Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ciclos de 'fiabilidade' nas marcas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ciclos de 'fiabilidade' nas marcas?

    Pá, estou farto de ver Fiat 500 e 126 com mais de 30 anos por aqui em Roma, mas curiosamente nada de 127 ou de Unos primeira geração. Dá-me a sensação que a FIAT, depois do sucesso tremendo que teve com o 500 e 600, pequenos simples e fiáveis, depois teve decisões graves que afectaram a qualidade dos produtos (como o inglório Ritmo), e que é a causa dos anticorpos que muita gente tem à FIAT. Felizmente que vemos a FIAT a recuperar bons padrões de qualidade.

    O mesmo com a Mercedes. Todos dizem que já não se fazem Mercedes hoje como o 190D... Acho que consigo encontrar padrões 'cíclicos' na qualidade dos carros.

    O que vocês acham? Será que uma marca, após uma série de modelos bem construídos e recebidos pelso consumidores, decide 'esticar' mais um pouco os lucros descendo a qualidade dos seguintes modelos, aproveitando uma reputação positiva?

    Pá, abstenham-se no sangue, tentem mandar postas interessantes
    eu, cada vez mais, estou convencido disso mesmo.

    #2
    Pensava que ligavas mais às passadeiras e carros mal estacionados...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
      Pensava que ligavas mais às passadeiras e carros mal estacionados...




      Abstenham-se do Sangue diz o rapaz

      Comentário


        #4
        Penso não ser tão simples como esticar os lucros, mas antes um não tão grande investimento em I&D.

        Acomodam-se um bocadinho, mas não é bom generalizar...
        Porque consciente ou não, hoje em dia... Kaput!

        Comentário


          #5
          Mercedes: Passa de simplicidade total e electrónica zero, para muita electrónica e soluções complexas. Pior que isto, reduz os kms feitos em programas de testes, simultaneamente com isto, para reduzir custos e por considerar desnecessário tanto teste...


          Renault: Fiabilidade média/baixa (com algumas excepções) até meados dos anos 80. Lança um 19, clio I e Laguna I com uma qualidade e fiabilidade superior ao habitual. Depois segue um caminho de oferecer um produto com equipamentos electrónicos pioneiros, talvez pouco comprovados.


          VW: Enquanto não poupou naquilo que não se vê e no recurso a fornecedores que oferecem menor garantia de qualidade, tiveram sempre uma boa imagem de robustez e fiabilidade, nomeadamente até aos Golf III, Polo 6N, Passat B5, etc... Quando resolveram tornar mais complexos os automóveis, através das motorizações e pormenores construtivos, com o objectivo de elevar a imagem de marca, pouparam onde não deviam. Resultado: Alguns periféricos de qualidade inferior, alguns materiais bonitos e agradáveis, mas de desgaste rápido. Tornaram-se caros demais, sem que isso significasse que ficaram muito melhores. A Audi sempre esteve em progessão, é uma marca mais recente, e utiliza as melhores soluções do grupo, acaba por não sofrer destes problemas na mesma proporção.


          Grupo Fiat: Até aos anos 80 era a chapa. Enferrujavam em demasia. Depois, nos Uno II, tempra e Tipo esse problema foi erradicado, mas surgem os problemas dos gadgets electrónicos, e a poupança nos materiais utilizados e rigor de construção. Melhorados estes aspectos nos anos 90, mas o atraso para a melhor concorrência era gigante, e vai sendo recuperado a cada nova geração. Com o peso da imagem do passado, e finanças apertadas a condicionar a recuperação.


          Ford: Nos anos 70, muito fiáveis, nos anos 80 e 90, nem por isso. Pararam no tempo. O Galaxy I, focus I, Mondeo II, C-Max, etc, recuperaram totalmente a marca em tempo recorde.


          Opel: Desde os 80´s nunca alcançaram uma fiabilidade acima da média, excepção a alguns isuzus. Actualmente parecem-me uma incógnita, é como os melões, depois de abertos logo se vê se são bons.

          Para já é tudo. Logo falo da Citroen.

          Comentário


            #6
            eu não considero ciclos nas marcas, se deres um passo atrás e olhares com outra perspectiva, trata-se de um ciclo do mercado.

            até aos anos 80 todos os carros eram extremamente simples e por essa razão teoricamente fiáveis. ainda assim avariavam bastante e exigiam mais manutenção em certas coisas que os carros actuais mas eram coisas simples, que um proprietário com jeito para a bricolage arranjava em 3 tempos e com poucos custos. Resultado: ninguém se chateava muito com o carro.

            A partir de então as marcas começaram a apresentar nos seus modelos soluções técnicas mais complexas, porque o mercado exigia carros mais confortáveis, com mais coisas e coisinhas, equipamentos extra, etc, etc. Ao aumentar a complexidade a fiabilidade tem necessariamente de decrescer (porque o tempo para testes não é infinito e a possibidade de falhas é maior).

            As marcas generalistas ao querer "democratizar" esse tipo de equipamento sofreram as consequências com uns quantos modelos problemáticos.

            Agora com a electrónica assistimos a um novo ciclo de "falhas" mas a evolução é mesmo assim. Penso que todos nós estamos dispostos a sacrificar um pouco de fiabilidade para poder usufruir do conforto e utilidade dos novos automóveis.

            Pensem nisto:

            uma carroça é sempre mais fiável que um mercedes 190D

            uma máquina de escrever é mais fiável que um PC

            qual dos 2 preferem?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
              Pensava que ligavas mais às passadeiras e carros mal estacionados...
              Nao sei de onde foste buscar essa ideia... ;)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                Pensava que ligavas mais às passadeiras e carros mal estacionados...
                Nao sei de onde foste buscar essa ideia...
                Por acaso, foi mais os 500 que vi, e o t+opico do cee'd que motivaram esta posta...

                Comentário


                  #9
                  o que nós vemos ou não vemos é apenas senso comum e não pode ser utilizado como extrapolação de conclusões a nivel internacional de vendas!


                  para isso existem estatisticas e dados!


                  quanto á fiabilidade, acho que a época dos carros fiaveis que duram uma vida sem problemas de maior já acabou! hoje em dia é do interesse das próprias marcas que o carro avarie, já que se paga cada vez mais o carro na manutenção ........


                  As marcas estão hoje cada vez mais parecidas em termos de fiabilidade, já não podemos considerar que carros comos os japunas da década de 90 ou os conhecidos 190 que faziam km e mais km sem grandes problemas..........existam!

                  agora é tudo cheio de gadgets e de mariquices, carros com potências extraidas superiores 3 ou 4 x mais do que os seus "irmãos" de há 15 anos atrás...... , turbos e mais turbos, Mafs e kompressores, centralinas cada vez mais complicadas e sistemas cada vez mais eletrónicos! As pessoas pedem, as marcas dão.........o custo está a ser a fiabilidade!


                  para mim, já praticamente não faço distinção em termos de fiabilidade , entre marcas, faço entre motores, e entre modelos! mas entre marcas já não......

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X