Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estacionamento pago de 15 em 15 minutos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estacionamento pago de 15 em 15 minutos

    Segundo ouvi,

    a partir de junho, o estacionamento coberto, será pago em fracções de 15m.

    Os "senhores" dos parques já avisam que irão subir os preços pois muda os contornos do negócio.


    Enfim, o costume, sempre que há notícias que defendem os consumidores, lá vêm os aumentos de forma a compensar o roubo.[8]

    #2
    Desde que sejam os consumidores a pagar, ta tudo bem.[8]




    Comentário


      #3
      é sempre o mesmo...

      E já estou a ver 15min custam 28centimos... Pois a máquina não aceita 5 2 ou 1. Pois, então sou obrigado a meter 30... Ah ok.

      Comentário


        #4
        Imagino os preços... O que pagas por uma hora agora nem deve chegar para 30min...[8)][8][8)]

        Comentário


          #5
          Tambem tava a pensar nisso ..
          A ideia de facto parece bestial ..
          Mas acho que vão haver uns arredondamentos manhosos nas contas ..
          Mas já tou a ser pessimista ....ou realista ? ..

          Comentário


            #6
            Acho que tás a ser realista...Ouvi na rádio hoje de manhã essa noticia. A ideia parece boa, o problema é que se vão servir disto para aumentar os preços [8][8]

            Comentário


              #7
              Depende muito do empreendedor. Infelizmente querem todoa ganhar dinheiro

              Na ribeira do Porto parar no parque 20 minutos nao se paga. Parece que vai deixar de ser assim (pela vossa noticia)

              Comentário


                #8
                Encontrei a solução para os estacionamentos pagos.[:I]

                [img]uploaded/mcabral/2006529133324_estacionamentopago!!!.JPG [/img]

                Comentário


                  #9
                  Essa é tão antiga. LOL

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por mcabral

                    Encontrei a solução para os estacionamentos pagos.[:I]

                    [img]uploaded/mcabral/2006529133324_estacionamentopago!!!.JPG [/img]
                    [}][}][}][}][}]

                    Comentário


                      #11
                      Isso só nos diz que o espaço público NUNCA deveria ser admnistrado por privados...

                      Está provado, uma vez mais, que o Estado até tem boas ideias para os Portugueses, mas a ganância de uns poucos Portugueses leva a que nada mude neste País...

                      É pena...

                      Comentário


                        #12
                        Acho q já andam pra aqui a fazer confusão, a noticia refere-se aos estacionamentos cobertos. Os das ruas com os parquimetros sempre se pode optar por um periodo de tempo q queremos.

                        Tem grandes vantagens, pq se metes o carro num parque coberto e o fores buscar digamos, uma hora e cinco minutos depois, já pagas duas horas. [8][8][8] Outra vantagem é q as pessoas as vezes evitam estes parques de estacionamento por isso mesmo e circulam mais pelas ruas a procura de estacionamento com parquimetro. Se isso deixar de acontecer vai privilegiar a fluidez.

                        Obviamente q a noticia não é do agrado dos donos dos estacionamentos cobertos, pq vai fazer com q a facturação caia.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                          Isso só nos diz que o espaço público NUNCA deveria ser admnistrado por privados...

                          Está provado, uma vez mais, que o Estado até tem boas ideias para os Portugueses, mas a ganância de uns poucos Portugueses leva a que nada mude neste País...

                          É pena...
                          O problema é esse mesmo... É espaço público. Ou seja de todos nós. Que foi "oferecido" á Emel...

                          Comentário


                            #14
                            A EMEL não é uma empresa privada... É uma empresa municipal, logo, dentro do âmbito do sector público empresarial, o que exige que o principal accionista seja o estado. Agora se é bem ou mal gerida é outra questao.

                            Comentário


                              #15
                              Parques pagos a cada 15 minutos ficam mais caros
                              Primeira fracção mais cara

                              Céu Neves *
                              Os parques de estacionamento vão ser pagos em fracções de 15 minutos a partir de amanhã, em vez de hora a hora, como acontece actualmente. É uma exigência da lei que visa tornar mais justo o pagamento. Mas os empresários do sector trocaram as voltas ao Governo e a generalidade dos consumidores vai pagar mais. Nos piores casos, o aumento varia entre 40 e 60%.

                              O parque à superfície do Jardim do Tabaco, em Lisboa, já alterou o tarifário e é um exemplo paradigmático. Os utentes pagam 20 cêntimos por cada quarto de hora, quando anteriormente pagavam 50 cêntimos por um período inferior a uma hora e um euro até duas horas. As novas regras só favorecem os primeiros 30 minutos de utilização, após o qual o consumidor paga sempre mais (ver quadro).

                              Tais contas significam, segundo Mário Queiroz, director comercial da SIENT, empresa que explora o parque, "uma reconversão do esquema antigo", mas admite que só ficará "mais barato para utentes de curta duração". Curtíssima, acrescentamos nós. A SIENT tem 19 parques no País (5753 lugares).

                              Os consumidores também sentirão na carteira o novo preço do Parque dos Restauradores, na capital, um dos que pratica valores mais elevados dada a localização e a falta de concorrência. Uma hora custa 1,50 euros e, a partir de amanhã, passará para 2,10 euros, ou seja, mais 40%. Neste caso, o que compensa são as primeiras duas fracções de 15 minutos de cada hora.

                              A administração da Emparque, concessionária do Parque dos Restauradores, explica o raciocínio da empresa. "Sendo a utilização típica dos parques dispersa, a aplicação generalizada deste mecanismo de cálculo conduz, em média, à manutenção da receita global existente."

                              António Mendes, da SPEL, empresa que detém 20 parques, seis dos quais em Lisboa, recorre a um exemplo prático: "Imagine um restaurante tipo rodízio em que cada pessoa paga uma quantia fixa, independentemente do que consome. Quem come pouco está a subsidiar quem come muito. Imagine que um Governo diz que quem come menos tem de pagar menos. O que é que faz o dono do restaurante? Ajusta os preços para manter as receitas. É o que acontece com os parques de estacionamento."
                              A Emparque é a proprietária do Parque dos Restauradores e de mais 56 no País, o que significa 50 mil lugares e lhe confere o título de maior empresa do sector. Os primeiros 15 minutos são sempre mais caros que os restantes, tal como acontece em outros locais, mesmos nos raros casos em que o preço da hora se mantém. A primeira fracção custa 90 cêntimos nos Restauradores, enquanto que nos parques do Saldanha e da Avenida de Berna, da mesma firma, é de 70 cêntimos.

                              O ViaCatarina do Porto - propriedade da Sonae Sierra - cobra agora um euro à hora mas, com a nova tarifa, exige 50 cêntimos logo nos primeiros 15 minutos. A partir daí, o utente paga 25 cêntimos por cada fracção de 15 minutos.
                              Os empresários citam um estudo Associação Nacional de Empresas e Parques de Estacionamento (ANEPE) que conclui que o utente quando entra no parque já está a gastar 33 cêntimos, o custo do equipamento, da manutenção, da electricidade e da segurança do parque.

                              A Promoparques (Atrium Salanha e Junqueira) é das poucas que não vai aumentar o preço de uma hora de estacionamento (1,50), mas fez uma divisão diferenciada pelas quatro fracções de 15 minutos: 50 cêntimos, 50, 30 e 20 cêntimos, sendo os primeiros 30 minutos sempre mais caros em qualquer hora.

                              Vítor Oliveira explica a diferença de preço dos primeiros 30 minutos pelos custos do equipamento, argumento que já não justifica a tarifa máxima para as restantes horas - mas foi a fórmula que encontraram para não encarecer a hora. "Já temos um preço considerável. Este é um edifício de escritórios e as pessoas iriam procurar alternativas", justifica, acrescentando que irão avaliar o impacto do novo tarifário nas receitas e, se necessário, fazem um reajustamento.

                              O Atrium Saldanha, onde o utente típico permanece em média entre duas e três horas, tem mais quatro parques na mesma zona, o que quer dizer que a concorrência também dita os novos aumentos.

                              A CPE tem 14 parques e vai aumentar o parque da Praça do Município, localizado na Baixa lisboeta onde há falta de lugares, em mais cinco cêntimos do que o Alto do Parque (Eduardo VII). A empresa optou por fazer fracções de custo igual, mas sobe cinco cêntimos por hora nos primeiros 180 minutos, o que resulta no aumento geral de 15%.


                              Lá está...
                              Tornar mais justo = pagar mais.

                              Simples...
                              Enfim,
                              Estamos em Portugal...

                              Comentário


                                #16
                                Estou para ver se o governo reage de alguma forma a este "fenómeno".

                                Comentário


                                  #17
                                  alguma vez este tipo de empresas iria ficar a perder com medidas mais justas para o comun portugues?!?!?!?

                                  eles contornam logo...

                                  sinceramente, ao ler este topico tive uma dor no peito q da vontade de ir a um hospital espanhol!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Alguem sabe onde posso encontrar o decreto lei?
                                    E por acaso a Emel tem alguma isenção de fraccionar as tarifas dos seus parques?
                                    Ontem fui a um parque no bairro alto onde estive 15 minutos e tive de pagar 1 hora. gostava de ver o decreto lei para apresentar uma denuncia

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Sphynx

                                      Alguem sabe onde posso encontrar o decreto lei?
                                      E por acaso a Emel tem alguma isenção de fraccionar as tarifas dos seus parques?
                                      Ontem fui a um parque no bairro alto onde estive 15 minutos e tive de pagar 1 hora. gostava de ver o decreto lei para apresentar uma denuncia
                                      Tenho-o aqui em PDF (decreto-lei nº1 81/2006), recebi-o por mail.
                                      Se me enviares uma PM com o teu mail posso fornecê-lo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Sphynx

                                        Alguem sabe onde posso encontrar o decreto lei?
                                        E por acaso a Emel tem alguma isenção de fraccionar as tarifas dos seus parques?
                                        Ontem fui a um parque no bairro alto onde estive 15 minutos e tive de pagar 1 hora. gostava de ver o decreto lei para apresentar uma denuncia
                                        entao no publico ha uns dias veio a dizer que o parque á frente do colombo, aquele exterior tinha sido fechado pq o sistema ainda nao estava de acordo com a lei......

                                        ontem fui lá, e o parque estava aberto e tive de pagar 1 h embora ficasse apenas 20mn!!

                                        agora 1h lá custa 65centimos

                                        em todos os outros parques que fui taxados a 15mn , 15mn custava 30centimos.....quer dizer que 60mn taxados a 15mn vai custar o dobro!!![8)][8]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por mjm

                                          [black]Parques pagos a cada 15 minutos ficam mais caros
                                          Primeira fracção mais cara

                                          Céu Neves *
                                          Os parques de estacionamento vão ser pagos em fracções de 15 minutos a partir de amanhã, em vez de hora a hora, como acontece actualmente. É uma exigência da lei que visa tornar mais justo o pagamento. Mas os empresários do sector trocaram as voltas ao Governo e a generalidade dos consumidores vai pagar mais. Nos piores casos, o aumento varia entre 40 e 60%.
                                          [...]
                                          Mas onde é que eu já vi este filme?... [8][8][8][8]

                                          Comentário


                                            #22
                                            No domingo deixei o carro num parque coberto onde antes pagava 70 cêntimos. Fiquei lá menos de uma hora e só paguei 40 cents.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                              Isso só nos diz que o espaço público NUNCA deveria ser admnistrado por privados...

                                              Está provado, uma vez mais, que o Estado até tem boas ideias para os Portugueses, mas a ganância de uns poucos Portugueses leva a que nada mude neste País...

                                              É pena...
                                              Não não diz, originalmente a forma de parqueamento em Lisboa esteve para ser entregue a uma empresa privada cujo sistema de estacionamento era inclusivamente bem melhor do que o que a EMEL hoje utiliza, a camara ficou com a ideia, a empresa com os custos, e hoje temos o que está á vista.

                                              Comentário


                                                #24
                                                não se esqueçam que a EMEL em tempos conseguiu uma proeza, digamos, impossivel.

                                                como todos os custos e despesas pagos (até salarios!), com maquinas e espaços oferecidos, a sua funçao UNICA era receber o dinheiro dos parques e multas...e mesmo assim deu prejuizo de milhoes.

                                                da ultima vez que fui a lisboa, X tempo de parque eram 27 centimos, mas a maquina so aceitava moedas de 10 centimos ou mais:D

                                                agora vai ser bonito!
                                                se 1h custar 1.01€, quem poe 1€ so tem parque para 45m.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Realmente é um tradeoff que nem sempre compensa. Faço paragens rápidas no parque de estacionamento da Gare do Oriente... e agora pago 0,40€ em vez dos 0,80€ que costumava pagar. No entanto, se deixar o carro mais de 3/4 de hora, já começo a perder dinheiro e de forma algo acentuada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Então o "selo do carro" serve para quê?
                                                    Se alguém me puder explicar eu agradeço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como já tinha dito noutro tópico. Esta medida s´foi boa para estadias inferiores a 30m de cada hora nas 2 primeiras horas... Acima disso começa logo a ser mais caro...

                                                      Pq estar 3,20h paga-se mais que as antigas 4 h...

                                                      É assim.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por M3

                                                        Então o "selo do carro" serve para quê?
                                                        Se alguém me puder explicar eu agradeço.
                                                        se o selo do carro (imposto municipal sobre veiculos) servisse para ter estacionamento gratuito, então sempre que eu fosse para um hotel não devia pagar nada porque pago imposto municipal sobre imóveis [}]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          deleted

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu ainda ontem reparei isso no Vasco da Gama, a partir de 45 min deixa de compensar. Os primeiros 15 min são logo 40 centimos, a partir dai são 20 centimos cada 15 min adicionais, a partir das 5 horas é arrotar forte e feio!

                                                            Vou ao cinema ao Vasco da Gama e passo a pagar tanto de parque como de bilhete de cinema, é mais um incentivo à pirataria :D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X