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Andará um carro a GPL mais do que um a gasolina?

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    Andará um carro a GPL mais do que um a gasolina?

    Ontem em discussão com uns colegas meus debatiamos se andaria menos um carro a Gpl do que a gasolina..

    Andará um carro a GPL menos do que um a gasolina?



    Cumpr

    #2
    Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
    Ontem em discussão com uns colegas meus debatiamos se andaria menos um carro a Gpl do que a gasolina..

    Andará um carro a GPL menos do que um a gasolina?



    Cumpr
    Menos referes-te á velocidade máxima, á autonomia, ou á duração do motor?

    Comentário


      #3
      o carro a gas deve andar menos que o de gasolina!velocidade maxima e prestações

      Comentário


        #4
        quanto a andar mais de velocidade penso que não porque perde sempre potência a GPL (e não é aconselhavel altas rotações a gpl)

        quanto a autonomia, penso que não mas é variavel! a GPL consome sempre mais e normalmente o deposito é menor que o de origem e ainda tem uma percentagem que não fica cheia , todavia podem sempre ser instalados 2 depositos ou um muito grande...............mas em geral não!

        quanto a duração do motor, pode ser que sim, há quem diga que a combustão por GPL provoca menos desgaste !

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por estebes Ver Post
          Menos referes-te á velocidade máxima, á autonomia, ou á duração do motor?
          Mais nas prestações como em velociade maxima etc...

          E já agora em autonomia e duração do motor?

          Comentário


            #6
            Ora bem, mais um tópico sobre GPL.
            Acho que a crise anda a fazer muita gente pensar no GPL.

            Quanto à pergunta, não percebi bem se te estavas a referir à velocidade
            máxima, acelerações, ou mesmo à longevidade.

            Se for relativo a acelerações e velocidade máxima, a questão é um bocado
            complexa. À partida um carro transformado é díficil ter melhores
            ter melhores prestações a GPL do que a gasolina, a não ser que
            a centralina do carro seja reprogramada para aproveitar as caracteristicas
            do novo combustivel. Mas aí vai andar pior a gasolina, por isso tem que
            haver um compromisso.
            Se for um carro a GPL de origem, então à partida o GPL será
            mais perfomante. Basta ver que o GPL tem à volta de 100 octanas,
            e portanto tem logo aí uma vantagem.

            Comentário


              #7
              Andará um carro a GPL mais do que um a gasolina?
              com o mesmo €, sim, anda mais

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
                Mais nas prestações como em velociade maxima etc...

                E já agora em autonomia e duração do motor?

                já te respondi a isso muito sucintamente!

                se fores ao forum do GPL . vais econtrar tópicos sobre este assunto com muito mais detalhe!

                Comentário


                  #9
                  Em termos de performance, acho que depende do tipo de motor, se é turbo ou não, acho que os turbos não se nota a perda de powa, e quanto maior o motor menor a perda de potência, nos NA ofex course...

                  Quanto à autonomia, o GPL ganha sempre, porquê!? Simples porque tens um depósito de gasolina e um de GPL :p combinados aumentam sempre o raio de acção do auto!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    Em termos de performance, acho que depende do tipo de motor, se é turbo ou não, acho que os turbos não se nota a perda de powa, e quanto maior o motor menor a perda de potência, nos NA ofex course...

                    Quanto à autonomia, o GPL ganha sempre, porquê!? Simples porque tens um depósito de gasolina e um de GPL :p combinados aumentam sempre o raio de acção do auto!!!

                    seja o carro turbo ou não, perde sempre alguma potência, podes notar menos por o carro ter mais potência, mas perde sempre.....em proporções diferentes dependendo de N factores!


                    os depósitos combinados é bem visto, embora na prática quem tenha um carro a GPL não vai querer andar a gasolina

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                      seja o carro turbo ou não, perde sempre alguma potência, podes notar menos por o carro ter mais potência, mas perde sempre.....em proporções diferentes dependendo de N factores!


                      os depósitos combinados é bem visto, embora na prática quem tenha um carro a GPL não vai querer andar a gasolina

                      Essa dos depósitos combinados era a brincar, porque normalmente o carro a GPL gasta sempre mais 10% no minimo, mas a diferença de preço para o pitrólio é muito grrrraaaaannnnnddddeeee!!!!

                      Agora a da potência sei de um Volvo T5R, que está a debitar 255cv a GPL, não me perguntes pelos consumos a GPL, porque são simplesmente obscenos, estes carros levam uma centralina adicional e depois é só brincar um bocadinho com os "mapas"!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                        Essa dos depósitos combinados era a brincar, porque normalmente o carro a GPL gasta sempre mais 10% no minimo, mas a diferença de preço para o pitrólio é muito grrrraaaaannnnnddddeeee!!!!

                        Agora a da potência sei de um Volvo T5R, que está a debitar 255cv a GPL, não me perguntes pelos consumos a GPL, porque são simplesmente obscenos, estes carros levam uma centralina adicional e depois é só brincar um bocadinho com os "mapas"!!!

                        sim !


                        mas a potência do T5R não aumentou com o GPL de certeza

                        ........tenho que já começar também a pensar nisso R +GPL

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          quanto a andar mais de velocidade penso que não porque perde sempre potência a GPL (e não é aconselhavel altas rotações a gpl)
                          Nao é aconselhável? Pq?

                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          quanto a autonomia, penso que não mas é variavel! a GPL consome sempre mais e normalmente o deposito é menor que o de origem e ainda tem uma percentagem que não fica cheia
                          O meu carro tem um deposito GPL 100Litros. O deposito gasolina tem uns 60L

                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          quanto a duração do motor, pode ser que sim, há quem diga que a combustão por GPL provoca menos desgaste !
                          É um combustivel mais limpo com todas as vantagens q isso traz. As percas potencia no maximo sao 5%, como o GPL é mais barato carrega-se mais no acelarador à vontade e recupera-se isso.
                          Editado pela última vez por jccgold; 13 April 2007, 10:54.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                            Nao é aconselhável? Pq?


                            O meu carro tem um deposito GPL 100Litros. O deposito gasolina tem uns 60L



                            É um combustivel mais limpo com todas as vantagens q isso traz. As percas potencia no maximo sao 5%, como o GPL é mais barato carrega-se mais no acelarador à vontade e recupera-se isso.


                            olha que temos menino


                            1º....não é aconselhavel andar a mais de 2/3 do conta rotações por algumas razões entres as quais porque o GPL desenvolve mais 100º C de temperatura que a gasolina nas câmaras de combustão, ou achas que certos sistemas depois das 5000rpm's +- ,passam para gasolina só para ficar bonito?

                            2º tu para teres o tal deposito de 100litros ou tens uma carrinha ou perdeste o porta bagagens quase todo.......mais uma vez , digo que em todos ou quase todos os meus posts apelo ao bom senso dos outros users ........, o normal de depositos é 60 litros a GPL mais ou menos visto ser o tamanho que compensa mais 8~(relação autonomia vs espaço) na maior parte dos carros.

                            3º esses 5% não são de todo um tecto máximo nem minimo, mas sim uma média! conheço quem tenha perdido menos que isso, ou mais que isso, e não estamos a debater se existe muita ou pouca perda de potência......mas sim se a GPL o carro "anda" mais do que a gasolina!

                            quanto a ser um combustivel mais limpo concordo..............., se o carro estiver na lista da borel....ou flashlube com ele (aconselho a todos) ou pensar bem no assunto!



                            Comentário


                              #15
                              Depende muito de carro para carro e de como queremos que seja o resultado final.

                              O carro pode ficar com um andamento exatamente igual à gasolina,óbvio que os consumos ficam a condizer.

                              Na prática uma instalação "poupada" e sem comprometer as prestações o carro fica a gastar em média mais 1lt , 1 e 1/2 lt. Se queremos o carro conforme estava a gasolina aí pode-se contar com mais 2 a 3lt no consumo do gás,sendo os injectores do gás e os mapeamentos da centralina factor proponderante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PauloFVF
                                quanto a andar mais de velocidade penso que não porque perde sempre potência a GPL (e não é aconselhavel altas rotações a gpl)
                                Nao é aconselhável? Pq?
                                É que contráriamente à gasolina, o GPL tem um poder lubrificante de zero !

                                Em termos práticos, um carro a GPL 'queima' a uma temperatura superior.

                                O problema é que as válvulas não são lubrificadas pelo gás, levando ao seu desgaste prematuro, principalmente se andar em regimes elevados.

                                Entretanto foi criada uma solução que uns acreditam resolver o problema, outros acham que não faz nem bem nem mal, que é um lubrificante chamado flashlube para fazer a lubrificação das válvulas.

                                Adicionalmente, existem carros que têm as chamadas valvulas macias, em que este problema se agrava ainda mais.

                                Há relatos de casos que andam mais de 100.000 km sem problemas de motor, enquanto outros com menos kilometragem a gás têm problemas de válvulas (obrigando à sua substituição), mesmo não pertencendo à lista de carros de válvulas macias.

                                Se passares pelo forum do autogás, verás toneladas de informação sobre isso.

                                É pena este problema, porque é entusiasmante poder andar com um carro a gasolina mais barato do que um diesel...
                                ...e as perdas de potência com os sistemas actuais tanto pode ser de perder 1 cv como ganhar 1 cv.
                                Editado pela última vez por rca33; 13 April 2007, 11:24.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mt se aprende por aqui

                                  Não tinha ideia dessa história das altas rotações

                                  Ná prática se andarmos devagar um carro a GPL o motor dura mais, se andarmos a abrir dura menos.

                                  Isto está correcto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                                    Mt se aprende por aqui

                                    Não tinha ideia dessa história das altas rotações

                                    Ná prática se andarmos devagar um carro a GPL o motor dura mais, se andarmos a abrir dura menos.

                                    Isto está correcto?

                                    é claro que é tudo muito variável, há carros nos quais se pode abusar um pouco mais, noutros menos etc etc....

                                    se tens o flashlube ou não etc!


                                    mas na prática, se andares tanto a GPL como a Gasolina, sem levares o carro insistentemente ao red line ou a altas rotações, estás a provocar menos desgaste logo maior duração dos componentes

                                    Comentário


                                      #19
                                      o meu carro a gpl tem mais força em baixas rotacoes ate cerca das 2000 que a gasolina no mesmo regime , mas em altas rotações a gasolina vence , logo a vel maxima a gasolina e mair que a gpl

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                                        Mt se aprende por aqui

                                        Não tinha ideia dessa história das altas rotações

                                        Ná prática se andarmos devagar um carro a GPL o motor dura mais, se andarmos a abrir dura menos.

                                        Isto está correcto?
                                        O GPL é mais agressivo para as válvulas mas para isso existe o Flashlube.
                                        Embora nem sempre resolva.Mas como GPL é para poupar duvido que alguém ande sempre no esgalha com o carro,além do mais se andarmos sempre a abrir a gasolina também não deve dar mutia saúde ao motor,certo?!!!

                                        Existe também o problema das instalações em carros com muitos kms
                                        +de 250.000 em que as folgas podem aparecer devido à limpeza dos depósitos de carvão.

                                        De resto é só poupar,mudanças de oleo mais espaçadas,velas duram muito mais tempo,escape não apodrece com tanta facilidade e em geral dá mais vida ao motor por ser limpo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma caracteristica interessante do Gpl é que apesar de ter menos poder calorifico que a gasolina tem no entanto mais octanas, o que proporciona um limite superior á detonação, ora sabendo isso e num carro mapeado para o efeito, de facto um carro a gpl pode andar mais do que um a gasolina

                                          Comentário


                                            #22
                                            O GPL tem mais de 100 octanas, mas como tem um valor energético inferior à gasolina a perda de potência deve ser muito pouca.

                                            Num carro bem afinado deve ser difícil distinguir a perda de potência, no meu caso a primeira diferença que notei foi que o carro ficou mais ágil e a responder melhor no trânsito da cidade.

                                            O que origina a grande parte dos problemas, nos carros a GPL, é a sua idade e a grande quantidade de Km. É vulgar ouvir-se dizer que o carro já tem 150000 ou 200000 Km está na altura de mudar para GPL.

                                            Eu penso precisamente o contrário, quanto menos km o carro tiver mais fácil é a afinação do sistema. Tanto no primeiro carro que tive como no que tenho actualmente o GPL foi montado assim que acabou a garantia.

                                            Tenho neste carro o GPL há cerca de 60000Km e as visitas ao instalador foram apenas para mudar o filtro e é um carro que anda pelo menos 150Km diários.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                              O GPL tem mais de 100 octanas, mas como tem um valor energético inferior à gasolina a perda de potência deve ser muito pouca.

                                              Num carro bem afinado deve ser difícil distinguir a perda de potência, no meu caso a primeira diferença que notei foi que o carro ficou mais ágil e a responder melhor no trânsito da cidade.

                                              O que origina a grande parte dos problemas, nos carros a GPL, é a sua idade e a grande quantidade de Km. É vulgar ouvir-se dizer que o carro já tem 150000 ou 200000 Km está na altura de mudar para GPL.

                                              Eu penso precisamente o contrário, quanto menos km o carro tiver mais fácil é a afinação do sistema. Tanto no primeiro carro que tive como no que tenho actualmente o GPL foi montado assim que acabou a garantia.

                                              Tenho neste carro o GPL há cerca de 60000Km e as visitas ao instalador foram apenas para mudar o filtro e é um carro que anda pelo menos 150Km diários.

                                              Depende, normalmente é feito um teste de compressão antes da instalação etc etc......

                                              o que se passa com o GPL é que as pessoas instalam aquilo e depois pensam que é só andar e atestar, ninguem se preocupa em fazer limpezas ao sistema nem em verificar tubagens ou afinações........e depois os consumos disparam, e etc etc


                                              nos meus 2 gpl que já tive, ambos fizeram mais de 200 mil K sem problemas, mas o motor 1.4 75cv do escort era uma trampa já só por si......a GPL era péssimo.......bebado Q.B e pastoso também Q.B


                                              em carros com potências acima dos 100cv e com pesos proporcionais (1000/1200kg) podemos esperar pouca perda (notória) de potência, e nos veiculos com mais potência como os 850 da volvo, mal se nota!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há que fazer a distinção entre os carros de carburador e os de injecção.

                                                Os de carburador usam os sistemas aspirados e a afinação é estilo fogão, entra mais gás anda mais, entra menos gás anda menos e a regualção da mistura é menos precisa.

                                                Com os carros de injecção o kit GPL inclui um segundo jogo de injectores e uma centralina. O carro conforme o combustível assim utiliza os respectivos injectores e centralina.

                                                É precisamente aqui é que se vê a qualidade do instalador. Montar a tubagem, válvulas, depósito, etc., até nem é difícil, agora programar a centralina como deve de ser é que é outra conversa.

                                                Ao contrário das centralinas da gasolina, as do GPL, são inteiramente programáveis de modo a adaptarem-se o melhor possível ao carro. Se na oficina não houver um técnico que ligue o computador à centralina e saiba interpretar o que se está a passar no écran, o cliente arrisca-se a sair de lá com uma afinação genérica que vem de fábrica e terá de lá voltar uma série de vezes, até conseguir resolver os problemas todos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                  olha que temos menino
                                                  1º....não é aconselhavel andar a mais de 2/3 do conta rotações por algumas razões entres as quais porque o GPL desenvolve mais 100º C de temperatura que a gasolina nas câmaras de combustão, ou achas que certos sistemas depois das 5000rpm's +- ,passam para gasolina só para ficar bonito?
                                                  1º nao é aconselhável andar a mais de 2/3 do conta-rotações com qq combustivel. Experimenta conduzir um carro a gasolina no limite das rotacoes durante mto tempo e depois ve o que acontece.
                                                  Se a questao é a temperatura e lubrificação existe o Flashlube. Também a gasolina leva aditivos para os problemas que cria ou achas que BP Ultimate, ou GALP Geforce é o q?
                                                  Além de q qdo um carro vai a altas rotacoes em alta velocidade o radiador apanha mais ar, o que evita o sobre-aquecimento do motor.

                                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                  2º tu para teres o tal deposito de 100litros ou tens uma carrinha ou perdeste o porta bagagens quase todo
                                                  Tenho um Renault 19 1.7 TXI. E tenho mto espaco de bagageira obrigado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                                    1º nao é aconselhável andar a mais de 2/3 do conta-rotações com qq combustivel. Experimenta conduzir um carro a gasolina no limite das rotacoes durante mto tempo e depois ve o que acontece.
                                                    Se a questao é a temperatura e lubrificação existe o Flashlube. Também a gasolina leva aditivos para os problemas que cria ou achas que BP Ultimate, ou GALP Geforce é o q?
                                                    Além de q qdo um carro vai a altas rotacoes em alta velocidade o radiador apanha mais ar, o que evita o sobre-aquecimento do motor.



                                                    Tenho um Renault 19 1.7 TXI. E tenho mto espaco de bagageira obrigado.

                                                    Se reparares tudo o que disseste eu disse no meu post anterior, só que completei um pouco mais!e não disse esta pequena barbaridade "Além de q qdo um carro vai a altas rotacoes em alta velocidade o radiador apanha mais ar, o que evita o sobre-aquecimento do motor"

                                                    eu posso ir a 200km/h ás 6500RPM ou posso ir a 200km/h ás 5000RPM, ou até ás 4000RPM!


                                                    depende do carro, da caixa, etc.........até posso ir a 200km/h a 900 RPM em ponto morto numa descida! altas rotações e alta velocidade não têm obrigatoriamente que ser proporcionais........, a não ser que estejas a falar da velocidade máxima atingida pelo carro e mesmo assim .....

                                                    o meu ex-primera dava no máximo 200/210 em recta....atingidas ás 5000 RPM......e ainda faltavam 1500RPM até o principio do REDLINE! portanto eu ia a alta velocidade sem estar a fazer rotações exageradas que me tirassem muita vida ao motor ....!


                                                    mas pá, tudo aquilo que disse, foi para explicar certas coisas que quem tem um GPLizado tem mais ou menos como adquiridas depois de se informar!

                                                    ah e quanto á bagageira........mesmo que tenhas um deposito toroidal ( não me cheira, pois deves ter um cilindrico tipo bilha) ......perdeste metade da bagageira se tiveres o de 5 portas, e quase metade se tiveres o de 4 portas! eu quando instalei na escort SW tive a ver bem.....e perdi muita arrumação com o de 100 litros....para além de que já há imensas bombas GPL actualmente e não compensa andar com o deposito cheio.......o carro leva mais peso, e na cidade gasta mais combustivel (baixa cc com baixa potência)!


                                                    E no final deste post volto a fazer pressão noutra coisa, quem tiver um GPL ou for meter o seu a GPL

                                                    FLASHLUBE com ele! não é caro e pode fazer milagres!
                                                    Editado pela última vez por PauloFVF; 13 April 2007, 14:16.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas penso que não se pode questionar que um carro a andar a gás tem um desgaste de válvular superior...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Num carro a GPL o arrefecimento do motor é mais eficiente.

                                                        Uma das alterações é o desvio da água que vai do motor para o radiador, para fazer o aquecimento do vaporizador para evitar que congele.

                                                        Isto origina que a água quando chega a o radiador vai com uma temperatura muito mais baixa.

                                                        O Fashlube já existe há muito tempo. É um aditivo que começou a ser usado quando acabou a gasolina Super e permitia utilizar a gasolina sem chumbo nos carros mais antigos. Como se sabe o chumbo na gasolina servia para a lubrificação das válvulas.

                                                        O GPL origina um problema semelhante, entra nas câmaras no estado gasoso e portanto não lubrifica. Aliás o único aditivo que o GPL tem é para lhe dar cheiro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                          Num carro a GPL o arrefecimento do motor é mais eficiente.

                                                          Uma das alterações é o desvio da água que vai do motor para o radiador, para fazer o aquecimento do vaporizador para evitar que congele.

                                                          Isto origina que a água quando chega a o radiador vai com uma temperatura muito mais baixa.

                                                          O Fashlube já existe há muito tempo. É um aditivo que começou a ser usado quando acabou a gasolina Super e permitia utilizar a gasolina sem chumbo nos carros mais antigos. Como se sabe o chumbo na gasolina servia para a lubrificação das válvulas.

                                                          O GPL origina um problema semelhante, entra nas câmaras no estado gasoso e portanto não lubrifica. Aliás o único aditivo que o GPL tem é para lhe dar cheiro.
                                                          exacto! é o etil mercaptano porque o gás é perigoso...............para o pessoal poder notar, se não podia havia fugas e ninguém se apercebia até estourar!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O maior desgaste das válvulas a GPL acontece porque muitos condutores, quer por desconhecimento, quer por desleixo, não afinam as vávulas nos prazos indicados pelos fabricantes.

                                                            Esta afinação deve fazer parte da manutenção normal nas revisões e não só quando as válvulas começam a bater.

                                                            O preço do Faslube é tão irrisório que não dá para contabilizar, meio litro dá para muitos milhares de Km e custa 9€.

                                                            Um carro a GPL tem maior desgaste das válvulas, principalmente de escape, mas esta contrariedade torna-se quase inexistente com os cuidados descritos anteriormente.

                                                            Nos dez anos que já tenho a GPL, nunca precisei de mudar as válvulas em nenhum carro.

                                                            Comentário

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