Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre matriculas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida sobre matriculas

    Viva,

    venho aqui expor este meu "problema"...

    tenho um mercedes 190d importado no ano 2005..é um carro de 1992.

    tenho uma matricula sem ano nem mes..ou seja..uma das "antigas".
    na revisão feita esta semana disseram que o carro não ia passar na inspeção..fiquei um bocado espantado..visto ele já ter feito a inspeção duas vezes e ter passado..

    será que foi alterada alguma lei?

    Agradecia o esclarecimento da parte de quem tenha esse conhecimento.

    Obrigado.

    #2
    É ilegal. Desde 1998.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
      É ilegal. Desde 1998.
      Tenho mtas dúvidas quanto a isso! Tinha um carro q n tinha mes e ano na matricula (era de 1991) e sempre passou na inspecção. Se houve alguma alteração, deve ter sido recente... Ou então na inspecção eram nabos...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Portachaves Ver Post
        Tenho mtas dúvidas quanto a isso! Tinha um carro q n tinha mes e ano na matricula (era de 1991) e sempre passou na inspecção. Se houve alguma alteração, deve ter sido recente... Ou então na inspecção eram nabos...
        Sim, é ilegal desde 98.Todos os carros, nacionais ou legalizados, têm que ter na matricula o ano e mês da primeira matricula.Agora falta saber se os carros anteriores são ou não obrigados a mudar as matriculas, mas à quantidade deles que vejo acho que não.Eu também já tive um legalizado que tinha matricula xx-xx-XG (2004) e tinha o ano e mês na matricula, portanto não percebo como um legalizado em 2005 não tem.
        cumps

        Comentário


          #5
          nao percebeste e ele nao se explicou bem. qualquer carro que tenha sido importado desde jan/98 ou tenha saído novo desde essa data tem que ter o mes e o ano na matrícula.

          ex: carro importado de 95 e trazido pra portugal em 2001;
          carro comprado novo a 1 stand em abril de 99.

          já agora, gostaria de saber a tua opçao por esse... mercedes de 92 ser importado em 2005. sem ofensa, mas nao percebo o porque...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por martins.art Ver Post
            Sim, é ilegal desde 98.Todos os carros, nacionais ou legalizados, têm que ter na matricula o ano e mês da primeira matricula.Agora falta saber se os carros anteriores são ou não obrigados a mudar as matriculas, mas à quantidade deles que vejo acho que não.Eu também já tive um legalizado que tinha matricula xx-xx-XG (2004) e tinha o ano e mês na matricula, portanto não percebo como um legalizado em 2005 não tem.
            cumps
            nem mais!!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Portachaves Ver Post
              Tenho mtas dúvidas quanto a isso! Tinha um carro q n tinha mes e ano na matricula (era de 1991) e sempre passou na inspecção. Se houve alguma alteração, deve ter sido recente... Ou então na inspecção eram nabos...
              O teu carro foi registado em Portugal em 1991. Logo, antes de 1998. Está perfeitamente legal.

              O carro em questão foi registado em Portugal em 2005. Logo, depois de 1998. Está ilegal.

              Comentário


                #8
                Ai se o teodoro ve isto

                Comentário


                  #9
                  Sem dúvida que não está legal. Julgo é que isso não é motivo para reprovar na inspecção!

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelo esclarecimento.

                    Comentário


                      #11
                      Matrículas? O QUE É ISSO?!

                      Não agora a sério, acho que a lei diz o seguinte:

                      1.ª matrícula portuguesa antes de 1992: pode ter matrículas pretas (de acrílico/plástico).

                      1.ª matrícula portuguesa entre o início de 1992 (00-00-AA) e final de 1998: matrículas brancas da UE, SEM indicação do ano e mês do 1.º registo.

                      1.ª matrícula portuguesa depois de 1998: matrículas brancas com símbolo UE e ainda o ano e mês do primeiro registo.

                      Mas estranho mesmo é existirem carros recentes do Estado, com matrículas em acrílico (forças armadas, sobretudo)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                        Mas estranho mesmo é existirem carros recentes do Estado, com matrículas em acrílico (forças armadas, sobretudo)

                        Assim passam despercebidas... na guerra ninguém quer ser visto

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                          Matrículas? O QUE É ISSO?!


                          1.ª matrícula portuguesa entre o início de 1992 (00-00-AA) e final de 1998: matrículas brancas da UE, SEM indicação do ano e mês do 1.º registo.


                          Apenas uam correcção..

                          em 2 de Janeiro de 1992, as matriculas eram XR-xx-xx ( ainda houve XR em 1991 ).. foi até ao XZ e so depois os xx-xx-AA, em Março de 92 creio..

                          O meu primeiro carro era um xx-xx-AE de 4/92

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post
                            Apenas uam correcção..

                            em 2 de Janeiro de 1992, as matriculas eram XR-xx-xx ( ainda houve XR em 1991 ).. foi até ao XZ e so depois os xx-xx-AA, em Março de 92 creio..

                            O meu primeiro carro era um xx-xx-AE de 4/92

                            o rapaz disse inicio... n disse janeiro

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                              o rapaz disse inicio... n disse janeiro
                              Pois.. mas es obrigado a ter matricula branca da UE com um carro XR de matricula a partir de 2/1/92.. sei disso porque a minha ex namorada tinha um carro desse dia..

                              Logo a correcção que fiz.. tens carros das matriculas com letras ao inicio que sao obrigados a ter matricula branca da UE e não só a partir dos xx-xx-AA

                              A historia das matriculas que sao autorizadas e a partir de que datas são obrigatorias ja fez correr muita tinta

                              Da mesma forma que as divisorias dos comerciais, com os tais 5 cm de espaçamento, aboliçao dos acrilicos etc..

                              nao sao retroactivas, mas a partir da data x podes ser multado se nao tiveres legal...

                              Ou seja, resumindo e baralhando..

                              de 2/1/92 a 31/12/97 teens que ter matricula branca da UE, pode ter ou não data, apos dessa data é obrigatoria data da primeira matricula nem que seja um chasso de 1980... agora haver quem cumpra isso ja é outra historia...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post

                                de 2/1/92 a 31/12/97 teens que ter matricula branca da UE, pode ter ou não data, apos dessa data é obrigatoria data da primeira matricula nem que seja um chasso de 1980... agora haver quem cumpra isso ja é outra historia...
                                Não sabia desse pormenor exacto, por isso é que eu mencionei "início de 1992". Obrigado!

                                Nota Histórica: lembram-se como até o final de 1997, os importados levavam um "K" na matrícula para os denunciar como tal, ou seja, felizes são aqueles que têm K na matrícula ostentando então um Brazão que diz a toda a gente "Eu comprei este carrão por muito menos do que um carrito de segmento inferior em Portugal"...

                                (Ou então não! Tal foi o sucesso da medida que a partir de 1998 lá apareceram o "mês e ano", sem dúvida mais consensual, mas continuando a ser uma perfeita estupidez!)

                                Comentário


                                  #17
                                  Ora bem. As matrículas KA a KF foram abolidas por ordens da UE porque estava a ser feita discriminação dos importados . . . Daí o surgir da data na matrícula. Por isso quem tem matrículas K pode pedir alteração da mesma para uma outra actual mas com data na matrícula. Eu já tive um KF (vectra) e nunca me chateei. A curiosidade do dia: houve quem estivesse quase a ver o seu carro apreendido em espanha em 2/98 porque supostamente tinha uma matrícula portuguesa provisória caducada. (matrícula 98/01 . Não é só cá que eles, os do boné e carro às riscas são trolls )

                                  Comentário


                                    #18


                                    Pois. Curioso também é a não-inclusão das letras W e Y nas nossas matrículas.
                                    Editado pela última vez por Jarod; 08 April 2007, 15:04.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso tbem tinha curiosidade q explicasses a tua opção.
                                      É pq faria mais sentido já importares um classe c, q é mais recente e n ficaria mto mais caro.
                                      Ou esse era de algum conhecido?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Por acaso tbem tinha curiosidade q explicasses a tua opção.
                                        É pq faria mais sentido já importares um classe c, q é mais recente e n ficaria mto mais caro.
                                        Ou esse era de algum conhecido?
                                        a minha opção teve a ver com dois factores..sendo o numero um..€€€
                                        e numero dois..tenho um primo a trabalhar numa oficina da mercedes lá na Alemanha e eu disse para quando aparecer um lá mesmo em boas condições para vender..eu comprava..

                                        o carro já com legalização foram cerca de 5000€..um classe c ficava muito mais caro..e o meu primo disse que na opinião dele e de muitos mecânicos conhecidos dele..o 190d é um carro extremamente fiável e de fácil manutenção..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post


                                          Pois. Curioso também é a não-inclusão das letras W e Y nas nossas matrículas.
                                          Porque não fazem parte do alfabeto português.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                            Porque não fazem parte do alfabeto português.
                                            uh... isso é óbvio mas já era tempo de nos actualizarmos não?

                                            afinal estamos aqui na World Wide Web e não na Uórlde Uaide Uébe.

                                            E à custa disso há umas quantas matrículas que se aproveitavam.

                                            Mas o mais certo é para se manter a tradição das matrículas sem estas letras e assim, está explicado o assunto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Carro importado... sem o ano e o mês de fabrico na matrícula... não te preocupes que o Teodoro está mesmo a chegar para te explicar isso tudo direitinho

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por qqcena Ver Post
                                                a minha opção teve a ver com dois factores..sendo o numero um..€€€
                                                e numero dois..tenho um primo a trabalhar numa oficina da mercedes lá na Alemanha e eu disse para quando aparecer um lá mesmo em boas condições para vender..eu comprava..

                                                o carro já com legalização foram cerca de 5000€..um classe c ficava muito mais caro..e o meu primo disse que na opinião dele e de muitos mecânicos conhecidos dele..o 190d é um carro extremamente fiável e de fácil manutenção..

                                                Ok!
                                                N precisas de me explicar o 190D a mim, tive um até À 2 meses e meio.
                                                Mas estranhei pq um C200 diesel compra-se cá por 8000 a 10000 eurios, mas se de facto tinhas esse tecto, q tenhas boa sorte c ele.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  On-Topic:

                                                  Tudo o q forem matrículas depois de 98 sem a data da 1ª matrícula da viatura estão ilegais! Essa informação é obrigatória para os carros registados a partir dessa data! Já vi muitos carros assim, matrículas pós-98 sem terem a data, acho perfeitamente aceitável q chumbem na inspecção, e afinal de contas nem é algo difícil de "corrigir", ñ custa muito estar de acordo com a lei!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                                    On-Topic:

                                                    Tudo o q forem matrículas depois de 98 sem a data da 1ª matrícula da viatura estão ilegais! Essa informação é obrigatória para os carros registados a partir dessa data! Já vi muitos carros assim, matrículas pós-98 sem terem a data, acho perfeitamente aceitável q chumbem na inspecção, e afinal de contas nem é algo difícil de "corrigir", ñ custa muito estar de acordo com a lei!
                                                    Epa... mas fica tão mal os vizinho saberem que afinal o carro " novo " ja tem 7 ou 8 anos... LOL

                                                    quando mandei fazer matriculas para o meu vectra ( KF ) o tipo das matriculas ficou estupefacto por eu lhe pedir chapas COM data " ah... mas tem a certeza? é que não é obrigado a ter.. ninguem quer a data na matricula dos carros importados e tal "

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post
                                                      Epa... mas fica tão mal os vizinho saberem que afinal o carro " novo " ja tem 7 ou 8 anos... LOL

                                                      quando mandei fazer matriculas para o meu vectra ( KF ) o tipo das matriculas ficou estupefacto por eu lhe pedir chapas COM data " ah... mas tem a certeza? é que não é obrigado a ter.. ninguem quer a data na matricula dos carros importados e tal "
                                                      Lá isso é verdade mas eu por acaso só reparo na data e ano, quando desconfio que um carro que passe por mim seja novo!

                                                      Não gosto mesmo é de ver carros antigos com as matrículas brancas e com a data! Fica tão foleiro um Datsun com matrícula a dizer "74-02"

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X