demasiado o motor a esse regime em concreto.
O que se deve fazer é variar o regime, obrigando o motor a trabalhar em todo o espectro. Eu nunca faço uma viagem na mesma rotação, e muitas vezes até páro mais para fazer o motor variar de regime e de relação de caixa do que para descansar, beber um café, etc...
E faço sempre uma incursão acima dos 180 para desenjoar
Eu lembro-me que nos Mercedes ou BMW's há uns anos atrás vinha um aviso que dizia "em viagem, não manter o motor na mesma rotação por muito tempo". Ao contrário do que descreves, penso que isso habitua demasiado o motor a esse regime em concreto.
O que se deve fazer é variar o regime, obrigando o motor a trabalhar em todo o espectro. Eu nunca faço uma viagem na mesma rotação, e muitas vezes até páro mais para fazer o motor variar de regime e de relação de caixa do que para descansar, beber um café, etc...
E faço sempre uma incursão acima dos 180 para desenjoar
Foi precisamente o que disse. Não disse para levar sempre numa rotação fixa mas variar num intervalo. Sim, deve-se usar o motor em todo o espectro de rotações mas não abusar das altas.
Comentário