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    BMW 320d Compact....avaria

    Boas, um amigo meu tem o carro em questão, o que acontece é que o carro deixou de pegar, quando este facto acontece o carro já andava com mais 2250 km depois do aviso de manutenção. O carro foi posto a pegar de empurrão duas vezes e na última dessas duas foi para a oficina fazer a revisão (pensava-se que o carro não pegava por causa de alguma protecção que tivesse sido derivada do pedido de revisão, eventual falta de óleo(?). Já na oficina(não na bmw) depois da revisão(óleo,filtros,etc) o carro persistiu em não pegar, pelo que foi apontada uma falha numa das bombas injectoras (ao que consta este carro tem duas, uma primária e uma secundária). Foram retirados os injectores e a referida bomba e foram enviados para uma outra oficina especializada nesse tipo de reparação. O carro ficou pronto na sexta-feira passada ao fim da tarde e ele foi lá buscá-lo. Nesse mesmo dia após uns 100km, o carro desligou-se em andamento...não pegando já de empurrão. Foi de reboque para a oficina...abriram-lhe o motor, resultado: Pistão derretido e consequências, assim como o turbo danificado e afins.
    A minha pergunta é qual a razão do sucedido com o motor ?!
    A quem atribuir responsabilidades?
    Negligência ?
    Como deve proceder o meu amigo para lhe resolverem este grande problema, o mais rápido possível e sem custos, visto se tratar de negligência óbvia?

    Obrigado.



    #2
    O carro é de 2002, 150 cv.

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      #3
      Se ele passou os km a q era suposto ir á oficina sera mto dificil atribuir culpas á mesma, eles vao se servir disso como desculpa, se calhar ate válida.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por dysplay21

        Se ele passou os km a q era suposto ir á oficina sera mto dificil atribuir culpas á mesma, eles vao se servir disso como desculpa, se calhar ate válida.
        Tenho que concordar...
        O carro devia ter ido logo para a oficina assim que deixou de pegar com o motor de arranque... Vai na volta deixou de pegar porque algo estava mal e, mesmo assim, foi forçado. Dúvido muito que se possa acusar a oficina de negligência... Eu só vejo negligência de um lado...

        Comentário


          #5
          A revisão em causa era a normal, filtros e óleo, nada mais. A questão é que foi à oficina, foi reparado e pegava bem! A questão é o que é que falhou em termos mecânicos, ou electrónicos, para que isto acontecesse? Quando este saí da oficina foi-lhe dito que o carro estava em condições perfeitamente normais!

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            #6
            Pessoalmente axo q os km ultrapassados n sao suficientes para avarias ou pelo menos n costumam ser, ca em casa passa se mais do q isso e nunca tivemos problemas. Mas nestas coisas axo q é mto relativo, tanto 10000 dpois do prazo pode n fazer nada como 1000 a mais podem estragar.

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              #7
              citação:Originalmente colocada por 1ª á Fundo

              A revisão em causa era a normal, filtros e óleo, nada mais. A questão é que foi à oficina, foi reparado e pegava bem! A questão é o que é que falhou em termos mecânicos, ou electrónicos, para que isto acontecesse? Quando este saí da oficina foi-lhe dito que o carro estava em condições perfeitamente normais!
              Se eles disseram que estava em condições foi porque não acusou nada
              no diagnostico...

              Agora se o teu amigo passou o limite da revisão em 2.250Km, a oficina vai-se agarrar a isso, e não lhe vai pagar nada, nem q'a vaca tussa!!!

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                #8
                Nos motores diesel é proibido brincar com as injecções... o resultado está à vista e é muito normal isso acontecer. Agora não creio que alguma oficina decente se vá pegar nos 2.250 km após o aviso para se esquivar ao que quer que seja.

                Poderão arranjar outras desculpas para o sucedido e impu.tar na mesma a responsabilidade do sucedido para o condutor/dono do carro (o chamado "sacudir a água do capote") ou até para a qualidade do gasóleo (a analizar), mas não creio que vão pegar nuns meros 2.250 km...

                Tá aí um belo serviço, sim senhor... [8)]

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                  #9
                  2250km rodados após o pedido de serviço NUNCA justificaria o problema ao pegar.

                  A oficina manda fazer uma reparação à bomba, aí o carro já pega, mas só 100km depois é que ele para? É que um piston derretido não é algo que não se note, ainda para mais o dono do carro!

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                    #10
                    É que se estivesse já com o motor danificado concerteza que se notaria... Mais uma vez pergunto...o que fazer?! Agora está a oficina a tentar culpabilizar a outra que "arranjou" a bomba injectora... e a que arranjou a culpabilizar a que mandou arranjar... Quem tem de assumir (no meu ver) é a oficina inicial, depois que vejam o assunto entre elas... Uma coisa é certa, o carro não pegava, depois da reparação pegou sem problemas e andava normalmente, fez 100km e puf! Ora isto não é normal!

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                      #11
                      À partida, e pela descrição da avaria (piston) foi, a meu ver, foi um problema de injecção.

                      Agora, se a culpa é do empregado X ou empresa Y... isso não diz respeito ao cliente, é a oficina que deve assumir o problema perante o cliente.

                      Comentário


                        #12
                        Pois a meu ver o carro já tinha a avaria no inicio , quando co puseram a trabalhar de empurrão. Além disso, deixar passar 2250kms depois do aviso da revisão, è sinal de má manutenção e falta de cuidado. O carro só foi para a oficina nas ultimas...Provavelmente a oficina mandou verificar sistema de injecção, mas o problema estava no motor. Agora o seu amigo que repare ou compre um motor de um salvado. Vai ser muito difícil provar qualquer coisa, e como disse o carro andou 2250 kms depois do aviso da revisão.E além disso, num carro destes, por vezes è preferível ir à marca, onde conhecem possíveis defeitos dos carros e têm historial, do que andar em oficinas paralelas.

                        Comentário


                          #13
                          Pegar de empurrao estraga faz o catalizador ir a vida. Carros recentes ja nao se pode fazer pegar por empurrao

                          Comentário


                            #14
                            O carro avariou porque quando o teu amigo te emprestava o carro, andavas sempre em 1ª a fundo:D:D:D

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                              O carro avariou porque quando o teu amigo te emprestava o carro, andavas sempre em 1ª a fundo:D:D:D
                              Basicamente pensei no mesmo, com um nick desses não ha motor que aguente..

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por gessler

                                Pois a meu ver o carro já tinha a avaria no inicio , quando co puseram a trabalhar de empurrão. Além disso, deixar passar 2250kms depois do aviso da revisão, è sinal de má manutenção e falta de cuidado. O carro só foi para a oficina nas ultimas...Provavelmente a oficina mandou verificar sistema de injecção, mas o problema estava no motor. Agora o seu amigo que repare ou compre um motor de um salvado. Vai ser muito difícil provar qualquer coisa, e como disse o carro andou 2250 kms depois do aviso da revisão.E além disso, num carro destes, por vezes è preferível ir à marca, onde conhecem possíveis defeitos dos carros e têm historial, do que andar em oficinas paralelas.
                                Concordo que parte do problema já pudesse existir!

                                Mas qualquer carro tem a OBRIGAÇÃO de fazer esses 2250km (até mais do dobro) além do aviso de manutenção! Para muitos esses quilómetros são feitos apenas em uma semana.

                                E que dirias então de um Renault 9 Turbo de um amigo, que quando o comprou, tinha as mesmas velas e óleo (já nem tocava na vareta e parecia massa consistente) há 30.000km!!! Sim, TRINTA MIL QUILÓMETROS!

                                Comentário


                                  #17
                                  Só para esclarecer uma coisa. O aviso indicado pelo carro era mesmo o de manutenção normal de substituição do óleo e filtro, certo?

                                  Não era nenhuma luzinha maravilha ou indicação daquelas para ir "a correr" à oficina quando há problemas de injecção ou emissões.

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                                    #18
                                    Sim era o aviso normal de manutenção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      como esta este caso?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu penso que o desligar do carro poderia já ser um modo de protecção, que não foi respeitado, nem pelo teu amigo nem pela marca.


                                        Pq pelo que contas, o carro foi posto a trabalhar de empurrão uma vez... Mas não foi nem fazer a revisão, nem á oficina... Mais uma vez negligencia do teu amigo.

                                        Só quando pifou a segunda vez é que o levou lá.

                                        O problema já tinha de existir e com o arranjo da bomba e o obrigar a mais 100km o pistão foi-se.

                                        Acho que vai ser complicado apurar responsabilidades.

                                        Comentário

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