Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Verdade ou Mito : É aconselhável, esporadicamente, levar o automóvel ao Red Line ?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Verdade ou Mito : É aconselhável, esporadicamente, levar o automóvel ao Red Line ?!

    Já ouvi bastantes vezes que, com o motor bem quentinho, e num curto intervalo de tempo, "dá saúde" ao motor levá-lo esporadicamente aos regimes máximos.

    Tem algum fundamento ?!

    Ou será mito ?!

    #2
    de vez em quando faz bem, para limpar o carvão.

    Comentário


      #3
      Se fisesse mal, eles punham o red line mais baixo...

      Comentário


        #4
        Sei lá hoje em dia com a electrónica...

        No tempo dos carburadores a história era outra.

        Comentário


          #5
          curto intervalo de tempo
          porquê??

          o meu só não anda sempre acima das 6000 rpm porque o litro da gota custa mais de 1 €...

          Comentário


            #6
            Isso é um mito sem ponta por onde se lhe pegue.

            Se fizesse bem, não se chamava red-line.

            Aliás, os fabricantes de carros são bem explícitos nos manuais relativamente ao red-line.

            Comentário


              #7
              Fazer mal não faz, quando é feito com consciência.



              Mas daí até fazer melhor do que nunca o fazer não me parece mesmo nada...

              Comentário


                #8
                tudo depende da forma como se "estica".

                nao e por puxar inumeras vezes d forma parva ate ao redline que se "limpa o carvao".

                utilizar o motor de forma inteligente e conhecedora so lhe prolonga a vida. nao e conduzindo sempre ate as 2000rpm e de repente puxar ate as 7000 que ele fica bom.

                Comentário


                  #9
                  Podes chegar perto mas não é aconselhavel por lá andar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    nao e por puxar inumeras vezes d forma parva ate ao redline que se "limpa o carvao".
                    pois não, há uma forma mais segura e amiga do ambiente, Galp GeForce.

                    Comentário


                      #11
                      claro claro

                      se eu usar Galp GeForce posso andar smp a fazer asneira que vou poluir pouco, gastar mt menos e so dou saude ao motor

                      Comentário


                        #12
                        Podes chegar perto mas não é aconselhavel por lá andar.
                        porquê??

                        juro que não entendo...
                        eu sei que ainda só tive 2 automóveis, mas quer num quer no outro sempre gostei de puxar rotações diariamente e nunca tive qq problema, no 1º foram mais de 70.000 kms e no segundo já vai em 30.000 kms.

                        se os motores não aguentam isso ponham o red-line mais abaixo.

                        obviamente não estou a falar de ir a 100 em 2ª às 8000 rpm durante 10 kms, mas sim em aceleração, 2ª, 3ª levar quase ao corte...
                        faço isso diariamente sem problemas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                          de vez em quando faz bem, para limpar o carvão.
                          No meu Corsa cada vez que puxo um pouco mais por ele... lá se vai a EGR para o galheiro...
                          Se puxo... avario a EGR... se não puxo... a EGR avaria por aumulação de carvão---
                          Já foram duas á vida assim...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                            No meu Corsa cada vez que puxo um pouco mais por ele... lá se vai a EGR para o galheiro...
                            Se puxo... avario a EGR... se não puxo... a EGR avaria por aumulação de carvão---
                            Já foram duas á vida assim...
                            aí a solução é mesmo trocar de carro.

                            j/k

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                              porquê??

                              juro que não entendo...
                              eu sei que ainda só tive 2 automóveis, mas quer num quer no outro sempre gostei de puxar rotações diariamente e nunca tive qq problema, no 1º foram mais de 70.000 kms e no segundo já vai em 30.000 kms.

                              se os motores não aguentam isso ponham o red-line mais abaixo.

                              obviamente não estou a falar de ir a 100 em 2ª às 8000 rpm durante 10 kms, mas sim em aceleração, 2ª, 3ª levar quase ao corte...
                              faço isso diariamente sem problemas...
                              Fazes mas não devias fazer, então já não se respeita a lei neste País? Hum?
                              (j/k)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                aí a solução é mesmo trocar de carro.

                                j/k
                                Já faltou mais... e adivinhem lá qual vai ser a marca a NÃO ser contemplada?? La bella... germanica Desta marca não quero mais nada!!!!
                                A break 1.5 DCI Exclusive acho que já esteve mais longe...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                  porquê??

                                  juro que não entendo...
                                  eu sei que ainda só tive 2 automóveis, mas quer num quer no outro sempre gostei de puxar rotações diariamente e nunca tive qq problema, no 1º foram mais de 70.000 kms e no segundo já vai em 30.000 kms.

                                  se os motores não aguentam isso ponham o red-line mais abaixo.

                                  obviamente não estou a falar de ir a 100 em 2ª às 8000 rpm durante 10 kms, mas sim em aceleração, 2ª, 3ª levar quase ao corte...
                                  faço isso diariamente sem problemas...
                                  E o que são essas quilometragens para aferir a durabilidade de um motor ?

                                  Acho que devias andar a 100 km/h em 2ª às 8000 rpm durante horas mas é no período de rodagem, que ainda fazia melhor...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se é aconselhável não sei; sei que faço, por vezes, uma condução mais "a puxar" para... Quer dizer, nem sei para que o faço, para além do gozo que me dá. Sempre ouvi dizer que se deve, por vezes, puxar um bocado mais pelo carro para que o motor não se habitue a andar apenas em baixas.

                                    No fundo, acho é que tenho medo que o meu D-4D adormeça e se esqueça que tem turbo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      E o que são essas quilometragens para aferir a durabilidade de um motor ?

                                      Acho que devias andar a 100 km/h em 2ª às 8000 rpm durante horas mas é no período de rodagem, que ainda fazia melhor...
                                      de facto 30.000 kms não são nada, mas depois de 4 donos e de 200.000 kms talvez já se possa auferir algo mais...

                                      engraçado que na minha resposta tive o cuidado de dizer que isso de fazer 10 kms em alta rotação é que não faço, mas que se for em aceleração não penso que ache algum problema...por isso não percebo essa ultima parte...

                                      Fazes mas não devias fazer, então já não se respeita a lei neste País? Hum?
                                      (j/k)
                                      é sempre em autódromo!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu também não faço 10kms no redline, mas mais de 2 em 4ª velocidade, é quase todos os dias...

                                        Ah...quase me esquecia, o carrito já tem mais de 150 mil kms...

                                        Comentário


                                          #21
                                          A melhor maneira de puxar pelo motor e limpar o tal carvão é levá-lo durante uns Kms até altas rotações (não necessariamente até perto do red-line) em AE em mudanças altas. Puxar em 1.ª e 2.ª não é lá muito bom.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acredito que se o fabricante coloca o red-line numa determinada rotação é porque sabe o que faz...

                                            Mas há uns anos, quando eu era um teenager inconsciente andava com um carro de empresa (um clio 1.2 comercial a gasolina) em que puxava sempre as mudanças até não dar mais (o carro era de carburador).

                                            Quando comprei para mim um clio com o mesmo motor e caixa, mas com conta-rotações, verifiquei que andava a puxar até às 7500 rpm um motor que tinha o redline às 6000 rpm !!!

                                            Mas o facto é que esse carro continuou com uns então colegas que faziam o mesmo, e com 100.000 km o motor ainda não tinha partido !

                                            Mas acho que não deve dar saúde nenhuma.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, por aqui de vez em quando esticam-se umas 2ªs ao redline, mas nada de mais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                Bem, por aqui de vez em quando esticam-se umas 2ªs ao redline, mas nada de mais
                                                bem precisas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                  bem precisas.


                                                  Mas para a situação em que se estica a 2ª "basta" levá-lo às 4000

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Andar sempre em altas rotações ou conduzir diariamente com o carro até altas rpm faz mal? sim! porquê? já ouviram falar em desgaste prematuro dos componentes?...dassss


                                                    Vamos lá ver uma coisa: cada motor tem uma faixa de rpm para o funcionamento do motor, especificada pelo fabricante. È da consciência de cada 1 fazer o que quer e ter as consequências respectivas:

                                                    1º andar sempre em baixas, acumula-se carvão na coroa do pistão e o motor começa a "desenvolver menos".

                                                    2º andar sempre em altas, os componentes têm um desgaste acentuado e criam-se folgas excessivas entre eles o que vai dar origem a.....perda de potência mais rapidamente!

                                                    Depois disto acho que já perceberam que o melhor é estar a meio termo. No meio está o equilibrio.


                                                    Se querem "limpar o carvão" e dar saúde ao vosso carro, de vez em quando façam um pouco de autoestrada e mantenham o motor numa rotação +- contante (4000-4500 para gasolina / 3000-3500 para diesel por exemplo) durante um tempo (10 min ou 30 min ou conforme o que quiserem). Desse modo "limpa-se o carvão" e faz-se com que o motor trabalhe em todo o regime disponível, obrigando os componentes a adaptarem-se.


                                                    Isso das acelerações em cidade para limpar o carvão, na verdade só prejudica.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Deve levar-se á red light,isso sim!




                                                      Saludos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não digo que se leve o motor ao corte, mas é saudável para o motor habituá-lo a percorrer todo o espectro de rotações.
                                                        Andar sempre com o motor até às 3.000, por exemplo, num carro que faça 6 mil e tal, 7 mil RPM's, vai tornar o motor preso.

                                                        É por essas e por outras que, por exemplo, passo na Via Verde em 3ª...













                                                        ... a 110

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                                          Andar sempre em altas rotações ou conduzir diariamente com o carro até altas rpm faz mal? sim! porquê? já ouviram falar em desgaste prematuro dos componentes?...dassss


                                                          Vamos lá ver uma coisa: cada motor tem uma faixa de rpm para o funcionamento do motor, especificada pelo fabricante. È da consciência de cada 1 fazer o que quer e ter as consequências respectivas:

                                                          1º andar sempre em baixas, acumula-se carvão na coroa do pistão e o motor começa a "desenvolver menos".

                                                          2º andar sempre em altas, os componentes têm um desgaste acentuado e criam-se folgas excessivas entre eles o que vai dar origem a.....perda de potência mais rapidamente!

                                                          Depois disto acho que já perceberam que o melhor é estar a meio termo. No meio está o equilibrio.


                                                          Se querem "limpar o carvão" e dar saúde ao vosso carro, de vez em quando façam um pouco de autoestrada e mantenham o motor numa rotação +- contante (4000-4500 para gasolina / 3000-3500 para diesel por exemplo) durante um tempo (10 min ou 30 min ou conforme o que quiserem). Desse modo "limpa-se o carvão" e faz-se com que o motor trabalhe em todo o regime disponível, obrigando os componentes a adaptarem-se.


                                                          Isso das acelerações em cidade para limpar o carvão, na verdade só prejudica.

                                                          Eu lembro-me que nos Mercedes ou BMW's há uns anos atrás vinha um aviso que dizia "em viagem, não manter o motor na mesma rotação por muito tempo". Ao contrário do que descreves, penso que isso habitua demasiado o motor a esse regime em concreto.
                                                          O que se deve fazer é variar o regime, obrigando o motor a trabalhar em todo o espectro. Eu nunca faço uma viagem na mesma rotação, e muitas vezes até páro mais para fazer o motor variar de regime e de relação de caixa do que para descansar, beber um café, etc...
                                                          E faço sempre uma incursão acima dos 180 para desenjoar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                            Eu lembro-me que nos Mercedes ou BMW's há uns anos atrás vinha um aviso que dizia "em viagem, não manter o motor na mesma rotação por muito tempo". Ao contrário do que descreves, penso que isso habitua demasiado o motor a esse regime em concreto.
                                                            O que se deve fazer é variar o regime, obrigando o motor a trabalhar em todo o espectro. Eu nunca faço uma viagem na mesma rotação, e muitas vezes até páro mais para fazer o motor variar de regime e de relação de caixa do que para descansar, beber um café, etc...
                                                            E faço sempre uma incursão acima dos 180 para desenjoar


                                                            Foi precisamente o que disse. Não disse para levar sempre numa rotação fixa mas variar num intervalo. Sim, deve-se usar o motor em todo o espectro de rotações mas não abusar das altas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X